quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Exposição ao sol prejudica carro e coloca em risco a saúde do motorista
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Agência NoAr
Com a proximidade do verão, um problema comum ao longo de todo o ano se agrava com as altas temperaturas. A exposição do carro ao sol traz uma série de danos para o automóvel e para seus condutores, uma vez que o veículo parado pode chegar a 70oC internamente. Além de estragar a pintura, o sol prejudica o interior do veículo, como partes de plástico, bancos e carpetes, reduzindo o valor do bem na hora da venda. Puxadores, para-choques e o painel também tendem a ressecar com as altas temperaturas.
Para os condutores e passageiros, o calor interno também traz danos à saúde. Desidratação, hipertermia e choque térmico, além do risco de câncer de pele são alguns riscos de quem se expõe em um carro superaquecido. Veículos das cores preta, azul, verde e vermelha são os que mais sofrem com calor.
Uma solução que tem virado tendência é o uso de sombreadores nos estacionamentos, solução que protege o veículo do sol e traz conforto ao motorista sem onerar o proprietário do imóvel, já que a cobertura de tela não é considerada área construída. Os sombreadores são desenvolvidos com material especial para proteção contra os raios UV, reduzindo o impacto do calor, chuvas e os riscos de superaquecimento interno. “As telas proporcionam de 85% a 97% de bloqueio dos raios UVA e UVB, protegendo o painel do veículo – já que o UV deteriora as partes de carbono - e as pessoas também, prevenindo câncer de pele”, explica o arquiteto Orestes Ravanhani Neto, diretor da SOL Técnica (www.soltecnica.com.br), fabricante de sombreadores. “Os consumidores devem priorizar estes locais para estacionar, já que a proteção do veículo é total”, explica. “Empresários que colocam sombreadores em seu estacionamento comercial também aumentam a satisfação dos clientes, sem onerar o estabelecimento com mais impostos e construções”, afirma.
Confira algumas dicas para não estragar seu automóvel com a exposição ao calor quando não é possível deixar o carro em local protegido:
- Use algum tipo de protetor no para-brisa, geralmente são de papelão dobrável especialmente projetado para absorver o calor;
- Polir o carro com polidores que protegem a pintura evitam o ressecamento da tinta;
- Películas apropriadas para o vidro ajudam a reduzir a temperatura interna do carro;
- Calibre o carro com frequência, já que o calor interfere na calibragem e desgasta o pneu;
- Cuidado com banco de couro. Há produtos específicos para protegê-los do calor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.