sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
Injeção direta Flex Fuel Bosch equipa o primeiro modelo bicombustível da BMW
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Por In Press Porter Novelli
Foto: Marcus Lauria
O know-how e pioneirismo da Bosch no desenvolvimento da tecnologia Flex Fuel está presente também no modelo 320i ActiveFlex da BMW. Além de ser o veículo precursor da marca alemã no universo dos bicombustíveis, este é o primeiro carro equipado com o sistema de injeção direta Flex Fuel Bosch no mercado nacional.
O 320i ActiveFlex é equipado com central eletrônica, além de bomba e injetores de alta pressão fornecidos pela Bosch. A equipe de engenheiros da empresa na Alemanha contou com a experiência de mais de 10 anos em desenvolvimento e aplicação da tecnologia Flex Fuel do time brasileiro. Deste t rabalho em conjunto, foram preparados componentes específicos para serem utilizados com o etanol.
Benefícios da injeção direta
A Injeção Direta, também conhecida com DI (Direct injection), é um sistema que injeta o combustível diretamente na câmara de combustão. Este processo é diferente do que ocorre com o sistema PFI (Port Fuel Injection), presente na maioria dos carros da frota nacional, o qual a injeção do combustível é no coletor de admissão.
A Injeção Direta permite desenvolver motores com menor consumo e melhor desempenho que os tradicionais PFI, especialmente quando associados a um turbo compressor. Isso é possível já essa tecnologia trabalha com pressões que variam entre 40 e 200bar, enquanto que o sistema de injeção no coletor de admissão (PFI) trabalha com uma pressão fixa de combustível definida entre 3,5 e 4,2 bar.
"A Injeção Direta, quando utilizada com a tecnologia flex fuel, ganha mais um benefício, que é o uso do etanol - u m combustível renovável e mais potente que a gasolina", destaca Gerson Fini, vice-presidente da divisão Gasoline System da Robert Bosch América Latina.
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