segunda-feira, 26 de maio de 2014
Mercedes-Benz anuncia chegada do CLA 45 AMG ao Brasil
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Por daimler.com
Chega ao mercado brasileiro o Mercedes-Benz CLA 45 AMG, um cupê compacto de quatro portas com personalidade exclusiva e desempenho extraordinário. Desenvolvido pela AMG, marca de performance da Mercedes-Benz, o novo modelo é o precursor de um segmento totalmente novo. O conjunto formado pelo motor de quatro cilindros de série mais potente do mundo, tração integral permanente, transmissão esportiva SPEEDSHIFT DCT de sete velocidades e suspensão especialmente desenvolvida pela AMG garante uma fantástica experiência de condução.
A combinação de alta potência e torque proporcionada pelo motor AMG 2.0 turbo, potencializada pelo sistema de transmissão AMG 4MATIC voltado à performance, garante ao CLA 45 AMG características de dirigibilidade à altura de um superesportivo: o cupê de quatro portas acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos e chega rapidamente à velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
Membro da família BlueDIRECT, o motor AMG 2,0 litros quatro cilindros turbo utiliza injeção direta de gasolina com aspersão controlada por meio de injetores piezelétricos posicionados no centro das quatro câmaras de combustão. A combinação da injeção múltipla de combustível e a ignição por múltiplas faíscas otimiza a queima da gasolina e aumenta substancialmente a eficiência termodinâmica, reduzindo as emissões de escapamento. Outros destaques são o cárter fundido totalmente em alumínio, a montagem do virabrequim de aço forjado com distribuição de pesos otimizada, pistões forjados com anéis de fricção reduzida, parede dos cilindros com tecnologia NANOSLIDE para menor atrito, arrefecimento do ar na admissão por água e ar, gerenciamento do gerador elétrico e a função ECO start/stop.
"Um homem, um motor" – a excelência feita a mão
Da mesma forma que todos os motores de oito e doze cilindros, o novo AMG quatros cilindros turbo com 2 litros é construído a mão seguindo a tradicional filosofia da AMG de "um homem, um motor". Uma característica do processo de produção é a placa do motor AMG com a assinatura do montador responsável. Além de ser uma marca registrada da AMG confirmando uma qualidade de produção superlativa, a placa do motor também atesta o impecável DNA da marca de alta performance da Mercedes-Benz.
Turbo com dupla entrada para os gases de exaustão e escapamento esportivo AMG
Um turbocompressor com dupla entrada para os gases de acionamento (twin-scroll) elevou a rapidez de resposta do motor AMG 2.0 que equipa o CLA 45 AMG. O desempenho foi aprimorado ainda mais pela liberação maximizada do sistema de escapamento e por uma estratégia de injeção inovadora. A tecnologia twin-scroll (duas entradas independentes para os gases que movimentam a turbina) permite uma elevação mais rápida da pressão de alimentação, fazendo melhor uso da pressão dos gases de escape, levando ao crescimento mais rápido do torque a partir de baixas rotações. Adicionalmente, a tecnologia twin-scroll também traz benefícios à economia de combustível e reduz as emissões de escapamento. Com pressão máxima de alimentação de 1,8 bar, o motor AMG 2,0 litros turbo também lidera a categoria nesse sentido.
O sistema de escapamento esportivo utiliza tubos com seções transversais maiores e tem um defletor de exaustão controlado automaticamente. Esta tecnologia, empregada originalmente no SLK 55 AMG, concilia dois objetivos aparentemente conflitantes: dinamismo sensível e o tradicional conforto da Mercedes-Benz em longas viagens. O defletor é ajustado continuamente por mapeamento de acordo com a potência demandada pelo condutor, carga e rotação do motor. O sistema de exaustão esportivo AMG emite um fascinante som.
Arrefecimento de alta performance com componentes do SLS AMG
O elevado desempenho dinâmico do CLA 45 AMG exige um sistema de resfriamento altamente eficiente. Junto aos componentes básicos provenientes do SLS AMG, foi adicionado um circuito de baixa temperatura para resfriamento a ar e água do ar da admissão do motor. A grande área do radiador na parte da frente do módulo de refrigeração é suplementada por um resfriador adicional no arco da roda. Juntamente com o resfriador do ar de admissão, que é conectado em série, uma bomba elétrica de alto desempenho garante o fluxo necessário entre os resfriadores de água localizados atrás das grandes tomadas de ar. O resfriamento ideal do ar, que sai do turbocompressor altamente comprimido, contribui para o desempenho perfeito do motor.
O resfriamento do óleo da transmissão é integrado ao circuito de arrefecimento a água do motor. O resfriador a água fica atrás da grade dianteira e é apoiado no trocador de calor posicionado diretamente na transmissão e alimentado com água de refrigeração conforme necessário, por meio de uma bomba auxiliar.
Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas
O trem de força do novo CLA 45 AMG é uma demonstração de extremo avanço de engenharia, combinando as características superlativas da transmissão com dupla embreagem com a tração integral. A transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas tem três programas de condução, função de dupla debreagem e sistema RACE START para máxima aceleração. Os pontos fortes da transmissão esportiva AMG DCT incluem a troca de marchas sem qualquer interrupção da força de tração, uma estratégia de controle sob medida, trocas de marchas extremamente suaves e fáceis, além de alto nível de eficiência. Engrenagens reforçadas garantem máxima durabilidade. Anéis sincronizadores com área de fricção revestida de fibra de carbono aumentam a durabilidade e, ao mesmo tempo, otimizam o tempo de resposta durante as trocas de marchas manuais.
"Modo M momentâneo": dinamismo e prazer ao dirigir ainda maiores
Outro item especial, criado para aumentar a performance dinâmica e o prazer da condução, é o "Modo M momentâneo". Quando o automóvel estiver sendo usado nos modos C ou S, ele permite que o motorista ative o modo manual (M) sem ter que tirar as mãos do volante, pressionando uma vez qualquer uma das borboletas (shift paddles) de comando do câmbio. No modo M Temporário, o motorista experimenta o dinamismo e o desempenho das trocas manuais em todos os programas de comando automáticos, sem deixar de contar com trocas automáticas tanto para cima como para baixo. Isto permite que o condutor volte toda sua atenção ao impressionante desempenho do veículo.
Os tempos de trocas no modo manual (M) e no modo Sport (S) são semelhantes em seu caráter esportivo aos do SLS AMG GT. A breve e precisa interrupção da ignição sob plena aceleração torna as trocas de marchas ainda mais rápidas. No modo C (Eficiência Controlada), características sensíveis de suavidade nas trocas e no comportamento do motor respaldam um estilo de condução voltado ao conforto e eficiente quanto ao consumo. Neste modo, a função ECO start/stop também é ativada.
Tração integral AMG 4MATIC voltada à performance
O CLA 45 AMG vem equipado de série com o sistema de tração integral variável AMG 4MATIC voltado à performance, desenvolvido para privilegiar o desempenho e dinamismo. O fluxo de energia para o trem de força traseiro ocorre por meio de uma unidade compacta de transferência de força (PTU), inteiramente integrada à transmissão esportiva de sete marchas. Ela não possui um circuito hidráulico próprio - é alimentada com o lubrificante do circuito de óleo da transmissão. Esta configuração proporciona substanciais vantagens quanto ao peso. Juntamente com os rolamentos de rolos cônicos com fricção reduzida, a PTU alcança excelente nível de eficiência. Além disso, o peso do sistema da nova transmissão AMG 4MATIC com tração integral é 25% menor do que as versões de tração integral oferecidas no mercado.
Um eixo cardã com duas seções transfere a força do motor AMG 2 litros quatro cilindros turbo para o eixo traseiro. Para melhor distribuição de pesos, uma embreagem multidiscos controlada eletro-hidraulicamente é integrada ao diferencial do eixo traseiro. Qualquer deslizamento no eixo dianteiro é detectado imediatamente pela embreagem multidiscos. Nesse caso, uma bomba hidráulica pressiona instantaneamente os discos, juntando-os e transferindo o torque do motor para as rodas traseiras, sem que o motorista perceba.
A distribuição de forças é totalmente variável: em condução normal, o CLA 45 AMG utiliza tração dianteira, fornecendo o máximo de eficiência. Quando a dinâmica de condução exige, a transmissão variável AMG 4MATIC com tração integral divide o torque entre os eixos dianteiro e traseiro até uma proporção 50 : 50%. As variáveis que influenciam na distribuição de força são a velocidade do veículo, aceleração lateral e longitudinal, ângulo do volante, diferença de rotação entre as rodas, marcha selecionada e posicionamento do acelerador.
Programa eletrônico de estabilidade (ESP) com três estágios e Curve Dynamic Assist (Assistente de Curva Dinâmico)
Uma característica exclusiva do CLA 45 AMG é a interação da tração integral AMG 4MATIC com o ESP de três estágios e o ESP Curve Dynamic Assist (Assistente de Curva Dinâmico). Os três estágios do ESP permitem que o motorista varie a dinâmica do veículo de acordo com sua preferência ao toque de uma tecla. Orientado para a segurança, o modo "ESP ON" ajuda a manter características de condução neutras. O sistema começa a intervir freando uma ou mais rodas e reduz o torque do motor quando detecta que as condições de operação se tornaram instáveis.
Um leve toque na tecla ESP ativa o modo “SPORT Handling" (Direção Esportiva). Este modo orientado para o dinamismo aplica as estratégias de controle do ESP mais tardiamente e aumenta o torque no eixo traseiro. Isto proporciona mais diversão ao volante para quem deseja explorar o potencial dinâmico do veículo. Pressionando a tecla ESP por mais tempo, é ativado o modo "ESP OFF". Neste modo, as funções ESP são desativadas. Por isso, o “ESP OFF” só deve ser usado por pilotos experientes e em pistas de corrida fechadas. De qualquer forma, por medida de segurança, quando o motorista pisa violentamente no pedal do freio nos modos "SPORT Handling" ou "ESP OFF", todas as funções do ESP são restauradas.
O ESP Curve Dynamic Assist complementa o sistema ESP, elevando-o à perfeição: em curvas feitas em velocidade, uma intervenção imperceptível nos freios das rodas do lado interno do percurso originam um movimento de rotação ao redor do eixo vertical do automóvel, resultando em maior precisão para o CLA 45 AMG e garantindo que o veículo permaneça sob controle todo o tempo. O Curve Dynamic Assist se adapta ao modo ESP selecionado pelo condutor. Nos modos "ESP SPORT Handling" e "ESP OFF", ele contribui para o anseio do motorista por maior agilidade e dinamismo de condução. O ESP Curve Dynamic Assist é uma função adicional do Electronic Stability Program (Programa Eletrônico de Estabilidade) que melhora de forma perceptível não apenas a agilidade, mas também a segurança ativa em situações críticas.
Suspensão esportiva AMG independente nos eixos dianteiro e traseiro
Como todos os automóveis AMG de alta performance, o CLA 45 AMG é dotado de uma sofisticada tecnologia de suspensão. A suspensão dianteira com três braços é dotada de cubos mais resistentes e de uma elastocinemática totalmente nova. Juntas mais rígidas são empregadas no plano dos braços inferiores, proporcionando comportamento mais ágil nas curvas e uma sensibilidade da superfície da estrada mais precisa e direta. As juntas mais rígidas também proporcionam maior rigidez na cambagem permitindo maior velocidade nas curvas. No desenvolvimento do eixo dianteiro, foi dada grande importância para atingir a melhor tração possível na condução dinâmica mais radical.
A suspensão traseira com quatro braços do CLA 45 AMG é um desenvolvimento totalmente novo. As buchas dos amortecedores foram totalmente adaptadas para proporcionar o máximo de dinamismo e controle na condução. O suporte do eixo traseiro conta com mancais mais rígidos para maior estabilidade na condução. O subchassi é rigidamente conectado à carroceria. A suspensão esportiva AMG com molas e amortecedores especialmente calibrados e barras estabilizadoras maiores permite grandes acelerações laterais e reduz a tendência à rolagem em curvas muito fechadas. O CLA 45 AMG importado para o Brasil vem de série com rodas de liga leve AMG de 19 polegadas.
Direção esportiva AMG sensível à velocidade e sistema de frenagem AMG de alto desempenho
A direção esportiva AMG Dual Pinion (com dois pinhões) com um sistema sensível à velocidade e relação de redução constante (14,5:1) proporciona alta precisão e agilidade. O motor elétrico é instalado em uma configuração especial para ocupar pouco espaço no sistema de direção. O sistema AMG de frenagem de alta performance com discos ventilados e perfurados com 350 x 32 milímetros na frente e 330 x 22 milímetros atrás, garante uma desaceleração imediata e confiável.
Design AMG: inconfundível
A semelhança do CLA 45 AMG com o CLS 63 AMG é absolutamente intencional. A linguagem de design original do Mercedes-Benz CLA foi enriquecida pela AMG com uma série de elementos característicos, criando um novo ícone de design. As proporções esportivas são enfatizadas ainda mais pela grade do radiador AMG com lâmina dupla e pela estrutura transversal do conjunto dianteiro, ambas pintadas de cinza titânio fosco. As grandes entradas de ar são emolduradas por aletas pretas que aumentam o fluxo de ar direcionado aos módulos de refrigeração posicionados logo atrás delas. Faróis bi-xenônio são equipamentos de série.
O aspecto cativante da lateral é criado pelos painéis das soleiras com insertos em preto brilhante. Outros elementos adicionais típicos dos modelos AMG topo de linha incluem as rodas AMG de liga leve pintadas de preto, além da inscrição "TURBO AMG" na lateral. Pinças de freios vermelhas reforçam a personalidade esportiva do automóvel. Visto de traseira, o CLA 45 AMG não traz apenas as aberturas das saídas de ar nos lados, mas também incorpora um grande difusor e uma seção de acabamento em preto brilhante.
A versão comercializada no Brasil é também equipada com o exclusivo Pacote AMG Night, que inclui vidros escurecidos, faixa da linha de cintura em preto anodizado, ponteiras de escapamento pretas com detalhes cromados, barbatanas do radiador em cromo prateado, divisor aerodinâmico dianteiro, espelhos externos e friso traseiro pintados de preto.
Interior: o dinamismo aliado à qualidade superior
Qualidade impressionante, materiais de alta categoria e todo o dinamismo e exclusividade característicos da Mercedes-AMG: o interior do CLA 45 AMG não deixa nada a desejar. Bancos esportivos em couro vermelho e preto com pespontos contrastantes em vermelho, cintos de segurança vermelhos, volante multifuncional com base achatada e acabamento em Alcântara com as palhetas do câmbio e AMG DRIVE UNIT são equipamentos de série. Combinando perfeitamente entre si, figuram o acabamento em alumínio escovado do painel de instrumentos e as cinco saídas de ar da ventilação interna. O conjunto de instrumentos AMG transmite informações pelo display central colorido, o menu principal AMG e o RACETIMER.
O conforto interno é elevado ainda pelo ar-condicionado THERMOTRONIC com comando eletrônico. O CLA 45 AMG também é equipado de série com o sistema Comand Online com navegação GPS e Media Interface, com conexões para USB, iPod e MP3. O estacionamento é facilitado pela câmera de ré e as manobras podem ser feitas automaticamente por meio do Active Parking Assist.
Segurança padrão Mercedes
A Mercedes-Benz sempre esteve na linha de frente na busca de maior segurança para os usuários de seus automóveis. Como um veículo de alta performance, o CLA 45 AMG mereceu cuidados especiais neste sentido. Além da estrutura projetada para proteger a área dos ocupantes e das áreas de deformação programada na dianteira e traseira, que absorvem a energia em possíveis colisões, o automóvel dispõe de uma vasta gama de itens de segurança ativa e passiva.
Um total de sete airbags protege os passageiros: além dos dois frontais, há airbags laterais para o motorista e o passageiro da frente, um airbag para proteção dos joelhos do condutor e airbags de janela laterais em toda a extensão da cabine. Em caso de perda de pressão em algum dos pneus, o motorista é alertado imediatamente por um indicador no painel de instrumentos.
Um item importante também é a direção eletromecânica Direct Steer. Este sistema de assistência de direção proporciona melhor sensibilidade ao condutor em comparação com sistemas tradicionais na maioria das situações de uso e dá espaço para várias funções de assistência de direção ativadas pela unidade de controle do ESP (electronic stability control - programa eletrônico de estabilidade). Entre elas, estão o contraesterço em caso de saída de traseira, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais e inclinação lateral da estrada.
Os equipamentos de segurança incluem também freios adaptativos (ABR) com sistema de assistência (BAS), pré-carregamento (PRIMING), secagem automática dos discos em caso de chuva e função HOLD, que mantém o carro freado sem necessidade do motorista manter o pé no pedal em semáforos ou paradas no trânsito. Outros itens importantes são o ATTENTION ASSIST, que alerta o motorista caso detecte sinais de cansaço ao dirigir, o controle de tração na aceleração (ASR) e o controle eletrônico da tração em cada roda (ETS). O sistema ISOFIX no banco traseiro facilita a instalação de cadeirinhas para crianças e bebês.
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