VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Desenvolvido para aplicação nos modernos sistemas de
transporte coletivo em grandes centros urbanos, os ônibus Marcopolo Torino,
Viale BRT e Viale BRS, são os mais avançados modelos já fabricados no Brasil.
Concebidos com inéditos conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança,
eficiência e uma gama completa de versões (convencional, articulada e
biarticulada), possuem capacidade para transportar até 270 passageiros.
Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais da
Marcopolo, os ônibus foram projetados para os diferentes sistemas BRT
brasileiros. “Nossos modelos estão operando em diversas cidades, como no
Transcarioca e no TransOeste, do Rio de Janeiro; no Move, em Belo Horizonte, e
no Via Livre, em Recife, entre outros. Seria muito bom se todas as médias e
grandes cidades brasileiras adotassem o sistema e vissem os importantes
benefícios e vantagens que proporciona para os cidadãos e, sobretudo, para a
mobilidade urbana”, destaca o executivo.
Os ônibus Marcopolo têm desenho moderno e exclusivos
conjuntos ópticos dianteiro e traseiro em LEDs, que garantem melhor iluminação
e reforçam a identidade da marca. Primeiro ônibus urbano do mercado brasileiro
a contar com Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático das
luzes de posição durante o dia, os modelos Viale BRT e BRS inovam nos conceitos
de ocupação de espaço, segurança e de ergonomia. A maior largura interna,
associada à configuração das poltronas, proporciona ampla área livre e facilita
a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. Com
maior altura interna, permite a inclusão de eficientes dutos de ar,
alto-falantes e espaço para propaganda nas laterais superiores.
“Pensando na diversidade e nas características de cada
município brasileiro, a Marcopolo desenvolveu o Viale com diferentes
configurações e capacidades de passageiros, acessibilidade e altura da
plataforma. O Viale BRT biarticulado é o maior já feito no Brasil, com 28
metros de comprimento e capacidade para 270 passageiros, 50% a mais do que os
modelos convencionais utilizados até agora do sistema BRT da cidade carioca. O
veículo é equipado com vidros colados, sistemas de ar-condicionado e de GPS e
gravações sonoras para informar as paradas aos usuários.”, explica Paulo Corso,
diretor de operações comerciais mercado interno.
Novo Torino, o modelo
mais vendido do Brasil há 30 anos
Com capacidade para acomodar até 47 passageiros sentados,
mais condutor e cobrador, o Torino foi desenvolvido para ser montado sobre os
principais chassis do mercado. Será oferecido inicialmente apenas com opção de
motor dianteiro e, de acordo com o modelo de chassi, pode ter comprimento total
de 13.280 mm, altura de 3.285 mm (com sistema de ar-condicionado no teto) e
largura de 2.545 mm.
O novo do Torino inova pelo design contemporâneo, com novos
conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna e, pela tecnologia
aplicada a favor da funcionalidade, com sistema multiplex redesenhado, painel
de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de
ar-condicionado opcional. O modelo foi concebido para oferecer conforto e
segurança para os passageiros, menores custos operacional e de manutenção, além
de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador. Os para-choques
dianteiro e traseiro, em três partes, possuem novo material que absorve melhor
os impactos. O assoalho, dividido em painéis removíveis, facilita a manutenção
e a reparação. No caso do piso, os serviços podem ser realizados sem a
necessidade de remoção das poltronas.
Internamente, o Torino oferece melhorias na posição da
poltrona e dos comandos do motorista que garantem fácil alcance aos
instrumentos e propiciam operação confortável e segura. Merecem destaques o
novo painel de instrumentos, com display LCD colorido de 3,5” de alta
resistência e com acionamento touchscreen (toque na tela), e o sistema
multiplex redesenhado para atender necessidades crescentes do transporte urbano
em eletrônica embarcada.
Para proporcionar mais ergonomia, os postos de trabalho do
novo Torino são mais espaçosos. O veículo oferece mais conforto térmico e
acústico, com insuflador para o motorista e o cobrador e novo janelão tem mais
eficiente captação de ar. A posição do motorista foi redesenhada e dispõe de
ampla área para o painel de controle, além de console com porta-objetos.
Para os passageiros, o conforto também foi ampliado, com
maior largura interna, que beneficia a circulação, e iluminação interna em
LEDs. As poltronas City ficaram mais ergonômicas e contam com novos apoios de
cabeça, que facilitam a movimentação dos ocupantes, além de nova decoração. A
moderna família de poltronas também dispõe da opção de encosto alto. Outra
inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por
botão (sem fio).
Crédito da foto:
Marina Peluso Bueno da Silva
Fonte: Secco
Consultoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.