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De 23 a 25 de janeiro acontece o
1º Clássicos Brasil, que já chega com o título de maior encontro brasileiro de
carros clássicos nacionais, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo. Além
da exposição, os automóveis participantes serão avaliados e premiados os mais
originais de cada época.
A avaliação será de acordo com a
orientação da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), em que serão
consideradas, principalmente, originalidade e importância histórica. “Como
qualquer prêmio idôneo, os critérios precisam ser estabelecidos, organizados,
comunicados aos participantes para servirem de base aos jurados”, afirma José
Ricardo de Oliveira, da ZR Soluções Automobilísticas, organizador e realizador
do Clássicos Brasil. “Queremos que este prêmio tenha reconhecimento e carregue
com ele a qualidade e importância do nosso evento e que seja o reconhecimento
ao expositor”, completa.
Os carros serão classificados
dentro de uma das cinco categorias, divididas por períodos: categoria JK
(veículos fabricados até 1960), Tropicalismo (entre 1961 e 1966), Milagre
Brasileiro (entre 1967 e 1973), Geração Disco (entre 1974 e 1982) e Nova
República (entre 1983 e 1992).
A categoria JK retrata a infância
da indústria automobilística brasileira, com os primeiros modelos fabricados
por aqui, ainda com algumas (ou muitas) peças importadas e similares aos
modelos de origem das matrizes das fábricas.
Com o desenvolvimento da indústria
brasileira entre 1961 e 1966, os veículos passaram a ter alto índice de
nacionalização (mais de 90%) e isso incrementou a indústria de autopeças
nacional. Projetos, alterações e modelos brasileiros, exclusivos surgiram,
consolidando o parque industrial do Brasil. Neste contexto serão julgados os
automóveis inscritos na categoria Tropicalismo.
Entre 1967 e 1973 - que refere-se
a categoria Milagre Brasileiro - aconteceu um grande desenvolvimento, devido a
diversos investimentos das fábricas, fortalecendo ainda mais nossa indústria.
Isso durou até a crise mundial do petróleo, no ano de 1973.
A categoria Geração Disco, dois
fatores importantes marcaram esta época: o lançamento de uma nova geração de
carros médios, menores e mais econômicos - uma forma encontrada para
sobreviverem a crise do petróleo - e o fechamento do mercado para importações
de automóveis a partir de 1975. Isso mudou todo o cenário de produtos e do
mercado Brasileiro nessa década.
A última categoria, Nova
República, engloba os veículos fabricados entre 1983 e 1992. Nesta época as
grandes fábricas se globalizaram e surge o conceito do "Carro
Mundial", fabricado em diversos países e com componentes vindos de
diversas fábricas, fornecedores e filiais de vários países. Isso até a abertura
das importações pelo governo no inicio da década de 1990. Vale ressaltar que
para efeito de premiação são considerados veículos com mais de 30 anos de
fabricação.
SERVIÇO: 1º CLÁSSICOS BRASIL
Data: 23 a 25 de janeiro de 2015
Local: Clube Hípico de Santo Amaro
- Rua Visconde de Taunay, 508, Santo Amaro
Horário: Dia 23/01: Abertura para o público às 12h /
Dias 24 e 25/01: Abertura para o público a partir das 8h
Ingressos antecipados Ticket
Fácil:
http://www.ticketfacil.com.br/classicos-brasil
Informações: Tel.: (11) 3569 - 6036
Acesso e o novo site: www.classicosbrasil.com.br
Fonte: VGCOM - VANESSA
GIANELLINI COMUNICAÇÃO
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