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Lançada em 2009, a BMW S 1000 RR se tornou um ícone entre as
motocicletas superesportivas e acaba de chegar renovada ao mercado brasileiro
na linha 2017. Mais leve e potente, o modelo ganhou visual renovado com novos
grafismos na carenagem e novas opções de cores branco/vermelho e cinza/preto.
Além disso, a nova S 1000 RR está mais segura com a adoção do ABS Pro integrado
ao Modo de Pilotagem Pro. Produzido na nova fábrica da BMW Motorrad em Manaus
(AM), o modelo está disponível nos 39 concessionários da marca no país e
manteve inalterado o preço de R$ 75.900.
A nova BMW S 1000 RR tem um visual único e característico
entre as motocicletas superesportivas. Em sua terceira geração, todos os
componentes da carenagem foram redesenhados, de modo a reforçar o seu caráter
esportivo, inclusive o farol dianteiro – no qual foi dada maior ênfase à
simetria.
O painel de instrumentos, por sua vez, tem alta resolução e
fornece uma exibição ainda mais clara de configurações selecionadas, juntamente
com velocidade de estrada e velocidade do motor. Entre as informação e funções
que podem ser lidas e definidas pelo condutor, estão set-up para DDC e pista de
corrida, DTC, tempo da volta e extensão da volta, a velocidade específica da
volta, modo de pilotagem ativo, trocas de marcha por volta e muito mais além.
A primeira motocicleta de quatro cilindros produzida pelo
BMW Motorrad foi um divisor de águas entre as superesportivas certificadas para
trafegas nas ruas. No modelo 2017, o modelo manteve o excelente propulsor
tetracilíndrico em linha de 999 cc, 4 tempos, com duplo comando de válvulas no
cabeçote e 4 válvulas por cilindro. Porém, agora o propulsor desenvolve uma
potência máxima de 199 cavalos a 13.500 rpm (seuis cavalos a mais que a versão
anterior) e 113 Nm de torque a 10.500 rpm. O conjunto, que conta ainda com
câmbio de seis marchas, leva o modelo à velocidade máxima de 200 km/h.
O modelo oferece de série itens como controle de tração
(DTC) e controle de suspensão ativa (DDC), que ajusta automaticamente a
suspensão de acordo com a situação. Em intervalos de 10 milissegundos, a
unidade de controle DDC processa uma riqueza de informações, tais como
compressão e retorno do amortecedor. Do ponto de vista do piloto, isso
significa que a RR tem a melhor configuração dos parâmetros do amortecimento em
todos os momentos.
Além disso, há itens como Assistente de Troca de Marcha Pro
(funcionando para passagem de marchas acima e abaixo, sem o acionamento de
embreagem) e do atuador eletrônico do acelerador e-gás para um controle mais
preciso e direto. O piloto opera estes novos recursos por meio do painel de
instrumentos recentemente concebido, que pode ser adaptado ao tipo específico
de utilização.
Além deles, a nova S 1000 RR possui um sistema de escape com
novo design sem silenciador dianteiro, bem como um nova configuração para
aumento de torque, sendo que a curva de potência/torque foi aperfeiçoada e com
detalhes otimizados. Por fim, estão disponíveis os modos de pilotagem Rain,
Sport, e Race com ABS e ASC como itens de série.
Pesando apenas 204 kg (em ordem de marcha), cerca de quatro
quilos mais leve que a versão anterior, o modelo tem peso total permitido de
407 kg e carga útil (com equipamentos de série) de 203 kg. Em relação às
dimensões, são 2.050 mm de comprimento, 826 mm de largura, 1.140 mm de altura,
1425 mm de emtreeixos e 815 mm de altura do assento. A capacidade do tanque de
combustível é de 17,5 litros, mais 4 litros na reserva.
Em relação aos freios, há duplo disco flutuante de 320 mm e
pinça radial de 4 pistões (dianteiros) e discos simples de 220 mm com pinça de
1 pistão (freios traseiros). As rodas são de alumínio fundido, com medidas de
3.50 x 17" (dianteira) e 6.00 x 17" (traseira). Os pneus, por sua
vez, medem 120/70 - ZR 17 (dianteiro) e 190/55 - ZR 17 (traseiro).
Por fim, a suspensão traseira conta com a balança traseira
de alumínio com amortecedor centralizado com ajustes de pré-carga, compressão e
retorno em baixa e alta velocidade. Já a suspensão dianteira traz garfo
telescópico invertido de 46 mm de diâmetro com ajuste de compressão e retorno.
Fonte: Comunicação
Corporativa BMW Group Brasil
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