VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Os scooters cada vez mais
conquistam os brasileiros em função de sua praticidade e facilidade de
condução. Contudo, é fato de que este tipo de veículo, como o NMax 160 ABS e o
Neo 125, tem suas peculiaridades, como ausência de embreagem, câmbio automático
do tipo CVT e até mesmo a ciclística – que privilegia sobretudo a agilidade no
uso urbano – e na dinâmica de condução.
Para explorar o máximo que podem
oferecer, sempre tendo a condução segura como objetivo principal, é que a
Yamaha realizou pela primeira vez no Brasil, um treinamento exclusivo e de alto
nível para este tipo de veículo.
Para isso, a Yamaha Motor do Brasil
pôde contar com um de seus principais instrutores da marca em todo mundo. O
japonês Kato Yoshiaki iniciou sua carreira como piloto, disputando inclusive os
campeonatos mundiais de 125 e 250cc. Durante sua trajetória em vários países
como Espanha, Alemanha, Itália e Japão, o Instrutor do YRA (Yamaha Riding
Academy) e competindo ao lado de nomes como Valentino Rossi.
O curso foi realizado nas
instalações da Concessionária Ecovias em São Paulo e foi ministrado a dez
instrutores de pilotagem da YRA do Brasil, que como primeiro teste para
certificação pelo YRA do Japão, instruiu funcionários da Ecovias que são
motociclistas.
A Parceria entre a Yamaha Motor do
Brasil e a Ecovias não é nova, acontecendo outras vezes, inclusive com outros
instrutores de pilotagem vindos do Japão.
“Sabemos que a maioria dos
acidentes que envolvem motociclistas, acontece na maioria das vezes, quando os
condutores não seguem regras básicas de segurança. Treinamento como este de
pilotagem defensiva orientado pela Yamaha com funcionários da Ecovias vai ao
encontro de uma das principais metas da concessionária e da Artesp, que é a de
reduzir cada vez mais o número de acidentes nas rodovias paulistas”, comenta o
analista de tráfego da Ecovias, Douglas Albiero.
Para Kato Yoshiaki, “por ser
considerado um veículo de entrada, boa parte dos usuários são principiantes no
mundo das duas rodas e com pouca experiência. E apesar de serem fáceis de
pilotar e aparentemente inofensivos, os scooters não deixam de ser uma
motocicleta, por isso é preciso aprender regras e técnicas para uma pilotagem
defensiva, mais segura e por fim mais prazerosa”, e completa: “ao informar o
público que chega ao motociclismo, estaremos disseminando a segurança”.
Além da instrução focada em
scooters, o renomado instrutor japonês também ministrará um outro curso, desta
vez focado em motocicletas de alta cilindrada, e utilizará as MT07, MT-09,
MT-09 Tracer e a aventureira XTZ 1200 Super Ténéré.
Fonte: Yamaha Motor do Brasil Ltda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.