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A BASF expandiu sua ferramenta de
simulação Ultrasim® para prever com exatidão a formação de espuma e cura do
sistema de espuma integral flexível Elastofoam® I para volantes de carro. Com a
simulação detalhada é possível calcular as reações químicas mais importantes e
o comportamento do fluxo da espuma de poliuretano no molde. Em cada ponto do
molde a simulação leva em consideração o processo e as condições ambientais
como temperatura, pressão e concentração de material, além dos elementos
especiais do componente como a armação de metal e os cabos. Com base na
descrição detalhada dos sistemas de espuma integral, disponível pela primeira
vez no Ultrasim®, é possível identificar - como se estivéssemos olhando por uma
lupa virtual - os bolsões de ar críticos no componente, adaptar as saídas de ar
e projetar um processo de manufatura estável para volantes, muito antes de o
molde ser construído. O novo serviço da BASF permite que os fabricantes de
volantes reduzam os ciclos de desenvolvimento, reduzindo custos e, ao mesmo
tempo, acompanhando as tendências de uma maior integração funcional, mais
eletrônicos e design personalizado em volantes. Ele já é usado por fornecedores
automotivos como a ZF-TRW Sistemas de Segurança Automotiva.
Os volantes são os pontos de
contato mais importantes em um carro: o toque, a aparência e a funcionalidade
têm um vínculo direto com o design do componente. Esses são itens complexos em
sua forma e elementos e . a ferramenta de simulação se baseia em vastos dados e
complexas leis de materiais para garantir mais precisão.
Um parâmetro particularmente
crítico é a ventilação do molde e os diferentes métodos usados para
implementá-la no processo de produção. A simulação de preenchimento com
Ultrasim® pode prever com exatidão a posição e o tamanho de possíveis bolsões
de ar, ajudando os clientes a posicionarem corretamente suas saídas de ar,
reduzindo assim o número de saídas de ar e o risco de bolsões. O modelo exato
de fluxo também inclui peças e processos específicos do cliente como, por
exemplo, a rotação do molde durante o processo de formação de espuma.
A ferramenta de simulação da BASF
também calcula a distribuição da densidade, que é chave para o toque, ou seja,
a rigidez do volante que é prescrita pelos fabricantes do carro. Para prever a
densidade em todos os pontos do componente, o modelo de material para o
Elastofoam® I foi desenvolvido para descrever detalhadamente a expansão da
espuma segundo as reações químicas, o desenvolvimento da temperatura local, a
pressão e a concentração de gás inicial.
Esse é o ponto de partida para descrever os volantes feitos de espuma de
poliuretano não só em termos de processamento, mas também para determinar o
comportamento mecânico do próprio componente como, por exemplo, firmeza e
rigidez. Até hoje, a chamada dureza dos volantes só podia ser medida em testes
no componente real, mas não podia ser prevista na fase anterior do projeto,
puramente virtual.
Além do seu sólido serviço de
atendimento técnico ao cliente, com seu novo serviço Ultrasim® a BASF está
desenvolvendo uma produção personalizada para o processo e peças de seus
sistemas de espuma integral flexível já testados. Em um processo de uma única
etapa, o Elastofoam® I de baixa densidade forma uma película integral, como uma
superfície decorativa e protetora resistente a raios UV, arranhões e abrasão. Os volantes feitos com Elastofoam® têm um
toque macio e confortável, combinados com uma película externa resistente. São
resistentes a desgaste e duráveis, não são afetados por suor, por protetor
solar ou agentes de limpeza. Os sistemas atuais oferecem uma significativa
redução no peso de até 340g/l sem perda das propriedades, com tempos de
desmoldagem reduzidos para 60 segundos e baixas emissões.
Fonte: www.maquinacohnwolfe.com
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