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A Federação Internacional de
Automobilismo (FIA) aceitou a inscrição da Porsche como construtor na Formula
E. Isto significa que a equipe de fábrica de Weissach pode continuar com o
desenvolvimento do seu próprio sistema de propulsão elétrica, previsto para
homologação em 2019. Como anunciado no final de julho de 2017, a Porsche
planeja estar entre os participantes na sexta temporada da competição elétrica,
no final de 2019. “Ao longo dos últimos anos, a FIA e Alejandro Agag fizeram um
trabalho fantástico”, afirmou Fritz Enzinger, que, enquanto Vice-Presidente, é
responsável pelo programa Formula E. “Graças a esse trabalho, seremos capazes
de competir em circuito contra muitos dos maiores fabricantes de automóveis do
mundo. ”
Tal como com o bem-sucedido projeto
Le Mans Prototype 919 Hybrid, Andreas Seidl estará responsável pelo
desenvolvimento técnico e execução do programa Formula E. “As possibilidades e
a performance dos automóveis elétricos têm sido temas centrais para a Porsche
desde há algum tempo, ” afirmou Seidl “Quanto mais os nossos engenheiros
aprofundam o tema, mais fascinantes as soluções se tornam. Não podemos esperar
para receber o nosso primeiro veículo elétrico, no início de 2019, e para
testar o nosso próprio sistema de propulsão no mesmo. O Gen2 racer, desvendado
pela Formula E em Genebra, no início de março, está muito bem executado. ”
A Formula E vai fornecer o chassi e
a bateria. Todos os componentes do sistema de propulsão serão, contudo,
desenvolvidos pelos próprios participantes. Isto permite à Porsche encontrar
soluções à medida para tecnologias chave como o motor elétrico, o inversor, o
sistema de freios brake-by-wire, a transmissão, o diferencial, o eixo de
transmissão, o monobloco e os componentes da suspensão agregados ao eixo
traseiro, assim como o sistema de refrigeração e a unidade central eletrônica.
A eficiência energética do sistema de propulsão não só representa um papel
decisivo na competição ao atrair muitos dos mais reputados construtores
automóveis, mas é também fundamental no desenvolvimento de automóveis elétricos
para utilização em estrada.
A entrada da Porsche na Formula E,
em 2019, vai coincidir com no lançamento no mercado da versão de produção do
concept Mission E. Este veículo, o primeiro Porsche totalmente elétrico, será o
automóvel mais focado na esportividade e mais avançado tecnologicamente no seu
segmento. A Porsche vai investir mais de seis bilhões de Euros na mobilidade
elétrica até ao final de 2022.
Fonte: PR and Press Manager - Porsche Brasil
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