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A
 Goodyear, tradicional fabricante de pneus reconhecida
internacionalmente pelas inovações que traz ao mercado e pelo cuidado 
que tem com a segurança dos consumidores, mantém os esforços de
orientação dos condutores sobre o uso adequado dos pneus, com foco em 
desempenho e segurança na condução dos veículos. Além da
calibragem frequente e da manutenção corretiva (alinhamento e 
balanceamento), a Goodyear chama a atenção para alguns hábitos
inadequados, que podem ser evitados e melhorar a durabilidade dos pneus.
 Um deles é estacionar com o pneu apoiado no meio-fio, hábito
comum e que pode ser percebido facilmente pelas ruas, quando é possível 
encontrar carros parados dessa maneira; em vagas de 45 graus,
inclusive, essa é uma ocorrência ainda mais comum.
 O
piloto de teste do Campo de Provas da Goodyear, Felipe Zacarias, alerta 
que o hábito de estacionar com os pneus encostados no meio fio pode
ocasionar uma fissura na estrutura da malha interna de aço dos pneus, 
podendo até levar a fissura. O mesmo pode ocorrer quando o veículo
sobrepassa por uma calçada, pois o impacto é ainda maior.
Zacarias explica que as rupturas na malha interna por utilização 
incorreta podem ser percebidas de três maneiras. A primeira ocorre
quando o motorista calibra o pneu pela manhã e no dia seguinte a pressão
 já baixou novamente, esvaziou. "Ou seja, a estrutura de aço já
não está mais tão eficiente por causa das trincas, ao ponto de segurar a
 pressão recomendada do pneu", esclarece. Outra situação que
mostra essa situação é pelas vibrações em rodovias, onde a velocidade 
média é de 80 km/h. "Às vezes, mesmo com o balanceamento em
dia, a rachadura na manta de aço não oferece uma condição de rodar 
suave, fazendo com que ocorra uma trepidação semelhante a que é
percebida quando os pneus não estão balanceados e, consequentemente, 
isso pode implicar em outras complicações mecânicas ao veículo",
reforça o piloto. Por fim, a pior situação citada por Zacarias é a perda
 de um pneu por excesso de descuido. "A avaria acaba sendo tão
grande que pode provocar uma bolha na lateral do pneu que pode vir a se 
romper e estourar".
Outro risco que pode ser atribuído é o hábito de esbarrar no meio-fio e 
ocasionar a retirada de uma "lasca" da lateral do pneu. "As
avarias ocorridas nos ombros dos pneus são impossíveis de reparar. Não é
 recomendável tentar reparar as laterais dos pneus. Ou seja,
quando fura ou rasga, não existe a possibilidade de recuperação", 
reforça Zacarias. Já quando prensado ou apoiado no meio-fio, o talão
é pressionado e gera perda de pressão, deixando o ar escapar, além de 
contribuir para uma deformação lateral. 
Com relação à condução, o piloto de testes da Goodyear ressalta que é 
muito importante para a durabilidade de um pneu evitar pancadas
abruptas, pois a carcaça sofre e acaba transmitindo as avarias. "As ruas
 e rodovias brasileiras, geralmente, são muito severas, tanto é
que os nossos pneus são extremamente resistentes. Mas vale sempre 
lembrar que os pneus são feitos para oferecer rodar silencioso,
segurança e aguentar o peso máximo de acordo com a indicação do veículo.
 Pneus de passeio não são feitos para sofrer impactos.
Então, recomendamos evitar obstáculos, tampas de bueiro, meios-fios e 
buracos", conclui Zacarias.
Fonte:  Goodyear do Brasil - Relações Públicas 

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