VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
A
Audi do Brasil iniciou as entregas das primeiras unidades dos modelos RS
6 Avant, RS 7 Sportback e RS Q8 no mercado brasileiro. Aos 25 anos e em
sua quarta geração, o RS 6 Avant abre um novo capítulo na história das
stationwagons. Já o RS 7 Sportback oferece o DNA esportivo da marca com
beleza e elegância em suas linhas coupé. E o RS Q8 traz toda a
esportividade da Audi para seu SUV topo de linha. As novidades podem ser
encontradas nas concessionárias a partir de R$ 835.990,00 para o RS 6
Avant, R$ 881.990,00 para o RS 7 Sportback e R$944.990,00 para o RS Q8,
todos na modalidade venda direta.
Os
modelos fazem parte dos nove veículos esportivos confirmados pela marca
das quatro argolas para o mercado brasileiro em meados de 2020, em
conjunto com RS 4 Avant, RS 5 Sportback, RS Q3, RS Q3 Sportback, TT RS e
R8. Novos interessados podem adquirir seus modelos em qualquer Audi
Center no País com diversas possibilidades de personalização.
Motor, transmissão e condução esportiva
Os
três veículos chegam com o potente motor 4.0 TFSI, que entrega 600 cv
de potência, 800 Nm de torque e acelera de zero a 100 km/h em 3,6
segundos nos RS 6 Avant e RS 7 Sportback e em 3,8 segundos no RS Q8. A
potência do propulsor flui para o sistema de tração integral permanente
quattro por meio do câmbio tiptronic de oito velocidades. Configurado
como uma engrenagem planetária, o diferencial central distribui a força
motriz em uma proporção de 40:60 para os eixos dianteiro e traseiro. Se
necessário, automaticamente mais torque é direcionado ao eixo com melhor
tração. Até 70% pode fluir para as rodas dianteiras e até 85% para as
rodas traseiras.
A nova tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts, combina desempenho e eficiência. Com ele, os veículos podem se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.
Nos novos esportivos, os eixos dianteiro e traseiro usam um projeto five-link para manusear separadamente as forças induzidas longitudinalmente e transversalmente. As articulações e estruturas secundárias são feitas em grande parte de alumínio. No Audi RS Q8, a suspensão adaptativa a ar com amortecimento controlado foi ajustada em diversos modos e inclui o controle automático de nível. Dependendo da situação de direção e dos desejos do motorista, a altura varia em até 90 milímetros.
Os
modelos também trazem a tecnologia do eixo traseiro dinâmico, que
possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus. Em baixa
velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o
diâmetro de giro. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do
eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa.
O
motorista pode ainda influenciar diretamente a condução por meio do
Audi drive select, que atua em aspectos como o gerenciamento do motor e
da transmissão, direção, som do motor e suspensão a ar, no SUV ou
Dynamic Ride Control, nos outros esportivos com motor 4.0. Nos RS 6 e RS
7 são quatro perfis disponíveis: Comfort, Auto, Dynamic e Individual.
Já o RS Q8 agrega a estes quatro os modos Allroad e Offroad. Na escolha
Individual, é possível montar configurações nas posições RS1 e RS2, que
podem ser ativadas diretamente através do botão RS Mode no volante.
Design esportivo e marcante
O
Audi RS 6 Avant apresenta a icônica carroceria stationwagon e o Audi RS
7 Sportback traz linhas agressivas em um desenho coupé. Ambos possuem a
grade frontal Singleframe alargada em estrutura colmeia. As grandes
entradas de ar frontais e as saias laterais em preto brilhante aumentam o
estilo agressivo. Os modelos Audi RS 6 Avant e Audi RS 7 Sportback
ganharam novas assinaturas óticas e possuem faróis Full LED Matrix de
série, com luz de direção dinâmica e Audi Laser Light. Nas traseiras,
uma faixa de luz integrada se estende entre as lanternas no Sportback e
mantém a linguagem de design em duas peças na Avant.
A
carroceria do stationwagon foi ampliada por volta de 40 milímetros em
cada lado com os largos arcos das rodas enfatizando o toque esportivo e o
caráter distinto do modelo de alto desempenho. O novo RS 6 Avant está
com interior ainda mais espaçoso: o compartimento de bagagem tem
capacidade entre 565 e 1.680 litros com bancos rebatidos. No Audi RS 7
Sportback a traseira coupé, a partir de uma velocidade de 100 km/h,
aciona o spoiler que se estende automaticamente.
Já o RS Q8, SUV mais potente da marca, traz os elementos de design de sua versão convencional, que foi responsável por introduzir o primeiro desenho coupé em um SUV da marca e inaugurou a grade frontal Singleframe octogonal na linha de utilitários esportivos.
No
interior, os três veículos trazem telas sensíveis ao toque integradas
ao painel e console central. A tela superior de 10,1” traz o MMI que
exibe diversas informações, como interface com smartphones com Android e
iOS, navegação e seleção de rádio. O display inferior de 8,6”, montado
no console do túnel central, fornece acesso ao controle de climatização,
funções de conforto e entrada de texto. Um “click” de confirmação pode
ser sentido e ouvido quando uma função é selecionada pelo toque.
No
Audi virtual cockpit Plus são apresentadas informações sobre
temperatura e pressão dos pneus, torque, potência, temperatura do óleo
do motor, tempos de voltas, medições de aceleração e forças “G”. Ao
acelerar o veículo em modo manual, uma luz de indicação na tela sinaliza
o momento de trocar a marcha quando atinge a rotação ideal do motor. O
head-up display também fornece mais informações para o condutor.
RS 6 Avant e RS 7 Sportback: cores, equipamentos e preços
Os
modelos contam com acabamento interno em carbono, ar-condicionado de
quatro zonas, bancos dianteiros esportivos RS em couro Valcona com
costura em formato de diamante, itens do interior em Alcântara (volante
com base aplanada, console central e alavanca de câmbio), rodas de liga
leve de 22 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída
de faixa, sistema de interface para smartphones, Audi Phone Box Light
(que carrega o celular por indução), sistema de som Bang & Olufsen,
park assist e Audi Pre Sense Dianteiro e Traseiro.
As
cores disponíveis para o Audi RS 6 Avant e Audi RS 7 Sportback incluem
Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Nardo, Prata Florete,
Preto Mito e Vermelho Tango. O programa Audi Exclusive também inclui
outras cores e pinturas foscas imortalizadas pela marca. Com a
possiblidade de personalização exclusiva é possível incluir o pacote de
bancos dianteiros em couro Valcona com função massagem, pacote de
acabamento interno em cinza com volante em Alcântara ou em preto com
volante em couro, pacotes exteriores em alumínio fosco ou preto, pinças
de freio em preto, revestimento do teto em cinza e capa dos espelhos
retrovisores.
Nos
esportivos somente os freios de cerâmica são opcionais com custo
adicional: disponível com pinças de freio nas cores azul, cinza ou
vermelha eles trazem também a ampliação da velocidade máxima de 280 km/h
para 305 km/h. Os modelos são comercializados em versão única e estão
disponíveis para venda nas concessionárias com possibilidade de configuração personalizada antes da produção. O RS 6 Avant será comercializado por R$ 835.990,00, enquanto o RS 7 Sportback por R$ 881.990,00, ambos na modalidade venda direta.
RS Q8: cores, equipamentos e preços
O
RS Q8 inclui, dentre diversos itens, acabamento interno em Alcântara e
fibra de carbono, ar-condicionado de quatro zonas, bancos dianteiros
esportivos RS em couro Valcona com costura em formato de diamante e
função aquecimento e ventilação, pacote de luzes customizáveis com 30
opções de cores, controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de
faixa, park assist, sistema de interface para smartphones, Audi Phone
Box Light (que carrega o celular por indução) e sistema de som Bang
& Olufsen.
Conta
ainda com diferencial esportivo quattro, eixo traseiro dinâmico,
suspensão a ar adaptativa e esportiva, pinças de freio na cor vermelha,
teto solar panorâmico e faróis Full LED Matrix HD com luz de direção
dinâmica, head-up display e câmera 360º. Vem de fábrica com rodas de
liga leve de 23” com detalhes em preto e oferece mais três opções –
totalmente em aço de liga leve, prata com detalhes em cinza titânio
fosco e totalmente pretas.
Como
opcionais é possível escolher freios de cerâmica com pinças de freio
nas cores vermelha, cinza ou azul, que trazem também a ampliação da
velocidade máxima de 250 km/h para 305 km/h. As cores disponíveis para o
Audi RS Q8 incluem Azul Galáxia, Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza
Daytona, Laranja Dragão, Prata Florete, Preto Noite, Preto Orca e
Vermelho Matador.
O modelo é comercializado por R$ 944.990,00 na modalidade venda direta em versão única e também é possível adquirir nas concessionárias com possibilidade de personalização antes da produção.
Fonte: Comunicação Audi do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.