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O sistema de frenagem, composto por diversos componentes, entre eles, discos de freio e pastilhas, é fundamental para garantir não só a segurança dos ocupantes do veículo, mas também do trânsito. Desgastes e danos e até equívocos durante a manutenção nesses itens podem ocasionar graves acidentes. “Na hora da instalação das pastilhas, é importante observar alguns cuidados, como o pré-assentamento”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax.
Ele explica que o pré-assentamento é uma etapa de ajuste físico entre disco e pastilha, que tem como o objetivo aumentar a área de contato entre ambos. “Os dois componentes tem superfícies diferentes e precisam de um tempo até se ajustarem um ao outro para, assim, garantir a eficiência máxima dos freios”, comenta.
O pré-assentamento é um processo que não depende apenas do disco de freio. É preciso que a pastilha crie camada de transferência. “O perfeito ajuste entre disco e pastilha e a formação da camada de transferência são os responsáveis pela eficiência na hora da frear o veículo”, alerta. Sem esse tempo de pré-assentamento, as superfícies não se ajustam, nem é formada a camada de transferência, comprometendo a eficácia da frenagem.
Na fábrica, os veículos zero quilômetro também passam pelo procedimento. “O aumento da área de contato e a formação dessa camada são essenciais para o ajuste entre disco de pastilha”, enfatiza.
Como efetuar o pré-assentamento – Segundo Leitte, para executar procedimento é necessário realizar oito frenagens de 60 km/h para 40 km/h, observando o intervalo entre uma e outra para resfriamento dos freios. Depois, basta efetuar mais oito frenagens de 40 km/h até a parada total, lembrando também do tempo de resfriamento.
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
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