segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Revisão veicular de fim de ano: descubra os cuidados com o seu veículo

 

SIGA NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/carpoint_news/

Com a proximidade do recesso e férias de fim de ano, milhares de brasileiros se preparam para pegar a estrada em busca de descanso e lazer. Os automóveis sem a manutenção em dia representam um verdadeiro risco aos seus usuários e correspondem por 30% dos acidentes nas estradas, segundo dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal.

Muitos dos acidentes de trânsito no Brasil podem ser evitados, pois são causados por falhas mecânicas no sistema de freios, suspensão, direção e até mesmo nos rolamentos de roda. É fundamental que os motoristas estejam atentos também às condições climáticas, respeitem os limites de velocidade e façam paradas regulares para descanso.

"A manutenção preventiva é uma das medidas mais eficazes para reduzir o risco de acidentes, pois falhas mecânicas podem ser detectadas e corrigidas previamente. Além de aumentar a segurança, pode evitar despesas inesperadas e transtornos durante a viagem”, afirma Leonardo Menegatti, Consultor Técnico da SKF.

A revisão básica deve considerar os itens essenciais, ou seja, àqueles que podem comprometer o funcionamento e segurança veicular na estrada. O especialista da SKF recomenda que essa revisão seja feita por um profissional devidamente qualificado, destacando os seguintes pontos de atenção para garantir uma melhor dirigibilidade:

1. Fluídos: Atentar-se ao nível de óleo do motor, fluído de freio, líquido aditivo do sistema de arrefecimento e água do para-brisa, incluindo o estado das palhetas. Certifique-se de que não há vazamentos no motor e na transmissão. 

2. Freios: Certificar-se de que as pastilhas, discos, tambores e sapatas de freio estão em boas condições.

3. Pneus: Deve-se avaliar o desgaste aparente dos pneus, efetuar a calibração na pressão recomendada pelo fabricante, além de realizar o alinhamento e balanceamento.

4. Suspensão & Direção: Inspecionar amortecedores, pivôs, bieletas, articulação axial, juntas homocinéticas, coifas, barra estabilizadora, terminal de direção, entre outros. Normalmente nota-se ruídos quando estão danificados.

5. Sistema elétrico: Verificar o estado da bateria (oxidação), luzes do painel, faróis, lanternas e luzes de freio, bem como o sistema de ignição (cabos e velas).

6. Rodas: Deve-se avaliar as condições dos rolamentos e verificar se há ruídos ao se dirigir ou fazer curvas, pois o ruído também pode ser um indicativo de que o rolamento necessita ser trocado.

7. Motor: Substituir o filtro de ar toda vez que realizar a troca de óleo do motor e aproveitar para verificar o sistema de sincronismo e auxiliar (tensores, polias, correia/corrente).

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que os carros devem apresentar boas condições de trafegabilidade. A multa por conduzir veículos em mau estado de conservação é considerada grave, com perda de 5 pontos na CNH e pagamento de R$195,23, além da apreensão do veículo. Link.

“Além de colocar em risco a vida das pessoas e do próprio condutor, a falta de manutenção preventiva afeta o desempenho do veículo com o aumento no consumo de combustível, sujeitando o condutor às penalidades por parte das autoridades de trânsito. Portanto, fazer revisões regulares é uma forma de garantir a segurança de todos e mitigar prejuízos”, finaliza o especialista. 

Fonte: MAPA360 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.