quinta-feira, 10 de julho de 2025

Como identificar vazamentos pela cor do fluído?

 

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Os motores a combustão dependem de diversos fluídos para funcionar corretamente. Eles são responsáveis pela lubrificação das peças móveis, controle da temperatura e funcionamento de sistemas essenciais. Por isso, vazamentos representam um risco à integridade e à vida útil do motor. Saber identificar um vazamento precocemente ajuda a determinar sua origem, evitar danos maiores e garantir reparos rápidos. Marlon Silva, coordenador técnico da TAKAO, marca de componentes para motor comercializada exclusivamente pela Goop Distribuidora e referência no mercado de reparação automotiva, mostra como agir nesses casos e evitar que eles se tornem um problema maior. 

Geralmente, um vazamento é notado por meio de manchas ou poças no local onde o veículo esteve estacionado. No entanto, nem todo líquido sob o carro indica um problema. Em dias quentes, o uso do ar-condicionado pode gerar acúmulo de água sob o veículo, devido à condensação natural do sistema. Esse tipo de vazamento é normal e não oferece riscos ao funcionamento do automóvel. No entanto, quando o líquido apresenta cor, cheiro ou viscosidade é possível que seja resultado de algum líquido do sistema automotivo, como óleo lubrificante, aditivo do radiador ou fluido de freio. Nesse caso, uma investigação mais apurada se torna necessária. Identificar o tipo de vazamento é essencial para identificar sua causa e proceder o reparo correto. 

E como diferenciar o tipo de vazamento? Marlon Silva, coordenador técnico da TAKAO, explica que uma das formas mais eficazes é verificar a cor do componente derramado no chão. “Cada fluído tem uma coloração específica. E de acordo com a causa do vazamento, ele pode adquirir uma aparência típica, que ajuda a descobrir as prováveis causas do vazamento”. Entre os principais, ele destaca: 

Óleo do motor (marrom claro a escuro): encontradas sob o compartimento dianteiro do motor. Quando novo, possui coloração mais clara, enquanto um lubrificante mais antigo apresentará uma tonalidade mais escura, podendo chegar ao preto. Pode indicar problemas em juntas, retentores, filtros e cárter do motor. 

Fluído de transmissão (vermelho a marrom): ocorre próximo ao meio do veículo. Possui textura oleosa que, com o tempo, pode ser confundido com o óleo do motor.

Fluído da direção hidráulica (vermelho ou rosado): Vazamentos aparecem na parte frontal do carro, perto da caixa de direção.  

Líquido de arrefecimento (verde, amarelo, laranja, rosa, azul ou roxo): a coloração varia de acordo com a composição química. costumam ocorrer sob o radiador, nas conexões das mangueiras ou na parte inferior do motor. A coloração laranja pode indicar oxidação e ferrugem no sistema. 

Fluido de freio (transparente, amarelado ou marrom escuro): presente próximo às rodas ou sob o cilindro mestre, na parte traseira do compartimento do motor. É crítico, pois compromete diretamente a segurança. 

Fluido do limpador de para-brisa (azul, rosa ou roxo): ao vazar, atinge a região próxima ao para-lama dianteiro ou sob o reservatório. 

Combustíveis (gasolina ou etanol): normalmente transparentes ou levemente amarelados, têm odor forte e são inflamáveis. Vazamentos são encontrados próximo ao tanque, mangueiras ou linha de alimentação. Em casos de separação de fase (etanol com água), o líquido pode se tornar turvo ou avermelhado. 

Para facilitar a identificação do vazamento, Marlon recomenda alguns procedimentos:

  • Limpar a área ao redor do derramamento para eliminar sujeiras ou resíduos que possam mascarar o fluído original;
  • Observar o local exato da goteira: dianteira, central ou traseira do veículo;
  • Checar os níveis dos reservatórios e buscar por manchas nas peças do motor. 

Isso feito, outro procedimento simples e muito útil, é posicionar um papelão ou pano, brancos e limpos, sob o carro, após estacionar. Dessa forma, é possível distinguir com precisão a cor e a textura do líquido, o que pode facilitar a busca das causas do vazamento. E elas podem ser diversas, como desgaste natural de juntas, retentores e mangueiras, corrosão de partes metálicas, trincas ou fissuras provocadas por impactos, superaquecimento ou mesmo o aperto inadequado de tampas ou conexões. Por isso, o especialista da TAKAO reforça a importância dos serviços de um profissional habilitado nesses casos: 

“Um vazamento pode ser sinal de um problema maior que, se não for tratado adequadamente evoluirá para um quadro mais grave e causar danos sérios ao veículo, além de pôr em risco a segurança de seus ocupantes. Para garantir um correto diagnóstico e uma solução efetiva, o ideal é procurar uma oficina de confiança. Nela, se poderá identificar com precisão a origem do problema e sua solução, seguindo os procedimentos e recomendações dos fabricantes, além do uso de componentes de boa procedência”, finaliza.

Grupo Printer Comunicação

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