terça-feira, 29 de julho de 2025

Competição SAE BRASIL & Ballard H2 de carros a hidrogênio desafia universitários

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial 

Doze equipes universitárias - 11 brasileiras e uma do exterior (Chile) - se inscreveram para a 4ª edição da Competição SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge a ser realizada de 30 de julho a 03 de agosto no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba –SP, com provas estáticas e dinâmicas.


Aberta ao público, a SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge – de carros a hidrogênio - ocorre em paralelo à 21ª Fórmula SAE BRASIL - de carros a combustão e elétricos - em pistas separadas do ECPA. São 7 Fórmulas e 5 Bajas movidos a célula a combustível para a disputa na categoria. Os carros são projetados e construídos por estudantes em equipes de até 20 membros, orientados por professores das respectivas universidades e por engenheiros da indústria, mentores da SAE BRASIL.


Quatro das 12 equipes inscritas na SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge são de universidades paulistas e 2 de Minas Gerais. Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará inscreveram uma equipe cada, como também o Chile, que trouxe a primeira equipe internacional a participar da SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge desde o seu lançamento em 2020, em plena pandemia do Covid-19.

 

Categorias Junior - As 5 equipes estreantes da Categoria Junior apresentarão apenas projetos, após passarem por 3 etapas classificatórias neste 4º ano da competição. São as equipes Bombaja H2 UFSM (Universidade Federal de Santa Maria – RS), Cataratas Baja SAE (Unioeste - Foz do Iguaçu-PR), H2Force Racing Team (Centro Universitário Senai Ipiranga - São Paulo),H2 Universidade Federal do Ceará (UFC – Campus Pici) e Esus H (Universidad de Santiago - Chile).

 

Sênior – As 7 equipes da Categoria Sênior inscritas participam de todas as provas, inclusive de Endurance, permitido exclusivamente para veículos aprovados nos testes funcionais e na verificação de requisitos de segurança. Fazem parte dessa categoria as equipes a UFABC Challenger Racing Team – Universidade Federal do ABC (UFABC-SP), Cheetah H2 Racing – Universidade Federal de Itajubá (Unifei-MG), Hera E-Racing H2 – Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), Hybrid Formula-E– Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG), Mauá Racing – Instituto Mauá de Tecnologia (IMT-SP),Tec H2 Racing – Senai CIMATEC (BA)e Unicamp Baja SAE – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP).

 

Preparação – As novas equipes recebem a cada ano a atualização dos cursos preparatórios online gratuitos disponibilizados a todos. Ministrados pela SAE BRASIL com o apoio de professores e executivos da indústria, os cursos levam aos estudantes o conhecimento indispensável em temas relacionados ao hidrogênio e célula a combustível que já capacitaram mais de 250 estudantes.

 

Objetivo – A Competição SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge foi lançada em 2020 em plena pandemia do Covid-19 com o objetivo de transferir conhecimento às universidades brasileiras e oportunidade aos estudantes de trabalharem com tecnologia de ponta ao lado de engenheiros experientes da indústria nacional e internacional.

 

A SAE BRASIL é pioneira desde 2020 com a Competição SAE BRASIL&Ballard Student H2 Challenge de bajas e fórmulas movidos a célula a combustível. Somente no ano seguinte surgiram outras competições de veículos a hidrogênio na Ásia, America e Europa.

 

PROGRAMAÇÃO 2025 (sujeita a alterações

Competição SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge

 

Dia 30.07–Quarta-feira

13hàs 17hs - Chegada das equipes– Inscrições

 

Dia 31.07– Quinta-feira

08h às 12hs- Instalação dos boxes;

13h às 17hs - Safety Scrutiny-Equipes Sêniors–Verificação do Protocolo de Segurança dos veículos das equipes

 

Dia 01.08 – Sexta-feira

08h-17hs Design presentationEquipes Sêniors - Apresentação dos projetos, com 1h de duração por equipe (prova estática)

08-17hs Safety Scrutiny- Equipes Sêniors– Verificação do Protocolo de Segurança dos veículos das equipes

 

Dia 02.08 – Sábado

08h-14hs Design presentation–Equipes Juniors - Apresentação dos projetos, com 1h de duração por equipe (prova estática)

08h-17h Testes funcionais dos veículos–Equipes Sêniors - Verificação funcional do sistema de tração e do veículo (prova dinâmica)

 

Dia 03.08– Domingo

10h-14h – Endurance - (na pista de kart do ECPA) – testa o desempenho dos veículos em condições contínuas e avalia o consumo e o fluxo de energia no sistema de tração (bateria e sistema de célula a combustível combinados), liberado apenas para veículos aprovados – prova dinâmica

 

Showcase - de 31/07 às 13h a 03/08 às 12h – A equipe deverá apresentar o design dos boxes e de seus projetos (evento contínuo de apresentação de projetos durante toda a competição)

 

15h-17h - Cerimônia de Premiação dos vencedores de ambas as competições (no auditório do ECPA)

 

 

SAE BRASIL &BALLARD Student H2 Challenge – 30 de julho a 03 de agosto

Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), Rodovia SP, 135, Km 13,5 – bairro Tupi, Piracicaba – SP

https://saebrasil.org.br/programas-estudantis/formula-sae-brasil/

 

SAE BRASIL &BALLARD Student H2 Challenge

Total de equipes inscritas 2025 – 12 equipes

 

Fórmula H2–7 Equipes

Categoria Senior–6 equipes

Challenger Electric Racing Team – Universidade Federal do ABC (Sto André-SP)

Cheetah H2 Racing – Universidade Federal de Itajubá (Unifei-MG)

Hera E-Racing H2 – Universidade Federal Fluminense (RJ)

Mauá Racing – Instituto Mauá de Tecnologia (IMT-SP) - Sênior

Hybrid Formula-E– Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG) - Sênior

Tec H2 Racing – Senai CIMATEC (BA) - Sênior

Categoria Junior – 1 equipe

Fórmula Esus H – Universidad de Santiago – Chile - Junior

 

BajaH2,– 5 Equipes

Categoria Senior – 1 equipe

Unicamp Baja SAE – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP)

Categoria Junior

H2UFC – Universidade Federal do Ceará (CE)

H2Force Racing Team - Centro Universitário Senai –Ipiranga, São Paulo

Cataratas Baja SAE – Unioeste – Foz do Iguaçu– PR

 

Link Comunicação Empresarial & Editora

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.