sábado, 8 de agosto de 2009

Entrevista - Roberto Fróes, proprietário do Vemag preto 1961




Por Marcus Lauria (texto e fotos)


Foi em um dos vários encontros do Opala Clube, do qual frequento, que tive a oportunidade de conhecer o entrevistado desse mês. O escolhido chama-se Roberto Fróes e seu xodó é uma Vemag preta 1961, totalmente original. O carro, rico em detalhes, exibe a tão desejada placa preta, símbolo de orgulho para os antigomobilistas. Roberto é Arquiteto, tem 58 anos de idade, acredito eu, bem vividos, isso pelas conversas que tive com ele. Um bom entendedor de automóveis, Fróes curte muito carro antigo e tem alguns projetos pela frente, que serão desvendados no decorrer da leitura da entrevista. Seu atual Vemag preto foi adquirido em setembro de 2003, mas só andou em 16 de agosto de 2005, em teste para a estréia no dia seguinte, 17 de agosto, no Encontro do Museu Conde de Linhares, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Atualmente Fróes está aposentado e para ter uma renda extra acaba alugando seu Vemag para casamentos, filmagens e eventos em geral. Além de fazer parte do "Clube Carioca de Autos Antigos" e do grupo DKW no Yahoo (http://www.dkw.com.br/). Bom, convido aos leitores do blog terem uma boa leitura da entrevista.









CPN - Como começou a sua paixão por carros?

Fróes - Acho que já nasci assim...

Desde que eu me conheço por gente que eu gosto de carros! Um de meus primeiros "trabalhos artísticos", no tempo do jardim de infância, foi uma pintura feita com os dedos, adivinhe de quê? Eu a tenho até hoje, com moldura, em minha sala.









CPN - Quantos e quais carros antigos você já teve ?

Fróes - Eu tive Dauphine, Ford modelo A, DKW Vemaguet e Chevrolet Belair, motos Zündapp e Jawa, todos antigos, mas não com esse intuito: Eram veículos de meu uso normal, o que de mais barato se podia encontrar na época. Na verdade, não eram antigos, mas velhos. Como veículos antigos, no sentido que gostamos de dar à palavra, tive duas motos Honda CB 500 Four, 1973 e 1974, um BMW 2002 Ti 1970, e tenho atualmente o DKW Belcar 1961. E tenho ainda outro DKW Belcar, esse ainda em reforma. Não uma restauração, mas uma recriação de uma das carreteras da equipe Vemag de competições.








CPN - Por que o Vemag ?

Fróes - As pistas dos anos 60. As carreteras. Os Malzoni. O cheiro do óleo (dois tempos) Castrol R queimado, um verdadeiro perfume... e o uivo endiabrado daquele motorzinho. Você não sabe o que era estar na beira da calçada, no circuito da Barra da Tijuca ou na Ilha do Fundão, ambos de rua, e ver passar aquelas máquinas furiosas, voando, a poucos centímetros, deixando no ar o cheiro de óleo e gasolina queimados, mais pneus... uma emoção indescritível, impossível de ser revivida... só mesmo quem esteve lá para saber!








CPN - Conte-nos como foi a reforma do seu atual Vemag preto.


Fróes - Trabalhosa. Desgastante. Cara. Altamente compensadora, ao final. Depois do carro (quase*) pronto, muitas alegrias e reconhecimento.Mas durante os dois anos de oficina, muita chateação e aborrecimento. Inúmeras viagens à oficina do lanterneiro, no interior do estado, a 150 km do Rio. Todos, repito, todos os sábados, durante 15 meses. Ele fez também a mecânica de chassis. Depois, mais 8 meses entre pintura, montagem, capoteiro...

Tudo foi esquecido com a estreia do carro. *Carro antigo não fica pronto nunca, sempre tem algo que pode ser melhorado ou substituído por uma peça mais nova.








CPN - Pode nos contar um pouco da história da Vemag nas competições automovias no Brasil?

Fróes - Veja o link: http://www.obvio.ind.br/A%20equipe%20Vemag%20e%20seus%20ases%20do%20volante%20-%201965.htm







CPN - Quais seus projetos futuros, vem mais Vemag por aí?
Fróes - Claro, só Vemag. A não ser que eu fique milionário, aí eu terei todos os modelos DKW, e mais um Chevy Cheetah, uma Lola GT, um Ford GT 40, um Porsche 917 e um Bugatti Atlantic 1936. Mas pondo os pés na terra, vem vindo por aí uma réplica da carretera Vemag nº 10, que correu as 1000 Milhas de Interlagos em 1961, sob as mãos de Mário - Marinho - César de Camargo Filho e Bird Clemente. Mais adiante, um DKW Candango, eu chego lá...

E no futuro, quem sabe, um DKW GT? Não conhece??? Surpresa... ninguém conhece... aguardem...






CPN - Tem algums dica para dar aos leitores para se fazer uma boa reforma de um carro antigo?

Fróes - Calma, muita calma. Sem precipitação. Mas sem descanso. Venere a Internet, o maior auxílio que se pode ter hoje para facilitar a busca por peças e informações. Procure um grupo dedicado à marca escolhida. Converse com o grupo, pergunte, exponha seus problemas. E leia tudo, absolutamente tudo que achar sobre o carro escolhido. Comece por um carro nacional, bem mais fácil de fazer. É evidente que você não deve iniciar-se no antigomobilismo com um FNM Onça, uma Romi-Isetta ou um Uirapuru: que tal um Fusca?








* Vejam mais fotos e detalhes do carro no álbum de fotos do ORKUT do blog CarPoint News

21 comentários:

  1. Ta lindão o carro, parabens pela repotagem!Muito legal!

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  2. Dá gosto de ver uma carro antigo assim neste estado. Parabéns ao Roberto, e ao CPN pela entrevista !

    Lindas miniaturas também.. deu saudades do meu Candango !!

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  3. Parabéns pela escolha do enttrevistado, Marquinhos: grande sujeito esse Fróes!!!Eu tenho a honra de tê-lo como meu amigo.
    Abraços a vocês e apareçam!!!

    Welco

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  4. Lindo carro, belíssimo exemplar!

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  5. Parabéns ao BELCAR e ao ROBERTO FROES que sabe tudo de autos antigos.Quanto ao texto do LAURIA,faltou dizer que o ROBERTO é um dos socios mais antigos do CLUBE CARIOCA e este CLUBE foi o responsavel pela PLACA PRETA. Aproveito e peço que nome do CARIOCA conste na lista de CLUBES pois temos CNPJ,ESTATUTO e FILIADO A FBVA. ANTONIO CARLOS PIPERNO
    PRESIDENTE DO CLUBE CARIOCA DE AUTOS ANTIGOS

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  6. Parabéns bela matéria,um Belcar é sempre um Belcar um carro clássico. Gostei das miniaturas também! Rodolfo.

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  7. "...ver passar aquelas máquinas furiosas, voando, a poucos centímetros, deixando no ar o cheiro de óleo e gasolina queimados, mais pneus... uma emoção indescritível, impossível de ser revivida... só mesmo quem esteve lá para saber!"
    Isso representa a nossa geração de malucos, que nos colocou nesse vício doido de gasosa na veia. Parabéns pela entrevista e ao Marcus Lauria pelo blog...excelente espaço para frequentar! Só falta o twetter!!!

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  8. Roberto Fróes é um dos bons amigos que o antigomobilismo e em especial a paixão pelos DKW, me proporcionaram.
    Tem grande conhecimento não só de automóveis antigos, mas também do período romântico e inesquecível do automobilismo de competição nacional, os anos 50/60/70.
    A restauração desse Belcar - a Catedral de Barcelona - foi um exemplo de competência, dedicação e perseverança para todos nós admiradores dos DKW Vemag.
    Fróes, espero revê-lo brevemente no Blue Cloud ou quem sabe você não se anima a vir a Brasília para o XXI Encontro do Centro Oeste (5/6/7 de Setembro)?
    Parabéns, um forte abraço.
    Augusto Freire

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  9. Parabéns pela feliz escolha: o Fróes é um exemplo de antigomobilista!
    Culto e sensível ele sabe, como poucos, unir a dimensão intelectual com a capacidade de fazer, o 'mão na massa'. Mais que isso, sabe como valorizarm os amigos. Bom DKW-GT...
    Tenho orgulho de poder dizer que sou amigo dele.
    Abraço
    Ari Rocha

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  10. Obrigado a todos pelos comentários, já foi adicionado no texto o que faltava. SObre o Twitter, já está no ar, basta adicionar www.twitter/carpointnews

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  11. Parabéns a Lauria e Fróes por esse profícuo encontro. Não que o "figuraça"Fróes seja difícil de ser encontrado e sempre recomhecido; começa quando a gente vê aquele DKW-Vemag modelo Belcar, 1961, na configuração pictórica mais conhecida como saia e blusa, que no caso é o corpo do carro preto e o teto branco, depois aparece aquele sempre sorriso carregando um sujeito magrinho, as vezes com um cigarro na mão e as vezes com uma latinha de cerveja, agora cada vez mais difícil por causa da Lei Seca e então a simpatia completa o charme integrando simbióticmante os dois, homem e carro, formando uma espécie de Centauto, animal mitológico, metade homem, metade carro. Domina todos os assuntos mas quando se trata de carro antigo e DKW, aí ninguém segura.
    Acho até que ele já devia ter uma coluna numa revista de carro como resenhista e consultor para reformas e restaurações. Tenho dito

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  12. Uma homenagem mais do que justa ao Fróes e seu impecável Belcar! Assino embaixo de tudo o que escreveram sobre ele nos comentários!

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  13. Marco Antonio Dias da Silva9 de agosto de 2009 às 20:01

    Parabéns Fróes, uma de minhas referências para virar gente grande.
    Belo texto e fotos.
    Parabéns e beijo para Margarida, também responsável pela Catedral.
    Abraço
    Marco Antonio

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  14. EI FRÓES, PARABÉNS MEU AMIGO.
    VOCÊ É UM PATRIMÔNIO VIVO DO ANTIGOMOBILISMO
    NACIONAL.
    OBRIGADO POR VOCÊ.
    ANTÔNIO CARVALHO LIRA.

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  15. froes e lauria, parabéns pelo tema e pelo texto.
    o froes é sucinto, prático e superior quanto trata do assunto restauração, relembrando as dificuldades que todos enfrentamos nesta messe, e aconselhando os novatos.
    motor vemag a quase 6.000 rpm, raspando nos meio-fio dos circuitos da barra ou em brasília, exalando castrol r ? quem não sabe, ou era petiz ou panaca.
    formidável. r nasser

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  16. Fróes, A comunidade Dekaweana o saúda por mais esse espaço conquistado, divulgando a história desta marca fascinante: A "pequena maravilha". O nome do anônimo é Vitor S. Pedro da Aldeia

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  17. Agradeço muito ao Lauria, pelo espaço aberto aqui, e a todos os amigos, antigos e novos, que se manifestaram tanto no blog, quanto por mensagens para meu email.
    É bom ser amigo de vocês!
    É bom ter e gostar de ter DKW!
    Muito obrigado!
    Roberto Fróes
    rafroes@dkw.com.br

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  18. Companheiro em encontros e exposiçoes, colega de profissão, bom papo , sempre disposto a ajudar em minhas 1001 dúvidas por e-mail.

    Eu que ainda estou às voltas com a bomba de gasolina e o carburador de minha Vemaguet 67, para simplesmente fazê-la para andar, o que será o início de dura e árdua caminhada, imagino
    o que este cara passou para ter um exemplar do gabarito que ele tem.
    Me dá até medo do que ainda vou passar...

    O Brasil tem em pessoas como ele guardiões da história e da memória da indústria automobilística nacional.

    Fróes, parabéns pelo justo reconhecimento recebido e por mais uma mídia disposta a divulgar seu belo exemplar e seu conhecimento.

    Grande abraço,

    João Pelegrino

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  19. Roberto froes excelente exemplar raro de se ver beijos Gilma Celia(ARAXA-MG)....(amo_Koroa)

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  20. fernando barros de lima13 de janeiro de 2010 às 10:11

    excelente o amigo antigo, a matéria e o veículo,estando ligado aos jeeps, não deixo de admirar todos os carros antigos. um abraço. fernando barros de lima.

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  21. Gilberto Dante Di Luca9 de maio de 2010 às 11:05

    Roberto ! Parabéns pela matéria ! Ainda vamos nos conhecer pessoalmente ! Gde Abraço...

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