Por Marcus Lauria (texto e fotos)
Foi em um dos vários encontros do Opala Clube, do qual frequento, que tive a oportunidade de conhecer o entrevistado desse mês. O escolhido chama-se Roberto Fróes e seu xodó é uma Vemag preta 1961, totalmente original. O carro, rico em detalhes, exibe a tão desejada placa preta, símbolo de orgulho para os antigomobilistas. Roberto é Arquiteto, tem 58 anos de idade, acredito eu, bem vividos, isso pelas conversas que tive com ele. Um bom entendedor de automóveis, Fróes curte muito carro antigo e tem alguns projetos pela frente, que serão desvendados no decorrer da leitura da entrevista. Seu atual Vemag preto foi adquirido em setembro de 2003, mas só andou em 16 de agosto de 2005, em teste para a estréia no dia seguinte, 17 de agosto, no Encontro do Museu Conde de Linhares, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Atualmente Fróes está aposentado e para ter uma renda extra acaba alugando seu Vemag para casamentos, filmagens e eventos em geral. Além de fazer parte do "Clube Carioca de Autos Antigos" e do grupo DKW no Yahoo (http://www.dkw.com.br/). Bom, convido aos leitores do blog terem uma boa leitura da entrevista.
Fróes - Acho que já nasci assim...
Desde que eu me conheço por gente que eu gosto de carros! Um de meus primeiros "trabalhos artísticos", no tempo do jardim de infância, foi uma pintura feita com os dedos, adivinhe de quê? Eu a tenho até hoje, com moldura, em minha sala.
CPN - Quantos e quais carros antigos você já teve ?
Fróes - Veja o link: http://www.obvio.ind.br/A%20equipe%20Vemag%20e%20seus%20ases%20do%20volante%20-%201965.htm
CPN - Quais seus projetos futuros, vem mais Vemag por aí?
E no futuro, quem sabe, um DKW GT? Não conhece??? Surpresa... ninguém conhece... aguardem...
CPN - Tem algums dica para dar aos leitores para se fazer uma boa reforma de um carro antigo?
Fróes - Calma, muita calma. Sem precipitação. Mas sem descanso. Venere a Internet, o maior auxílio que se pode ter hoje para facilitar a busca por peças e informações. Procure um grupo dedicado à marca escolhida. Converse com o grupo, pergunte, exponha seus problemas. E leia tudo, absolutamente tudo que achar sobre o carro escolhido. Comece por um carro nacional, bem mais fácil de fazer. É evidente que você não deve iniciar-se no antigomobilismo com um FNM Onça, uma Romi-Isetta ou um Uirapuru: que tal um Fusca?
Ta lindão o carro, parabens pela repotagem!Muito legal!
ResponderExcluirDá gosto de ver uma carro antigo assim neste estado. Parabéns ao Roberto, e ao CPN pela entrevista !
ResponderExcluirLindas miniaturas também.. deu saudades do meu Candango !!
Parabéns pela escolha do enttrevistado, Marquinhos: grande sujeito esse Fróes!!!Eu tenho a honra de tê-lo como meu amigo.
ResponderExcluirAbraços a vocês e apareçam!!!
Welco
Lindo carro, belíssimo exemplar!
ResponderExcluirParabéns ao BELCAR e ao ROBERTO FROES que sabe tudo de autos antigos.Quanto ao texto do LAURIA,faltou dizer que o ROBERTO é um dos socios mais antigos do CLUBE CARIOCA e este CLUBE foi o responsavel pela PLACA PRETA. Aproveito e peço que nome do CARIOCA conste na lista de CLUBES pois temos CNPJ,ESTATUTO e FILIADO A FBVA. ANTONIO CARLOS PIPERNO
ResponderExcluirPRESIDENTE DO CLUBE CARIOCA DE AUTOS ANTIGOS
Parabéns bela matéria,um Belcar é sempre um Belcar um carro clássico. Gostei das miniaturas também! Rodolfo.
ResponderExcluir"...ver passar aquelas máquinas furiosas, voando, a poucos centímetros, deixando no ar o cheiro de óleo e gasolina queimados, mais pneus... uma emoção indescritível, impossível de ser revivida... só mesmo quem esteve lá para saber!"
ResponderExcluirIsso representa a nossa geração de malucos, que nos colocou nesse vício doido de gasosa na veia. Parabéns pela entrevista e ao Marcus Lauria pelo blog...excelente espaço para frequentar! Só falta o twetter!!!
Roberto Fróes é um dos bons amigos que o antigomobilismo e em especial a paixão pelos DKW, me proporcionaram.
ResponderExcluirTem grande conhecimento não só de automóveis antigos, mas também do período romântico e inesquecível do automobilismo de competição nacional, os anos 50/60/70.
A restauração desse Belcar - a Catedral de Barcelona - foi um exemplo de competência, dedicação e perseverança para todos nós admiradores dos DKW Vemag.
Fróes, espero revê-lo brevemente no Blue Cloud ou quem sabe você não se anima a vir a Brasília para o XXI Encontro do Centro Oeste (5/6/7 de Setembro)?
Parabéns, um forte abraço.
Augusto Freire
Parabéns pela feliz escolha: o Fróes é um exemplo de antigomobilista!
ResponderExcluirCulto e sensível ele sabe, como poucos, unir a dimensão intelectual com a capacidade de fazer, o 'mão na massa'. Mais que isso, sabe como valorizarm os amigos. Bom DKW-GT...
Tenho orgulho de poder dizer que sou amigo dele.
Abraço
Ari Rocha
Obrigado a todos pelos comentários, já foi adicionado no texto o que faltava. SObre o Twitter, já está no ar, basta adicionar www.twitter/carpointnews
ResponderExcluirParabéns a Lauria e Fróes por esse profícuo encontro. Não que o "figuraça"Fróes seja difícil de ser encontrado e sempre recomhecido; começa quando a gente vê aquele DKW-Vemag modelo Belcar, 1961, na configuração pictórica mais conhecida como saia e blusa, que no caso é o corpo do carro preto e o teto branco, depois aparece aquele sempre sorriso carregando um sujeito magrinho, as vezes com um cigarro na mão e as vezes com uma latinha de cerveja, agora cada vez mais difícil por causa da Lei Seca e então a simpatia completa o charme integrando simbióticmante os dois, homem e carro, formando uma espécie de Centauto, animal mitológico, metade homem, metade carro. Domina todos os assuntos mas quando se trata de carro antigo e DKW, aí ninguém segura.
ResponderExcluirAcho até que ele já devia ter uma coluna numa revista de carro como resenhista e consultor para reformas e restaurações. Tenho dito
Uma homenagem mais do que justa ao Fróes e seu impecável Belcar! Assino embaixo de tudo o que escreveram sobre ele nos comentários!
ResponderExcluirParabéns Fróes, uma de minhas referências para virar gente grande.
ResponderExcluirBelo texto e fotos.
Parabéns e beijo para Margarida, também responsável pela Catedral.
Abraço
Marco Antonio
EI FRÓES, PARABÉNS MEU AMIGO.
ResponderExcluirVOCÊ É UM PATRIMÔNIO VIVO DO ANTIGOMOBILISMO
NACIONAL.
OBRIGADO POR VOCÊ.
ANTÔNIO CARVALHO LIRA.
froes e lauria, parabéns pelo tema e pelo texto.
ResponderExcluiro froes é sucinto, prático e superior quanto trata do assunto restauração, relembrando as dificuldades que todos enfrentamos nesta messe, e aconselhando os novatos.
motor vemag a quase 6.000 rpm, raspando nos meio-fio dos circuitos da barra ou em brasília, exalando castrol r ? quem não sabe, ou era petiz ou panaca.
formidável. r nasser
Fróes, A comunidade Dekaweana o saúda por mais esse espaço conquistado, divulgando a história desta marca fascinante: A "pequena maravilha". O nome do anônimo é Vitor S. Pedro da Aldeia
ResponderExcluirAgradeço muito ao Lauria, pelo espaço aberto aqui, e a todos os amigos, antigos e novos, que se manifestaram tanto no blog, quanto por mensagens para meu email.
ResponderExcluirÉ bom ser amigo de vocês!
É bom ter e gostar de ter DKW!
Muito obrigado!
Roberto Fróes
rafroes@dkw.com.br
Companheiro em encontros e exposiçoes, colega de profissão, bom papo , sempre disposto a ajudar em minhas 1001 dúvidas por e-mail.
ResponderExcluirEu que ainda estou às voltas com a bomba de gasolina e o carburador de minha Vemaguet 67, para simplesmente fazê-la para andar, o que será o início de dura e árdua caminhada, imagino
o que este cara passou para ter um exemplar do gabarito que ele tem.
Me dá até medo do que ainda vou passar...
O Brasil tem em pessoas como ele guardiões da história e da memória da indústria automobilística nacional.
Fróes, parabéns pelo justo reconhecimento recebido e por mais uma mídia disposta a divulgar seu belo exemplar e seu conhecimento.
Grande abraço,
João Pelegrino
Roberto froes excelente exemplar raro de se ver beijos Gilma Celia(ARAXA-MG)....(amo_Koroa)
ResponderExcluirexcelente o amigo antigo, a matéria e o veículo,estando ligado aos jeeps, não deixo de admirar todos os carros antigos. um abraço. fernando barros de lima.
ResponderExcluirRoberto ! Parabéns pela matéria ! Ainda vamos nos conhecer pessoalmente ! Gde Abraço...
ResponderExcluir