O 63º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA), na Alemanha é o palco para a apresentação das maiores novidades de todas as marcas de automóveis mundiais. Uma sempre quer ter mais destaque que as outras. E no quesito destaque podemos dizer que a montadora alemã Mercedes-Benz fez "bonito" nesse ano. O que não faltaram foram novidades, entre carros superesportivos, familiares e elétricos. Sempre pensando na melgor forma de agradar o consumidor cada vez mais exigente e consciente. "Nenhuma outra fábrica de automóveis está tão bem posicionada em geral quando se trata de atender às expectativas dos clientes para a mobilidade individual, sustentável no futuro", afirma Dr. Dieter Zetsche, Chairman do Board of Management da Daimler AG e Chefe da Mercedes-Benz Automóveis. "Nossa meta é continuar sendo a força motriz das inovações da indústria automotiva. Com isso, continuamos a investir grandes somas em pesquisas e desenvolvimento. Dispomos da estratégia e tecnologia apropriada, e já temos um grande número de veículos fascinantes e amigáveis com o meio ambiente no mercado, atualmente".
Entre as novidades, algumas já foram apresentadas anteriormente aqui no blog CarPoint News podemos destacar os modelos de alta performance, como o novíssimo SLS AMG, o superesportivo remete ao antigo Gullwing - Asa de Gaivota - que fez muito sucesso em sua época de lançamento. O novo SLS possui um motor V8 AMG de 6,3 litros, com 571 cv de potência máxima, 650 Nm de torque e lubrificação com cárter seco. O propulsor faz conjunto com a transmissão automatizada com embreagem dupla de sete marchas; e o chassis esportivo com braço horizontal de suspensão dianteira duplo feito de alumínio. Tudo isso confere ao modelo uma alta performance com muita segurança e conforto. A distribuição de peso do SLS é de 47% na dianteira a 53% na parte traseira. O modelo "Gullwing" acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 317 km/h. O consumo combinado de combustível fica em 13,2 litros a cada 100 quilômetros. Outro que não deixa de ser um carro veloz é a nova E 63 AMG Estate, a "perua" possui um motor V8 AMG de 6,3 litros, que desenvolve 525 cv e acelera de zero a 100 km/h em 4,6 segundos. Seu porta-malas tem capacidade de 1.950 litros de carga. Enfim, um veículo que transmite desempenho de esportivo com estilo familiar.
A Mercedes-Benz também aproveitou para apresentar oficialmente a nova Classe E Estate. Como o sedan e o cupê, a nova station wagon exibe o mesmo desing e marca a estreia de uma quantidade de inovações técnicas como: a detecção de sonolência, até frenagem emergencial automática, quando é reconhecida a iminência de um acidente, além dos faróis altos com regulagem adaptável "Adaptive Highbeam Assist", suspensão a ar com autonivelamento na traseira entre muitas outras. Dr. Dieter Zetsche afirma: "A renovação da família Classe E - o 'coração' da marca Mercedes-Benz - não poderia ter ocorrido em uma época melhor. Seu sucesso demonstra que os valores da marca, tais como segurança e conforto extraordinários, combinados com elegância atemporal e máxima eficiência são particularmente atraentes, mesmo em tempos de turbulência econômica. A Classe E é assim uma embaixadora versátil e persuasiva da força inovadora da marca Mercedes-Benz."
Pensando sempre no meio-ambiente e no bem estar do ser humano a Mercedes-Benz chega com muitos veículos com zero emissões e motores híbridos. Dentre as novidades estão o SLS AMG eDrive, movido à eletricidade, com zero emissões. O veículo transforma a ideia de um potente superesportivo livre de emissões. A potência é fornecida por quatro motores elétricos, com pico máximo combinado em 392 kW e torque máximo de 880 Nm, que estão posicionados próximos às rodas. Uma transmissão por eixo imprime a força. Esse sistema inteligente de tração "all-wheel drive" permite uma transmissão de força otimizada sem as perdas por meio da vetorização de torque. Nem tão potente, mais eficiente estão o Vision S 500 Plug-in HYBRID, que tem consumo de 3,2 litros de gasolina a cada 100 quilômetros. O veículo é baseado na Série S e tem emissões de CO2 de somente 74 g /km de acordo com NEDC. O motor V6 à gasolina com injeção direta, um módulo híbrido com cerca de 44 kW/60 cv e uma bateria lítio-íon com mais de 10 kWh de capacidade de armazenamento, que pode ser recarregada nos postos de carga. O Vision S 500 Plug-in HYBRID acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos. Para as SUVs compactas a Mercedes-Benz é representada pela recém lançada família GLK. Com o GLK 250 CDI 4MATIC Blue Efficiency com "all-wheel drive" e o GLK 220 CDI BlueEFFICIENCY com tração traseira, totalizando agora seis versões. O GLK 250 CDI 4MATIC Blue EFFICIENCY está equipado com o motor diesel mais potente de quatro cilindros (150 kW/204 hp, 500 Nm), com tração permanente "all-wheel drive" e transmissão automática 7G-TRONIC. Ele acelera de zero a 100 km/h em 8,5 segundos rumo a sua velocidade máxima de 213 km/h. Abastecido a diesel, ele ainda exibe um consumo médio de combustível NEDC de somente 6,7 litros a cada 100 km. O GLK 220 CDI BlueEFFICIENCY de tração traseira consome ainda menos combustível - 6,0 l de diesel a cada 100 km. A versão é equipada com transmissão manual de seis velocidades. veículo de tração traseira vai de zero a 100 km/h em 8,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 205 km/h.
E para finalizar com chave de ouro, a montadora alemã apresenta um veículo totalmente movido a eletricidade que chega as lojas da marca, na Europa, antes do fim desse ano. Segundo a Mercedes o Classe B F-CELL, como será chamado, tem desempenho comparável a um motor à gasolina de 2.0 litros. O sistema de tração com zero emissões consome em energia o equivalente a 3,3 l de diesel a cada 100 km. o motor elétrico tem uma potência de 100 kW/136 cv e um torque máximo de 290 Nm. Ele possui autonomia de cerca de 400 km. Movido pela bateria elétrica com um motor de combustão. Com uma potência de 50 kW, o motor compacto movido à gasolina, de três cilindros turboalimentado foi instalado na região do eixo traseiro e pode carregar a bateria, enquanto o carro está sendo conduzido. A velocidade máxima é eletronicamente limitada a 150 km/h.
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