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Um dos principais mecanismos das motocicletas
Harley-Davidson é o conjunto de embreagem, que em sua função mais básica,
acopla e desacopla o câmbio ao motor, sendo um sistema mecânico básico e
essencial. As motos da marca norte-americana são únicas e contam com
singularidades técnicas, já que o conjunto da embreagem, na grande maioria das
motocicletas H-D, localiza-se no compartimento primário, separado do motor e do
câmbio, e a conexão ao motor é feita por meio de corrente.
As motocicletas Harley-Davidson contam com embreagens
hidráulicas que utilizam o fluído DOT 4, desenvolvido especialmente para as
necessidades técnicas e mecânicas desse sistema, e dos freios, em todos os
modelos. A marca reforça que diversos mecanismos sofrem desgaste natural com o
tempo e com a utilização, e deverão ser substituídos no momento correto, porém,
a adoção de cuidados na hora da pilotagem garante a vida útil prevista.
A H-DB, visando sempre divulgar as melhores práticas do
motociclismo seguro e para manter acesa a chama de união e amizade que só uma
marca única e de 115 anos de existência possui, alerta para alguns erros que
podem dar dor de cabeça aos proprietários, diminuir a vida útil e comprometer
diversos sistemas da motocicleta.
As peças que sofrem mais desgaste são, normalmente, os
discos e os chamados separadores, que trabalham em aderência constante quando
são acoplados, por meio do óleo lubrificante. Os processos de deterioração
podem acontecer por vícios de pilotagem como, por exemplo, o uso incorreto do
manete de embreagem em arrancadas bruscas, manter a embreagem acionada por
longos períodos durante as paradas com a motocicleta engatada ou conduzir e
parar em aclives íngremes, o que superaquece o sistema e diminui a fricção.
Também são fatores deteriorantes o uso de óleos lubrificantes com especificações
técnicas inadequadas para as motos H-D ou excesso de temperatura.
Os sintomas iniciais podem ser percebidos com a perda de
tração durante o acoplamento do conjunto de embreagem, ou seja, que o sistema
não transmita a rotação do motor ao câmbio e, consequentemente, a tração não
será transferida de forma adequada à roda traseira. A perda de força ou o não
desenvolvimento da motocicleta ao acelerar também são sinais de desgaste, além
da dificuldade na troca de marchas, principalmente nas primeiras.
Para a manutenção dos sistemas hidráulicos de embreagem são
utilizadas técnicas similares às da manutenção do sistema de freio, já que o
fluído deve ser inspecionado em relação ao nível do reservatório e a
substituição deve acontecer a cada dois anos. Para os sistemas mecânicos, a
manutenção inclui, também, a lubrificação do cabo de acionamento e ajuste do
parafuso de regulagem, de acordo com a folga especificada no manual de serviço
da H-D. Em ambos os casos, é necessária a substituição do óleo de todo o
conjunto primário a cada 16 mil quilômetros.
Mesmo que os clientes não façam as substituições
diretamente, é importante que saibam que a Harley-Davidson disponibiliza o óleo
lubrificante “SYN3 20W50–sintético”, que foi desenvolvido para trabahar nos
três compartimentos do conjunto de powertrain da motocicleta, ou seja, motor, primária
e câmbio. Esse óleo garante as propriedades adequadas para o perfeito
funcionamento dos sistemas, assegurando a redução de atrito no motor, a
aderência na embreagem e a resistência à alta pressão no câmbio.
Durante a revisão, é substituído o lubrificante do conjunto
primário, além de ajustado o parafuso de regulagem, lubrificado o cabo de
acionamento e ajustada a folga ideal da alavanca de acionamento, nos sistemas
mecânicos.
Portanto, a Harley-Davidson do Brasil incentiva todos os
proprietários a realizarem as manutenções periódicas de acordo com a descrição
da tabela de manutenção, que está no manual do proprietário. Também é
importante adotar procedimentos seguros para condução da motocicleta. Descartar
vícios de pilotagem e se atentar para uso constante da alavanca de embreagem ao
parar em semáforos são ações que também fazem a diferença, assim como evitar
“segurar” a motocicleta na embreagem em aclives ou arrancadas bruscas.
Para motocicletas de alto torque, como os modelos H-D,
participar de treinamentos de pilotagem e condução segura promovidos pelos
H.O.G.® Chapters podem ser grandes diferenciais para extrair o máximo
desempenho e durabilidade da motocicleta.
Fonte: Harley-Davidson
do Brasil - Printer Press Comunicação Corporativa
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