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O setor de motocicletas comemora o bom desempenho de
produção no primeiro trimestre do ano. De janeiro a março, as fabricantes de
motocicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) registraram avanço
no volume com 259.537 unidades, alta de 12,2% sobre o mesmo período de 2017,
quando foram fabricadas 231.381 motocicletas. Os dados são da ABRACICLO,
Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas,
Bicicletas e Similares.
O avanço da produção no acumulado dos três primeiros meses
de 2018 mostra, mais uma vez, que o segmento caminha rumo à retomada e reforça
a projeção de avanço de 5,9% no acumulado do ano. “Há tempos não começávamos um
ano com um horizonte tão positivo. Isto nos anima e nos deixa confiantes com
relação aos indicadores dos próximos meses”, diz Marcos Fermanian, presidente
da Abraciclo. Para o executivo, o cenário agora é de crescimento sustentável,
com os estoques controlados.
Além dos bons resultados do trimestre, a produção de
motocicletas também apresentou alta na comparação mensal: em março foram
produzidas 94.599 unidades, avanço de 14,8% sobre o mesmo mês do ano anterior
(82.416). Já na comparação com fevereiro (83.632), o crescimento foi de 13,1%.
Na análise das vendas para o atacado também houve aumento
nos três primeiros meses do ano com 234.003 unidades, alta de 8,4% sobre igual
período de 2017 (215.818). Na verificação isolada de março também houve
crescimento. Neste período foram repassadas às concessionárias 87.243
motocicletas, elevação de 8,5% sobre o mesmo mês do ano passado (80.372) e de
16,6% na comparação com fevereiro (74.793).
Entre as categorias mais comercializadas nos primeiros três
meses do ano, destaque para a Street que aparece no topo do ranking, com 51,2%
de participação (119.723 unidades); em segundo lugar está a Trail, com 22,1%
(51.624) e em terceiro a Motoneta, 14,1% (32.948). O Scooter ficou com a quarta
posição (15.386), o que representa participação de 6,6%. Em quinto lugar, aparece
a Naked com 5.589 unidades, o que corresponde a 2,4% do mercado.
Já na análise referente ao mês de março, Street tem 50,6% de
participação, com 44.168 unidades, depois aparece Trail com 21,4% (18.666),
Motoneta com 15,2% (13.245), Scooter com 6,6% (5.753) e Naked com 2,5%
(2.148).
Com base nos dados do Registro Nacional de Veículos
Automotores (Renavam), as vendas no varejo totalizaram 219.304 unidades no
primeiro trimestre do ano, o que demonstra aumento de 4% sobre as 210.970
motocicletas emplacadas no mesmo período de 2017. No desempenho isolado de
março houve uma redução de 4,3%: 79.320 unidades sobre as 82.879 licenciadas no
mesmo mês do ano passado. No entanto, na comparação com fevereiro (62.991)
houve alta de 25,9%.
As boas perspectivas estão baseadas principalmente no
desempenho das vendas diárias de motocicletas que no mês de março avançaram consideravelmente,
mesmo com menos dias úteis sobre fevereiro – 21 e 18, respectivamente. Foram
3.777 unidades, alta de 7,9% sobre o mês anterior (3.500) e de 4,8% sobre março
de 2017 (3.603) que totalizou 23 dias úteis.
As exportações apresentaram crescimento expressivo no
primeiro trimestre. No período foram enviadas para outros países 24.322
motocicletas, o que representa alta de 45,4% sobre o mesmo período de 2017
(16.732). Os principais destinos foram Argentina (18.436) e Austrália (1.258).
Somente no mês de março foram embarcadas 9.022 motos, alta de 66,5% sobre o
mesmo mês do ano passado (5.420) e de 31,4% sobre fevereiro (6.866).
Fonte: SD&PRESS
Consultoria
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