quarta-feira, 11 de abril de 2018

Veículos pesados poderão incorporar novo park assist desenvolvido por brasileiro


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 


Ela é considerada o maior desafio para quem está aprendendo a dirigir e é responsável por cerca de 70% das reprovações dos candidatos ao tentarem obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A baliza, mesmo para os habilitados, causa medo e os faz fugir quando diante de vagas mais apertadas. Por se sentirem, algumas vezes, pressionados pelo trânsito, e acharem que estão “embaçando” o fluxo de veículo, condutores acabam procurando lugar que não exija tanta destreza. 

Pesquisas no Brasil e no exterior revelam que, no mínimo, 30% dos motoristas habilitados apresentam muita dificuldade para fazer balizas. Uma discreta parcela da população, proprietária de veículos leves, contorna esse problema adquirindo carros novos que possuem tecnologias de estacionamento semiautomático complexas e caras. 

Se para motoristas de veículos leves a dificuldade é grande, imagine a execução dessa manobra com um veículo de mais de 15 metros e 6 toneladas.  É necessário permanecer em baixíssima velocidade, dominar bem os comandos de freio e embreagem, sinalizar tudo, sempre, e, se algo der errado, frear, parar o veículo e começar tudo de novo!

Para tornar as manobras de condutores de caminhões e ônibus mais ágil, segura e confortável o inventor de São Lourenço-MG, Paulo Gannam, usou tecnologias de sensoriamento existentes para criar um dispositivo inédito de assistência ao estacionamento. Além de facilitar a baliza, de tabela, protege pneus, rodas e calotas contra choques na calçada – em movimentos com e sem uso de ré. 
 

Ele explica: “À medida que o motorista for realizando a manobra, sensores localizados próximos das rodas vão lhe fornecer alerta visual, sonoro, e até instruções para a boa realização da baliza, tornando a execução livre de constrangimentos e dor de cabeça”.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.