sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Saiba onde comemorar o Dia Nacional do Fusca

 

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O carro mais carismático do mundo tem um dia para chamar de seu no Brasil. O próximo 20 de janeiro é dedicado ao Dia Nacional do Fusca, data que celebra a história do mais tradicional modelo da Volkswagen. Pelo Brasil, clubes e fãs, sempre apaixonados, comemoram o legado do ‘Besouro’ com encontros, ‘fusqueatas’ e muita festa.

Veja galeria de fotos do Volkswagen Fusca aqui

Veja as celebrações do Dia Nacional do Fusca em 2025:

Fusca Clube do Brasil

Data: 19 de janeiro de 2025, das 9h às 14h
Local: Av. Rotary, 624 (Shopping São Bernardo Plaza), São Bernardo do Campo, São Paulo
Atrações e informações: Exposição de carros, barracas de vendas de miniaturas, antiguidades, roupas e acessórios, praça de alimentação e sorteio de prêmios. Entrada gratuita. Estacionamento liberado mediante doação de 2 kg de alimentos.


Fusca Clube de Pedreira

Data: 18 de janeiro de 2025, a partir das 8h
Local: Av. Dr. Jorge Duprat Figueiredo, 137 (Nagoya Outlet Pedreira), Pedreira, São Paulo.
Atrações e informações: Exposição de carros, praça de alimentação, mercado de pulgas e shows. Entrega de kit de boas-vindas para os 300 primeiros veículos participantes. Entrada: um pacote de fralda geriátrica tamanho G (por veículo participante).
California Volks

Data: 19 de janeiro de 2025, a partir das 10h
Local: Rua Marcos Marcarian, 377 (VAT Rock Bar), Nova Aliança, Ribeirão Preto, São Paulo
Atrações e informações: Exposição de carros. Entrada gratuita.


Volkswagen Clube do Rio de Janeiro

Data: 20 de janeiro de 2025, às 9h30
Local: Rua Professor Eurico Rabelo (Saída do Maracanã, em frente ao Museu do Índio), Maracanã, Rio de Janeiro
Atrações e informações: ‘Fusqueata’ passará pelo Túnel Rebouças, Estrada Lagoa-Barra, Avenidas das Américas e terá dispersão na Linha Amarela.


Clube CAF (Clube de Amigos Fusqueiros - Belo Horizonte)

Data: 18 de janeiro de 2025, às 8h30
Local: Rod. BR 356, Km 4, s/n (Copasa Cercadinho/BH Shopping), Belo Horizonte, Minas Gerais
Atrações e informações: ‘Fusqueata’ em direção ao Milhão (Florestal). Em caso de chuva forte, o evento será cancelado.


Clube do Fusca de Poços de Caldas

Data: 19 de janeiro de 2025, às 9h
Local: Praça José Affonso Junqueira (atrás do Palace Hotel), Poços de Caldas, Minas Gerais
Atrações e informações: Exposição de carros.


DNF Curitiba

Data: 18 e 19 de janeiro de 2025, das 10h às 18h (sábado) e das 9h às 17h (domingo)
Local: R. Monsenhor Boleslau Falarz, 200 (Colégio Arquidiocesano), Curitiba, Paraná
Atrações e informações: Exposição de carros. Entrada de pedestres R$ 10/ Entrada para modelos em exposição R$ 80 (sábado) e R$ 60 (domingo)


Clube Antigos do Farol

Data: 19 de janeiro de 2025, concentração às 14h
Local: Praça da Bandeira, Aracajú, Sergipe
Atrações e informações: ‘Fusqueata’ em direção ao Kartódromo Emerson Fittipaldi (Orla do Atalaia).
 
Fusca: uma história que não tem fim

O Fusca iniciou as operações da Volkswagen no Brasil, em 1953, montado em um galpão no bairro do Ipiranga. Seu motor tinha 1.200 cm³. A partir de 1959 começou a ser fabricado no País, já na unidade Anchieta, até 1986. Durante todo esse período, o Volkswagen Sedan foi sempre equipado com diferentes versões do motor quatro-cilindros, refrigerado a ar – o câmbio foi sempre manual de quatro marchas e a tração, traseira. Primeiro, o motor passou de 1.200 cm³ para 1.300 cm³, a partir de 1967, com 45 cv brutos. Em seguida, ganhou a versão de 1.500 cm³, introduzida em 1970, com 52 cv brutos. A potência veio associada à bitola traseira 62 mm maior, o que alterou o porte do modelo e lhe rendeu o apelido de “Fuscão”. A versão de 1.600 cm³ viria em 1974, com dupla carburação, que rendia 65 cv brutos. Essa mudança veio acompanhada de aumento também na bitola dianteira, além de para-brisa maior, sistema de ventilação interna e pisca-alerta. Ao longo dos anos foram sendo introduzidas melhorias como a coluna de direção bipartida, duplo circuito de freios independentes e comando do limpador de para-brisa na coluna de direção (1977), volante de polipropileno texturizado e as lanternas traseiras grandes e arredondadas apelidadas de “Fafá” (1979), aquecimento interno e ignição eletrônica (1983), entre outras. O modelo teve também várias reestilizações e séries especiais, como a Prata, de 1979. Do original Volkswagen Sedan, o nome foi oficialmente substituído por Fusca em 1983. Em 1984, o modelo ganhou freios a disco na dianteira e passou a ser produzido apenas na versão 1.600 – no ano seguinte receberia versão 1.600 movida a etanol.

Sua produção foi retomada em 1993 e durou até 1996. Ao longo de toda a sua história, o Fusca teve mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil. E, até hoje, estima-se que 1,7 milhão de unidades do modelo circulem no País. 

Fonte: Equipe de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen Brasil.

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