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O carro mais carismático do mundo tem um dia para chamar de seu no
Brasil. O próximo 20 de janeiro é dedicado ao Dia Nacional do Fusca,
data que celebra a história do mais tradicional modelo da Volkswagen.
Pelo Brasil, clubes e fãs, sempre apaixonados, comemoram o legado do
‘Besouro’ com encontros, ‘fusqueatas’ e muita festa.
Veja galeria de fotos do Volkswagen Fusca aqui
Veja as celebrações do Dia Nacional do Fusca em 2025:
Fusca Clube do Brasil
Fusca Clube de Pedreira
Volkswagen Clube do Rio de Janeiro
Clube CAF (Clube de Amigos Fusqueiros - Belo Horizonte)
Clube do Fusca de Poços de Caldas
DNF Curitiba
Clube Antigos do Farol
O Fusca iniciou as operações da Volkswagen no Brasil, em 1953, montado em um galpão no bairro do Ipiranga. Seu motor tinha 1.200 cm³. A partir de 1959 começou a ser fabricado no País, já na unidade Anchieta, até 1986. Durante todo esse período, o Volkswagen Sedan foi sempre equipado com diferentes versões do motor quatro-cilindros, refrigerado a ar – o câmbio foi sempre manual de quatro marchas e a tração, traseira. Primeiro, o motor passou de 1.200 cm³ para 1.300 cm³, a partir de 1967, com 45 cv brutos. Em seguida, ganhou a versão de 1.500 cm³, introduzida em 1970, com 52 cv brutos. A potência veio associada à bitola traseira 62 mm maior, o que alterou o porte do modelo e lhe rendeu o apelido de “Fuscão”. A versão de 1.600 cm³ viria em 1974, com dupla carburação, que rendia 65 cv brutos. Essa mudança veio acompanhada de aumento também na bitola dianteira, além de para-brisa maior, sistema de ventilação interna e pisca-alerta. Ao longo dos anos foram sendo introduzidas melhorias como a coluna de direção bipartida, duplo circuito de freios independentes e comando do limpador de para-brisa na coluna de direção (1977), volante de polipropileno texturizado e as lanternas traseiras grandes e arredondadas apelidadas de “Fafá” (1979), aquecimento interno e ignição eletrônica (1983), entre outras. O modelo teve também várias reestilizações e séries especiais, como a Prata, de 1979. Do original Volkswagen Sedan, o nome foi oficialmente substituído por Fusca em 1983. Em 1984, o modelo ganhou freios a disco na dianteira e passou a ser produzido apenas na versão 1.600 – no ano seguinte receberia versão 1.600 movida a etanol.
Sua produção foi retomada em 1993 e durou até 1996. Ao longo de toda a sua história, o Fusca teve mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil. E, até hoje, estima-se que 1,7 milhão de unidades do modelo circulem no País.
Fonte: Equipe de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen Brasil.
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