segunda-feira, 25 de março de 2013
Fiat Lança ovo de Páscoa Fiat Collection
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Por www.fiatpress.com.br
A Fiat e a Top Cau se unem pelo segundo ano consecutivo para lançar um ovo de Páscoa inspirado em modelos da marca italiana. O ovo Fiat Collection integra a plataforma Fiat Toys, que busca estabelecer um relacionamento de forma lúdica e inovadora com o cliente final.
A edição especial de Páscoa é composta por um ovo de chocolate de 270g e uma miniatura de carro. Os consumidores poderão escolher entre os carros Bravo, Cinquecento, Novo Uno e Novo Punto, disponíveis em várias cores, incluindo amarelo, vermelho, verde e azul.
Produzido com chocolate ao leite, o ovo é recheado com bombons de cereja negra e é distribuído pela Top Cau. O produto está disponível nas lojas Americanas de todo o país e no portal Americanas.com. Preço sugerido de venda: R$ 29,99
Eurobike abre em Brasília a oitava loja da Porsche no Brasil
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Por Stuttgart Sportcar
A Porsche está chegando à sua sétima cidade no Brasil. No dia 2 de abril, será inaugurada a Eurobike Brasília, primeira concessionária Porsche na região Centro-Oeste do Brasil. A exibição do novo Cayman S, que começará a ser vendido no Brasil, será a grande atração nos primeiros dias de atividade da nova concessionária.
"Com a abertura da Eurobike em Brasília, concretizamos nosso plano de abrir uma concessionária Porsche para atender ao público do Centro-Oeste", afirma Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Sportcar. "É uma região com grande potencial para gerar novos negócios e agora estaremos próximos desse público." Atualmente, a Porsche tem endereços em São Paulo (dois), Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
Além de Brasília e arredores, a nova Eurobike deverá atender também aos clientes do estado de Goiás. Pelas projeções da Eurobike, há potencial para encerrar o ano de 2013 com 100 carros vendidos. Com 382 m² de área construída, a Eurobike Brasília será uma concessionária completa, com showroom, oficina e estoque de peças.
Eurobike Porsche Brasília
ST SGCV/Sul, Lote 09, 09 - Guará
Brasília-DF - CEP 71215-100
Telefone: (61) 3222-8000
Mais informações: www.porsche.com.br
Renault inaugura nova fábrica de veículos com investimentos de R$ 500 milhões
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Por Imprensa Renault
A inauguração da nova fábrica de veículos da Renault representa mais um importante passo na evolução da marca no mercado e reafirma o seu compromisso com o Paraná e com o Brasil. Nos últimos três anos, a Renault cresceu bem acima do mercado brasileiro e este resultado é fruto de uma estratégia baseada em três pilares: renovação e ampliação da gama de produtos; expansão da rede de concessionárias e aumento da capacidade produtiva. Trabalhando em três turnos desde maio de 2011, esta inauguração é fundamental para que a Renault atinja suas metas de produção e vendas e continue a crescer nos próximos anos.
A conclusão desse projeto, que resulta de investimentos de R$ 500 milhões e fazem parte de um plano total de R$ 1,5 bilhão para o período 2010-2015, representa o compromisso assumido pelo presidente mundial do Grupo Renault, Carlos Ghosn, em outubro de 2011, de ampliar a capacidade de produção do Complexo Ayrton Senna e gerar novos empregos. Este projeto faz parte do Programa Paraná Competitivo, uma iniciativa do governo do Estado do Paraná para incentivar os investimentos no setor produtivo da região.
A finalização da obra eleva a capacidade produtiva da Renault - do qual fazem parte as fábricas de automóveis, de comerciais leves e de motores - de 280.000 para 380.000 veículos por ano. A fábrica de automóveis, responsável pela produção dos modelos Duster, Sandero e Logan, aumenta a capacidade de produção de 220.000 para 320.000 unidades anuais. A fábrica de comerciais leves mantém sua capacidade em 60 mil veículos por ano.
A conquista de novos patamares de produção vem acompanhada também da geração de novos empregos. Desde 2011 foram abertos 1.200 novos postos de trabalho, que conta hoje com 6.500 colaboradores. Este número deverá continuar crescendo este ano, na medida em que o ritmo da produção aumentar para atender as demandas do mercado. Vale lembrar que o parque de fornecedores da Renault no Paraná também gera outros 25.000 empregos indiretos.
Todas as fases do processo produtivo foram contempladas pelos investimentos, tais como estamparia, carroceria, pintura, montagem, logística, bem como grande parte da infraestrutura interna do Complexo, como estacionamentos, restaurantes, ambulatório, entre outras áreas de suporte.
A área de Estamparia, onde se inicia o processo de fabricação, ganhou uma linha de cortes totalmente nova, com capacidade para 180 mil peças por mês. Sua função é cortar as bobinas de aço em chapas adequadas ao uso nas prensas. Sua inauguração aconteceu em meados de 2012.
Na área de Carroceria, área onde são unidas as peças estampadas que formam as carrocerias dos veículos, foram instalados 64 novos robôs e 295 pinças de solda, além de outros equipamentos. Entre eles, um dispositivo giratório de troca de ferramentas, cuja tecnologia permite a montagem das laterais de modelos diferentes no mesmo módulo de trabalho. Com isso, a nova linha pode operar com duas plataformas de veículos e quatro modelos diferentes.
O processo de Pintura é totalmente novo. A área ganhou 42 novos robôs, dos quais 24 destinados à aplicação de tintas e vernizes e outros 18 para aplicação da massa de vedação e antirruído nas carrocerias. Além disso, foi instalado mais um tanque de desengraxe das carrocerias e aumentado o de banho anticorrosão de 250 m³ para 280 m³.
A área destinada à Montagem, que representa a fase final do processo de produção, foi aumentada em 75%, ou seja, passou de 16.000 m² para 28.000 m², tornando-se, inclusive, uma das mais rápidas entre as unidades do Grupo Renault. Totalmente novo, o sistema de transporte aéreo de carrocerias conta agora com mais de 1 km de extensão. Foi instalado ainda um novo sistema de casamento do conjunto composto pelo motor, caixa de velocidades, escapamento, tanque de combustível e suspensão dianteira e traseira com a carroceria, gerando mais desempenho. A área ganhou também uma moderna linha de montagem de rodas com capacidade de 330 unidades /hora.
Para garantir a estocagem, controle e movimentação peças e componentes que abastecem as linhas de produção, foi necessária a construção de um Centro de Preparação Logística (CPL) totalmente novo. Com área de 35.000 m² e 12 metros de altura - equivalente a um prédio de 4 andares – o centro recebe peças e componentes de mais de 140 fornecedores, em um movimento médio diário de 200 caminhões e 25 contêineres.
As operações de movimentação de cargas dentro do Centro são realizadas por modernas empilhadeiras com câmeras de vídeo que permitem a visualização das prateleiras superiores e ainda realizam o gerenciamento da entrada e saída de peças enviando informações através de um sistema wi-fi. Com o controle automatizado das prateleiras é possível otimizar as operações de alimentação das linhas.
O projeto de expansão da capacidade de produção foi um verdadeiro desafio tecnológico. Construir “uma nova fábrica dentro da fábrica”, exigiu um trabalho de engenharia de alto nível e contou com a participação de mais de 120 empresas do Paraná e de outras regiões do Brasil, envolvendo cerca de 1.500 pessoas. Trata-se, portanto, de um projeto brasileiro, ousado e corajoso, jamais realizado em nenhuma outra fábrica da Renault no mundo e que contou com o que existe de melhor do know-how da Aliança Renault-Nissan.
“A conclusão dessa obra reafirma nosso compromisso de continuar investindo no Paraná e no Brasil, e também de oferecer produtos sempre renovados e concebidos ao estilo e ao gosto do consumidor brasileiro”, destaca Olivier Murguet, Presidente da Renault do Brasil.
Novos Cayman e Cayman S chegam às concessionárias em abril
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Por LetraNova Comunicação
Confira a nova tabela de preços para veículos Porsche, com a inclusão dos novos Cayman e Cayman S.
Boxster - R$ 299.000,00
Boxster S - R$ 379.000,00
Cayman - R$ 319.000,00
Cayman S- R$ 399.000,00
911 Carrera S Coupé - R$ 549.000,00
911 Carrera S Cabriolet - R$ 609.000,00
911 Carrera 4S - R$ 609.000,00
911 Carrera 4S Cabriolet - R$ 669.000,00
Cayenne V6 - R$ 299.000,00
Cayenne S - R$ 399.000,00
Cayenne GTS - R$ 499.000,00
Cayenne Turbo - R$ 599.000,00
Cayenne Turbo S - R$ 799.000,00
Panamera V6 - R$ 399.000,00
Panamera S - R$ 559.000,00
Panamera 4S - R$ 599.000,00
Panamera GTS - R$ 649.000,00
Panamera Turbo - R$ 769.000,00
Panamera Turbo S - R$ 949.000,00
Os valores acima são para "Pacote Brasil". Opcionais adicionados terão os respectivos valores acrescentados.
domingo, 24 de março de 2013
Volkswagen comemora 10º aniversário da tecnologia Total Flex
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Por Imprensa Volkswagen
A Volkswagen do Brasil comemora no dia 24 de março o décimo aniversário do lançamento do Gol Power 1.6 Total Flex, primeiro modelo no País capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção
A tecnologia que deu ao consumidor brasileiro liberdade de escolha e a possibilidade de optar pelo combustível mais econômico foi inteiramente desenvolvida no Brasil e é apontada internacionalmente como exemplo de contribuição da indústria automobilística à sustentabilidade e à preservação ambiental.
"O desenvolvimento do motor flexível foi uma grande revolução da indústria nos últimos anos, e a Volkswagen do Brasil se orgulha de mais esse pioneirismo. A empresa foi a primeira fabricante do Brasil a oferecer todos os seus modelos nacionais com motores Total Flex. As contínuas inovações retratam bem a trajetória de sucesso dos 60 anos da marca no Brasil", declara o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Atualmente, mais do que toda a sua gama de veículos nacionais com propulsores flexíveis, a Volkswagen oferece no mercado brasileiro modelos fabricados em outros países que utilizam motores Total Flex. O Jetta Comfortline 2.0 é importado do México e conta com motor Total Flex. O Space Cross, que é fabricado na Argentina, também conta com o motor 1.6 Total Flex.
Desde o lançamento do primeiro modelo Total Flex, a Volkswagen do Brasil já comercializou 4.786.110 veículos flexíveis (dados acumulados de março de 2003 a fevereiro de 2013). A marca dos 5 milhões deverá ser superada ainda no ano de 2013. A gama atual de motores Total Flex inclui versões com 1,0l, 1,4l, 1,6l e 2,0l de cilindrada.
Sucesso imediato
Desde que foi lançada, em março de 2003, a inovadora tecnologia Total Flex teve sucesso imediato. Três anos depois de chegar ao mercado, a tecnologia Total Flex já alcançava a marca dos 500 mil veículos comercializados no Brasil, marco atingido em março de 2006.
Já no ano seguinte, em maio de 2007, a Volkswagen comemorava o recorde de 1 milhão de veículos Total Flex vendidos. A marca do segundo milhão de modelos flexíveis comercializados no País foi registrada em fevereiro de 2009. Em agosto de 2010, a Volkswagen celebrou as 3 milhões de unidades com motores Total Flex vendidas no Brasil, e, em janeiro de 2012, chegou às 4 milhões de unidades.
O Gol, veículo mais produzido, vendido e exportado da história da indústria automotiva brasileira, acumula mais de 2,1 milhões de unidades comercializadas com o motor Total Flex, desde março de 2003 a fevereiro de 2013. O Fox, que estreou no Brasil o motor 1.0 Total Flex em outubro de 2003, ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades comercializadas, desde o seu lançamento.
Tecnologia avançada
A tecnologia que possibilita o uso de gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção utiliza parte dos componentes existentes nos carros movidos exclusivamente a gasolina. No sistema Total Flex, a composição do combustível é determinada pela análise dos gases do escapamento e, a partir dessa informação, o sistema de gerenciamento eletrônico do motor se adapta para proporcionar o melhor desempenho e o máximo de economia de combustível.
O sistema flexível tem um complexo desenvolvimento de software capaz de, em segundos, adaptar o motor ao combustível presente no tanque. A implantação do sistema Total Flex exigiu também a adaptação de vários componentes e sistemas, que precisaram ser protegidos da ação corrosiva do etanol. Entre eles figuram o tanque, bomba e condutos de combustível, válvulas e sedes de válvulas, bicos de injeção, velas de ignição, catalisador e sistema de escapamento.
Desde o seu lançamento, os motores Total Flex continuaram a ser desenvolvidos, visando sempre a maior eficiência energética e, consequentemente, a redução de emissões. O desenvolvimento da tecnologia eletrônica possibilitou a elevação da taxa de compressão, por exemplo, melhorando o desempenho quando o etanol é utilizado, sem prejudicar o funcionamento do motor apenas com gasolina. Esses aprimoramentos contínuos elevaram a potência do motor 1,6 litro Total Flex para até 104 cv (etanol).
Outro avanço da Volkswagen na tecnologia flexível foi a adoção do sistema de partida a frio sem necessidade de tanque auxiliar de gasolina, lançado em março de 2009, no modelo Polo E-Flex. Atualmente a tecnologia está presente no Polo BlueMotion.
Lançamento dos modelos Total Flex – cronologia
Março de 2003 - Gol Power 1.6 Total Flex (primeiro carro com motor flexível do Brasil)
Agosto de 2003 - Parati 1.6 e Saveiro 1.6 Total Flex
Outubro de 2003 - Fox 1.0 Total Flex (primeiro motor flex de 1,0 litro) e 1.6
Janeiro de 2005 - Polo Hatch e Sedan Total Flex 1.6 Total Flex
Fevereiro de 2005 - Gol, Parati e Saveiro 1.8 Total Flex
Março de 2005 - Gol 1.0 Total Flex
Abril de 2005 - CrossFox 1.6 Total Flex
Dezembro de 2005 - Kombi 1.4 Total Flex
Março de 2006 - Golf 1.6 Total Flex
Junho de 2008 - Golf 2.0 Total Flex
Outubro de 2008 - Polo GT e Polo Sedan 2.0 Total Flex
Março de 2009 - Polo E-Flex
Julho de 2009 - Bora 2.0 Total Flex
Abril de 2011 - Jetta 2.0 Total Flex
Julho de 2011 - Polo BlueMotion 1.6 E-Flex
Julho de 2012 – Novo Gol 1.0 e 1.6 Total Flex
Julho de 2012 – Novo Voyage 1.0 e 1.6 Total Flex
Evolução das vendas dos modelos Total Flex - cronologia
Março de 2006 - 500.000 de unidades vendidas
Maio de 2007 - 1.000.000 de unidades vendidas
Fevereiro de 2009 - 2.000.000 de unidades vendidas
Agosto de 2010 - 3.000.000 de unidades vendidas
Janeiro de 2012 - 4.000.000 de unidades vendidas
Confira o novo filme institucional que destaca as inovações trazidas pela Volkswagen em seus 60 anos de Brasil
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Por Imprensa Volkswagen
Em comemoração aos seus 60 anos de atividades no País, a Volkswagen do Brasil lança amanhã, dia 23 de março, a campanha "Volkswagen 60 Anos", criada pela AlmapBBDO. Com duas fases, ela começa com o filme "Inova Neymar", em versões de 30" e 60", que conta com a participação de Pelé, Rivellino, Cafu e Neymar Jr.
A campanha compara as inovações da Volkswagen e as do futebol brasileiro, partindo da época em que o Fusca, primeiro carro pequeno, econômico e popular foi lançado, até as últimas novidades tecnológicas dos modelos atuais da marca. O filme abre com uma cena antiga, na qual o motorista e sua família viajam por uma estrada dentro de um Fusca.
Em seguida, surge o jovem Pelé jogando pela seleção brasileira. A locução lembra que, quando a Volkswagen inovou lançando um carro pequeno, econômico e diferente dos outros, Pelé inovou sendo o jogador mais jovem a vestir a camisa da seleção. Entra em cena então o Passat da década de 70, o primeiro carro refrigerado a água da marca, e, em seguida, aparece Rivellino dando um "elástico", com um drible impressionante.
Na sequência, o comercial entra nos anos 2000 mostrando o Gol Total Flex e Cafu levantando o troféu em 2002, com a mensagem "100% Jardim Irene" na camiseta, o jeito mais popular de comemorar a vitória. O filme chega aos dias de hoje intercalando cenas de modelos atuais da Volkswagen, com seus equipamentos tecnológicos. Aparece então Neymar Jr., chegando ao gramado com ar preocupado e corta para a tribuna de honra onde está Pelé, como espectador ilustre, e que finaliza com uma mensagem bem humorada ao craque. O filme fecha com o logo comemorativo "Volkswagen. 60 anos de inovação no Brasil" e com a assinatura "Volkswagen é O Carro. Volkswagen é Das Auto".
Além do filme "Inova Neymar", também serão veiculados anúncios em página dupla e na web será lançado o novo brandchannel da Volkswagen no YouTube.
Bastidores do filme "Inova Neymar"
As gravações do filme "Inova Neymar", que celebra os 60 anos da Volkswagen no Brasil, foram realizadas no dia 5 de março, na cidade de Santos (SP). Durante a manhã, foram feitas as cenas dos carros na Ponta da Praia, no gramado da Orla e na Avenida Ana Costa. Já no período da tarde, as filmagens aconteceram em um galpão em Santos, onde foram montados vários cenários e filmadas as cenas com Pelé, Cafu e Neymar Jr.
O primeiro a gravar foi o Rei Pelé, para o qual foi recriada uma plateia VIP de um estádio de futebol. Ele contracenou com alguns figurantes que representavam os outros convidados especiais da partida. Entre as cenas, Pelé fez questão de atender aos pedidos dos figurantes que participavam da gravação, dando autógrafos e tirando fotos. Pelé fez questão de reforçar sua identificação com a marca. "Gosto muito dos carros da Volkswagen. Fui presenteado com muitos durante a minha carreira como artilheiro de campeonatos, Campeão do Mundo em 70, etc. Comprei alguns também, como a Kombi', disse o ex-jogador.
Na sequência, foram gravadas as cenas com Neymar Jr., que chegou ao set de filmagem depois de um dia de treino no Santos. Para a cena com o jogador, foi criado um túnel que levava para uma arquibancada cheia de torcedores. Era como se ele estivesse indo do vestiário para o campo em um jogo da Seleção.
"Inova Neymar" é o terceiro comercial da Volkswagen que o craque participa, mas, segundo o próprio jogador, atuar não é a sua "praia". "Atuar é complicado, mas estou começando a me acostumar com isso. A Volkswagen sempre me trata muito bem e sempre tratou, então, apesar de achar uma tarefa difícil, é sempre legal participar das gravações", confessa Neymar. O jogador, assim como Pelé, ressaltou a sua satisfação pelos modelos da marca: "São carros muito confortáveis e modernos, que toda pessoa gostaria de ter. Minha família inteira usa. É um prazer tê-los em minha garagem", disse o craque.
Finalmente, para a cena com o capitão da Seleção de 2002, Cafu, foi reproduzida a memorável cena em que ele levanta o troféu do Pentacampeonato do Brasil, imortalizando o amor pela esposa dizendo: "Regina, eu te amo". Na camisa de Cafu, estava escrito "100% Jardim Irene", assim como fez o ex-jogador, lembrando a sua origem humilde em um bairro da periferia da zona sul de São Paulo. Cafu usou a mesma camisa da cena original, que ele guarda com muito carinho desde então. "É uma honra participar deste comercial com Pelé e Neymar. São dois grandes craques que eu admiro muito", afirmou Cafu.
Volkswagen apresenta seus Embaixadores em coletiva de imprensa
Em coletiva de imprensa realizada em São Paulo, no dia 18 de março, o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, anunciou a nova estratégia de comunicação da empresa, na qual contará com um grande elenco de ícones do futebol: Pelé, Rivellino, Raí, Cafu e Lucas, que passam a formar o time de Embaixadores da Volkswagen, que já conta com o jogador Neymar Jr. desde 2012. No evento, estavam presentes Pelé, Rivellino, Raí e Cafu. Neymar Jr. e Lucas participaram por vídeo.
Além das cores do Brasil, o sexteto de craques também "vestirá" a "camisa" da marca, representando-a no dia a dia, utilizando os veículos da Volkswagen e participando de campanhas publicitárias e eventos. Os profissionais são "Os Caras" em suas épocas, que fizeram e fazem a diferença na vida dos brasileiros, assim como a Volkswagen é "O Carro" e faz história na indústria automobilística brasileira.
"É um grande orgulho contar com Embaixadores que marcaram e marcam a vida dos brasileiros da mesma forma que a Volkswagen fez e faz a diferença na indústria automobilística brasileira. Para que uma empresa mantenha seu sucesso é preciso sempre inovar, ter um time vencedor e trabalhar em equipe. Para isso, a Volkswagen do Brasil tem produtos atraentes e um time engajado, de 22,5 mil funcionários", diz o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Toda a estratégia foi desenvolvida em conjunto com a AlmapBBDO, agência de propaganda parceira da Volkswagen do Brasil.
Um dos Embaixadores que representa bem essa garra e força é o ex-jogador Rivellino, conhecido por seus dribles e sua "patada atômica", que marcaram os anos 70, mesma década em que a Volkswagen do Brasil construía sua fábrica na cidade de Taubaté (SP) e também já comemorava a marca de 1 milhão de carros produzidos no Brasil.
Quando o assunto é liderança, Cafu, jogador brasileiro que mais participou de Mundiais, é destaque. Disposição para liderar, encontrar novas oportunidades e dar suporte a um time vencedor são tarefas em comum entre o famoso capitão e a Volkswagen do Brasil. "É fantástico ser Embaixador de uma marca tão importante e admirada como a Volkswagen, assim como é um grande prestígio e honra compôr uma seleção de peso como esta", diz Cafu.
Já Raí, além de ser integrante da seleção campeã de 1994, também é reconhecido por seu compromisso com a responsabilidade social, sendo este também um dos diferenciais da marca que, há 33 anos, criou a Fundação Volkswagen, que só na última década já beneficiou mais de um milhão e duzentos mil alunos e 12 mil professores.
Outro Embaixador é Lucas, que faz parte da nova geração de craques, com atributos como jovialidade, energia, velocidade e habilidade. Ele foi uma das principais estrelas do time do São Paulo e se transferiu há pouco tempo para o Paris Saint-Germain, da França. É um caso de sucesso da exportação de talentos brasileiros, que reforça ainda mais o gosto dos estrangeiros pelos diferenciais brasileiros. Lucas é sucesso no exterior, assim como os carros da Volkswagen do Brasil.
Nessas seis décadas de estrada no País, a Volkswagen tem se esforçado "produto a produto", "serviço a serviço" para ter um lugar especial no coração de seus clientes, assim como Pelé, que sempre soube que para se manter no caminho certo é preciso ter disciplina. E de chegar ao topo e se manter no topo, o Rei Pelé entende, afinal ninguém é Rei por acaso. "Como brasileiro, me orgulho de ser Embaixador de uma marca como a Volkswagen, que nesses 60 anos de existência vem trazendo tantas inovações para milhões de famílias brasileiras. O meu negócio sempre foi fazer gol, assim como a Volkswagen. Eu sempre joguei em time vencedor", afirma Pelé.
Olhar para o passado é importante, mas a Volkswagen do Brasil também está de olho no futuro, tempo que mostra que é preciso ter ainda mais agilidade, criatividade e empolgação. Por este motivo, Neymar Jr. marca presença no time de craques, reafirmando sua parceria com a Volkswagen, já que o jogador é Embaixador da marca desde março de 2012. "É um orgulho fazer parte da família Volkswagen e poder representar uma marca tão importante. A gente tem uma afinidade muito grande", declara Neymar.
A importância de limpar as peças durante a instalação dos discos de freio O sistema de freio
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Por Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
O sistema de freio, composto por diversos componentes, entre eles, os discos de freios e pastilhas, merece atenção especial dos reparadores no momento da instalação. A limpeza, tanto das peças como das mãos de quem for instalar, é fundamental para que não ocorra a contaminação do sistema.
Uma das partes mais importantes do veículo por garantir a segurança de seus ocupantes, o sistema de freios precisa estar com a manutenção em dia. Por isso, os mecânicos devem ter especial atenção na hora da reparação. Pedal de freio, servo freio, cilindro mestre e de rodas, pinças, pastilhas, lonas e discos fazem parte do sistema, componentes que requerem cuidados na hora da instalação. “As faces de contato entre o disco de freio e o cubo de roda devem ser limpas com uma lixa de ferro ou escova de aço para remover qualquer sinal de oxidação ou rebarbas”, ressalta Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata. Segundo o técnico, o acúmulo de resíduos nesse local pode provocar vibrações ou pulsações no pedal durante a frenagem. Para remover a película protetora, os discos devem ser lavados com detergente neutro e água.
A pinça de freio não pode ficar pendurada pelo flexível. “Prenda-a com um gancho resistente para evitar danos no flexível e examine-a quanto a vazamento, o funcionamento dos êmbolos e o deslizamento dos pinos guias. Se identificar qualquer irregularidade substitua os componentes”, adverte. Silva recomenda também a troca de pastilhas quando ocorrer a substituição dos discos sempre com as mãos bem limpas durante a instalação para que não haja contaminação.
Risco de empenamento – Os riscos de empenamento no conjunto cubo/disco/rolamento podem ocorrer em caso de torque excessivo nos parafusos de roda, podendo resultar em trepidações ou pulsações no pedal durante a frenagem. O empeno máximo do disco/cubo/rolamento na linha leve não deve ser superior a 0.10 mm. "Caso esteja acima dessa medida, é necessário remover o disco, colocar a ponta do relógio comparador na borda do cubo, girar o cubo vagarosamente e fazer a leitura”, recomenda. Se for maior que 0,04 mm, pode ser que o cubo esteja empenado ou os rolamentos com folga excessiva. “Faça as substituições necessárias para a correção do problema antes de instalar os novos discos de freio”, afirma Silva. Ele lembra também que folgas entre os componentes da direção e suspensão, como os terminais axiais, podem provocar vibrações ou golpes no volante durante frenagens, induzindo o reparador a um diagnóstico incorreto de disco empenado.
Recomendação importante - Durante os primeiros 300 km, após a substituição das pastilhas e discos, os freios não devem ser acionados bruscamente (exceto em emergências). “Essa quilometragem é necessária para permitir o assentamento do material de atrito”, conclui.
General Motors inicia terceiro turno em Gravataí
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Por Imprensa GM do Brasil
A General Motors do Brasil confirmou o início do terceiro turno de trabalho na unidade de Gravataí para a próxima segunda-feira, dia 25/03. O anúncio foi feito ontem, quarta-feira (20/03/2013), durante visita do presidente da GM América do Sul e do Brasil, Jaime Ardila, ao Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag).
"A GM investiu R$ 5,3 bilhões no Brasil nos últimos cinco anos, renovando o portfolio de produtos da Chevrolet, modernizando e ampliando nossas fábricas. O Complexo Industrial de Gravataí é hoje o maior da América do Sul e o sucesso do Celta e do Onix nos permite antecipar uma trajetória vitoriosa para o novo Prisma, que acaba de ser lançado", destacou Ardila.
Segundo Ardila, a unidade da GM em Gravataí tem confirmado ao longo dos últimos doze anos sua vocação para o crescimento sustentável. "A operação industrial em Gravataí é modelo para a GM em todo o mundo. Estou muito satisfeito em anunciar o início do terceiro turno, que gerou 2.450 novos empregos, em uma demonstração inequívoca do nosso compromisso com o Brasil", destacou o executivo.
Investimentos em ampliação e novos empregos
Inaugurada em 20 de julho de 2000, a unidade recebeu somente nos últimos três anos investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão, visando não somente ampliação de sua capacidade instalada de produção - que passa de 230 mil unidades/ano para 380 mil unidades/ano – mas também a fabricação de uma nova família de veículos. No desenvolvimento dos modelos Onix e Prisma foram investidos mais R$ 600 milhões.
Com os investimentos, a fábrica da GM ampliou sua estrutura operacional em 74 mil novos metros quadrados, selecionando e qualificando 1.450 trabalhadores para novos postos de trabalho criados para atender o terceiro turno. De forma proporcional, as empresas 19 Sistemistas - fornecedores instalados nas dependências do Ciag - também foram responsáveis pela geração de outros mil novos empregos.
Atualmente a fábrica produz os modelos Chevrolet Onix, Prisma e Celta ao ritmo de 63 carros por hora, índice que a posiciona como a quarta fábrica mais produtiva da GM no mundo. Operando em três turnos, a fábrica atinge seu limite máximo de produção.
A Ford divulgou as metas de seus programas globais de sustentabilidade para os próximos anos
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Por Imprensa Ford
A Ford divulgou as metas de seus programas globais de sustentabilidade para os próximos anos, com reduções expressivas no consumo de água e energia, na emissão de gases de efeito estufa e volume de resíduos destinado a aterros. Para isso, diversas ações estão sendo desenvolvidas nas fábricas da empresa no Brasil e em todo o mundo.
Um dos objetivos da Ford é reduzir em 30% globalmente a quantidade de água utilizada por veículo produzido, de 2009 até 2015. No Brasil, os resultados tem sido expressivos nessa área: nos últimos cinco anos, houve uma redução de 23% no consumo absoluto e de 16% por veículo produzido, o que representa um total de 307 milhões de litros.
Outras metas globais da Ford são a redução de 30% na emissão de gases de efeito estufa nas fábricas, entre 2010 e 2025, e de 25% no consumo médio de energia por veículo produzido, entre 2011 e 2016. Já o volume de resíduos destinados a aterros deve cair 40%, para apenas 6 kg por veículo até 2016. No período de 2007 a 2011, esse número também foi reduzido 40%, de 17 kg para 10 kg por veículo.
Metas ambiciosas
Para atingir esses objetivos ambiciosos, o plano da Ford cobre todos os aspectos da produção. Ele envolve desde a parceria com fornecedores para o uso de embalagens ecológicas até o envolvimento dos empregados na redução do desperdício de alimentos nos refeitórios e outras iniciativas.
"A redução do desperdício é uma parte essencial da nossa estratégia para construir um sistema de manufatura de classe mundial", diz John Fleming, vice-presidente executivo de Relações Trabalhistas e Manufatura Global da Ford. "Com processos padronizados de redução do desperdício em nossas fábricas globais, estamos melhorando a qualidade de vida das comunidades onde atuamos."
Essa estratégia traz também resultados financeiros. Para se ter uma ideia, apenas com a reciclagem de sucata de metal nos Estados Unidos e Canadá a Ford obteve uma receita de US$225 milhões em 2012. O novo plano quinquenal de redução de desperdícios faz parte do compromisso da empresa com o conceito "Reduzir, reusar e reciclar", aplicado em todos os seus veículos e instalações.
A Ford continua a perseguir essas metas investindo na prevenção, redução, reuso e reciclagem de resíduos. Outras ações de médio prazo incluem:
- Identificar os cinco principais resíduos gerados em cada fábrica e desenvolver planos para sua redução, com acompanhamento dos resultados;
- Reduzir os resíduos aproveitando o Sistema de Produção Ford - um sistema de produção global disciplinado, flexível e continuamente aprimorado, com uma série de princípios para a manufatura eficiente;
- Melhorar os processos de separação de resíduos para facilitar o reuso e reciclagem;
- Investir em novas tecnologias para reduzir o desperdício, como a usinagem a seco; e
- Expandir os programas de gerenciamento de tipos específicos de resíduos, como partículas metálicas de usinagem e borra de tinta.
Loja virtual de consórcio de veículos no Facebook
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Por g6 Comunicação Corporativa
Sempre atento às inovações e em criar facilidades ao consumidor de consórcios, além de conquistar novos clientes que têm o seu dia a dia corrido, o Consórcio Tradição cria uma nova ferramenta para aquisição de bens, via Facebook. “Nossa expectativa é grande, pois o Brasil, segundo dados oficiais do próprio Facebook, é o país que mais cresce nesta rede social e até dezembro já contava com 67 milhões de usuários”, afirma Laércio Geronasso, diretor do Consórcio Tradição.
O Consórcio Tradição, que atua no mercado desde 2002, tem seus negócios focados no setor de motocicletas e automóveis. “Esta é a primeira loja virtual do segmento no mercado e esperamos atrair o público com a inovação, uma vez que esta modalidade de negócio vem crescendo nos últimos anos. Além disso, o consórcio é uma compra planejada e uma forma eficaz de poupar”, afirma o executivo.
Segundo Geronasso, para adquirir um bem por meio desta ferramenta, basta acessar o site www.consorciotradição.com.br, clicar no F (logo do Facebook) à direita da página e, a seguir, colocar login e senha do usuário do Facebook. O acesso do internauta também pode ser feito diretamente pelo Facebook, no endereço www.facebook.com/ConsorcioTradicao.
Na página do Consórcio Tradição, o usuário deverá clicar no ícone “Loja Virtual”, à direita. A partir daí, aparecerão diversos modelos de veículos. Posteriormente, é só escolher o modelo, clicar em “mais detalhes”, escolher o plano de pagamento e clicar em “Solicitar Contato”. Aparecerá uma ficha para preenchimento de dados que deverá ser enviada pelo internauta. Após o envio, um dos vendedores do Consórcio Tradição entrará em contato para fazer a negociação e concretizar o envio do contrato e boleto de pagamento para a residência do novo consorciado.
Preço do carro zero subiu 0,81 no bimestre
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Por Autoinforme
O mercado ainda não absorveu o aumento oficial dos carros provocados pelo retorno de 2% no IPI em janeiro. Estudo AutoInforme/Molicar que analisa o Preço de Verdade, isto é, o preço realmente praticado no mercado, mostrou que o carro zero subiu apenas 0,81% no primeiro bimestre, ou menos da metade do aumento oficial.
A maior parte desse aumento (índice de 0,79%) ocorreu em janeiro; em fevereiro o preço permaneceu estável (teve uma variação residual de 0,02%).
Apenas dez marcas tiveram aumento em fevereiro, entre elas, as três grandes: Fiat 0,07%, Volkswagen 0,10% e GM 0,41%. Sinal de que as empresas com maior poder de fogo conseguiram recuperar uma pequena parte do preço.
Mas grande parte das empresas sequer manteve o preço praticado em dezembro (veja tabela), casos da Ford e da Hyundai, que tiveram queda de 0,03%, da Toyota (-0,05%), Honda (-0,84%), Nissan (-1,30%) e Jeep (-2,49%).
A maioria (25 marcas) manteve o preço inalterado, um indicador de que a grande concorrência não está permitindo que as montadoras e importadoras repassem para o consumidor o aumento resultante da volta parcial do imposto.
Como apenas carros nacionais foram agraciados com a redução do IPI, são eles que mais sofrem, agora, o impacto do retorno do imposto, mesmo que parcial (em primeiro de abril haverá novo aumento de 2%).
Observe as listas dos carros que mais caíram de preço e os que mais subiram: em ambos os casos os importados são maioria; eles sofrem com mais intensidade variações de preço, enquanto os carros fabricados no Brasil, de grande volume, estão menos sujeitos às intempéries do mercado.
Equipe Mitsubishi Petrobras desvenda o Rally Dakar após anúncio do trajeto de 2014
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Por Assessoria de Imprensa Mitsubishi
O anúncio do calendário e trajeto do Rally Dakar 2014 fez com que a Equipe Mitsubishi Petrobras começasse a acelerar ainda mais fundo na preparação para sua próxima participação no maior rali do mundo. Pelo sexto ano consecutivo, a competição será em solo sul-americano.
"Acredito que o perfil do Rally Dakar mudará um pouco em relação à edição de 2013. Aparentemente, a maior parte do deserto estará no Chile, mas podemos ter menos areia do que tivemos este ano", avalia Guilherme Spinelli, piloto da Equipe Mitsubishi Petrobras.
A grande novidade do Rally Dakar 2014, que será realizado entre os dias 5 e 18 de janeiro, será a passagem pela Bolívia e não mais pelo Peru, que esteve presente na última edição. Além disso, a organização divulgou que Rosário, na Argentina, será o ponto de largada e Valparaíso, no Chile, o ponto de chegada.
"Não sabemos muita coisa ainda, mas, pelo desenho do mapa, a Argentina será o país em que teremos mais etapas. Já estamos pensando na logística para a competição, mas só definiremos o roteiro completo quando forem divulgadas todas as cidades", explica Guiga.
Equipe Mitsubishi Petrobras
Acompanhe de perto todas as novidades da Equipe Mitsubishi Petrobras com Guilherme Spinelli e Youssef Haddad no Rally Dakar:
Site: www.mitsubishipetrobras.com.br
Facebook: www.facebook.com/EquipeMitsubishiBrasil
Twitter: www.twitter.com/eqpmitsubishibr
YouTube: www.youtube.com/eqpmitsubishibr
MINI é o patrocinador oficial da expedição de Karina Oliani ao Everest
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Por Assessoria de Imprensa BMW Group Brasil
"MINI no Topo do Mundo" é a mais recente iniciativa da MINI Brasil, que consiste em patrocinar a expedição rumo à montanha mais alta do planeta pela aventureira Karina Oliani. A atleta, que já esteve por duas vezes na Cordilheira do Himalaia e já escalou 3 das 7 maiores montanhas do mundo (Elbrus, Kilimanjaro e Aconcágua), se prepara para a realização de um sonho e para a sua próxima aventura: ser a primeira brasileira a escalar o topo do Everest.
Sem a ajuda de um guia, apenas acompanhada por seu cinegrafista, Karina cumprirá 55 dias de expedição, a qual tem como um dos seus objetivos mostrar como os sherpas (habitantes locais adaptados às altitudes do Himalaia) sobrevivem às dificuldades e situações extremas da montanha.
A expedição "MINI no Topo do Mundo" será oficialmente apresentada à imprensa nesta quarte-feira, 20 de março, no Shopping Iguatemi. Na ocasião, a atleta e médica de formação contara sobre suas experiências anteriores nas montanhas do Himalaia e reforçará a sua parceria com a MINI Brasil.
Há 4 anos no país, a marca tornou-se referência no segmento de veículos compactos premium. A irreverência em sua comunicação, linguagem e iniciativas de suas ações de marketing possibilitam a sua participação em eventos relacionados à esportes radicais, moda, design, arquitetura e cultura. A campanha internacional atual da marca - intitulada „NOT NORMAL“ - é focada na celebração do espírito de criatividade, individualidade e espontaneidade que existe dentro de cada um.
Com base nessa premissa, MINI apoia projetos e pessoas com ideias e talentos inusitados, que explorem a criatividade, a personalidade, a liberdade, fugindo do convencional, ou seja, de tudo que e normal. Todas essas características correspondem também às sensações ao dirigir um MINI, um veiculo completo, compacto e personalizado de acordo com o gosto e necessidades dos seus clientes.
Assim como o MINI, a atleta Karina também faz uso do conceito "NOT NORMAL" em sua vida pessoal. Médica de formação, ela se arrisca nas hora livres, praticando esportes nada convencionais, que envolvem aventura e adrenalina, desde escaladas, MotoCross e paraquedismo a mergulho com animais exóticos e perigosos, como tubarões branco.
„Estamos muito contentes em patrocinar a expedição da Karina, pois acreditamos que esse estilo de vida faz parte do posicionamento da marca, além de transmitir perfeitamente o conceito da nossa mais nova campanha mundial „NOT NORMAL“ também para o nosso mercado nacional. Estamos confiantes e com grandes expectativas para ver a nossa bandeira MINI no topo da montanha mais alta do planeta! ", diz Paulo Manzano, Diretor da marca no Brasil.
sábado, 23 de março de 2013
Catalisador automotivo: eficiente na redução de poluentes
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Por Assessoria de Imprensa da Umicore
Um automóvel equipado com catalisador falso ou com a durabilidade comprometida emite 100% de gases poluentes no ar, ocasionando, desta forma, problemas de saúde para a população. Bronquite crônica, rinite alérgica, irritação nos olhos, espirros e sintomas semelhantes ao de um resfriado são alguns dos sintomas causados por esses poluentes, atacando diretamente o sistema respiratório da pessoa.
Com o objetivo de verificar o estado da frota e garantir a redução dos gases nocivos, foi criada a Inspeção Veicular, que hoje está restrita à cidade de SP, mas que deverá ser estendida às principais cidades do país a partir do ano que vem.
A Umicore, principal fabricante mundial de catalisadores automotivos do País, detém amplo know-how para produção destes equipamentos. Sendo um produto de alta tecnologia e de pouco conhecimento dos consumidores, a Umicore fornece as principais informações sobre o equipamento, desde o seu surgimento, evolução, cuidados, durabilidade, até a contribuição para a qualidade do ar e saúde da população.
Tecnologia
O catalisador está posicionado no sistema de exaustão do automóvel. Sua função é de extrema importância para o bom funcionamento do veículo e também para o meio ambiente, realizando a conversão de mais de 70% dos gases poluentes emitidos pelo motor em gases inofensivos para o ar e para a saúde da população.
O catalisador é montado dentro de uma cápsula de aço inox, conjunto que passa a ser conhecido como conversor catalítico. A localização no sistema de escape é a mais próxima possível da saída dos gases do motor. Em veículos produzidos antes de 2004, era mais comum a utilização do conversor catalítico no assoalho do veículo.
Evolução
A Umicore iniciou suas primeiras pesquisas sobre catalisadores nos anos 60. Na década seguinte, o governo norte-americano decretou uma lei que estipulava um limite das emissões de gases poluentes gerados pelos motores dos veículos. Para atender essas exigências, a empresa projetou o catalisador de oxidação para converter apenas monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos (HC) em gases não prejudiciais à atmosfera e à população.
No final da década de 70, surgiu uma nova restrição quanto à liberação de óxidos de nitrogênio (NOx) do sistema de escapamentos dos veículos. Isso levou a Umicore a desenvolver o catalisador de três vias (TWC), que recebe esse nome por tratar os três gases: CO, HC e NOx. Já nos anos 80, esse equipamento passou por uma evolução para atender às novas condições de motorização dos veículos, tornando-se mais resistente às altas temperaturas.
Catalisadores no Brasil
No início da década de 90, entrou em vigência a legislação de emissão de gases poluentes tornou-se mais rigorosa. A maioria dos carros começou a sair de fábrica equipada com o catalisador. Dentro deste contexto, a Umicore lançou dois tipos de catalisadores TWC específicos para o mercado brasileiro: para gasohol (gasolina com 22% de etanol) e para etanol. Esses equipamentos tinham características exclusivas para cada combustível. O TWC para o gasohol se destacou pela resistência contra o alto teor de enxofre no combustível da época, enquanto o TWC para etanol desenvolveu uma alta atividade para os aldeídos, componente de gás de escape formado, principalmente, durante a fase fria – logo após o início de funcionamento do motor.
Na segunda metade da década de 90, a Umicore trouxe para o Brasil uma tecnologia ainda mais moderna, desenvolvida para os mercados europeu e norte-americano: o TWC de dupla camada, onde os metais nobres foram segregados em duas camadas distintas. Dessa maneira, foi possível obter melhor estabilidade térmica, melhor nível de conversão dos gases poluentes em inofensivos, além da utilização de menores quantidades de metais nobres. Estes catalisadores já estavam aptos a serem instalados próximo ao coletor de exaustão dos veículos, onde a temperatura do gás é mais alta.
Com o advento dos veículos Flex Fuel, foi desenvolvida uma nova geração de catalisadores, capaz de atender as condições distintas de funcionamento do motor com os dois combustíveis. Usando as experiências do início dos anos 90, a Umicore conseguiu desenvolver tecnologias que apresentam alta atividade para os hidrocarbonetos e aldeídos, além de alta resistência contra o enxofre. A combinação das duas características é fundamental, pois atualmente os automóveis podem ser operados tanto com 100% de etanol quanto com 100% de gasohol.
Melhorias
Para atender às demandas atuais e futuras da indústria automobilística do Brasil e dos países da América do Sul, a Umicore anunciou em 2012 a ampliação de seu Centro Tecnológico de Emissões Veiculares, na cidade de Americana, interior de São Paulo. O objetivo da empresa é desenvolver, no Brasil, novas tecnologias que contribuam para redução da poluição atmosférica.
Durabilidade
O catalisador é projetado para ter a mesma durabilidade que o automóvel, desde que seja realizada a correta manutenção do veículo conforme descrito no plano de manutenção do fabricante. Durante a utilização do veículo, a peça pode ser danificada por impactos. Em geral, os catalisadores próximos ao motor estão mais protegidos. No entanto, no caso de peças posicionadas no assoalho, pode haver impacto em lombadas fora do padrão do DENATRAN, ou mesmo utilização em estradas de terra e mal conservadas. Isso pode comprometer permanentemente seu funcionamento. Neste caso, é necessária a substituição do equipamento. Barulhos no escapamento, como se houvesse nele uma peça solta, podem indicar que a cerâmica interna se desprendeu da carcaça metálica e o catalisador foi prejudicado. Além disso, a má conservação do carro e o abastecimento com combustível adulterado comprometem a eficiência e a durabilidade do catalisador.
Substâncias presentes no óleo lubrificante do motor, como Fósforo (P), Zinco (Zn), Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg), também podem afetar o catalisador. Essas substâncias, provenientes da queima do óleo lubrificante, ficam acumuladas na camada catalítica, encobrindo os metais nobres e comprometendo a eficiência do equipamento. Essa contaminação é irreversível, obrigando a troca do catalisador. Para que isso não aconteça, é fundamental utilizar o óleo lubrificante recomendado pelo fabricante do veículo e ficar atento a qualquer anormalidade no consumo de óleo.
Confira na tabela abaixo, os gases emitidos pelos carros sem catalisador, as consequências para a saúde e o resultado da catálise feita por um equipamento original.
Pósitron lança linha de automatizadores de vidro elétrico
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Por Assessoria de Imprensa da PST Electronics/ Pósitron
A Pósitron, marca da PST Electronics, líder em segurança automotiva e referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas em rastreamento e segurança eletrônica para imóveis, apresenta ao mercado automotivo a nova linha Pronnect de módulos automatizadores de vidros elétricos. Disponível para automóveis de duas ou quatro portas, com a opção de chicotes dedicados, a linha oferece os modelos Pronnect 240 e 440.
Os módulos Pronnect 240 e 440 têm por função principal automatizar os vidros elétricos através dos interruptores de vidros elétricos. O módulo 240 possibilita automatizar a subida e descida do vidro de uma porta ou apenas a subida dos vidros de duas portas; já o módulo 440 possibilita automatizar a subida e descida dos vidros de duas portas ou apenas a subida dos vidros de quatro portas.
Entre as características dos produtos, destaque para a configuração dos módulos via jumper, que facilita e agiliza a instalação, pois evita que o instalador realize diversos testes para habilitar ou desabilitar as funções. O alívio de pressão, que facilita o fechamento das portas diminuindo a resistência do ar dentro do veículo, é uma das funções disponíveis e configurada via jumper.
Outro diferencial da linha é a possibilidade do uso de chicotes dedicados no Pronnect 440. Estes chicotes facilitam ainda mais a instalação, pois são fornecidos com conectores originais do veículo, evitando cortes e emendas na fiação. Estão disponíveis para mais de 30 modelos de automóveis nacionais e importados e seguem os padrões de qualidade exigidos pelas montadoras.
Mais uma novidade desta linha é a flexibilidade na hora da comercialização. O lojista pode adquirir separadamente o módulo Pronnect 440, o chicote para veículos com interruptores de sinal ou ainda os chicotes dedicados. Com isso, o lojista tem a possibilidade de adquirir os itens da linha Pronnect de acordo com a necessidade de sua loja, mantendo um estoque mais enxuto, com menor investimento e sem perder nenhuma venda.
Além disso, o módulo Pronnect 440 é o único no mercado que conta com a exclusiva função botão remoto: basta instalar o módulo na porta do motorista para automatizar os vidros elétricos do automóvel, inclusive ao pressionar os interruptores das portas dos passageiros, tornando a instalação até quatro vezes mais rápida do que as disponíveis atualmente no mercado. Preservar a iluminação original do interruptor, sem a necessidade de configurar ou adicionar relês, é outra exclusividade deste modelo.
“Desenvolvemos ainda mais facilidades para o lojista e também para o instalador, já que os novos módulos da Pósitron possuem diferenciais como a comercialização flexível e instalação rápida, fácil e segura”, explica Fabio Favari, diretor de engenharia da PST Electronics.
Os módulos da linha Pronnect ainda contam com a tecnologia exclusiva PAN (Pósitron Area Network), que permite a comunicação entre todos os produtos da Pósitron instalados no veículo. Além de agregar funções, a instalação do segundo produto torna-se mais fácil e rápida.
Comercializados através das lojas de som e acessórios, o modelo 240, já com o chicote para veículos com interruptores de potência, tem preço sugerido de R$120,00. Já o modelo 440, também com o chicote de potência, sai por R$240,00.
Inadimplência na aquisição de veículos segue estável em 2013
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Por Assessoria de Imprensa da ANEF
Após o financiamento de veículos sofrer o impacto das medidas governamentais para incentivo do setor automotivo, a ANEF (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras) verificou queda de 0,6 % no saldo das carteiras de financiamento para a aquisição de veículos, passando de R$ 242,2 bilhões em dezembro de 2012 (CDC+Leasing - Pessoa Física e Pessoa Jurídica) para R$ 240,6 bilhões em janeiro de 2013. Na comparação com o mesmo período de 2012 (saldo de 245,6 bilhões) a redução foi de 2%.
Durante o mês de janeiro deste ano, a liberação de recursos para financiamento (CDC) foi de R$ 8,981 milhões, sendo R$ 7,709 milhões para Pessoa Física e R$ 1,272 milhões designados para Pessoa Jurídica. O total foi 12% menor do que o valor liberado durante o mês anterior (dezembro) e 1,1% menor que o mesmo período do ano passado (janeiro de 2012). O leasing teve apenas R$ 0,234 milhão liberados durante o mês, sendo R$ 0,050 milhão para PF e R$ 0,184 milhão para PJ.
Durante os primeiros trinta dias do ano as taxas médias de juros mantiveram-se estáveis. Assim como em dezembro de 2012, a ponderação média das taxas praticadas pelas associadas da ANEF manteve-se, durante o mês de janeiro, em 1,25% ao mês e 16,08% ao ano. “As montadoras oferecem taxas de juros em grande parte subsidiadas, atingindo melhores condições e valores mais competitivos, inclusive com a possibilidade, em algumas situações, de oferecer a opção da taxa zero”, explica Décio Carbonari.
As taxas praticadas pelos bancos de varejo apresentaram pequenas variações passando de 1,52% a.m. em dezembro para 1,57% ao mês em janeiro e de 19,8% ao ano para 20,5% ao ano, nos financiamentos (CDC) para pessoa física. Nos financiamentos oferecidos por estes mesmos bancos, para Pessoa Jurídica, a taxa média de juros foi de 1,18% a.m em dezembro e subiu para 1,23% em janeiro e de 15,1% ao ano para 15,8%. A Taxa Selic também se manteve estável, ficando em 0,58% a.m e 7,25% ao ano.
Planos e prazos de pagamento
Os planos máximos disponibilizados pelos bancos aos consumidores seguiram em 60 meses, durante os primeiros trinta dias deste ano, no entanto, o prazo médio das concessões foi de 43 meses. No mesmo período de 2012, este prazo médio era de 46 meses.
Inadimplência
A falta de pagamento de contratos de financiamento (CDC) acima de 90 dias, no caso de Pessoa Física, manteve-se estável em janeiro, ficando em 6,4%, enquanto nos contratos de leasing para PF a inadimplência cresceu 0,2 pontos percentuais no mês, chegando a 10,1%. A inadimplência entre pessoas jurídicas também se manteve praticamente estável, com uma pequena variação de +0,1p.p nos atrasos com mais de 90 dias para financiamentos (CDC), ficando em 4,5%, e mantendo-se igual ao mês de dezembro nos contratos de leasing, em 5%.
Pioneer mostra novos CD players para 2013
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Por Rodrigues & Freire Comunicação
A Pioneer do Brasil, líder mundial no segmento de som automotivo, apresenta de forma oficial sua Linha 2013 de CD players. No total, são quatro modelos com características exclusivas que prometem agradar a todos os gostos dos consumidores que poderão contar com um excelente custo-benefício e a já conhecida qualidade Pioneer.
· DEH-X8580BT
Grande destaque da linha 2013 de CD players Pioneer, o DEH-X8580BT é o mais completo entre os quatro primeiros lançamentos do ano, sendo especialmente desenhado para quem quer versatilidade.
O que chama atenção no modelo é a presença das principais tecnologias oferecidas pela Pioneer em seus produtos: MIXTRAX EZ que proporciona ouvir as músicas de uma lista sem interrupções e com diferentes efeitos sonoros (DJ) e visuais que vão transformar o ambiente no seu carro; Bluetooth para você fazer e receber chamadas telefônicas com segurança, sem precisar tirar as mãos do volante.
O DEH-X8580BT ainda reproduz músicas por meio de outros dispositivos como iPod, iPhone, pen-drives, smartphones com Android, cartão de memória SD, aparelhos com Bluetooth etc.
· DEH-X6580BT
A presença do Bluetooth é a principal funcionalidade do DEH-X6580BT que também conta com a tecnologia MIXTRAX™, exclusividade Pioneer para transformar qualquer automóvel equipado com os produtos da marca em uma verdadeira balada. Além da segurança pra receber suas chamadas telefônicas, também é possível ouvir suas músicas de modo muito simples e fácil utilizando esta tecnologia sem fio. O visual do DEH-X6580BT vai combinar perfeitamente com o interior do seu carro, já que ele possui milhares de tons de cores para iluminação dos botões e do display.
· DEH-X3580UI
O CD player DEH-X3580UI é o primeiro modelo da linha 2013 da PIONEER com a tecnologia MIXTRAX™. Ele traz uma ótima combinação de recursos, além de entrada USB para você curtir músicas do seu pen-drive ou mesmo do seu iPod/iPhone; entrada auxiliar; equalizador de 5 bandas para deixar o som a seu gosto, além de visual cheio de estilo com grande display e diversas cores de iluminação para combinar com o interior do seu veículo. O DEH-X3580UI possui conexões para você expandir seu sistema como 2 (duas) saídas RCA com controle para subwoofer e entrada para controle com fio.
· DEH-1580UB
Esse é o mais básico dos modelos, mas oferece entrada USB e auxiliar frontais, além de reproduzir os formatos de áudio MP3 e WMA. Por meio da entrada USB, é possível também conectar dispositivos Android™ compatíveis e curtir suas músicas. Ainda dá pra escolher a cor de iluminação dos botões do DEH-1580UB entre âmbar ou azul.
Os preços sugeridos para os novos CD players são:
· DEH-1580UB – R$ 299,00
· DEH-X3580UI – R$ 369,00
· DEX-X6580BT – R$ 489,00
· DEH-X8580BT - R$ 579,00
Para mais informações sobre a Pioneer, acesse www.pioneer.com.br ou entre em contato pelo SAC 0800-600-5725.
terça-feira, 19 de março de 2013
Chery promove carro completo em campanha online criada pela Agência Guapa
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Por Imprensa Chery
A campanha online para o lançamento do Chery Celer no Brasil já é sucesso. Em pouco tempo, o vídeo intitulado de “Chega de carro pelado” teve 450 mil visualizações e gerou inúmeros comentários na página da montadora no Youtube.
O vídeo apresenta uma discussão que acontece no momento em que o Chery Celer e um outro modelo param no semáforo e o dono do “carro pelado” inicia um duelo de rap em que cada um dos motoristas defende a sua montadora. A escolha por essa estratégia se deu após um estudo realizado em diferentes fóruns, nos quais foram claras as divergentes opiniões dos consumidores brasileiros. Enquanto uns defendem as grandes montadoras nacionais, outros as criticam pelos preços abusivos cobrados por itens opcionais.
Para Fred Rodrigues, sócio e diretor de criação da Agência Guapa, “apesar do humor evidente, existe uma verdade profunda, e é nesse ponto que o público se identifica”.
“O resultado mais importante foi a discussão que o comercial gerou nas redes sociais”, diz Rodrigues. Comentários como “Era tudo que eu sempre quis falar!”, mostrando a insatisfação dos consumidores com carros vendidos a preços altos mas com itens essenciais de conforto e segurança como opcionais. Além de comentários sobre o comercial, como “esse eu não pulo”, fazendo referência aos anúncios do Youtube.
O objetivo do vídeo é sensibilizar os jovens proprietários de veículos que procuram no próximo carro uma alternativa aos chamados "pelados", mas sem pagar mais por isso. “Os consumidores estão se divertindo com o filme e se sentindo representados pela campanha”, comenta o criativo.
Para ver o filme é só acessar: www.chegadecarropelado.com.br.
MINI comemora o British Day durante a semana de moda de São Paulo
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Por Assessoria de Imprensa BMW Group Brasil
Com intuito de celebrar o Reino Unido em meio a semana de moda de São Paulo, a marca britânica MINI - a primeira de veículos compactos premium do mundo - em parceria com as empresas British Airways, VisitBritain e Teresa Perez Tours, apoiará o coquetel de lançamento do site da revista Harper’s Bazaar Brasil que ocorre amanhã, 20 de março, às 20h30, no BarNúmero. O evento, que receberá em torno de 100 convidados, entre personalidades, celebridades, estilistas e modelos marcará a comemoração do lançamento do Site Harper’s Bazaar Brasil.
Para tornar a noite ainda mais especial, em forma de homenagem ao Reino Unido, os convidados VIPs chegarão à bordo dos modelos MINI Countryman - o mais espaçoso integrante da gama de produtos MINI, o qual mantém o design e o DNA da marca com estilo e qualidade superiores. Os veículos serão personalizados com a identidade visual da campanha.
A parceria MINI x British Airways não poderia ser mais acertiva, uma vez que as duas marcas são de origem britânicas com histórico de extrema proximidade com a capital inglesa. Vale lembrar que em 2012 MINI foi o parceiro automotivo oficial dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres e, como se não bastasse tal iniciativa, neste mês de março, a fábrica MINI em Oxford deu início às celebrações em comemoração aos 100 anos de fabricação de veículos. A fábrica emprega hoje 3.700 associados os quais fabricam até 900 unidades da marca diariamente, contribuindo para um total de mais de 11,65 milhões de MINI produzidos desde 1913.
Falta de revisão do sistema refrigeração pode trazer sérios danos ao motor
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Por INÉDITA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA PARA REDES DE FRANQUIAS
Muitos motoristas já ouviram falar, mas poucos se lembram dele antes que o motor esquente demais e o carro pare de funcionar. O sistema de refrigeração, ou arrefecimento, do carro necessita de cuidados e manutenção constantes. Veja as dicas que Oficina Brasil – maior rede de franquias de serviços automotivos – traz para que você não fique empenhado no meio do caminho com um motor fervendo embaixo do capô.
Responsável pelo controle térmico do motor, o sistema de refrigeração ou arrefecimento funciona através de uma quantidade de água misturada a um aditivo especial que percorre tubulações internas no motor e o resfriam mantendo a temperatura adequada de funcionamento. Os principais componentes são o radiador, mangueiras, ventoinha, sensores, válvula termostática e o próprio liquido que é formado por água+aditivo.
Conforme Antonio César Costa, consultor técnico da Oficina Brasil, o sistema de arrefecimento necessita alguns cuidados, como verificação periódica do nível do liquido – lembrando que esse liquida tem naturalmente seu volume diminuído com o uso normal do veículo – completando quando necessário. Além disso, a limpeza e troca do liquido deve ser feita de tempos em tempos, sempre seguindo orientação do fabricante do veículo especificado no manual do proprietário.
“Não tomar esses cuidados gera falta de liquido no sistema e pode acarretar um superaquecimento do motor que entre outros danos pode causar desde queima de junta até empenamento do cabeçote”, alerta Antonio Cesar.
O ideal é que semanalmente seja verificado o nível da água do sistema. Caso haja uma redução substancial o motorista deve procurar imediatamente uma oficina, pois este é o indicativo de problemas no sistema. Se o nível se mantiver relativamente estável, então basta uma limpeza e substituição do liquido do arrefecimento a cada 2 anos.
“Essa limpeza custa em média R$150. Um custo muito pequeno perto de uma retífica de cabeçote, que não sairia por menos de R$380,00 + juntas + mão de obra, caso o carro venha a superaquecer”, diz o consultor.
Outra dica importante é a verificação do estado das mangueiras e o uso do aditivo correto no sistema. Todas essas medidas simples são essenciais para garantir a tranquilidade do motorista. Os carros refrigerados a ar, caso dos fusquinhas e outros “antigos”, quase não necessitam de manutenção, mas estão em extinção hoje em dia, pois a refrigeração a água é muito mais eficiente.
Saiba mais sobre a Oficina Brasil
A Oficina Brasil possui 54 unidades espalhadas em diversas regiões é especializada em manutenção de todos os itens da parte de baixo do automóvel (escapamentos, amortecedores, freios, alinhamento e balanceamento, sistema de ar, injeção eletrônica, arrefecimento, suspensão, direção, pneus, troca de óleo, etc.) e dispõe em suas unidades de um ambiente de oficina diferenciado, com recepção climatizada, cyber café, espaço para leitura com mini-biblioteca e TV com programação variada e filmes. O objetivo é oferecer aos clientes momentos de descontração durante a espera pelo reparo do automóvel.
Para agendar uma revisão gratuita, basta ligar para 0800 19 9977 ou acessar: www.redeoficinabrasil.com.br
ATENÇÃO: Antonio Cesar Costa, consultor técnico da Oficina Brasil está à disposição para entrevistas.
DSW Automotive vai produzir acessórios automotivos no Brasil
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Por g6 Comunicação Corporativa
A Waypartners do Brasil, que completa 10 anos de atuação em 2013, está investindo R$ 7 milhões no biênio 2012/2013 para construir duas fábricas - em Manaus (AM) e Mauá (SP) - no mercado nacional para atender suas três unidades de negócios: DSW Electric, DSW Industrial e DSW Automotive. A partir de 2014, a unidade de Manaus fabricará, entre outros produtos, artigos voltados para o segmento automotivo da marca DSW Automotive, incluindo receptores para TV digital veicular e encostos de cabeça com tela de LCD incorporados – itens que já são comercializados pela DSW Automotive no mercado brasileiro hoje em dia com muito sucesso.
Criada em julho de 2008, a DSW Automotive é especializada no desenvolvimento e importação de acessórios para o segmento automotivo. A marca comercializa DVDs Players, Rádios MP3, Centrais Multimídia, Receptores de TV digital, Monitores de LCD, Encostos de Cabeça, Monitores de Teto, Retrovisores com Monitor, Sensores e Câmeras de Estacionamento e Motores para Vidro Elétrico. A marca está disponível em cerca de 5.000 instaladores de acessórios automotivos em todo o País.
A primeira linha de produção, que entrou em operação em 1º de fevereiro deste ano, está instalada em Mauá, no Grande ABC (SP), e já monta vários componentes para a DSW Electric e a DSW Industrial – incluindo itens como reatores, transformadores com núcleo ferrite (indutores), cabos e fios elétricos e protetores térmicos. Esta produção será ampliada e diversificada nos próximos meses. Em abril, a unidade começará a fabricar reatores de alta pressão (para uso em lâmpadas de vapor de alta pressão) e luminárias fluorescentes e, a partir de maio, capacitores. A fábrica de Mauá conta com 1.000 m² de área construída e emprega cerca de 40 trabalhadores. Atualmente, neste começo de produção, a unidade fabrica, mensalmente, cerca de 70.000 reatores eletrônicos e 250.000 transformadores, enquanto a fabricação dos demais itens (protetores térmicos, cabos e fios elétricos) está sendo iniciada.
A unidade de Manaus está na fase final de ajustes e deverá ser inaugurada em maio, com área construída de 2.000 m² e, a princípio, perto de 35 funcionários. No local serão fabricados, neste ano, alguns componentes idênticos aos montados em Mauá, como os transformadores com núcleo ferrite, reatores eletrônicos, protetores térmicos e, a partir do segundo semestre deste ano, capacitores. Em 2014, começará a produção da linha DSW Automotive no local. “Com a fabricação local, em Mauá e Manaus, nosso objetivo é ampliar significativamente nossa atuação no mercado brasileiro, com maior variedade de produtos e preços extremamente competitivos”, afirma Pedro Pastorelli, diretor da Waypartners do Brasil. Com as duas unidades de produção, a empresa planeja dobrar seu faturamento neste ano e dobrar novamente em 2014.
A produção das duas novas fábricas deverá ser ampliada significativamente nos próximos meses. No final de 2014, a meta da empresa é atingir um volume mensal, nas duas unidades, em torno de 300.000 reatores eletrônicos, 30.000 reatores de alta pressão, 50.000 luminárias e perto de 2 milhões de indutores. Para tanto, os funcionários nas duas linhas deverão dobrar até dezembro deste ano, chegando a cerca de 160 profissionais em Mauá e Manaus. A partir de 2015, com a produção consolidada, a Waypartners do Brasil deverá dar início à exportação de alguns componentes produzidos em Manaus, como capacitores, para os mercados da Venezuela e Colômbia. “Esta exportação faz parte do nosso planejamento estratégico”, acrescenta Pastorelli. Para o mercado brasileiro, a empresa também continuará com as suas importações. “Todos os produtos que passam a ser produzidos pela empresa no País não eram importados. Os itens que vinham sendo importados da China até agora, como os inúmeros componentes voltados para a indústria eletro-eletrônica, continuarão a ser trazidos normalmente”, explica o diretor.
segunda-feira, 18 de março de 2013
GP da Austrália de F1: Renault vence com equipe Lotus e Kimi Raikkonen
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Por Sala de Imprensa Renault
Equipada com motor Renault, a Equipe Lotus de F1 do piloto finlandês Kimi Raikkonen, venceu a primeira corrida da temporada de 2013 após um GP da Austrália bastante disputado. O Campeão do Mundo de 2007 largou na 7a posição no grid de largada e adotou uma estratégia de paradas nos boxes para construir sua vitória, diferentes dos concorrentes, obtida com mais de 12 s. da vantagem sobre a Ferrari de Fernando Alonso. O atual Campeão do Mundo, Sebastian Vettel, conduziu seu Red Bull Racing ao terceiro degrau do pódio, permitindo que a Renault tivesse dois de seus pilotos entre os três primeiros colocados.
Raikkonen pulou para a 5a posição logo após a largada, parando na 9a volta para mudar para pneus slick ‘médios’. Em seguida, fez um longo percurso com este jogo de pneus, sem se incomodar com as leves pancadas de chuva. Permanecendo na pista por mais tempo que seus adversários diretos, o finlandês só voltou aos boxes na 34a volta. Alonso, Hamilton, Massa e Vettel tiveram que fazer mais uma parada, e esta estratégia permitiu que Raikkonen tomasse a dianteira.
Tendo largado na pole position, Sebastian Vettel liderou a corrida durante as primeiras voltas, antes de também trocar rapidamente para os pneus ‘médios’. O alemão brigou com Sutil, Hamilton e Massa e acabou conquistando o terceiro degrau do pódio. Seu companheiro de equipe Mark Webber fez uma largada modesta. Devido a um KERS que funcionava de maneira intermitente, o australiano terminou em sexto, graças a um sólido final de corrida.
Romain Grosjean (Equipe Lotus de F1) levou o quarto monoposto com motor Renault a obter pontos, ficando entre os 10 primeiros. A Equipe Williams de F1 teve uma corrida mais difícil: Valtteri Bottas terminou seu primeiro GP na 14a posição, enquanto que Pastor Maldonado abandonou na 24a volta após uma derrapagem. Charles Pic e Giedo van der Garde, os pilotos novatos da Equipe Caterham de F1, terminaram a prova em 16o e 18o lugares.
Raikkonen lidera o Campeonato Mundial de Pilotos, enquanto que a Equipe Lotus de F1 ocupa a segunda posição na classificação de Construtores, atrás da Ferrari, com 26 pontos. A Infiniti Red Bull Racing está em terceiro.