quinta-feira, 31 de julho de 2025

Volante desalinhado pode indicar falhas na suspensão e direção

 

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O volante é o elo entre o motorista e o veículo. Por meio dele, o condutor recebe e percebe os sinais emitidos pelo contato das rodas com o asfalto, o que permite uma condução estável e segura. Para que isso ocorra, é fundamental que o sistema de direção esteja devidamente alinhado, garantindo que as rodas estejam na posição correta e possibilitando um controle preciso e seguro. Quando esse alinhamento não é mantido, surgem problemas que comprometem o conforto, a eficiência e, principalmente, a segurança ao dirigir. Para esclarecer esse tema, a DRiV™, líder global no mercado de reposição automotiva, apresenta informações relevantes por meio do supervisor de treinamento técnico, Juliano Caretta.

O desalinhamento do volante é percebido visualmente, quando se nota que, para seguir em linha reta, é necessário mantê-lo levemente virado para a direita ou esquerda. Em alguns casos, também é possível sentir o veículo “puxar” para um dos lados, forçando o motorista a “brigar” com a direção para manter o trajeto. Essas situações, além de anormais, indicam possíveis falhas no sistema de suspensão, direção ou nas rodas, que devem ser verificadas assim que percebidas. “Mesmo que o carro não puxe para os lados, um volante desalinhado pode ser sinal de que o alinhamento das rodas está incorreto”, explica Caretta. 

Segundo ele, as causas do problema vão desde o desgaste irregular dos pneus até falhas na caixa de direção. Ignorar o desalinhamento pode agravar a situação e gerar prejuízos maiores. “Às vezes, basta calibrar corretamente os pneus. Em outros casos, é necessário buscar a avaliação de um profissional. Quanto antes a causa for identificada, melhor”, completa. 

Dirigir com o volante desalinhado, além de desconfortável, pode causar danos a diversos componentes do veículo. A depender da gravidade, o esforço extra sobre as peças da suspensão pode gerar folgas nos terminais de direção, desgaste prematuro em buchas e pivôs e comprometer a eficiência e a durabilidade desses itens. Outros componentes, como amortecedores, caixa de direção e os próprios pneus, também sofrem com a condição e podem ter sua vida útil reduzida. Além disso, a segurança da condução fica comprometida, especialmente em velocidades elevadas ou em manobras de emergência, com instabilidade em curvas ou frenagens bruscas. 

7 eventos de carros e motos agitam o mês de agosto no Complexo Dream Car de São Roque (SP)

 

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Fiat, Renault, Peugeot e Citroën, Puma e Mustang: pelo menos 7 eventos automotivos agitam o Complexo Dream Car de São Roque durante o mês de agosto (confira a lista completa abaixo). Os encontros têm visitação gratuita e ocorrem das 9 às 18 horas no estacionamento do maior polo de entretenimento de carros antigos do Brasil, distante apenas 60 km de São Paulo.

Neste domingo (3/8), o destaque será o 5º evento anual do Fiat Nation, que deverá reunir 600 veículos de 25 diferentes clubes da marca italiana. Participarão modelos raros nacionais e importados, fabricados em diversas décadas. O objetivo é reunir os amantes da Fiat, estimular novos entusiastas e dar sequência ao legado e à história da marca no Brasil. “Este é o segundo encontro que realizamos no Complexo Dream Car, que foi escolhido pela temática de carros, por sua ótima infraestrutura e pela excelente localização geográfica”, explica o organizador do evento, Juliano Carvalho da Silva, que também é presidente do clube “Só Fiat Uno”, considerado maior clube de Fiat do mundo, reconhecido pela montadora e conhecido internacionalmente. Informações adicionais sobre o encontro do Fiat Nation podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 98431-8947 ou Instagram @fiatnation.oficial.

Durante o evento, os participantes podem aproveitar para conhecer os 165 veículos do acervo do Dream Car Museum, curtir bons momentos no shopping (composto por 23 lojas e restaurantes), no parque de diversões temático e no kartódromo de nível internacional. Além disso, todos os finais de semana ocorrem a Carona Radical e apresentações gratuitas de drift. Na Volta dos Sonhos, os fãs têm a oportunidade de dirigir Ferrari, Porsche, Camaro e o 100% elétrico Tesla Cybertruck. Informações adicionais sobre o Complexo Dream Car podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 3090-9147 ou pelo site www.dreamcarmuseu.com.br, onde é possível comprar ingressos com desconto. Siga o complexo no Instagram: @dreamcarsaoroque. 

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Lia Maria Aguiar é imortalizada no Hall da Fama da FIVA

 

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A Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA - Fédération Internationale des Véhicules Anciens), por meio de sua representante no Brasil, a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FIBA), acaba de anunciar a mais nova integrante de seu internacional Heritage Hall of Fame: Lia Maria Aguiar. É a primeira mulher brasileira a receber essa honraria global, pelo seu compromisso com a preservação do patrimônio antigomobilista.

 

Segundo o anúncio da FIVA, “a conquista é um reconhecimento direto ao seu audacioso projeto em Campos do Jordão (SP), onde construiu o CARDE | Arte Design Museu, maior museu antigomobilista da América Latina”. É um marco histórico para o Brasil. Apenas três brasileiros agora compõem essa seleta lista, também formada por Og Pozzoli e Roberto Suga, dois ícones reconhecidos pela sua relevância na preservação da memória antigomobilista.

 

“O CARDE é muito especial para mim. É uma viagem no tempo, que me faz revisitar minha própria história, desde menina. O CARDE tem uma capacidade incrível de despertar as memórias afetivas. É um museu que nos inspira a relembrar os momentos felizes”, afirma Lia Maria Aguiar, presidente da Fundação que leva seu nome.

 

CARDE é parte da Fundação Lia Maria Aguiar

Jeep Compass chega à marca de 500 mil unidades vendidas no Brasil

 

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O Jeep Compass, produzido no Brasil, chegou ao mercado em setembro de 2016 e, desde o seu lançamento, trilhou um caminho de sucesso e se tornou uma referência entre os SUVs no país. Líder desde que foi lançado, o Compass sempre entregou ótimo desempenho, tanto nas pistas - dentro e fora da estrada, quanto nas vendas. E agora, o modelo acaba de conquistar mais um marco, que demonstra toda a sua força comercial no país: ultrapassou 500 mil unidades vendidas no Brasil. 

“Falar do Jeep Compass é maravilhoso. Um modelo inovador e que sempre evoluiu para agradar cada vez mais os clientes brasileiros. No ano passado, o Compass ficou ainda melhor porque aprimoramos seu design, sofisticação e tecnologia, e entregamos muito mais performance com o motor Hurricane de 272 cv de potência.”, afirmou Hugo Domingues, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul. “Superar as 500 mil unidades vendidas no Brasil não é uma tarefa para qualquer SUV! Isso mostra como o Compass ainda é uma referência no mercado brasileiro”, completou Hugo. 

Constantemente na liderança do segmento, o Jeep Compass também figura de forma recorrente entre os Top 10 veículos mais vendidos no mercado nacional. Além de toda sua tecnologia, performance e capacidade, o Jeep Compass também oferece 5 anos de garantia aos clientes. O modelo se destaca também nas premiações da imprensa especializada, sendo um verdadeiro sucesso entre a crítica automotiva desde o seu lançamento. 

Fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), o modelo é exportado para diversos países da América Latina, sendo protagonista da indústria brasileira em outros mercados. 

Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?

 

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A escolha de um carro envolve diversos critérios, e entre os principais está o desempenho. É ele que influencia fatores como consumo, emissões e performance. Dois conceitos fundamentais para entender essas variáveis, e que frequentemente geram dúvidas, são potência e torque. Embora frequentemente mencionadas juntas, essas grandezas são distintas e exercem funções complementares no funcionamento do motor. Saber diferenciá-las é essencial para escolher o veículo mais adequado às suas necessidades. Marlon Silva, coordenador técnico da TAKAO, marca de componentes para motor comercializada exclusivamente pela Goop Distribuidora e referência no mercado de reparação automotiva, explica por quê. 

As diferentes aplicações dos veículos — urbano, rodoviário, comercial ou fora-de-estrada — determinam as características essenciais para um desempenho eficiente. Força, aceleração e velocidade final são variáveis decisivas nesse contexto e a combinação entre torque e potência é um fator-chave nessa equação. Não há, no entanto, uma supremacia entre as duas, como esclarece Marlon Silva: “Não existe uma grandeza mais importante que a outra. Torque e potência caminham juntos. Mas, dependendo da aplicação, um pode ser mais relevante que o outro.” 

Torque: força que gera movimento 

O torque é a força gerada pelo motor para colocar o veículo em movimento. É ele que determina a capacidade de arrancar com agilidade, superar ladeiras ou obstáculos, além de carregar e tracionar cargas. Sua unidade de medida é o quilograma-força metro (kgfm). Esse fator é especialmente importante em picapes, utilitários, caminhões e ônibus, veículos que exigem força para vencer a resistência do próprio peso e da carga transportada.

Fiat Fastback chega a 150 mil unidades produzidas no Brasil

 

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Sinônimo de conforto, tecnologia e sofisticação, o Fastback, primeiro SUV Coupé da Fiat, acaba de alcançar o marco de 150 mil unidades produzidas no Brasil. Desenvolvido e produzido no Polo Automotivo Stellantis de Betim, em Minas Gerais, o modelo chegou ao mercado em 2022 e, em novembro de 2024, passou a ser oferecido também com tecnologia híbrida, se consolidando como um dos símbolos da marca no protagonismo do futuro da mobilidade. 

Segundo SUV da Fiat a ser produzido no Brasil, o Fastback combina as melhores qualidades de um SUV, como porte robusto e altura elevada em relação ao solo, com a elegância de um coupé. O SUV, disponível em cinco versões – Fastback Turbo 200 AT, Audace T200 AT Hybrid, Impetus T200 AT Hybrid, Limited Edition T270 AT e Abarth – atende aos desejos dos consumidores de SUVs, oferecendo o maior porta-malas da categoria, com capacidade para 600 litros, amplo espaço interno, além de uma posição de dirigir elevada.

“O Fastback é um sucesso desde o seu lançamento e foi responsável por revolucionar a categoria com o design Coupé, e alguns anos depois, inserir a Fiat no segmento de SUVs híbridos. É um modelo que, além da sofisticação, une tecnologia, design marcante e desempenho. É um carro completo para quem busca conforto com um toque de esportividade”, comenta Frederico Battaglia, Vice-Presidente das marcas Fiat e Abarth na América do Sul. 

Recentemente, o modelo passou por mudanças, evoluindo seu design, conforto e tecnologia na linha 2026, com nova uma grade exclusiva e redesenhada com linhas mais retas e precisas, além de novo acabamento em preto brilhante nas entradas de ar dianteiras. Nas versões Impetus T200 Hybrid e Limited Edition T270, é possível adicionar o pacote Sunroof, que conta com teto panorâmico, farol de neblina em led e iluminação no para-sol, além de monitoramento de ponto cego, tecnologia que, além de emitir alerta sonoro e visual no retrovisor, também evita colisões traseiras ao identificar obstáculos quando motorista aciona a ré. 

terça-feira, 29 de julho de 2025

Omoda & Jaecoo celebra 1.000 carros vendidos em menos de três meses após início de vendas

 

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A OMODA & JAECOO alcançou um importante marco, em menos de três meses após o lançamento oficial dos primeiros modelos no País: a venda do milésimo veículo em território nacional, um Jaecoo 7 Prestige. O marco confirma o acerto da estratégia comercial da marca, além de consolidar o rápido sucesso dos SUVs Jaecoo 7 SHS híbrido plug-in e Omoda 5 elétrico. A venda da unidade número 1.000 ocorreu no Estado do Espírito Santo e demonstra a rápida aceitação e confiança dos consumidores na oferta da O&J.  

O comprador da milésima unidade escolheu o Jaecoo 7 Prestige pelos atributos diferenciados do modelo, que alia design agressivo e moderno, tecnologia embarcada de última geração e performance híbrida superior, com mais de 1.200km de autonomia. 

Peng Hu, Country Manager da OMODA JAECOO Brasil, reforça a importância do feito. “Desde o início da operação, nossa estratégia foi arquitetada para oferecer a melhor experiência de compra e propriedade ao consumidor nacional. O sucesso deste período de pouco mais de dois meses reflete o mesmo destaque que nossa marca vem alcançando ao redor do mundo, em especial no continente Europeu, onde registramos crescimento exponencial nos mercados mais competitivos, como Reino Unido, Espanha, Itália, entre outros”, destaca Hu.  

Crescimento sustentável no Brasil 

Sumitomo Rubber divulga relatório com os principais resultados sociais e ambientais de 2024


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A Sumitomo Rubber do Brasil (SRB), detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo no país, divulgou seu CSR Report 2025 (Relatório de Responsabilidade Social Corporativa), documento que consolida os resultados de responsabilidade social corporativa alcançados em 2024. Com capacidade produtiva de 25 mil pneus por dia e posição estratégica na América do Sul, a empresa reafirma seu papel como referência em sustentabilidade.

O documento apresenta resultados expressivos em todas as dimensões ESG (Environmental, Social, Governance), evidenciando como a aplicação da metodologia GENKI (Governança, Ecologia, Novas soluções, Kindness - bem-estar e Integridade) tem gerado impactos mensuráveis tanto no ambiente interno quanto na cadeia de valor. Inspirada no conceito japonês de energia vital e bem-estar, a metodologia traduz nossa essência e reforça o compromisso com a sustentabilidade e a construção de relações humanas mais equilibradas e colaborativas. Entre os destaques estão a manutenção da política "Aterro Zero" pelo terceiro ano consecutivo, o reconhecimento como um dos "Lugares Mais Incríveis para Trabalhar" e investimentos significativos em inovação e eficiência energética, reforçando o compromisso da SRB com o desenvolvimento sustentável e a governança ética.

Em mensagem institucional disponível no relatório, o Presidente da SRB, Hisaya Kamohara, afirma: "Uma empresa só encontra seu verdadeiro rumo quando compreende com clareza a sua razão de existir. Na Sumitomo Rubber do Brasil, esse propósito está presente em cada escolha, projeto e compromisso que assumimos. É por isso que a Nossa Filosofia é vivida de forma tão intensa: ela nos guia, inspira e fortalece nosso caminho”

Raros caminhões FNM que ajudaram no desenvolvimento do Brasil serão os veículos-destaque da Expoclassic 2025

 

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Dois caminhões FNM que tiveram papel fundamental no desenvolvimento da economia brasileira serão destaque na Expoclassic 2025. Os modelos D9 e D11 ocuparão a ilha central da maior mostra de veículos antigos em área coberta do Brasil, que ocorrerá de 22 a 24 de agosto nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre (RS). Ambos são muito raros: o D9 é o único rodando no Brasil, enquanto o D11 conta com apenas 6 unidades no País. Nesta edição, a exposição estima reunir mais de 1.000 veículos e 24 mil visitantes. Uma das novidades é a venda on-line de ingressos, que já podem ser adquiridos pelo link www.tktr.com.br/evento/expoclassic2025.

A FNM (pronuncia-se Fenemê), sigla para Fábrica Nacional de Motores, foi a primeira montadora brasileira de caminhões. Fundada em 1942 em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, tinha inicialmente a meta de produzir motores de avião e apenas em 1949 é que começou a montagem de caminhões sob licença da italiana Isotta Fraschini e, posteriormente, da também italiana Alfa Romeo. Após o seu auge nas décadas de 1960 e 1970, período em que tornou-se a maior fabricante de caminhões pesados do Brasil, em 1977 foi adquirida pela Fiat, passando a chamar-se Fiat Diesel. Em 1985, após 78 mil unidades terem deixado a linha de montagem, a produção dos caminhões FNM foi encerrada pela Fiat.

O caminhão FNM vermelho e branco que estampa o cartaz da Expoclassic 2025 é um D-9500 cabine Brasinca, fabricado em 1955. É o único desse ano rodando em perfeito estado no Brasil. Equipado com motor diesel italiano de 9.5 litros e 6 cilindros em linha, desenvolve 130 cv de potência e 60 kgfm de torque, atuando em conjunto com o câmbio manual de 4 marchas. A transmissão, aliás, conta com duas alavancas: uma para as marchas principais e outra menor, no painel, para as reduzidas. Como a segunda alavanca fica do lado direito do volante, é preciso que o motorista utilize as duas mãos e, em algumas circunstâncias, até mesmo o cotovelo para fazer as mudanças. Essa coreografia é uma atração à parte na condução do caminhão, exigindo habilidade e sincronia. Ao lado, há uma segunda alavanca com a função “freio de montanha”. Durante muitos anos, este exemplar do D-9500 foi utilizado no transporte de madeira para exportação na cidade de Perolândia, em Goiás.

Já o FNM verde do folder é um D11 cabine Metro fabricado em 1958. Há apenas 6 desses no Brasil. É equipado com motor brasileiro diesel de 11 litros e 6 cilindros em linha, gerando 150 cv de potência e 67 kgfm de torque. O propulsor está acoplado à transmissão manual de 4 marchas, também composta por duas alavancas. Essa unidade foi utilizada no Porto de Vitória, no Espírito Santo, e posteriormente no município de Tombos, Minas Gerais. 

Ambos os caminhões pertencem ao empresário paulistano Osvaldo Tadeu Strada, 68 anos, conhecido no meio como “Rei dos FNM”. “É uma satisfação muito grande ter esses veículos estampados no cartaz da Expoclassic, divulgando e preservando a história da FNM, pioneira na fabricação de caminhões no mercado nacional”, enfatiza. O colecionador levará, ainda, um terceiro FNM, de cor cinza, ano 1958, do mesmo modelo D11 do caminhão verde. Strada participou de todas as últimas 10 edições da mostra gaúcha e já confirmou novamente presença neste ano. Além de rever os amigos, vai conversar e interagir com os fãs da marca.

Competição SAE BRASIL & Ballard H2 de carros a hidrogênio desafia universitários

 

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Doze equipes universitárias - 11 brasileiras e uma do exterior (Chile) - se inscreveram para a 4ª edição da Competição SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge a ser realizada de 30 de julho a 03 de agosto no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba –SP, com provas estáticas e dinâmicas.


Aberta ao público, a SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge – de carros a hidrogênio - ocorre em paralelo à 21ª Fórmula SAE BRASIL - de carros a combustão e elétricos - em pistas separadas do ECPA. São 7 Fórmulas e 5 Bajas movidos a célula a combustível para a disputa na categoria. Os carros são projetados e construídos por estudantes em equipes de até 20 membros, orientados por professores das respectivas universidades e por engenheiros da indústria, mentores da SAE BRASIL.


Quatro das 12 equipes inscritas na SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge são de universidades paulistas e 2 de Minas Gerais. Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará inscreveram uma equipe cada, como também o Chile, que trouxe a primeira equipe internacional a participar da SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge desde o seu lançamento em 2020, em plena pandemia do Covid-19.

 

Categorias Junior - As 5 equipes estreantes da Categoria Junior apresentarão apenas projetos, após passarem por 3 etapas classificatórias neste 4º ano da competição. São as equipes Bombaja H2 UFSM (Universidade Federal de Santa Maria – RS), Cataratas Baja SAE (Unioeste - Foz do Iguaçu-PR), H2Force Racing Team (Centro Universitário Senai Ipiranga - São Paulo),H2 Universidade Federal do Ceará (UFC – Campus Pici) e Esus H (Universidad de Santiago - Chile).

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Williams Racing apresentará carro com pintura especial escolhida pelos fãs no GP do Brasil 2025

 

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O tema da campanha deste ano, Driven by WordsMovido por Palavras, convida os fãs a definir, em uma única palavra, seu sentimento ou impressão sobre o que significa a paixão pela velocidade, pela competição e pelo legado da Gulf. As palavras mais votadas serão estampadas no FW47, que será exibido unicamente no Brasil, no GP de São Paulo, em novembro.

O concurso já está disponível no site da Gulf Oil Brasil, onde os interessados podem enviar suas palavras pelo formulário até 25 de agosto.

Estímulo renovado

A campanha de escolha da pintura do FW47 da Gulf e Atlassian Williams Racing deve repetir o êxito da edição de 2023, quando os fãs puderam selecionar as cores e o design do carro entre quatro modelos com temas distintos.

Com 180 mil votos, a pintura Bolder than Bold foi a vencedora e o carro participou dos Grandes Prêmios de Singapura, Catar e Japão. Em 2024, os fãs brasileiros também tiveram a oportunidade de vê-lo em ação no Gulf Speed Festival, em São Paulo.

Para incentivar o turismo sobre rodas, caravana com 25 trailers e motorhomes percorrerá mais 11 cidades do Paraná de 31 de julho a 10 de agosto

 

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 Depois de marcar história no segmento do turismo sobre rodas ao percorrer 9 cidades do Noroeste do Paraná em maio passado, a caravana da 9ª Expo Motorhome agora chega à região dos Campos Gerais. De 31 de julho a 10 de agosto, a segunda etapa do Circuito Caminhos do Paraná levará atrações culturais e ambientais gratuitas a mais 11 municípios. A iniciativa contará com a participação de cerca de 50 pessoas, que viajam a bordo de 25 trailers e motorhomes. “Nossa expectativa é repetir o sucesso da primeira etapa, realizada no Circuito Costa Rica e que mobilizou 100 mil moradores, movimentando mais de R$ 700 mil na economia dos municípios abrangidos. Foi uma experiência incrível para todos os envolvidos, pois fomos recebidos de forma calorosa por adultos e crianças”, salienta o idealizador e presidente da Expo Motorhome, Alexandre Boff.

A exemplo do que ocorreu na primeira edição do Circuito Caminhos do Paraná, os acampamentos serão montados em pontos estratégicos de cada cidade, como praças, parques e centros de convivência. O comboio chega por volta das 10 horas e permanece à disposição dos moradores até próximo das 20 horas. Nesse período, é possível conhecer o interior dos veículos de recreação e acompanhar a programação – que em algumas localidades inclui feiras de artesanato, food trucks e apresentações musicais. Em cada parada, serão plantadas mudas de árvores nativas e ministradas palestras sobre temas ambientais a estudantes das redes pública e particular.

Distante 160 km de Curitiba, Castro será a primeira cidade a ser visitada, em 31 de julho (quinta-feira). Os veículos permanecerão expostos no ponto de apoio de motorhomes localizado na Rua Mariana Marques. Na sequência, a caravana estará em Carambeí (1º de agosto, sexta-feira), Ponta Grossa (2 de agosto, sábado), Ivaí (3 de agosto, domingo); Irati (4 de agosto, segunda-feira); Rebouças (5 de agosto, terça-feira); Rio Azul (6 de agosto, quarta-feira); Mallet (7 de agosto, quinta-feira); São Mateus do Sul (8 de agosto, sexta-feira); São João do Triunfo (9 de agosto, sábado) e Palmeira (10 de agosto, domingo), última cidade a ser visitada pela 2ª etapa do Circuito Caminhos do Paraná - Campos Gerais. Acompanhe as novidades no perfil do Instagram @circuitocaminhos.

sexta-feira, 25 de julho de 2025

COBREQ lista as principais ferramentas para troca correta de pastilhas

 

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A COBREQ, marca brasileira do grupo alemão TMD Friction, com mais de 60 anos de tradição como fabricante de itens para freios, em seus treinamentos sempre orienta os reparadores sobre a importância de utilizar ferramentas adequadas para garantir uma troca precisa e segura das pastilhas. E para auxiliar nessa manutenção, a marca listou abaixo quais são as ferramentas essenciais para um trabalho de excelência na sua oficina.

A troca das pastilhas de freio, tarefa comum nas oficinas, exige além do conhecimento técnico do mecânico, o uso de ferramentas específicas para assegurar a eficiência e a segurança do serviço. Aqui estão algumas das principais:

Chaves de Caixa e Soquetes: Usadas para remover os parafusos das pinças de freio. Diferentes veículos podem exigir tamanhos e tipos específicos de soquetes além de chaves combinadas do tipo estrela e Torx. Esteja atento a medidas e modelos.

Estrangulador para Flexíveis de Freios: Esta ferramenta é indispensável para que a operação de descompressão e retorno dos pistões ou êmbolos das pinças (sejam elas do eixo dianteiro ou do eixo traseiro) seja executado sem que o fluido do sistema de freios, que pode conter contaminantes, retorne e interfira nas operações da central do sistema ABS, EBD, BAS, ESP etc.

Alicate de Descompressão de Pistão: Também conhecido como compressor de pistão, é essencial para retraí-lo antes de instalar as novas pastilhas.

Fatores que afetam a uniformidade da luz no farol e como as novas tecnologias melhoram o alcance e a luminosidade

 

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O sistema de iluminação do veículo é fundamental para manter não só o conforto do motorista e de seus ocupantes, mas também para garantir a segurança no trânsito. Segundo Jarbas Enzenberg, diretor de Engenharia da ARTEB, uma das principais fabricantes de sistemas de iluminação automotiva com 90 anos de atuação, novas tecnologias ajudam a melhorar a uniformidade da luz, entre elas, lentes com design otimizado, com múltiplos elementos e padrões de difração; refletores com tecnologia de superfície livre, sem imperfeições; e faróis adaptativos, como os que usam LEDs que podem distribuir a luz conforme as condições das estradas. 

Mas essa evolução ainda não é realidade da maioria dos veículos e os motoristas devem ter especial atenção com faróis, tanto altos como baixos, lanternas, luzes de direção, freio, ré, neblina e luzes de placa. “Todos esses componentes devem estar funcionando perfeitamente, além disso, outros fatores devem ser observados para assegurar a uniformidade da luz dos faróis e lanternas, pois quando a iluminação é uniforme melhora a visibilidade para observar os obstáculos, bem como a sinalização”, comenta Enzenberg. Ele também ressalta que a iluminação automotiva uniforme evita pontos de ofuscamento, trazendo mais conforto aos motoristas, além de evitar atuações por não estar em conformidade com as leis.

 

Fatores que podem prejudicar a uniformidade da luz – Segundo Enzenberg, entre os elementos que podem comprometer a uniformidade da luz estão o design do farol e o tipo de lâmpada. “A geometria do farol, refletor e lente podem afetar a distribuição da luz. Refletores bem projetados direcionam a luz de forma eficaz, enquanto a lente a espalha uniformemente”, explica. Já lâmpadas contam com diversas tecnologias que emitem luz distintas, como xênon ou LED, que tem ponto de emissão de luz mais concentrado, oferecendo melhor uniformidade que a halógena. 

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Cuidados para evitar danos ao eixo diferencial de caminhonetes e caminhões

 

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Componente que recebe a força gerada pelo motor através do eixo cardan e a transfere para as rodas de tração, o eixo diferencial também é responsável por permitir que as rodas girem em velocidades diferentes em curvas. “Apesar de ser bastante resistente, o eixo diferencial é um componente que suporta grande carga de trabalho, por isso é importante que os motoristas fiquem atentos e adotem alguns cuidados para não comprometer sua durabilidade”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata. 

Peças que integram o eixo diferencial – O eixo diferencial é composto por satélites, planetárias, caixa, coroa, pinhão, carcaça e semieixos, que atuam interligados, cada um com uma função específica. “O pinhão, que recebe a rotação do eixo cardan no mesmo sentido, está conectado à coroa por meio de engrenagens posicionadas de forma que o giro seja transmitido adequadamente, mudando o sentido da rotação em 90 graus”, comenta Leite, explicando que são essas engrenagens que reduzem a velocidade de rotação que chega às rodas. Já as planetárias e os satélites contam com engrenagens cônicas que permitem velocidades diferentes, de acordo com o ponto de contato, peças essenciais para a realização de curvas, enquanto os dois semieixos transmitem a rotação a cada roda na velocidade correta.

 

Sinais de problemas no eixo diferencial – Segundo o profissional, um dos defeitos mais comuns ocorre devido à sobrecarga que afeta os semieixos. Outro problema possível é a fratura de algum dente do pinhão ou da coroa, provocada por trancos no sistema de transmissão, defeito que, quando ocorre, pode comprometer todo o eixo diferencial. “O dente quebrado pode entrar entre as engrenagens e causar grandes prejuízos ao proprietário do veículo”, alerta. Além de ruídos, esse problema pode provocar trancos e batidas nas saídas.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Lubrificação de motores em temperaturas frias exige tecnologia e escolha correta

 

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O frio intenso sempre foi um desafio para o desempenho dos motores, sobretudo no momento da partida a frio. Com a queda da temperatura, aumenta a viscosidade dos lubrificantes, o que pode gerar desgaste acentuado de componentes internos e, em casos extremos, até impedir o arranque do motor. A boa notícia é que esse cenário já foi superado — desde que se utilize o lubrificante correto.
 
Até a popularização dos óleos multiviscosos, era comum a troca sazonal do lubrificante, substituindo-o por versões mais finas no inverno, com menor ponto de congelamento. Essa prática se tornou obsoleta com o avanço das bases sintéticas e a evolução dos pacotes de aditivos, capazes de manter a fluidez e proteger o motor mesmo em temperaturas negativas extremas.
 
Segundo Vinicius Alberti, gerente regional da Valvoline, os lubrificantes atuais incorporam aditivos estabilizadores de índice de viscosidade (IV), que preservam a capacidade de escoamento mesmo sob variações bruscas de temperatura. “Além disso, as bases sintéticas oferecem estabilidade térmica e aumentam a vida útil do pacote de aditivos, garantindo desempenho consistente mesmo em condições severas”, explica.
 
Um parâmetro fundamental nesse contexto é o ponto de fluidez, ou ponto de congelamento. Um lubrificante 0W, por exemplo, pode manter seu desempenho até -39 °C, enquanto um óleo mineral 20W apresenta limite em torno de -24 °C. Isso faz dos lubrificantes 0W20 os mais indicados para uso em regiões frias ou aplicações que exigem partida a frio com maior proteção.

ZM reforça compromisso com a educação para o trânsito por meio de doações ao projeto Transitolândia

 

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A ZM, empresa 100% brasileira com sede em Brusque e referência no setor de reposição automotiva, com suas linhas de produtos diversificada, que inclui motores de partida, alternadores, terminais de direção, bieletas e diversos outros itens para veículos leves e pesados realizou, neste mês de julho, importantes doações ao projeto "Transitolândia", iniciativa que visa educar crianças sobre segurança e cidadania no trânsito reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento social e a segurança.

No dia 11 de julho de 2025, a ZM doou dois novos carrinhos ao 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, fortalecendo o programa que promove a conscientização no trânsito desde a infância. Dias antes, em 09 de julho de 2025, a companhia expandiu seu apoio ao doar 14 carrinhos à Polícia Militar de Santa Catarina, destinados à cidade de Florianópolis. Esses equipamentos serão utilizados nas atividades práticas da Transitolândia, beneficiando ainda mais crianças.

Dentre as unidades doadas recentemente para a cidade de Florianópolis, também em Santa Catarina, podemos destacar a entrega do 100º carrinho do projeto.

"Acreditamos na educação como a base para mudanças efetivas na sociedade. Apoiar o Transitolândia nos permite contribuir diretamente para a formação de futuros motoristas e pedestres mais conscientes.", destaca Leonice Pfleger, Gerente de Recursos Humanos, cuja atuação vai além da excelência nos produtos, reafirmando a responsabilidade social da marca.

Peels no Capital Moto Week: liberdade, atitude e capacetes que conectam gerações

 

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 A Peels vai deixar a sua marca no Capital Moto Week! que acontece entre os dias 24 de julho e 02 de agosto de 2025, em Brasília/DF.  A Peels marca presença no maior encontro de motociclistas da América Latina, mostrando que estilo e atitude se encontram em cada detalhe.

No estande a Peels se conecta ao público com uma experiência de compra imersiva e conectada com o universo Peels. Modelos icônicos e novidades da marca que traduzem o estilo e a atitude dos apaixonados por motociclismo.

“Estar no Capital Moto Week é mais do que uma vitrine — é uma oportunidade real de troca com o público, de viver a cultura dos apaixonados por duas rodas junto com quem faz parte dela.” afirma Fernando Simonetti, head de marketingl da Peels.

O evento, que reúne anualmente mais de 800 mil pessoas e movimenta a economia e o turismo da região, representa um ponto de encontro essencial para marcas que atuam no setor e que valorizam experiências autênticas.

terça-feira, 22 de julho de 2025

Novo Nissan Kicks Sense é o carro número 700 mil produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ)

 

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Uma unidade do novo Nissan Kicks foi o carro número 700 mil a sair do Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro. A marca foi atingida cerca de 11 anos após a inauguração da fábrica brasileira, uma das mais jovens e modernas da empresa japonesa no mundo.

O novo Kicks que marcou este acontecimento histórico foi da versão Sense, na cor Branco Diamond, que tem preço promocional de R$ 159.990. Trata-se da opção de entrada da linha do SUV, porém com muitos itens de segurança, conforto e conectividade só encontrados normalmente em versões posicionadas na parte superior do segmento.

Para fabricar o SUV mais moderno e inovador do Brasil, a fábrica da Nissan em Resende passou recentemente por uma transformação após mais de dois anos de preparação, indo além das linhas de produção. Uma evolução que foi resultado dos investimentos de R$ 2,8 bilhões que a Nissan está fazendo em novos projetos no Brasil.

Toda a fábrica recebeu novos equipamentos e robôs. Por exemplo, a área de plásticos, onde são injetadas e pintadas peças específicas, recebeu uma nova injetora e novos equipamentos, como corte a laser e soldagem plástica por ultrassom. Já a logística interna foi reformulada com a readequação ou criação de novos espaços de armazenamento, para agilizar ainda mais a cadência de produção.

9ª Expo Motorhome projeta crescimento de 20% no volume de negócios, que deve ultrapassar R$ 600 milhões em 2025

 

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Maior feira de campismo e caravanismo da América Latina, a Expo Motorhome chega à 9ª edição projetando um expressivo aumento de 20% no número de expositores, visitantes e volume de negócios, que deve ultrapassar R$ 600 milhões em 2025. “Apesar das dificuldades atuais do mercado, estamos muito otimistas porque o segmento de trailers, motorhomes, barracas e acessórios registra crescimento sólido a cada ano que passa. Após a pandemia de Covid-19, muitos decidiram que já era a hora de curtir a vida junto à natureza a bordo de um veículo de recreação, conhecendo o Brasil e outros países por meio do turismo sobre rodas”, explica o presidente da Expo Motorhome, Alexandre Boff. A feira ocorre de 12 a 16 de novembro no Expotrade Convention Center da cidade de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, no Paraná, e é aberta ao público em geral.

A Expo Motorhome foi criada em 2016 por Alexandre Boff, que é empresário gaúcho. A primeira edição ocorreu na Fenac, em Novo Hamburgo (RS), reunindo 49 expositores, 5,4 mil visitantes e, na área externa, 180 motorhomes, trailers e barracas. Desde então, a feira registra forte crescimento a cada edição, consolidando-se como a maior e mais importante do setor na América Latina. A 8ª Expo Motorhome, que ocorreu em 2024, registrou 153 expositores, 25 mil visitantes e R$ 500 milhões em negócios. Pelo camping da feira passaram 680 veículos de recreação. Na 9ª edição, em uma área de 23 mil metros quadrados do Expotrade os cerca de 180 expositores realizarão demonstrações e venda de motorhomes, trailers, minitrailers, campers (equipamentos acoplados à caçamba de picapes), veículos de recreação em geral, barracas e acessórios.

As empresas fecham bons negócios não apenas durante a programação, mas também no período pós-feira, ao longo dos meses seguintes. É o caso da Apolo Trailers e Motorhomes, empresa sediada em Campo Alegre, Santa Catarina, que tem 40 colaboradores e, em 12 anos de atuação, já alcançou a respeitável marca de 1.000 veículos de recreação entregues a clientes de todo o Brasil. Conforme o diretor, Alisson Paulo Ramos, na edição 2024 foram vendidos 30 trailers e motorhomes, resultando em um faturamento aproximado de R$ 20 milhões. Para este ano, o otimismo é ainda maior: a expectativa é comercializar 40 unidades e superar os R$ 25 milhões em vendas. “Participamos desde a primeira edição da Expo Motorhome, que é estratégica para os nossos negócios. Neste ano, aproveitaremos para lançar a linha 2026 de nossos modelos”, adianta. 

Exposição de trailers antigos e venda de veículos seminovos

Na área externa do Expotrade haverá exposição de veículos antigos do Retrô Trailers Brasil, bem como motorhomes usados e seminovos à venda. Uma série de ativações irá promover temas relevantes, como acessibilidade e meio ambiente, reforçando as iniciativas já realizadas de 23 de maio a 1º de junho de 2025, durante a primeira etapa do Circuito Caminhos do Paraná – Circuito Costa Rica. Nas 9 cidades da região Noroeste do Paraná abrangidas por essa inédita caravana de trailers e motorhomes, foram cultivadas mais 1,5 mil mudas de árvores. Além disso, durante a Expo Motorhome 2025 ocorrerão diversas palestras gratuitas com influenciadores e aventureiros, que divertirão o público com suas experiências. 

Cuidados na manutenção das sapatas de freio do veículo

 

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As sapatas de freio, assim como as pastilhas, possuem a função de promover a desaceleração do veículo, ficam na parte traseira do sistema e precisam estar em boas condições para garantir a segurança e eficiência durante a frenagem. A Jurid, fabricante de componentes de freio, aborda que a manutenção preventiva das sapatas exige também a checagem de outros itens que compõem o sistema traseiro do freio.


Segundo Ana Paola Sartori, gerente de operações da Jurid, as sapatas de freio sofrem desgaste semelhante às pastilhas, mas de forma menos intensa e suas condições precisam ser avaliadas, lembrando que quando há necessidade de troca é necessário observar como estão outros componentes. “Os tambores, por exemplo, não podem estar ovalados, riscados ou com diâmetro interno maior que o máximo recomendado, enquanto o cilindro da roda não pode ter vazamento que contaminará a nova sapata e prejudicará o seu desempenho, assim como as molas devem estar em perfeito estado para garantir o retorno das sapatas”, explica Ana Paola.


A troca das sapatas deve ocorrer quando apresentam desgaste e os sinais que indicam o problema podem ser percebidos em algumas situações, como diminuição da força da frenagem, perda de eficiência do freio de estacionamento, trepidação/pulsação no pedal do freio e ruídos durante a frenagem.


As revisões preventivas em uma oficina de confiança podem ajudar a identificar o estado das sapatas para saber a hora da troca. 

Fiat Titano 2026 chega com catálogo de acessórios Mopar

 

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A Mopar, marca de peças e acessórios originais Stellantis, possui uma forte experiência no universo de picapes e desenvolveu um portfólio especialmente dedicado à nova Fiat Titano 2026 para tornar a novidade ainda mais funcional e versátil. 

O modelo, que agora passa a ser produzido no hub de picapes da Stellantis em Córdoba, na Argentina, possui um amplo portfólio com mais de 40 itens para atender às demandas de variados perfis de clientes, desde os que buscam personalizar o modelo até os que desejam ampliar ainda mais a versatilidade ou a capacidade carga da nova Fiat Titano. 

Entre os itens oferecidos para o modelo que marcou a estreia da Fiat no segmento de D-picapes estão engate reboque de 3,5 toneladas, acessórios para tornar a caçamba ainda mais versátil como caixa e extensor de caçamba, além de carregador sem fio para smartphones, estribos e capota elétricos, entre outros.  

O catálogo para a nova Titano é tão completo que apresenta acessórios que não são oferecidos por outros modelos do segmento, em alguns casos nem mesmo como opcionais, como estribos elétricos que saem e recolhem na abertura e fechamento das portas, carregador sem fio e capota elétrica. O portfólio ainda conta com os itens estéticos que podem tornar a Titano ainda mais customizada como adesivos, alargadores de paralamas, molduras de lanternas e maçanetas, além do overbumper, aumentando ainda mais as dimensões e robustez da picape. 

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Quais são os diferentes tipos de juntas e suas respectivas finalidades?

 

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Motores a combustão são dispositivos complexos, constituídos por centenas de componentes, que precisam operar em perfeita sincronia para garantir um funcionamento eficiente e seguro. Entre eles, estão as juntas, responsáveis por garantir a vedação entre diferentes partes do conjunto mecânico e evitar vazamentos que comprometam o desempenho, a segurança e a durabilidade do sistema. A TAKAO, marca de componentes para motor comercializada exclusivamente pela Goop Distribuidora e referência no mercado de reparação automotiva, é um dos principais fornecedores de juntas para o segmento de reposição. Marlon Silva, coordenador técnico, apresenta suas diferentes modalidades e aplicações.

Quais são as diferentes juntas de um motor?

As juntas desempenham um papel essencial ao garantir a vedação entre componentes do motor que estão em constante interação. Devido às variações intensas de temperatura e pressão durante o funcionamento, o motor passa por ciclos de expansão e contração térmica. Isso faz com que suas peças se movimentem, se ajustem e se afastem umas das outras. Nesse cenário dinâmico, as juntas asseguram que não haja vazamentos, mesmo diante das deformações naturais dos materiais envolvidos. Como o motor sofre forças e tensões de todas as direções, as juntas são aquecidas, resfriadas e friccionadas. Uma junta fria reage de forma diferente de uma aquecida, assim como seu comportamento muda conforme a pressão exercida sobre ela.

“Essa condição exige que as juntas apresentem alta resistência, já que operam sob condições extremas de temperatura, pressão e contato com fluídos. Por isso, são fabricadas com materiais de elevada robustez, como diferentes ligas de aço, grafite e fibras sintéticas de alta durabilidade.”, comenta Marlon Dias. Instaladas em diferentes pontos do motor, cada uma exerce uma função específica, contribuindo para o desempenho e o funcionamento ideal do conjunto. São elas:

Junta do cabeçote 

Instalada entre o bloco e o cabeçote do motor, tem por finalidade garantir a vedação entre ambas as partes e evitar o vazamento de líquidos e gases, que podem comprometer a compressão, a eficiência térmica, o desempenho e a vida-útil do motor. Podendo apresentar diferentes composições, as versões mais modernas são confeccionadas com a tecnologia MLS (Multi-Layer Stell), que consiste na composição por múltiplas camadas de aço inoxidável ou laminado, combinada com o uso de elastômeros, que asseguram uma vedação mais eficiente mesmo sob grandes variações de temperatura e pressão. Uma boa junta do cabeçote deve suportar temperaturas de até 300°C e pressões correspondentes a 200 bar, além de tolerar o contato com óleo, combustível e aditivos, sem sofrer alterações. 

Salão do Automóvel ganha espaço para customização de veículos

 

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 A customização será um dos destaques da 31ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O principal evento automotivo da América Latina, que vai ocorrer entre os dias 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo, terá uma área exclusiva desenvolvida em parceria com Fernando Baptista, o Batistinha. A Arena de Customização by Batistinha vai exibir carros personalizados e novas tecnologias automotivas. Durante o evento, os visitantes vão poder assistir toda a preparação de um automóvel com a equipe profissional de uma das oficinas mais respeitadas do Brasil.

“Nossa intenção é deixar o evento cada vez mais interativo, abordando temas que são muito relevantes dentro do mercado como um todo. E a customização de veículos está cada vez mais ganhando força, e no Brasil não há ninguém melhor do que o Batistinha para liderar essa iniciativa”, afirma Thiago Braga Ferreira, gerente executivo do Salão Internacional do Automóvel.

Dentro da Arena de Customização, os visitantes vão ficar por dentro das principais tendências do universo custom e de performance. O público poderá acompanhar todas as fases do projeto, desde o desenvolvimento visual e estético até a aplicação de tecnologias para a preparação de motor, reprogramação de mapa de injeção e o uso de escapamentos esportivos de alta performance. A proposta é mostrar como a mão de obra especializada e os equipamentos técnicos de última geração se unem para transformar modelos comuns em carros personalizados, que aliam estilo, potência e inovação.

“Essa parceria mostra a preocupação do evento em abordar novas tecnologias e tendências agregadas aos carros. A Arena também vai mostrar ao público e expositores o valor deste nicho automotivo que cresce a cada ano no Brasil”, explica Batistinha. 

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Motorcycle Rock Limeira começou ontem e traz mais uma novidade para a edição 2025

 

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O Motorcycle Rock Limeira 2025 abriu os portões nesta quinta-feira, 17 de julho, às 20h, com uma importante novidade que reforça o compromisso do festival com inclusão e acolhimento: a criação de um espaço exclusivo para pessoas com deficiência (PcDs), idosos, gestantes e pessoas no espectro autista.
 
A nova área foi pensada para oferecer mais tranquilidade e conforto durante os quatro dias de evento, garantindo visibilidade privilegiada, menor fluxo de pessoas e uma experiência mais acessível para quem precisa de ambientes com menos estímulos e maior segurança.
 
“O Motorcycle sempre foi um evento democrático e vibrante. Mas a gente sabe que a intensidade dos sons e da movimentação pode ser um desafio para algumas pessoas. Pensar esse espaço é garantir que todos possam viver o festival do seu jeito, com dignidade, acolhimento e respeito”, afirma Galba Sérgio de Almeida Júnior, organizador do evento.
 
Quem já vivenciou isso de perto foi Débora Pimentel, jornalista e mãe de um adolescente autista, que esteve presente com o filho em edições anteriores.
 
“Ano passado levei meu filho ao Motorcycle e confesso que fui com um pouco de receio por causa da agitação. Mas foi surpreendente. Fomos acolhidos com carinho por todos, respeitados no nosso tempo, e ele conseguiu curtir a experiência de forma segura e feliz. Saber que agora o evento tem um espaço pensado especialmente para pessoas como ele é emocionante. Isso mostra sensibilidade e um compromisso genuíno com a inclusão”, destaca Débora.

Verdade ou Mito: “Cabelinho” no pneu é sinal de qualidade?

 

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Eles despertam curiosidade e até geram uma falsa sensação de segurança entre consumidores. Os famosos "cabelinhos" presentes nos pneus novos são frequentemente associados à ideia de pneu novo, como um “sinal de garantia” de que o pneu nunca tocou o chão. Porém, essa percepção está equivocada. Na verdade, esses “cabelinhos” são apenas resíduos naturais do processo produtivo e podem gerar impactos negativos quando não removidos adequadamente.

A ciência por trás dos “cabelinhos”

Durante a vulcanização - etapa crucial em que o pneu "verde" ganha forma definitiva sob alta temperatura (cerca de 150°C) e pressão -, o ar preso entre o material e o molde metálico precisa escapar. Para isso, o molde possui pequenos furos de ventilação, tecnicamente chamados de "spews" ou respiros.

Quando o pneu “verde” é pressionado contra o molde quente, uma pequena quantidade da borracha entra nesses microfuros, formando os famosos cabelinhos ao redor da peça. É um processo natural e necessário para a produção convencional de pneus.

Os três problemas dos cabelinhos não removidos

A Dunlop adota a remoção sistemática desses filamentos desde 2013, baseada em evidências técnicas e ambientais que demonstram os benefícios da prática: 

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Rebaixados, quadrados e Pumas: 4 encontros automotivos agitam o final de semana no Complexo Dream Car de São Roque (SP)

 

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Quatro encontros de veículos movimentam o Complexo Dream Car de São Roque durante o final de semana. Neste sábado, (19/7), o destaque será o Low Low (carros rebaixados) e, no domingo (20/7), ocorrem nada menos que três eventos simultâneos: o tradicional Encontro de Carros Antigos do Dream Car (realizado todo terceiro domingo de cada mês), a confraternização da Família Quadrados e também a exposição do Puma Brazil. A visitação pública é gratuita e pode ser feita das 9 às 18 horas no estacionamento do empreendimento, distante apenas 60 km da capital paulista.

Uma das principais atrações do domingo serão os veículos do Puma Brazil, confraria fundada em 2020 na capital paulista e que reúne 50 apaixonados pela marca. De 1964 a 1992, a montadora nacional Puma fabricou carros que marcaram época e até hoje são desejados. Conforme um dos organizadores dos passeios do Puma Brazil, Roger de Souza, estarão expostos pelo menos 20 exemplares de diversas gerações. “Escolhemos o Complexo Dream Car devido à megaestrutura disponível para a família toda, o que o torna perfeito para a realização de eventos”, salienta. Maior polo de entretenimento voltado a carros antigos do Brasil, o Complexo Dream Car conta com museu (165 veículos), shopping (23 lojas e restaurantes), parque de diversões temático e kartódromo de nível internacional.

Além disso, todos os finais de semana ocorrem a Carona Radical e apresentações gratuitas de drift. Na Volta dos Sonhos, os fãs têm a oportunidade de dirigir Ferrari, Porsche, Camaro e o 100% elétrico Tesla Cybertruck. Informações adicionais do Complexo Dream Car podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 3090-9147 ou pelo site www.dreamcarmuseu.com.br, onde é possível comprar ingressos com desconto. Siga o complexo no Instagram: @dreamcarsaoroque. 

VW Delivery 11.180 desponta na liderança de vendas de caminhões

 

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No acumulado do primeiro semestre deste ano, o Delivery 11.180 desbancou os modelos extrapesados e assumiu a dianteira nas vendas de caminhões novos no país. A escalada no ranking dos favoritos do transportador brasileiro reflete também o crescimento do segmento de médios no mercado total.


“Historicamente o caminhão preferido de sua faixa, o Delivery 11.180 tem ampliado sua participação nos últimos meses, puxado especialmente por aplicações para baú carga geral e carga seca, que juntas representam quase 70% de sua demanda. Nichos como frigorífico, isotérmico, plataforma de autossocorro e tanque também movimentam essa alta”, comenta Giulianno Nasi, supervisor de Marketing de Produto.


Por trás do sucesso do Delivery 11.180, que já figura no ranking dos mais vendidos desde seus antecessores, há uma configuração robusta que atrai os clientes. O modelo soma dois diferenciais que impactam diretamente nos resultados dos transportadores: tem a maior capacidade de carga do segmento, com PBT de 10.800 kg, e também a maior plataforma de carga da categoria. Aliado ao motor de 180 cv e 600 Nm de torque, a eficiência operacional está entre seus pontos altos, inclusive com opção de transmissão automatizada.

 

Além disso, é altamente flexível. Vem com quatro opções de entre-eixos para atender às mais variadas necessidades, indo de 3.400 mm a 4.600 mm. Independentemente da distância entre os eixos, suas dimensões seguem os padrões para enquadrá-lo como veículo urbano de carga (VUC) e não tem restrições de circulação ao longo do dia.

Hyundai CRETA Ultimate com novo motor 1.6 turbo dobra vendas da versão anterior

 

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A versão topo de linha do SUV Hyundai CRETA, a Ultimate, com o inédito motor 1.6 turbo de 193 cv, a maior potência da categoria, registrou um total de 4.543 unidades vendidas de janeiro a junho deste ano. Esse volume é praticamente o dobro das 2.374 unidades comercializadas pela geração anterior, equipada com motor 2.0 aspirado, no mesmo período de 2024. 

Nos volumes totais de vendas do CRETA, foram emplacadas 31,2 mil unidades neste primeiro semestre. A versão topo de linha do modelo que, antes da atualização de design e equipamentos ocorrida em outubro do ano passado, respondia por 7% a 8% do volume total de CRETAS vendidos, foi responsável por mais de 14% das vendas do SUV ao final dos seis primeiros meses deste ano. 

“O Hyundai CRETA foi profundamente renovado no final de 2024. Entre diversas novidades em equipamentos e estilo, a versão topo de linha trouxe a motorização inédita de 1.6 turbo, com a maior potência da categoria, de 193 cavalos, e ainda mais equipamentos e requinte. O prazer de dirigir essa versão foi rapidamente percebido pelos clientes e a participação dessa versão dobrou dentro do nosso mix de vendas. Quem já era fã do CRETA se apaixonou ainda mais. Enquanto os que ainda não o conheciam, foram seduzidos a experimentar a novidade e se decidiram pela melhor escolha”, comenta Oscar Castro, diretor executivo de Vendas da Hyundai Motor Brasil. 

Para além da motorização, o Novo Hyundai CRETA Ultimate 1.6 TGDI oferece diversas exclusividades ao nicho dos SUV compactos. A começar pelo painel de instrumentos de 10,25 polegadas integrado à central multimídia, também de 10,25 polegadas. As rodas diamantadas são de 18 polegadas e apresentam design marcante. A grade frontal, totalmente renovada e em Black Piano, traz linhas mais sólidas em comparação com a geração anterior e uma nova aplicação da logomarca Hyundai. Seu conjunto óptico redesenhado, sob o conceito “seamless lighting”, incorpora uma faixa em LED que percorre toda a frente do carro, com luzes de seta sequenciais nas extremidades, em sintonia com os últimos lançamentos da marca. Na traseira, o novo conjunto de lanternas em LED atravessa o porta-malas de ponta a ponta, com luzes de seta também sequenciais.