sexta-feira, 1 de agosto de 2025

DNA da Inovação: Como a Dunlop transforma o legado de John Boyd Dunlop em pneus do futuro

 

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Em 1888, um veterinário escocês chamado John Boyd Dunlop mudou para sempre a história do transporte. Preocupado com o desconforto de seu filho ao andar de triciclo nas ruas de pedra de Belfast, ele teve uma ideia revolucionária: substituir as rodas de ferro maciço por tubos de borracha cheios de ar. Nascia assim o pneu pneumático, uma invenção que transformaria não apenas a experiência de pedalar, mas toda a indústria automotiva que estava por vir.

Mais de 130 anos depois, a empresa que leva seu nome continua a honrar esse legado de inovação. A Dunlop, hoje parte do Grupo Sumitomo Rubber, não se contenta em viver das glórias do passado. Em suas fábricas e laboratórios ao redor do mundo, engenheiros e cientistas trabalham incansavelmente para desenvolver as próximas gerações de pneus, mantendo vivo o mesmo espírito pioneiro que levou John Boyd Dunlop a questionar o status quo de sua época.

O espírito inventivo que não para

"John Boyd Dunlop não era apenas um inventor, era um solucionador de problemas", afirma Fábio Torres Klabacher, Gerente de Vendas e Marketing da Dunlop Pneus. "Ele viu um desafio cotidiano e criou uma solução que beneficiou toda a humanidade. Essa mentalidade continua a guiar nossa empresa hoje, sempre buscando inovações que façam diferença na vida das pessoas."

Com mais de 500 mil unidades vendidas no Brasil, Jeep Compass chega a linha 2026

 

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A Jeep® continua atingindo números impressionantes no Brasil. Conforme já anunciado, o modelo alcançou mais de meio milhão de unidades vendidas no país, demonstrando sua força comercial e longevidade no mercado nacional.   

O Jeep Compass 2026 chega com muita tecnologia e ainda mais competitivo, alinhado às demandas dos consumidores brasileiros. Entre as novidades, estão o reposicionamento de preços em todas as versões, com redução de até R$ 20 mil, além da reorganização de pacotes de equipamentos e inclusão de novos conteúdos e ampliação do portfólio de cores.    

Versão topo de gama, o Compass Blackhawk chega com R$ 16.500 de redução no preço na linha 2026. Equipado com motor Hurricane 2.0, entrega 272 cv de potência e 400 Nm de torque, e oferece também a capacidade off-road que é essência da marca Jeep, com tração 4x4 que permite excelente desempenho em todo o tipo de terreno. Além disso, conta com 7 airbags, Adventure Intelligence Plus, Alexa in-vehicle, bancos do motorista e do passageiro elétricos, rebatimento automático dos retrovisores externos, rodas em liga leve de 19”, detecção de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de ponto cego, Park Assist + sensor dianteiro, porta-malas automático com sensor de presença e teto solar panorâmico. Mantendo seus equipamentos exclusivos, o modelo segue como uma das opções mais completas do mercado entre os SUVs médios 4x4, unindo desempenho, robustez e sofisticação.  

Na versão Série S, o modelo recebe novos equipamentos de conforto: ajuste elétrico dos bancos do passageiro e abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença (Hands Free), reforçando sua proposta premium. Equipado com motor T270 Turbo Flex, a versão conta, ainda, com detecção de tráfego cruzado traseiro, rodas de 19”, monitoramento de ponto cego, revestimento interno do teto preto, além de teto solar panorâmico. A redução no preço é de R$ 15.000.  

O Longitude, que também possui motorização T270 Turbo Flex, ficou mais tecnológico na linha 2026. Agora, a versão conta com carregador de celular por indução, item que reforça a praticidade e conveniência no dia a dia. Ele segue com quadro de instrumentos 10,25” Full Digital e HD, que é totalmente digital e permite diversas possibilidades de personalização, inclusive do estilo do menu, central multimídia de 10,1” com Adventure Intelligence Plus, espelhamento sem fio para Android Auto e Apple Carplay, carregador de celular por indução, além de modo de condução semiautônoma (ADAS nível 2). A versão oferece ainda redução de R$ 19.000.  

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Volante desalinhado pode indicar falhas na suspensão e direção

 

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O volante é o elo entre o motorista e o veículo. Por meio dele, o condutor recebe e percebe os sinais emitidos pelo contato das rodas com o asfalto, o que permite uma condução estável e segura. Para que isso ocorra, é fundamental que o sistema de direção esteja devidamente alinhado, garantindo que as rodas estejam na posição correta e possibilitando um controle preciso e seguro. Quando esse alinhamento não é mantido, surgem problemas que comprometem o conforto, a eficiência e, principalmente, a segurança ao dirigir. Para esclarecer esse tema, a DRiV™, líder global no mercado de reposição automotiva, apresenta informações relevantes por meio do supervisor de treinamento técnico, Juliano Caretta.

O desalinhamento do volante é percebido visualmente, quando se nota que, para seguir em linha reta, é necessário mantê-lo levemente virado para a direita ou esquerda. Em alguns casos, também é possível sentir o veículo “puxar” para um dos lados, forçando o motorista a “brigar” com a direção para manter o trajeto. Essas situações, além de anormais, indicam possíveis falhas no sistema de suspensão, direção ou nas rodas, que devem ser verificadas assim que percebidas. “Mesmo que o carro não puxe para os lados, um volante desalinhado pode ser sinal de que o alinhamento das rodas está incorreto”, explica Caretta. 

Segundo ele, as causas do problema vão desde o desgaste irregular dos pneus até falhas na caixa de direção. Ignorar o desalinhamento pode agravar a situação e gerar prejuízos maiores. “Às vezes, basta calibrar corretamente os pneus. Em outros casos, é necessário buscar a avaliação de um profissional. Quanto antes a causa for identificada, melhor”, completa. 

Dirigir com o volante desalinhado, além de desconfortável, pode causar danos a diversos componentes do veículo. A depender da gravidade, o esforço extra sobre as peças da suspensão pode gerar folgas nos terminais de direção, desgaste prematuro em buchas e pivôs e comprometer a eficiência e a durabilidade desses itens. Outros componentes, como amortecedores, caixa de direção e os próprios pneus, também sofrem com a condição e podem ter sua vida útil reduzida. Além disso, a segurança da condução fica comprometida, especialmente em velocidades elevadas ou em manobras de emergência, com instabilidade em curvas ou frenagens bruscas. 

7 eventos de carros e motos agitam o mês de agosto no Complexo Dream Car de São Roque (SP)

 

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Fiat, Renault, Peugeot e Citroën, Puma e Mustang: pelo menos 7 eventos automotivos agitam o Complexo Dream Car de São Roque durante o mês de agosto (confira a lista completa abaixo). Os encontros têm visitação gratuita e ocorrem das 9 às 18 horas no estacionamento do maior polo de entretenimento de carros antigos do Brasil, distante apenas 60 km de São Paulo.

Neste domingo (3/8), o destaque será o 5º evento anual do Fiat Nation, que deverá reunir 600 veículos de 25 diferentes clubes da marca italiana. Participarão modelos raros nacionais e importados, fabricados em diversas décadas. O objetivo é reunir os amantes da Fiat, estimular novos entusiastas e dar sequência ao legado e à história da marca no Brasil. “Este é o segundo encontro que realizamos no Complexo Dream Car, que foi escolhido pela temática de carros, por sua ótima infraestrutura e pela excelente localização geográfica”, explica o organizador do evento, Juliano Carvalho da Silva, que também é presidente do clube “Só Fiat Uno”, considerado maior clube de Fiat do mundo, reconhecido pela montadora e conhecido internacionalmente. Informações adicionais sobre o encontro do Fiat Nation podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 98431-8947 ou Instagram @fiatnation.oficial.

Durante o evento, os participantes podem aproveitar para conhecer os 165 veículos do acervo do Dream Car Museum, curtir bons momentos no shopping (composto por 23 lojas e restaurantes), no parque de diversões temático e no kartódromo de nível internacional. Além disso, todos os finais de semana ocorrem a Carona Radical e apresentações gratuitas de drift. Na Volta dos Sonhos, os fãs têm a oportunidade de dirigir Ferrari, Porsche, Camaro e o 100% elétrico Tesla Cybertruck. Informações adicionais sobre o Complexo Dream Car podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 3090-9147 ou pelo site www.dreamcarmuseu.com.br, onde é possível comprar ingressos com desconto. Siga o complexo no Instagram: @dreamcarsaoroque. 

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Lia Maria Aguiar é imortalizada no Hall da Fama da FIVA

 

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A Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA - Fédération Internationale des Véhicules Anciens), por meio de sua representante no Brasil, a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FIBA), acaba de anunciar a mais nova integrante de seu internacional Heritage Hall of Fame: Lia Maria Aguiar. É a primeira mulher brasileira a receber essa honraria global, pelo seu compromisso com a preservação do patrimônio antigomobilista.

 

Segundo o anúncio da FIVA, “a conquista é um reconhecimento direto ao seu audacioso projeto em Campos do Jordão (SP), onde construiu o CARDE | Arte Design Museu, maior museu antigomobilista da América Latina”. É um marco histórico para o Brasil. Apenas três brasileiros agora compõem essa seleta lista, também formada por Og Pozzoli e Roberto Suga, dois ícones reconhecidos pela sua relevância na preservação da memória antigomobilista.

 

“O CARDE é muito especial para mim. É uma viagem no tempo, que me faz revisitar minha própria história, desde menina. O CARDE tem uma capacidade incrível de despertar as memórias afetivas. É um museu que nos inspira a relembrar os momentos felizes”, afirma Lia Maria Aguiar, presidente da Fundação que leva seu nome.

 

CARDE é parte da Fundação Lia Maria Aguiar

Jeep Compass chega à marca de 500 mil unidades vendidas no Brasil

 

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O Jeep Compass, produzido no Brasil, chegou ao mercado em setembro de 2016 e, desde o seu lançamento, trilhou um caminho de sucesso e se tornou uma referência entre os SUVs no país. Líder desde que foi lançado, o Compass sempre entregou ótimo desempenho, tanto nas pistas - dentro e fora da estrada, quanto nas vendas. E agora, o modelo acaba de conquistar mais um marco, que demonstra toda a sua força comercial no país: ultrapassou 500 mil unidades vendidas no Brasil. 

“Falar do Jeep Compass é maravilhoso. Um modelo inovador e que sempre evoluiu para agradar cada vez mais os clientes brasileiros. No ano passado, o Compass ficou ainda melhor porque aprimoramos seu design, sofisticação e tecnologia, e entregamos muito mais performance com o motor Hurricane de 272 cv de potência.”, afirmou Hugo Domingues, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul. “Superar as 500 mil unidades vendidas no Brasil não é uma tarefa para qualquer SUV! Isso mostra como o Compass ainda é uma referência no mercado brasileiro”, completou Hugo. 

Constantemente na liderança do segmento, o Jeep Compass também figura de forma recorrente entre os Top 10 veículos mais vendidos no mercado nacional. Além de toda sua tecnologia, performance e capacidade, o Jeep Compass também oferece 5 anos de garantia aos clientes. O modelo se destaca também nas premiações da imprensa especializada, sendo um verdadeiro sucesso entre a crítica automotiva desde o seu lançamento. 

Fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), o modelo é exportado para diversos países da América Latina, sendo protagonista da indústria brasileira em outros mercados. 

Torque ou potência? O que é mais importante em um veículo?

 

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A escolha de um carro envolve diversos critérios, e entre os principais está o desempenho. É ele que influencia fatores como consumo, emissões e performance. Dois conceitos fundamentais para entender essas variáveis, e que frequentemente geram dúvidas, são potência e torque. Embora frequentemente mencionadas juntas, essas grandezas são distintas e exercem funções complementares no funcionamento do motor. Saber diferenciá-las é essencial para escolher o veículo mais adequado às suas necessidades. Marlon Silva, coordenador técnico da TAKAO, marca de componentes para motor comercializada exclusivamente pela Goop Distribuidora e referência no mercado de reparação automotiva, explica por quê. 

As diferentes aplicações dos veículos — urbano, rodoviário, comercial ou fora-de-estrada — determinam as características essenciais para um desempenho eficiente. Força, aceleração e velocidade final são variáveis decisivas nesse contexto e a combinação entre torque e potência é um fator-chave nessa equação. Não há, no entanto, uma supremacia entre as duas, como esclarece Marlon Silva: “Não existe uma grandeza mais importante que a outra. Torque e potência caminham juntos. Mas, dependendo da aplicação, um pode ser mais relevante que o outro.” 

Torque: força que gera movimento 

O torque é a força gerada pelo motor para colocar o veículo em movimento. É ele que determina a capacidade de arrancar com agilidade, superar ladeiras ou obstáculos, além de carregar e tracionar cargas. Sua unidade de medida é o quilograma-força metro (kgfm). Esse fator é especialmente importante em picapes, utilitários, caminhões e ônibus, veículos que exigem força para vencer a resistência do próprio peso e da carga transportada.

Fiat Fastback chega a 150 mil unidades produzidas no Brasil

 

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Sinônimo de conforto, tecnologia e sofisticação, o Fastback, primeiro SUV Coupé da Fiat, acaba de alcançar o marco de 150 mil unidades produzidas no Brasil. Desenvolvido e produzido no Polo Automotivo Stellantis de Betim, em Minas Gerais, o modelo chegou ao mercado em 2022 e, em novembro de 2024, passou a ser oferecido também com tecnologia híbrida, se consolidando como um dos símbolos da marca no protagonismo do futuro da mobilidade. 

Segundo SUV da Fiat a ser produzido no Brasil, o Fastback combina as melhores qualidades de um SUV, como porte robusto e altura elevada em relação ao solo, com a elegância de um coupé. O SUV, disponível em cinco versões – Fastback Turbo 200 AT, Audace T200 AT Hybrid, Impetus T200 AT Hybrid, Limited Edition T270 AT e Abarth – atende aos desejos dos consumidores de SUVs, oferecendo o maior porta-malas da categoria, com capacidade para 600 litros, amplo espaço interno, além de uma posição de dirigir elevada.

“O Fastback é um sucesso desde o seu lançamento e foi responsável por revolucionar a categoria com o design Coupé, e alguns anos depois, inserir a Fiat no segmento de SUVs híbridos. É um modelo que, além da sofisticação, une tecnologia, design marcante e desempenho. É um carro completo para quem busca conforto com um toque de esportividade”, comenta Frederico Battaglia, Vice-Presidente das marcas Fiat e Abarth na América do Sul. 

Recentemente, o modelo passou por mudanças, evoluindo seu design, conforto e tecnologia na linha 2026, com nova uma grade exclusiva e redesenhada com linhas mais retas e precisas, além de novo acabamento em preto brilhante nas entradas de ar dianteiras. Nas versões Impetus T200 Hybrid e Limited Edition T270, é possível adicionar o pacote Sunroof, que conta com teto panorâmico, farol de neblina em led e iluminação no para-sol, além de monitoramento de ponto cego, tecnologia que, além de emitir alerta sonoro e visual no retrovisor, também evita colisões traseiras ao identificar obstáculos quando motorista aciona a ré. 

terça-feira, 29 de julho de 2025

Omoda & Jaecoo celebra 1.000 carros vendidos em menos de três meses após início de vendas

 

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A OMODA & JAECOO alcançou um importante marco, em menos de três meses após o lançamento oficial dos primeiros modelos no País: a venda do milésimo veículo em território nacional, um Jaecoo 7 Prestige. O marco confirma o acerto da estratégia comercial da marca, além de consolidar o rápido sucesso dos SUVs Jaecoo 7 SHS híbrido plug-in e Omoda 5 elétrico. A venda da unidade número 1.000 ocorreu no Estado do Espírito Santo e demonstra a rápida aceitação e confiança dos consumidores na oferta da O&J.  

O comprador da milésima unidade escolheu o Jaecoo 7 Prestige pelos atributos diferenciados do modelo, que alia design agressivo e moderno, tecnologia embarcada de última geração e performance híbrida superior, com mais de 1.200km de autonomia. 

Peng Hu, Country Manager da OMODA JAECOO Brasil, reforça a importância do feito. “Desde o início da operação, nossa estratégia foi arquitetada para oferecer a melhor experiência de compra e propriedade ao consumidor nacional. O sucesso deste período de pouco mais de dois meses reflete o mesmo destaque que nossa marca vem alcançando ao redor do mundo, em especial no continente Europeu, onde registramos crescimento exponencial nos mercados mais competitivos, como Reino Unido, Espanha, Itália, entre outros”, destaca Hu.  

Crescimento sustentável no Brasil 

Sumitomo Rubber divulga relatório com os principais resultados sociais e ambientais de 2024


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A Sumitomo Rubber do Brasil (SRB), detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo no país, divulgou seu CSR Report 2025 (Relatório de Responsabilidade Social Corporativa), documento que consolida os resultados de responsabilidade social corporativa alcançados em 2024. Com capacidade produtiva de 25 mil pneus por dia e posição estratégica na América do Sul, a empresa reafirma seu papel como referência em sustentabilidade.

O documento apresenta resultados expressivos em todas as dimensões ESG (Environmental, Social, Governance), evidenciando como a aplicação da metodologia GENKI (Governança, Ecologia, Novas soluções, Kindness - bem-estar e Integridade) tem gerado impactos mensuráveis tanto no ambiente interno quanto na cadeia de valor. Inspirada no conceito japonês de energia vital e bem-estar, a metodologia traduz nossa essência e reforça o compromisso com a sustentabilidade e a construção de relações humanas mais equilibradas e colaborativas. Entre os destaques estão a manutenção da política "Aterro Zero" pelo terceiro ano consecutivo, o reconhecimento como um dos "Lugares Mais Incríveis para Trabalhar" e investimentos significativos em inovação e eficiência energética, reforçando o compromisso da SRB com o desenvolvimento sustentável e a governança ética.

Em mensagem institucional disponível no relatório, o Presidente da SRB, Hisaya Kamohara, afirma: "Uma empresa só encontra seu verdadeiro rumo quando compreende com clareza a sua razão de existir. Na Sumitomo Rubber do Brasil, esse propósito está presente em cada escolha, projeto e compromisso que assumimos. É por isso que a Nossa Filosofia é vivida de forma tão intensa: ela nos guia, inspira e fortalece nosso caminho”

Raros caminhões FNM que ajudaram no desenvolvimento do Brasil serão os veículos-destaque da Expoclassic 2025

 

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Dois caminhões FNM que tiveram papel fundamental no desenvolvimento da economia brasileira serão destaque na Expoclassic 2025. Os modelos D9 e D11 ocuparão a ilha central da maior mostra de veículos antigos em área coberta do Brasil, que ocorrerá de 22 a 24 de agosto nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre (RS). Ambos são muito raros: o D9 é o único rodando no Brasil, enquanto o D11 conta com apenas 6 unidades no País. Nesta edição, a exposição estima reunir mais de 1.000 veículos e 24 mil visitantes. Uma das novidades é a venda on-line de ingressos, que já podem ser adquiridos pelo link www.tktr.com.br/evento/expoclassic2025.

A FNM (pronuncia-se Fenemê), sigla para Fábrica Nacional de Motores, foi a primeira montadora brasileira de caminhões. Fundada em 1942 em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, tinha inicialmente a meta de produzir motores de avião e apenas em 1949 é que começou a montagem de caminhões sob licença da italiana Isotta Fraschini e, posteriormente, da também italiana Alfa Romeo. Após o seu auge nas décadas de 1960 e 1970, período em que tornou-se a maior fabricante de caminhões pesados do Brasil, em 1977 foi adquirida pela Fiat, passando a chamar-se Fiat Diesel. Em 1985, após 78 mil unidades terem deixado a linha de montagem, a produção dos caminhões FNM foi encerrada pela Fiat.

O caminhão FNM vermelho e branco que estampa o cartaz da Expoclassic 2025 é um D-9500 cabine Brasinca, fabricado em 1955. É o único desse ano rodando em perfeito estado no Brasil. Equipado com motor diesel italiano de 9.5 litros e 6 cilindros em linha, desenvolve 130 cv de potência e 60 kgfm de torque, atuando em conjunto com o câmbio manual de 4 marchas. A transmissão, aliás, conta com duas alavancas: uma para as marchas principais e outra menor, no painel, para as reduzidas. Como a segunda alavanca fica do lado direito do volante, é preciso que o motorista utilize as duas mãos e, em algumas circunstâncias, até mesmo o cotovelo para fazer as mudanças. Essa coreografia é uma atração à parte na condução do caminhão, exigindo habilidade e sincronia. Ao lado, há uma segunda alavanca com a função “freio de montanha”. Durante muitos anos, este exemplar do D-9500 foi utilizado no transporte de madeira para exportação na cidade de Perolândia, em Goiás.

Já o FNM verde do folder é um D11 cabine Metro fabricado em 1958. Há apenas 6 desses no Brasil. É equipado com motor brasileiro diesel de 11 litros e 6 cilindros em linha, gerando 150 cv de potência e 67 kgfm de torque. O propulsor está acoplado à transmissão manual de 4 marchas, também composta por duas alavancas. Essa unidade foi utilizada no Porto de Vitória, no Espírito Santo, e posteriormente no município de Tombos, Minas Gerais. 

Ambos os caminhões pertencem ao empresário paulistano Osvaldo Tadeu Strada, 68 anos, conhecido no meio como “Rei dos FNM”. “É uma satisfação muito grande ter esses veículos estampados no cartaz da Expoclassic, divulgando e preservando a história da FNM, pioneira na fabricação de caminhões no mercado nacional”, enfatiza. O colecionador levará, ainda, um terceiro FNM, de cor cinza, ano 1958, do mesmo modelo D11 do caminhão verde. Strada participou de todas as últimas 10 edições da mostra gaúcha e já confirmou novamente presença neste ano. Além de rever os amigos, vai conversar e interagir com os fãs da marca.

Competição SAE BRASIL & Ballard H2 de carros a hidrogênio desafia universitários

 

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Doze equipes universitárias - 11 brasileiras e uma do exterior (Chile) - se inscreveram para a 4ª edição da Competição SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge a ser realizada de 30 de julho a 03 de agosto no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba –SP, com provas estáticas e dinâmicas.


Aberta ao público, a SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge – de carros a hidrogênio - ocorre em paralelo à 21ª Fórmula SAE BRASIL - de carros a combustão e elétricos - em pistas separadas do ECPA. São 7 Fórmulas e 5 Bajas movidos a célula a combustível para a disputa na categoria. Os carros são projetados e construídos por estudantes em equipes de até 20 membros, orientados por professores das respectivas universidades e por engenheiros da indústria, mentores da SAE BRASIL.


Quatro das 12 equipes inscritas na SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge são de universidades paulistas e 2 de Minas Gerais. Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará inscreveram uma equipe cada, como também o Chile, que trouxe a primeira equipe internacional a participar da SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge desde o seu lançamento em 2020, em plena pandemia do Covid-19.

 

Categorias Junior - As 5 equipes estreantes da Categoria Junior apresentarão apenas projetos, após passarem por 3 etapas classificatórias neste 4º ano da competição. São as equipes Bombaja H2 UFSM (Universidade Federal de Santa Maria – RS), Cataratas Baja SAE (Unioeste - Foz do Iguaçu-PR), H2Force Racing Team (Centro Universitário Senai Ipiranga - São Paulo),H2 Universidade Federal do Ceará (UFC – Campus Pici) e Esus H (Universidad de Santiago - Chile).

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Williams Racing apresentará carro com pintura especial escolhida pelos fãs no GP do Brasil 2025

 

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O tema da campanha deste ano, Driven by WordsMovido por Palavras, convida os fãs a definir, em uma única palavra, seu sentimento ou impressão sobre o que significa a paixão pela velocidade, pela competição e pelo legado da Gulf. As palavras mais votadas serão estampadas no FW47, que será exibido unicamente no Brasil, no GP de São Paulo, em novembro.

O concurso já está disponível no site da Gulf Oil Brasil, onde os interessados podem enviar suas palavras pelo formulário até 25 de agosto.

Estímulo renovado

A campanha de escolha da pintura do FW47 da Gulf e Atlassian Williams Racing deve repetir o êxito da edição de 2023, quando os fãs puderam selecionar as cores e o design do carro entre quatro modelos com temas distintos.

Com 180 mil votos, a pintura Bolder than Bold foi a vencedora e o carro participou dos Grandes Prêmios de Singapura, Catar e Japão. Em 2024, os fãs brasileiros também tiveram a oportunidade de vê-lo em ação no Gulf Speed Festival, em São Paulo.

Para incentivar o turismo sobre rodas, caravana com 25 trailers e motorhomes percorrerá mais 11 cidades do Paraná de 31 de julho a 10 de agosto

 

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 Depois de marcar história no segmento do turismo sobre rodas ao percorrer 9 cidades do Noroeste do Paraná em maio passado, a caravana da 9ª Expo Motorhome agora chega à região dos Campos Gerais. De 31 de julho a 10 de agosto, a segunda etapa do Circuito Caminhos do Paraná levará atrações culturais e ambientais gratuitas a mais 11 municípios. A iniciativa contará com a participação de cerca de 50 pessoas, que viajam a bordo de 25 trailers e motorhomes. “Nossa expectativa é repetir o sucesso da primeira etapa, realizada no Circuito Costa Rica e que mobilizou 100 mil moradores, movimentando mais de R$ 700 mil na economia dos municípios abrangidos. Foi uma experiência incrível para todos os envolvidos, pois fomos recebidos de forma calorosa por adultos e crianças”, salienta o idealizador e presidente da Expo Motorhome, Alexandre Boff.

A exemplo do que ocorreu na primeira edição do Circuito Caminhos do Paraná, os acampamentos serão montados em pontos estratégicos de cada cidade, como praças, parques e centros de convivência. O comboio chega por volta das 10 horas e permanece à disposição dos moradores até próximo das 20 horas. Nesse período, é possível conhecer o interior dos veículos de recreação e acompanhar a programação – que em algumas localidades inclui feiras de artesanato, food trucks e apresentações musicais. Em cada parada, serão plantadas mudas de árvores nativas e ministradas palestras sobre temas ambientais a estudantes das redes pública e particular.

Distante 160 km de Curitiba, Castro será a primeira cidade a ser visitada, em 31 de julho (quinta-feira). Os veículos permanecerão expostos no ponto de apoio de motorhomes localizado na Rua Mariana Marques. Na sequência, a caravana estará em Carambeí (1º de agosto, sexta-feira), Ponta Grossa (2 de agosto, sábado), Ivaí (3 de agosto, domingo); Irati (4 de agosto, segunda-feira); Rebouças (5 de agosto, terça-feira); Rio Azul (6 de agosto, quarta-feira); Mallet (7 de agosto, quinta-feira); São Mateus do Sul (8 de agosto, sexta-feira); São João do Triunfo (9 de agosto, sábado) e Palmeira (10 de agosto, domingo), última cidade a ser visitada pela 2ª etapa do Circuito Caminhos do Paraná - Campos Gerais. Acompanhe as novidades no perfil do Instagram @circuitocaminhos.

sexta-feira, 25 de julho de 2025

COBREQ lista as principais ferramentas para troca correta de pastilhas

 

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A COBREQ, marca brasileira do grupo alemão TMD Friction, com mais de 60 anos de tradição como fabricante de itens para freios, em seus treinamentos sempre orienta os reparadores sobre a importância de utilizar ferramentas adequadas para garantir uma troca precisa e segura das pastilhas. E para auxiliar nessa manutenção, a marca listou abaixo quais são as ferramentas essenciais para um trabalho de excelência na sua oficina.

A troca das pastilhas de freio, tarefa comum nas oficinas, exige além do conhecimento técnico do mecânico, o uso de ferramentas específicas para assegurar a eficiência e a segurança do serviço. Aqui estão algumas das principais:

Chaves de Caixa e Soquetes: Usadas para remover os parafusos das pinças de freio. Diferentes veículos podem exigir tamanhos e tipos específicos de soquetes além de chaves combinadas do tipo estrela e Torx. Esteja atento a medidas e modelos.

Estrangulador para Flexíveis de Freios: Esta ferramenta é indispensável para que a operação de descompressão e retorno dos pistões ou êmbolos das pinças (sejam elas do eixo dianteiro ou do eixo traseiro) seja executado sem que o fluido do sistema de freios, que pode conter contaminantes, retorne e interfira nas operações da central do sistema ABS, EBD, BAS, ESP etc.

Alicate de Descompressão de Pistão: Também conhecido como compressor de pistão, é essencial para retraí-lo antes de instalar as novas pastilhas.

Fatores que afetam a uniformidade da luz no farol e como as novas tecnologias melhoram o alcance e a luminosidade

 

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O sistema de iluminação do veículo é fundamental para manter não só o conforto do motorista e de seus ocupantes, mas também para garantir a segurança no trânsito. Segundo Jarbas Enzenberg, diretor de Engenharia da ARTEB, uma das principais fabricantes de sistemas de iluminação automotiva com 90 anos de atuação, novas tecnologias ajudam a melhorar a uniformidade da luz, entre elas, lentes com design otimizado, com múltiplos elementos e padrões de difração; refletores com tecnologia de superfície livre, sem imperfeições; e faróis adaptativos, como os que usam LEDs que podem distribuir a luz conforme as condições das estradas. 

Mas essa evolução ainda não é realidade da maioria dos veículos e os motoristas devem ter especial atenção com faróis, tanto altos como baixos, lanternas, luzes de direção, freio, ré, neblina e luzes de placa. “Todos esses componentes devem estar funcionando perfeitamente, além disso, outros fatores devem ser observados para assegurar a uniformidade da luz dos faróis e lanternas, pois quando a iluminação é uniforme melhora a visibilidade para observar os obstáculos, bem como a sinalização”, comenta Enzenberg. Ele também ressalta que a iluminação automotiva uniforme evita pontos de ofuscamento, trazendo mais conforto aos motoristas, além de evitar atuações por não estar em conformidade com as leis.

 

Fatores que podem prejudicar a uniformidade da luz – Segundo Enzenberg, entre os elementos que podem comprometer a uniformidade da luz estão o design do farol e o tipo de lâmpada. “A geometria do farol, refletor e lente podem afetar a distribuição da luz. Refletores bem projetados direcionam a luz de forma eficaz, enquanto a lente a espalha uniformemente”, explica. Já lâmpadas contam com diversas tecnologias que emitem luz distintas, como xênon ou LED, que tem ponto de emissão de luz mais concentrado, oferecendo melhor uniformidade que a halógena. 

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Cuidados para evitar danos ao eixo diferencial de caminhonetes e caminhões

 

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Componente que recebe a força gerada pelo motor através do eixo cardan e a transfere para as rodas de tração, o eixo diferencial também é responsável por permitir que as rodas girem em velocidades diferentes em curvas. “Apesar de ser bastante resistente, o eixo diferencial é um componente que suporta grande carga de trabalho, por isso é importante que os motoristas fiquem atentos e adotem alguns cuidados para não comprometer sua durabilidade”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata. 

Peças que integram o eixo diferencial – O eixo diferencial é composto por satélites, planetárias, caixa, coroa, pinhão, carcaça e semieixos, que atuam interligados, cada um com uma função específica. “O pinhão, que recebe a rotação do eixo cardan no mesmo sentido, está conectado à coroa por meio de engrenagens posicionadas de forma que o giro seja transmitido adequadamente, mudando o sentido da rotação em 90 graus”, comenta Leite, explicando que são essas engrenagens que reduzem a velocidade de rotação que chega às rodas. Já as planetárias e os satélites contam com engrenagens cônicas que permitem velocidades diferentes, de acordo com o ponto de contato, peças essenciais para a realização de curvas, enquanto os dois semieixos transmitem a rotação a cada roda na velocidade correta.

 

Sinais de problemas no eixo diferencial – Segundo o profissional, um dos defeitos mais comuns ocorre devido à sobrecarga que afeta os semieixos. Outro problema possível é a fratura de algum dente do pinhão ou da coroa, provocada por trancos no sistema de transmissão, defeito que, quando ocorre, pode comprometer todo o eixo diferencial. “O dente quebrado pode entrar entre as engrenagens e causar grandes prejuízos ao proprietário do veículo”, alerta. Além de ruídos, esse problema pode provocar trancos e batidas nas saídas.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Lubrificação de motores em temperaturas frias exige tecnologia e escolha correta

 

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O frio intenso sempre foi um desafio para o desempenho dos motores, sobretudo no momento da partida a frio. Com a queda da temperatura, aumenta a viscosidade dos lubrificantes, o que pode gerar desgaste acentuado de componentes internos e, em casos extremos, até impedir o arranque do motor. A boa notícia é que esse cenário já foi superado — desde que se utilize o lubrificante correto.
 
Até a popularização dos óleos multiviscosos, era comum a troca sazonal do lubrificante, substituindo-o por versões mais finas no inverno, com menor ponto de congelamento. Essa prática se tornou obsoleta com o avanço das bases sintéticas e a evolução dos pacotes de aditivos, capazes de manter a fluidez e proteger o motor mesmo em temperaturas negativas extremas.
 
Segundo Vinicius Alberti, gerente regional da Valvoline, os lubrificantes atuais incorporam aditivos estabilizadores de índice de viscosidade (IV), que preservam a capacidade de escoamento mesmo sob variações bruscas de temperatura. “Além disso, as bases sintéticas oferecem estabilidade térmica e aumentam a vida útil do pacote de aditivos, garantindo desempenho consistente mesmo em condições severas”, explica.
 
Um parâmetro fundamental nesse contexto é o ponto de fluidez, ou ponto de congelamento. Um lubrificante 0W, por exemplo, pode manter seu desempenho até -39 °C, enquanto um óleo mineral 20W apresenta limite em torno de -24 °C. Isso faz dos lubrificantes 0W20 os mais indicados para uso em regiões frias ou aplicações que exigem partida a frio com maior proteção.

ZM reforça compromisso com a educação para o trânsito por meio de doações ao projeto Transitolândia

 

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A ZM, empresa 100% brasileira com sede em Brusque e referência no setor de reposição automotiva, com suas linhas de produtos diversificada, que inclui motores de partida, alternadores, terminais de direção, bieletas e diversos outros itens para veículos leves e pesados realizou, neste mês de julho, importantes doações ao projeto "Transitolândia", iniciativa que visa educar crianças sobre segurança e cidadania no trânsito reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento social e a segurança.

No dia 11 de julho de 2025, a ZM doou dois novos carrinhos ao 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, fortalecendo o programa que promove a conscientização no trânsito desde a infância. Dias antes, em 09 de julho de 2025, a companhia expandiu seu apoio ao doar 14 carrinhos à Polícia Militar de Santa Catarina, destinados à cidade de Florianópolis. Esses equipamentos serão utilizados nas atividades práticas da Transitolândia, beneficiando ainda mais crianças.

Dentre as unidades doadas recentemente para a cidade de Florianópolis, também em Santa Catarina, podemos destacar a entrega do 100º carrinho do projeto.

"Acreditamos na educação como a base para mudanças efetivas na sociedade. Apoiar o Transitolândia nos permite contribuir diretamente para a formação de futuros motoristas e pedestres mais conscientes.", destaca Leonice Pfleger, Gerente de Recursos Humanos, cuja atuação vai além da excelência nos produtos, reafirmando a responsabilidade social da marca.

Peels no Capital Moto Week: liberdade, atitude e capacetes que conectam gerações

 

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 A Peels vai deixar a sua marca no Capital Moto Week! que acontece entre os dias 24 de julho e 02 de agosto de 2025, em Brasília/DF.  A Peels marca presença no maior encontro de motociclistas da América Latina, mostrando que estilo e atitude se encontram em cada detalhe.

No estande a Peels se conecta ao público com uma experiência de compra imersiva e conectada com o universo Peels. Modelos icônicos e novidades da marca que traduzem o estilo e a atitude dos apaixonados por motociclismo.

“Estar no Capital Moto Week é mais do que uma vitrine — é uma oportunidade real de troca com o público, de viver a cultura dos apaixonados por duas rodas junto com quem faz parte dela.” afirma Fernando Simonetti, head de marketingl da Peels.

O evento, que reúne anualmente mais de 800 mil pessoas e movimenta a economia e o turismo da região, representa um ponto de encontro essencial para marcas que atuam no setor e que valorizam experiências autênticas.