sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Fiat conquista liderança do mercado e Strada se consolida como veículo mais vendido do Brasil pelo quarto ano consecutivo

 

SIGA NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/carpoint_news/    

Nos últimos anos, a Fiat e a Strada consolidaram a liderança em vendas no Brasil, e em 2024 não foi diferente, conquistando pelo quarto ano consecutivo a primeira colocação do mercado nacional. Durante o último ano, a marca alcançou 20,9% de participação do mercado e 521.289 unidades emplacadas, o que representa um crescimento de 45 mil unidades em relação ao ano anterior, com vantagem superior a 118 mil carros à frente da segunda colocada. 

Líder incontestável no mercado brasileiro, a Strada encerrou o ano com 144.690 unidades vendidas e 5,8% de participação, um avanço de 0.3 p.p em relação a 2023. Entre os 10 veículos mais vendidos do País em 2024, o Argo ganhou três posições e encerrou o período na quinta colocação, com 91.144 unidades e 3,7% de market share. Para fechar, o Mobi ocupou a nona colocação, com 67.390 veículos vendidos e 2,7% do mercado. 

Referência em diferentes segmentos do mercado, a Fiat liderou entre as picapes com a força da Strada, Toro e Titano - lançada no início do ano, responsáveis por 204.778 veículos vendidos e 43,1% de participação no segmento. O sucesso do Argo e do Mobi se refletem também na primeira colocação entre todos os hatches, com 158.576 unidades e 23,2% de participação neste segmento.  

Por fim, a marca também lidera entre as vans, com 26.223 emplacamentos e 36,7% de participação ao longo do ano, garantindo a manutenção da liderança no segmento desde 2010. Com a primeira colocação do Fiorino entre as B-Vans, o modelo se consolidou pelo 11º ano consecutivo na liderança entre as Vans no geral e o Scudo, lançado em 2022, liderou entre as D-Van, finalizando o segundo ano consecutivo como furgão mais vendido dessa categoria. 

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

IPVA 2025: vale a pena pagar à vista ou a prazo?

 

SIGA NOSSO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/carpoint_news/  

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das despesas anuais que pegam muitas pessoas de surpresa, especialmente no início do ano, quando também surgem outras obrigações, como matrícula escolar e material didático. Para que esse gasto não prejudique sua saúde financeira, um bom planejamento é essencial.

Uma dúvida comum é se vale mais a pena pagar o IPVA à vista ou parcelado. A resposta depende da sua situação financeira. Antes de tomar qualquer decisão, é fundamental fazer os cálculos, considerando o valor do desconto para pagamento à vista e a possibilidade de ter o dinheiro investido em outra aplicação.

Reinaldo Domingos, PhD em educação financeira e presidente da DSOP Educação Financeira, alerta que "a educação financeira é sobre escolher, com consciência, o que é mais vantajoso para o seu futuro. Se você tem dinheiro disponível, sem ele estar aplicado ou gerando rentabilidade, pagar à vista pode ser uma boa opção. Fora isso, são necessários cálculos".

Como calcular a melhor forma de pagamento do IPVA