Por Marcus Lauria (Texto e fotos)
O Prisma 1.0 VHCE chegou ao mercado estrategicamente para alavancar as vendas do sedã, que fica um posto acima do Classic (ou antigo Corsa Sedan). Além de ser uma opção mais em conta para a versão 1.4 econoflex, lançada em outubro de 2006. O Prisma na verdade é um Celta com porta-malas, o que fica evidente por exibir a mesma dianteira do seu “irmão” menor e o resto da carroceria até a porta traseira (ou coluna “C”). A adição do porta-malas deixou o Prisma com desenho bem harmonioso e atraente. O motor é o mesmo que equipa o modelo Celta e Classic desde o início do ano.
Vamos ao que interessa, as impressões ao dirigir do sedã da Chevrolet. Fui buscar o carro na concessionária autorizada, na Tijuca, bairro do Rio de Janeiro, gentilmente cedido pela Chevrolet para o teste completo do CarPoint News. Na hora que fiquei sabendo que seria o Prisma 1.0 Flexpower VHCE, que estava disponível para mim. Como já tinha avaliado o Prisma 1.4 econoflex, achei interessante a oportunidade de testar o modelo com o motor mais fraco. Entrei no carro após liberarem a chave e verificar se estava tudo certo com a carroceria, logo fui ajeitando o banco e os retrovisores, coloquei o cinto de segurança, liguei o carro e o ar-condicionado. Não foi difícil achar uma posição agradável para dirigir, mesmo sem os recursos de regulagem de altura do banco ou mesmo de profundidade e altura do volante.
Antes de sair aproveitei para observar melhor o interior do Prisma 1.0 VHCE, onde pude notar uma certa aspereza nos materiais plásticos que não são muito agradáveis ao toque e transmitem uma certa fragilidade do material. Nas portas existe uma parte em tecido que ameniza um pouco essa visão de plástico por todos os lados. Logo ao sair, percebi a força do motor e notei que não é tão "fraco" assim como aparenta. Em movimento surgem alguns barulhos internos, que incomodam um pouco, eles vêm de todos os lados, do painel, das portas e do porta-malas. A suspensão é macia demais, porém o sedã é bem seguro nas curvas mais fechadas e deixa o motorista bem à vontade para abusar um pouco mais nessas horas e experimentar a segurança que o sedã transmite para quem está atrás do volante. As rodas de ferro, com calotas, em conjunto com os pneus 175/65R14 também auxiliam nas curvas mais fechadas.
A versão Maxx, que foi avaliada, é a mais cara oferecida com motor de 1.0 litro, o carro veio com vidros elétricos na dianteira (o traseiro usava a tradicional manivela) direção hidráulica, ar-condicionado e travamento automático das portas a 15 km/h (item de série nessa versão), além do rádio com MP3, que é um acessório oferecido na concessionária. Um detalhe que me incomodou durante a semana de avaliação foi a buzina que, ao ser acionada, dá a impressão que o som sai da porta do motorista, fora alguns barulhos que saem do tablier. O pomo da alavanca de câmbio muito pequeno e baixo atrapalha na hora de passar as marchas, mas depois dá para se acostumar com o tempo de uso.
O Prisma avaliado é equipado com o motor VHCE Flexpower, que gera 78 cv com álcool e 77 cv com gasolina (a 6.400 rpm), faz com que o pequeno sedã acelere de 0 a 100 km/h em 14,3 segundos com álcool. Também com o mesmo combustível, o três-volumes atinge a velocidade máxima de 164 km/h e faz 9,2 km/l na cidade, sendo que na estrada o número é de 12,2 km/l, segundo so dados da fábrica. Com o auxílio do Electronic Throttle Control - ETC -, conhecido popularmente como "acelerador eletrônico", as acelerações são mais agradáveis, o carro subiu bem a Serra Grajaú/Jacarepaguá, em uma velocidade razoável em quarta marcha sem pedir "arrego". No trânsito o Prisma se comportou bem e fez jus ao seu propósito de carro popular urbano. Com um porta-malas de 439 litros de capacidade, que podem chegar a 829 litros, com o banco traseiro rebatido, torna-se bem útil para uma viagem mais longa e para uma compra grande no supermercado. O tanque de combustível com capacidade para 54 litros, estava abastecido com álcool, no carro avaliado e foi suficiente para rodar 200 Km, na cidade com o carro durante uma semana sem precisar reabastecer.
Os preços do Prisma 1.0 Flexpower VHE começam em R$ R$ 28.327 para a versão Joy e parte de R$ R$ 29.460 para a topo de linha Maxx, segundo consulta no site da Chevolet. As duas versões saem de fábrica com "brake-light" e luz interna no porta-malas, enquanto para a Maxx é adiconado o travamento automático das portas a 15 km/h. Seus concorrentes diretos são as versões mais básicas do Fiat Siena, Renault Logan, Volkswagen Voyage e Ford Fiesta Sedã, que saem pela mesma base de preço do Prisma VHCE.
**FICHA TÉCNICA:
Carroceria / motorização: Sedã 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil
Carroceria / motorização: Sedã 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil
MOTOR:
Modelo: N10YFH
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 999
Diâmetro e Curso (mm): 71,1 x 62,9
Válvulas:OHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão: 12,6:1
Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Álcool: 78 cv a 6.400 rpm
Gasolina: 77 cv a 6.400 rpm
Torque máximo líquido (ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Álcool: 9,7 kgfm (95 Nm) a 5.200 rpm
Gasolina: 9,5 kgfm (93 Nm) a 5.200 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Álcool hidratado
Rotação máxima do motor (rpm): 6.800
Bateria: 12V, 42 Ah
Alternador: 60 A ( 90 A com ar condicionado)
Consumo NBR 7024 (km/l)
(Cidade/Estrada/Média): Gasolina: 13,7 / 17,5 / 15,2 - Álcool: 9,2 / 12,2 / 10,3
TRANSMISSÃO:
Modelo: F17 Minus HR - Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Modelo: F17 Minus HR - Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira: 4,27:1
Segunda: 2,35:1
Terceira: 1,48:1
Quarta: 1,05:1
Quinta: 0,80:1
Ré: 3,31:1
Diferencial: 4,87:1
CHASSIS/SUSPENSÃO:
Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora ligada a haste tensora.
Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora ligada a haste tensora.
Traseira: Semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril progressivas, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás.
Direção: Manual, pinhão e cremalheira (Hidráulica, pinhão e cremalheira)
Direção redução: Manual: 22,0:1 (Hidráulica: 16,0:1)
Direção número de voltas (batente a batente): Manual: 4,1 (Hidráulica: 2,75)
Diâmetro de giro (m): Manual: 9,80 (Hidráulica: 9,95)
FREIOS:
Tipo: Discos dianteiros, tambor traseiro
Tipo: Discos dianteiros, tambor traseiro
Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 236 x 12,7; traseiro 180 x 30
RODAS/PNEUS:
Roda tamanho e tipo: 14 X 5½
Pneus: 175/65R14
DIMENSÕES:
Distância entre eixos (mm): 2.443
Comprimento total (mm): 4.127
Largura carroceria (mm): 1.645
Largura total (mm): 1.857
Altura (mm): 1.463
Bitola (mm): Dianteira: 1.371; traseira: 1.376
Altura mínima do solo (mm): 105
Peso em ordem de marcha (kg): 921 (951 com ar-condicionado)
Distribuição de peso (% dianteira/traseira): 60 / 40 (61 / 39 com ar-condicionado)
CAPACIDADES:
Porta-malas (litros): 439
Carga útil (kg): 440
Tanque de combustível (litros): 54
Óleo do motor (litros): 3,25 (3,5 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 6,4 (6,6 com ar-condicionado)
DESEMPENHO:
Velocidade máxima (km/h): Álcool: 164 / Gasolina: 162
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Álcool: 14s3 / Gasolina: 14s8
Aceleração 0 - 400 m (s): Álcool: 19s3 / Gasolina: 19s5
Aceleração 0 – 1.000 m (s): Álcool: 35s8 / Gasolina:36s2
Retomada 40 a 100 km/h (s): Álcool: 17s6 (4a marcha) / Gasolina: 17s9 (4a marcha)
Retomada 80 a 120 km/h (s): Álcool: 20s7 (5a marcha) / Gasolina: 21s2 (5a marcha)
**Dados de fábrica
Muito boa a revisão!
ResponderExcluirO Prisma é um excelente carro, principalmente pelo custoxbenefício com pontos fortes no design externo, consumo e potência quando comparado aos demais.
Parabéns novamente pela revisão Marcus.
Grande abraço.
Estou comprando um, e me ajudou bastante...muito obrigado!!!!
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