segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Renault reformula o furgão Master



O recém-lançado furgão Renault Master foi apresentado na Fenatran 2009 e o público presente pôde conferir o modelo mais de perto. O modelo Master pode ser encontrado em três versões de carroceira (Minibus, Furgão e Chassi Cabine) e em seis configurações diferentes em relação à altura do teto e ao comprimento da carroceria. No evento foram mostrados cinco versões transformadas e os Furgão L3H2 (chassi longo e teto alto), Minibus L2H2 16 lugares (chassi médio e teto alto), Furgão L1H1 (chassi curto e teto baixo) e o Chassi Cabine (com implementação do baú). Todas as versões independentemente da configuração, saem de fábrica com direção hidráulica de série, ar quente, hodômetros digitais total e parcial, banco do motorista com regulagem de altura e inclinação, bloqueio de ignição por transponder, alerta sonoro de luzes acesas, faixa de proteção lateral na cor preta, relógio digital e farol com regulagem de altura. Opcionalmente os Master disponibilizam: freios com sistema ABS, airbag, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar condicionado frontal e traseiro, abertura das portas até 270º e divisória de vidro separando motorista e carona da carga (somente versão furgão). Algumas mudanças na parte mecânica deixaram o furgão da Renault mais fácil de dirigir, como o novo câmbio de seis marchas, com acionamento por cabo e com alavanca instalada no painel. O escalonamento foi feito para privilegiar o torque em qualquer faixa de rotação. Além da direção hidráulica que foi recalibrada, exigindo 15% menos de esforço nas manobras. Para empurrar todas essas alterações que facilitam o dia-a-dia do condutor está disponível um motor turbodiesel 2.5 dCi 16V, com acelerador eletrônico, cabeçote de alumínio, duas árvores de comando de válvulas e sistema de injeção Common Rail, no qual a bomba envia o combustível, em alta pressão, para um único duto ligado aos quatro bicos injetores. A vazão de combustível (tempo e ponto de injeção) é comandada eletronicamente pelo calculador do motor, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes. O propulsor desenvolve 155 cv de potência máxima, a 3.500 rpm, com torque de 29,6 kgfm (1.600 rpm). Sua velocidade máxima é de 145 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 16,5 segundos. Os valores não foram divulgados pela empresa.





Atualmente, o Novo Renault Master está disponível no mercado nacional com as seguintes configurações:

1) Novo Master Minibus:* L2H2 com 16 lugares (chassi médio e teto alto: motorista e mais 15 passageiros)
2) Novo Master Chassi Cabine:* L2H1 (chassi médio e teto baixo)
3) Novo Master Furgão:
* L1H1 (chassi curto e teto baixo, com 8 m³ de capacidade de carga)
* L2H2 (chassi médio e teto alto, com 10,8 m³ de capacidade de carga)
* L3H2 (chassi longo e teto alto, com 12,6 m³ de capacidade de carga)

* Conforme nomenclatura adotada pela Renault, H refere-se à altura do teto (H1 = teto baixo e H2 = teto alto). Já a letra L diz respeito ao comprimento (L1 = chassi curto, L2 = chassi médio e L3 = chassi longo).

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