Estarão expostos no Museu do Caramulo (www.museu-caramulo.net), no centro de Portugal, modelos que fizeram a história dos superesportivos “da Fórmula 1 às 24 Horas de Le Mans”, tema da exposição que o Museu apresenta neste verão europeu aos seus visitantes. Serão expostos ao todo, mais de 20 modelos, que ao longo das 8 décadas animaram as salas do Museu. Além dessa exposição temporária, os visitantes poderão desfrutar a coleção permanente de automóveis e motocicletas que existe no local. “Vários destes automóveis são provenientes de algumas das mais prestigiadas coleções privadas, que gentilmente os emprestaram ao museu” refere Tiago Patrício Gouveia, diretor do Museu do Caramulo. E acrescenta “a idéia sempre foi construirmos um núcleo de esportivos topo de linha, sendo este projeto apenas possível conjugando automóveis de pilotos e colecionadores privados com os modelos já existentes no museu”. Entre os modelos apresentados, o mais raro e antigo é o Bugatti 35B de 1930 (foto acima), um Fórmula 1 dos anos 30 e o modelo mais potente da Bugatti, além de ser considerado o modelo que mais conquistou vitórias conquistou na história da competição automóvel (cera de 2 mil). Confira a lista de outros clássicos que estarão no Museu do Caramulo: o Mercedes-Benz 300 SL Gullwing (1954), um ícone de design automóvel que valeu à marca vitórias nas “Mille Miglia”, “Grande Prémio de Berne”, “24 Horas de Le Mans” ou “Carrera Panamericana do México” e o Lamborghini Miura SV (1971), o mais fantástico modelo da marca, acumulando 385 cavalos de potência no seu motor. Neste grupo encontram-se ainda o Ferrari 195 Inter (1951), o mais antigo Ferrari em Portugal, o Pegaso Z-102-B (1953), um dos raros exemplos existentes que à altura custava mais que um Ferrari, o Alfa-Romeo Super-Sprint C (1955) e o desportivo português Alba, modelo único no mundo e que tantas vitórias obteve em Portugal nos anos 50. Também estarão lá modelos Porsche como o 356B (1962), 911 Carrera S (1973), 930 Turbo (1977) e 928 GT (1989), assim como um De Tomaso Pantera (1972), os modelos Lancia 037 (1984) e Lancia Delta Integrale HF (1992), uma Ferrari 365 GTB/4 Daytona (1974), Triumph e Lotus.
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