segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Correia dentada banhada a óleo: TAKAO orienta sobre manutenção e cuidados

 

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 Com a popularização dos motores de menor cilindrada nos automóveis lançados nos últimos anos, algumas tecnologias ganharam destaque no mercado. E a correia dentada banhada a óleo é uma delas. Desenvolvida para oferecer mais eficiência e durabilidade, sua manutenção exige o cumprimento rigoroso das recomendações do fabricante. No entanto, a frequência de falhas registradas em alguns motores tem feito com que o sistema ganhe destaque entre reparadores e proprietários. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, Marlon Dias, coordenador técnico da TAKAO, marca de componentes para motor comercializada exclusivamente pela Goop Distribuidora e referência no mercado de reparação automotiva, explica os aspectos mais importantes relacionados ao funcionamento e à manutenção desse componente. 

O sistema de correia dentada banhada a óleo consiste na instalação da correia de sincronismo, responsável por coordenar o movimento entre o virabrequim e o comando de válvulas, imersas no óleo lubrificante do motor. Essa configuração reduz o atrito entre as partes móveis, promovendo menos vibração e ruído durante o funcionamento. 

Diferentemente das correias “secas”, que operam fora do cárter, as versões banhadas a óleo são fabricadas com compostos especiais de borracha sintética e fibras resistentes à ação química do lubrificante. O contato constante com o óleo diminui o atrito interno e melhora a dissipação de calor, contribuindo para o desempenho geral do motor. Em comparação com as correntes metálicas, o conjunto é mais leve, o que favorece o consumo de combustível e a dirigibilidade. 

Outra vantagem em relação à corrente de comando é a maior durabilidade. Em alguns casos, o intervalo de substituição indicado pelo fabricante pode superar 200 mil quilômetros, permitindo longos períodos de uso sem necessidade de intervenções mecânicas, o que facilita a manutenção e reduz custos para o proprietário.

Entretanto, para usufruir plenamente dessas vantagens, cuidados específicos devem ser observados, principalmente no que se refere ao óleo lubrificante. 

Após 2026, todo VW desenvolvido na região terá versões eletrificadas

 

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 A partir de 2026, todo novo modelo Volkswagen desenvolvido e fabricado na Região América do Sul terá versões eletrificadas! O portfólio da marca terá veículos híbridos em todas as modalidades possíveis: híbridos leves, híbridos e híbridos plug-in. E está confirmado: a produção do 1º veículo com a Plataforma MQB37 será na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com sistema de propulsão HEV flex. Vale destacar que os modelos Total Flex também seguirão no portfólio da Volkswagen do Brasil.

Para impulsionar as exportações e o desenvolvimento de novas tecnologias de eletrificação em seu portfólio, com foco na breve estreia dos modelos híbridos em todas as suas modalidades possíveis - híbridos leves, híbridos e híbridos plug-in -, a Volkswagen do Brasil adquiriu linhas de crédito de R$ 2,3 bilhões junto ao BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). Cada um dos híbridos é pensado para atender às diferentes necessidades dos consumidores brasileiros e para aproveitar ao máximo o potencial dos biocombustíveis nacionais. É a união da sustentabilidade, autonomia e performance! O aporte também inclui o desenvolvimento de tecnologias de ADAS (Advanced Driver Assistance Systems, em português Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) e de conectividade (infotainment).

A cerimônia de assinatura junto ao BNDES foi realizada nesta sexta-feira (31/10) na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). O evento contou com as presenças do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; do chairman executivo da Volkswagen Região América do Sul, Alexander Seitz; do presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, demais autoridades, colaboradores e parceiros de negócios.

“Tem início uma nova era de eletrificação da Volkswagen do Brasil. A partir de 2026, todo novo Volkswagen desenvolvido pela nossa Engenharia e fabricado na Região América do Sul terá versões eletrificadas! Vamos oferecer híbridos em todas as modalidades possíveis: híbridos leves, híbridos e híbridos plug-in, que representam nosso compromisso com o futuro da mobilidade sustentável. Teremos uma solução completa, democratizando a eletrificação e o acesso a tecnologias avançadas de segurança, conectividade e inteligência artificial. O aporte de R$ 2,3 bilhões, viabilizado pelo BNDES, acelera a transição energética e tecnológica da Volkswagen do Brasil e fortalece ainda mais a nossa Engenharia. Estamos atuando para impulsionar a indústria nacional, que desenvolve e produz carros aqui, gerando empregos e acelerando a economia”, afirma o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.

McDonald’s lança miniatura exclusiva de carro da Oracle Red Bull Racing para celebrar parceria inédita com Red Bull

 

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 Aquecendo os motores para o São Paulo Grand Prix 2025, o McDonald’s e a Red Bull se unem para uma parceria inédita que promete mexer com as emoções dos apaixonados por automobilismo. O Méqui é o novo race partner da Oracle Red Bull Racing e, para celebrar esse marco, lança uma miniatura colecionável do carro de corrida RB21.

 Inspirada no carro RB21 do piloto Max Verstappen desta temporada, a miniatura traz a pintura oficial da equipe e os tradicionais arcos dourados do McDonald’s na frente do halo. Essa iniciativa faz parte da parceria anunciada pelas duas marcas no Brasil. A partir de outubro, o McDonald's passa a oferecer Red Bull Energy Drink em seus restaurantes - novidade que oferece ainda mais sabor, conveniência e energia extra no dia a dia dos consumidores.  

“O McDonald’s é uma love brand que entende de emoção e, por isso, nos conectamos com as paixões dos nossos consumidores. O automobilismo é, sem dúvidas, uma delas. Por isso, ao nos unirmos com a Oracle Red Bull Racing para trazer esse colecionável super exclusivo — a réplica de um carro que rodará nas pistas apenas uma vez, e justamente aqui no Brasil — temos certeza de que estamos criando um momento memorável. É a nossa forma de celebrar o esporte, oferecendo algo realmente especial aos fãs das marcas", destaca Ilca Sierra, Diretora de Marketing da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

As miniaturas chegam aos restaurantes participantes em duas fases de distribuição. Em cada uma delas, os clientes poderão emitir até dois cupons, com validade determinada, para garantir seus colecionáveis.

Buggy Guepardo G300 Duna começa a ser vendido no mercado nacional

 

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Depois de ter a primeira unidade vendida e já entregue para a Ilha de Fernando de Noronha, O BUGGY GUEPARDO G300 DUNA entra em nova fase com vendas nacionais abertas e
testes com compradores.

Parceira inédita foi feita entre a montadora cearense Adventures Off Road com a iDroove Car para vender os novos Buggys Duna G300 no Brasil. Revelado ao público pela primeira vez na Autop 2024, o Duna G300 tem DNA dos engenheiros da lendária Troller com motor 1.6l, a gasolina com
110 cv de potência, mesmo motor de veículos como Gol e Saveiro, da Volkswagen.

O Duna G300 nasceu no Ceará - coração do off road brasileiro, com a missão de criar uma nova categoria de veículos, o utilitário recreativo premium. Robusto, o Buggy foi desenvolvido para rodar em qualquer terreno. Em versão única, o Guepardo Duna G300 tem preço de R$ 149.900.
Instalado na traseira, o conjunto propulsor do Duna G300 combina o motor de quatro cilindros EA211 1.6 de 110 cv e força (torque) de 16,1 kgfm com a transmissão manual de cinco marchas. O veículo está homologado para circular nas ruas e estradas do Brasil. A suspensão e amortecedores foram desenvolvidos especialmente pela empresa Off Limits

Os CEOs das duas empresas celebram a parceria e inclusive a primeira unidade já foi vendida com destina a Ilha de Fernando de Noronha, um empresário do setor de locação de veículos garantiu o seu. “Estamos prontos para ser o diferencial no segmento, o Duna G300 vai além da função de Buggy de praia. Ele vai poder trafegar em vias públicas pois conta com equipamentos de segurança e sinalização exigidos para homologação junto ao Contran”, explica Clauder Ciarlini, CEO da Adventures Off Road.