sexta-feira, 1 de maio de 2009

Fisico e forma




A criatividade é muito comum entre os designer de automóveis. São vários estudos e idéias para tentar melhorar o desenho dos carros, motos e caminhões entre outros meios de transporte. Mas o automóvel é sempre o mais visado, em um mundo cada vez mais interessado nas formas do futuro.


Foi pensando no futuro que o David Gonçalves criou um automóvel que pode ser a solução para o caótico trânsito das grandes metrópolis urbanas. O designer é o inventor do Scarab, um veículo de transporte pessoal e individual que pode mudar de forma e se locomover em locais de diferente nível de acesso.

O veículo não possui eixo fixo, com isso pode deslocar suas rodas, e se apresentar nas formas vertical ou horizontal. O mudança é feita automaticamente, de acordo com a velocidade que o veículo se encontra no momento. O que ocorre da seguinte forma: em uma autoestrada o veículo fica em posição horizontal, aproveitando ao máximo a sua aerodinâmica e sua estabilidade. Já nas áreas urbanas, aonde existe maior circulação de veículos, o Scarab reduz sua velocidade e se posiciona verticalmente, como se o motorista estivesse em pé, o que diminui seu volume e facilita o acesso em locais mais estreitos. O Scarab praticamente se compara a uma sanfona.



Pensando também no meio-ambiente, o designer David Gonçalves disponibilizou três fontes de energia para o Scarab, o automóvel pode ser abastecido através de célula de combustível, eletricidade ou bicombustível. Porém, no modo elétrico conta com um sistema de freio regenerativo, que utiliza o calor dispersado pelas pastilhas nas frenagens para reabastecer a bateria principal.

Na parte tecnológica o Scarab oferece aos condutores sistema de navegação, radar, detector de proximidade com display e controles simplificados através de comandos digitais. As idéias não passam de um projeto virtual, que dificilmente chegarão as ruas de nossas cidades, mas as suas soluções podem ser, quem sabe um dia, usadas em nossos veículos reais.

7 comentários:

  1. Idéia interessante, mas não curto muito esses carros futuristas D+.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Seria uma ótima solução para quem tem problemas com espaço de garagem, e uma solução para o transito.

    Boa MLBimmer

    by Dilsinho EC

    ResponderExcluir
  3. Futurista D+ para o meu gosto.

    ResponderExcluir
  4. Interessante, mas parece coisa de filme...

    Lerback

    ResponderExcluir
  5. Interessante....gostaria de ver funcionando...

    ResponderExcluir
  6. Por enquanto é só um conceito.. mas quem sabe num futuro distante?

    Acredito que vai acontecer muita coisa entre nossos carros de hoje e este tipo de veículo.

    ResponderExcluir
  7. achei legal!é sempre bom ver diferentes tipos pra se ter boas idéias!valeu!!!

    ResponderExcluir

Comente, opine.