sábado, 11 de julho de 2009

Rápidas do final de semana

AR FRESCO - O clima seco do inverno causa o aumento da poluição, piorando a qualidade do ar dos grandes centros urbanos. A população sofre com esse efeito climático precisando, inclusive, de tratamento médico. Porém, não são somente as pessoas que precisam de cuidados na estação mais seca do ano. Os carros também merecem atenção nesse período, principalmente, os filtros de ar. Responsáveis por reter as impurezas, evitando que o motor aspire e devolva um ar contaminado, este componente, se saturado.Cada montadora especifica uma quilometragem para a troca de filtros, mas, em média, eles são trocados a cada 10 mil quilômetros. Para isso devem-se levar em consideração as condições do ambiente que o veículo está inserido. Segundo Jair Silva, Supervisor de Serviços, da Affinia Automotiva, empresa fabricante e distribuidora de peças para reposição automotiva, “devemos sempre estudar as condições do ambiente que o veículo opera como, por exemplo, os que trafegam em regiões de grande concentração de poluição, terão o tempo de vida de seus filtros, reduzidos em relação aos demais”. Mas se o filtro de ar saturar, o veículo dará sinais como o aumento do consumo de combustível, perda de potência, ou ainda dos níveis de emissão de poluentes e pelo forte odor emitido pelo escapamento. Em alguns veículos da linha média e pesada, existe um indicador de restrições no filtro de ar que alerta o condutor sobre a necessidade da troca. “Atualmente, os filtros são todos descartáveis. Não existe manutenção e o ideal é fazer a troca dentro do período recomendável pela montadora”, explica Jair Silva.


ACELERANDO - Após a inauguração das atividades em outubro de 2008, com a nomeação da primeira concessionária autorizada em São Paulo, a Kawasaki Motores do Brasil vive uma fase de rápida expansão. Desde abril, simultaneamente ao lançamento da linha de produtos 2009, novas concessionárias vêm sendo inauguradas, ampliando a rede que já conta com sete lojas: Number One, Fittipaldi, Top Bikes e Casarini em São Paulo; American Cross em Bragança Paulista (SP); Duo Moto em Bauru (SP) e Casa de Máquinas em Porto Alegre (RS). O ritmo se acelera agora, com a inauguração em 20/6 da Voar Motos em Goiânia (GO). E nas próximas semanas estão programadas as de Vitória (ES), Criciúma e Balneário Camboriú (SC), Curitiba (PR), Salvador (BA) e outras grandes cidades brasileiras que também receberão concessionárias autorizadas da Kawasaki, atingindo a meta de 30 lojas neste primeiro ano de operações.


SEMPRE SEGURO - A Ambru - distribuidora de produtos para segurança e conforto de bebês e crianças – acaba de trazer ao Brasil as cadeiras de segurança Paris e booster Lyon, da MaxiBaby®. Importadas da França, elas possuem o selo do Inmetro, uma prova de que passaram por testes rigorosos que comprovam sua eficácia no caso de colisão e estão de acordo com a legislação brasileira (desde o dia 1 de abril de 2009, todas as cadeiras de segurança para crianças, boosters (assento de elevação) e bebê conforto, só poderão ser comercializados com o selo do Inmetro).Com acabamento europeu, as Cadeiras de Segurança PARIS, da MaxiBaby®, se caracterizam pelo conforto e design moderno. O grande diferencial do modelo é o recline ilimitável, que se ajusta de acordo com a necessidade da criança. “Para ajustá-lo é muito simples. Basta girar uma manivela que se encontra na parte dianteira da cadeira e o encosto se movimentará automaticamente”, explica Mario Jorge Freirato Monte Alto, Diretor Comercial da Ambru. A cadeira possui, ainda, um encosto de cabeça que pode ser removido com facilidade – o que proporciona conforto e segurança total para o pescoço da criança. Além disso, o tecido é totalmente removível e pode ser lavado com facilidade, exceto em máquinas de lavar. Para saber onde encontrá-los basta acessar o site http://www.ambru.com.br/ ou o SAC (11) 3772-2908.


TRANSCATARINA - A partir do dia 15 até 18 de julho, acontece o Transcatarina 2009, novo projeto da SC Racing com a participação da Goodyear como patrocinadora do evento. O Raid/Rally ocorrerá em Santa Catarina e contará com passagens nas cidades de Fraiburgo, Curitibanos, Lages, Atalanta, Rio do Sul, Botuverá e Balneário Camburiú e poderá proporcionar aos competidores e turistas muita emoção e adrenalina. A Goodyear estará presente com o apoio de sua rede de distribuição da região, divulgando sua linha de produtos, principalmente, o seu último lançamento, o pneu Wrangler Adventure, de uso misto que conta com a exclusiva tecnologia Durawall, um composto especial na lateral do pneu, que oferece resistência adicional a cortes e perfurações. Além disso, junto com a organização, a empresa premiará os campeões das quatro primeiras categorias com um jogo de pneus. Subdividido em 5 categorias, dentre as quais a Super Master, com pilotos mais experientes até a Turismo, com pilotos mais novatos, o Transcatarina é uma prova de regularidade e precisão. Os competidores precisam estar no local e horário exato determinado pela organização, o objetivo não é a velocidade e sim a regularidade de cada um, cumprindo o trajeto com passagens pelos postos de controle nos horários marcados. Poderão participar pilotos, navegadores e “zequinhas” de ambos os sexos, com pouca ou sem nenhuma experiência em provas deste tipo. Para mais informações sobre a Goodyear, visite: http://www.goodyear.com.br/ ou http://www.transcatarina.com.br/




DISTÚRBIOS - Passar dias e noites distante da família. Alimentar-se com o que há de mais rápido para preparar. Cruzar um país como o Brasil, de dimensões continentais, sem ao menos dormir algumas horas. Não praticar exercícios físicos. Consumir substâncias estimulantes para cumprir a atividade estipulada. A vida do caminhoneiro não é regrada e os acidentes já deixaram de ser novidade.Se por um período, o importante é chegar ao destino pretendido e ganhar um prêmio pela rapidez do trabalho, por outro, a qualidade de vida do profissional que vive na boléia de um caminhão fica inteiramente comprometida. O frenético ritmo de vida adotado é propício para a geração de uma apnéia obstrutiva do sono, causada pelo acúmulo de gordura e enfraquecimento da musculatura da região do pescoço, onde fica a orofaringe e, posteriormente, problemas cardíacos.“De 10 a 20% dos motoristas profissionais em todo o mundo, apresentam distúrbios respiratórios do sono, do tipo apnéia obstrutiva. Mas, o grande problema para eles, realmente, é a privação do sono”, explica o Prof. Dr. Luis Vicente Franco Oliveira, Coordenador do Laboratório do Sono da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Estudos apontam que o risco de acidentes com pessoas que trabalham a partir de 12 horas, é duplicado, e, a partir de 14 horas, triplicado. Para os caminhoneiros que, por exemplo, partem de São Paulo com destino à Manaus, são aproximadamente quatro mil quilômetros de viagem. Se o objetivo é cumpri-lo ininterruptamente, a probabilidade de acidente aumenta exponencialmente, pois, a privação do sono diminui o reflexo, a capacidade de concentração, aumenta a fadiga, a irritabilidade e o estresse.



NOVO RECORDE - Ao registrar novo recorde, com 70.645 automóveis e veículos comerciais leves emplacados em junho, a Fiat Automóveis é mais uma vez a líder de vendas no mercado brasileiro, com 24,4% de participação. O resultado da Fiat é recorde também nos números acumulados no primeiro semestre do ano. Os emplacamentos da marca somam 342.252 unidades, com 24,5% do total, com uma vantagem de mais de 15.500 veículos à frente da segunda colocada no ranking. O Fiat Palio, com 20.770 unidades, e o Fiat Mille, com 16.239 emplacamentos, foram os dois campeões de venda da marca, ambos entre os três modelos mais vendidos do mercado. A picape Fiat Strada, que acaba de ganhar mais uma versão inovadora, a Strada Adventure Cabine Dupla, continua líder isolada no segmento, com 8.085 unidades emplacadas em junho. Outro destaque da gama Fiat no mercado é o Fiat Siena, que atingiu 10.582 unidades emplacamentos em junho. Os números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) foram divulgados hoje pela Anfavea.



TERCEIRO - A estreante equipe MAHINDRA completou o Rally dos Sertões com um honroso terceiro lugar na categoria T2 – Production (31º na geral). Este resultado confirma a vocação de resistência e força dos utilitários Mahindra, cuja preparação para a prova foi mínima. Este resultado no segundo maior e mais difícil rally do calendário mundial mostra que os Mahindra têm vocação para trabalhos difíceis, que exigem desempenho, força e resistência.Com apoio de uma pick up cabine dupla e um SUV Mahindra, o piloto Ricardo Augusto de Souza Campos, mais conhecido por RASC, acompanhado do navegador, RASC Campos, de apenas 16 anos, filho do piloto, foram alvo de intensa curiosidade ao longo dos mais de 5.000 quilômetros de prova. “Todos os envolvidos, pilotos mecânicos e fiscais nos olhavam e faziam perguntas, querendo saber mais sobre o indiano estreante que estava superando até equipes maiores e mais bem estruturadas”, falou RASC após a chegada em Natal.Esta primeira participação da Mahindra em rally é considerada extremamente positiva para o desenvolvimento da marca no Brasil. “Nós apostamos na capacidade de nossa linha de utilitários de surpreender e queríamos colocar isso à prova”, afirma José Francisco de Oliveira Neto, diretor comercial da Mahindra. “Este resultado demonstra que apostamos certo e realmente surpreendemos a todos”, complementa Oliveira.



SUCESSO - Na cidade serrana de Campos do Jordão, SP, a Fiat participa da temporada de inverno em uma casa exclusiva no centro da charmosa Vila Capivari. Lá o grande destaque fica para o Fiat 500, sucesso na Europa que desembarca no Brasil até o final do ano. Esta é a segunda vez que o público brasileiro poderá conhecer de perto o 500, a primeira vez foi no mês passado, no Quatro Rodas Experience 2009, no circuito de Interlagos. No espaço de 250 m2 da Fiat em Campos do Jordão, além do 500 em exposição, o visitante também poderá fazer test drive com o Fiat Linea, nas versões T-Jet e Absolute, o novo sedã da marca que trouxe inovações no mercado como o Blue & Me NAV, que traz o moderno sistema de navegação por satélite (GPS) integrado ao painel do carro.


SÓ FLEX - Segundo os dados divulgados na segunda-feira (06/07/2009) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram emplacados mais de 1,2 milhão de veículos flex, o que representa 92% do todos os automóveis e veículos comerciais leves (ciclo Otto, que exclui motores a diesel) emplacados no período. Os números mostram um crescimento de 5% nos licenciamentos de modelos bicombustível de janeiro a junho de 2009, em comparação ao mesmo período do ano passado. “Vivemos uma situação de preferência irreversível dos consumidores pelo carro flex, uma opção sustentável, econômica, que gera empregos e desenvolve a indústria nacional”, avaliou Marcos Jank, presidente da UNICA. Segundo Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da UNICA, é importante notar que, enquanto a demanda por gasolina no semestre manteve-se estável, a de etanol hidratado subiu fortemente, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). “Isto ratifica o aumento da frota dos carros flex neste semestre”, avaliou Padua.



PALESTRAS - Com o objetivo de oferecer aos estudantes um encontro que reúna, em um só local, diferentes informações e experiências sobre diversas áreas da Engenharia, o Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) realizará de 19 a 23 de outubro, das 9h às 21h30, no campus São Bernardo, a I Semana de Engenharia. O encontro terá uma programação especial aos cerca de 7 mil alunos dos curso de Engenharia de Automação e Controle, Civil, Elétrica, Materiais, Mecânica, Produção, Química e Têxtil. A Semana vem com palestras, minicursos, workshops, visitas aos laboratórios, atividades sociais, competições e concursos, além de visitas técnicas às empresas e exposições.



CRESCENDO - Os números do mercado brasileiro de motocicletas indicam um aumento de 7% nas vendas no segundo trimestre de 2009, em comparação com os três primeiros meses do ano. Os dados, divulgados pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), mostram que, de janeiro a março, o setor faturou, para o mercado interno, 309.630 unidades, contra 422.338 no período de abril a junho, o que representa um aumento de 36% no 2ª trimestre. “O balanço demonstra que os efeitos da redução da COFINS estão surtindo efeito”, diz Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da Abraciclo. A recuperação projetada pelo presidente para o segundo semestre tem como base o aquecimento do mercado previsto para o período e medidas negociadas com o governo, como a prorrogação da COFINS e da isenção da taxa SUFRAMA.




SALÃO - Em sua 10ª edição, o SALÃO DUAS RODAS (10ª Feira Internacional de Motocicletas, Bicicletas, Peças, Equipamentos e Acessórios), que neste ano volta a ser realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, estima receber 360 expositores e 530 marcas representadas, de 25 países, e um público de 200 mil visitantes. Marcado para o período de 7 a 12 de outubro, o SALÃO é o maior do Brasil e da América Latina. Uma das novidades é que a partir deste ano o evento passa a integrar oficialmente o calendário internacional de feiras da Reed Exhibitions Alcantara Machado, que anunciou ao mercado brasileiro, em janeiro passado, a aquisição integral das feiras BRASIL OFFSHORE, SALÃO DUAS RODAS e do fórum PROTECTION OFFSHORE, eventos que até então pertenciam à MG Media Group do Brasil. SALÃO DUAS RODAS 2009 (10ª Feira Internacional de Motocicletas, Bicicletas, Peças, Equipamentos e Acessórios), Data: 7 a 12 de outubro de 2009, Horário: 14h às 22h,Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo - SP, Ingressos: Venda no local e antecipadamente pela internet. http://www.salaoduasrodas.com.br/




TREINAMENTO - A SKF do Brasil já tem a agenda de treinamentos técnicos para o 2º semestre de 2009. Ao todo, a empresa disponibilizará 11 modalidades de cursos: tecnologia em rolamentos III, análise de vibrações 1,2 e 3, alinhamento de máquinas rotativas, análise de falhas, balanceamento de rotores, vibração em motores elétricos, lubrificação industrial, transmissão de potência, análise dinâmica de eixos rotativos, aplicações em termografia e software @ptitute Analyst. Todos os módulos podem ser realizados no próprio Centro de Treinamento da SKF, localizado no quilômetro 30 da Rodovia Anhanguera, Cajamar, interior de São Paulo, ou, caso os clientes prefiram, podem ser ministrados em suas próprias instalações. “Essa prática foi um grande sucesso no semestre passado e decidimos manter até o final do ano, incluindo novas modalidades de treinamentos”, explica Flavio Sousa, coordenador de treinamento corporativo da SKF do Brasil. Mais informações: http://www.skf.com.br/ ou no telefone (11) 4619-9227.



MARKETING - Depois de alcançar o público do golfe por meio da participação no “Boteco 19”, agora a Suzuki Veículos estende suas ações de marketing para o campo do hipismo. A empresa será patrocinadora do “Torneio Hípico Haras Vale das Estrelas”, tradicional prova que já chega à sua 14ª edição e acontece anualmente em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. De 17 a 19 de julho, o evento reunirá profissionais de projeção internacional e oferecerá mais de R$ 100 mil em premiação. A marca vai fornecer Grand Vitaras para a inusitada e esperada prova chamada “Carro x Cavalo”, que encerra a programação. Nessa modalidade, são formadas duplas, sempre com um cavaleiro e um convidado. O primeiro faz o circuito com seu cavalo e depois tem de atravessar a pista correndo até entrar no Suzuki, que terá o parceiro à sua espera já na direção. Os dois, então, conduzem o automóvel por um trajeto em areia. No final, somam-se os tempos e descontam-se as faltas para apontar os vencedores. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site http://www.harasvaledasestrelas.com.br/



REPRESENTAÇÃO - A ANFAPE – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças, entidade criada por importantes indústrias do mercado independente de autopeças, apresentou ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro a representação que denuncia os impactos que os consumidores sofrerão no caso de os fabricantes independentes de autopeças serem impedidos de comercializar peças de reposição de automóveis no mercado secundário. A representação encontra-se sob responsabilidade do procurador da República, Mario Barra Lima. A peça jurídica informa o Ministério Público Federal sobre a ação das montadoras que, baseadas nos registros do design de componentes de seus veículos, como capôs, paralamas e parachoques, estão se voltando contra os fabricantes independentes dessas autopeças para reposição, com a finalidade de proibir tanto a fabricação quanto sua venda, o que faz dos consumidores reféns das fabricantes de seus automóveis.



REGULAGEM - A Nino Faróis, empresa fabricante de produtos para iluminação automotiva, estará presente pela segunda vez consecutiva no Truck Service da Festa do Carreteiro. Lá, técnicos especializados farão gratuitamente a verificação e regulagem dos faróis, com o auxílio de um a reguloscópio, aparelho que possui a demarcação para regular a direção de luz e fazer os ajustes necessários. Lázaro Moraes, coordenador de desenvolvimento da empresa, informa que é muito importante esse tipo de revisão uma vez que no Truck Service do ano passado foram realizados 60 atendimentos, e muitos veículos apresentaram problemas como lâmpadas queimadas, infiltração de água e até faróis invertidos. “A intenção era regular um número muito maior de veículos, mas com os diagnósticos com tantas necessidades, o trabalho foi mais minucioso”, explica Moraes. A procura pelo serviço no ano passado foi decisiva para a Nino Faróis confirmar a presença este ano na 30ª edição do evento.



SOLUÇÃO - Destinado a automóveis com até 15 anos de uso, o Auto Clube oferece, com um custo que varia entre R$ 0,49 e R$ 0,60 ao dia, cobertura em todo o Território Nacional e assistência 24h para guincho em caso de pane ou acidentes, socorro mecânico, meio de transporte alternativo, troca de pneus, envio de combustível e até hospedagem. Elaborado a partir da experiência da empresa nesse segmento, na qual atua desde 1992, trata-se de um produto que tem como objetivo oferecer as mesmas vantagens de uma assistência 24 horas apresentada a quem paga um seguro automotivo, mas com um preço bem mais acessível e sem a necessidade de uma apólice de seguro. O novo serviço chega para atender um público que decidiu não contratar o seguro, mas que deseja a tranquilidade, segurança e a garantia de atendimento em casos de problemas mecânicos ou outros inconvenientes que possam afetar seu veículo.


DIESEL - Na década de 1970, o governo brasileiro decidiu proibir o comércio de automóveis a diesel, liberando o uso do combustível apenas para veículos comerciais e jipes com tração 4x4 e reduzida. Na época, a situação econômica justificava a medida. O petróleo entrava em crise mundial e o Brasil não atravessava um bom momento. Hoje, o quadro mudou e o mundo também, principalmente quando o assunto é meio ambiente. A sociedade está mais atenta às questões ambientais e clama por soluções que impeçam a destruição do planeta. E o desafio é o custo do desenvolvimento tecnológico. “O melhor seria se os carros fossem movidos por uma fonte energética renovável, não poluente”, afirma Rubens Avanzini, coordenador da Comissão Técnica de Tecnologia Diesel da SAE BRASIL. Segundo Avanzini, tecnologia existe. Mas quanto isso custa? Quem está disposto a pagar cinco vezes mais por um carro popular com zero de emissões? Mas pagaria 10% a mais por um que emitisse cerca de 25% menos de gases causadores do efeito estufa, o CO2? Certamente sim. “Este carro existe e é líder de vendas na Europa, principalmente entre frotistas e motoristas de táxi. O segredo? Emitir menos CO2 é mais econômico e roda mais com menos combustível. O mesmo Diesel, que é proibido nos automóveis do Brasil”, diz Avanzini.



EM FESTA - A Fiat comemorou dia 9 de julho, 33 anos de operações no Brasil, com muitos motivos para comemorar. Dos primeiros modelos 147, em 1976, até as mais sofisticadas versões do esportivo Punto e do requintado Linea, mais de 10 milhões de veículos já saíram da linha de montagem da fábrica de Betim (MG), hoje a planta com maior volume de produção no mundo. O aniversário da Fiat coincide também com o ótimo momento da marca, com recorde de vendas no primeiro semestre do ano e a liderança no mercado brasileiro pelo oitavo ano. Ao fazer uma retrospectiva dos principais fatos que marcaram a história da marca nos 33 anos de Brasil, o presidente da Fiat na América Latina, C. Belini, destaca que a inovação e a antecipação de tendências no mercado automobilístico sempre caracterizaram a empresa. “Desde a sua instalação em Minas Gerais, a Fiat sempre foi arrojada, com a superação de grandes desafios, idéias e soluções transformadoras, produtos revolucionários e principalmente uma forte e sólida empatia com a sociedade brasileira”, afirma Belini.



2014 - Responsável pelos programas de implantação de sistemas BRT (Bus Rapid Transit) nas cidades-sedes da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o engenheiro Wagner Colombini Martins, presidente da Logit consultoria em supply chain e transportes, vai participar do 22º Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), com o tema principal “Transporte Público na Copa do Mundo”. Na oportunidade, o especialista vai defender a utilização do BRT nas cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O evento acontecerá entre os dias 14 e 16 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). Entre os projetos em desenvolvimento na África do Sul, o engenheiro destaca um sistema operacional para a construção de 100 quilômetros de BRT, um dos maiores do mundo, em Johanesburgo, maior cidade sul-africana com mais de cinco milhões de habitantes. “A meta é implantar 100% de sistemas BRT nas cidades que receberão os jogos da Copa na África do Sul”, informa Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.