sábado, 1 de agosto de 2009

Rápidas do final de semana



EXPORTAÇÃO - O mercado de reposição e as exportações para países da América do Sul ajudaram a Honeywell Turbo Technologies a compensar parte da queda das vendas de turbos no primeiro semestre do ano para os fabricantes brasileiros de motores a diesel. Com a retração de 32,4% nas vendas de caminhões e 30% no segmento de ônibus registradas no primeiro semestre, a empresa desenvolveu um programa de contatos pessoais à rede de vendas e de serviços técnicos para conhecer melhor o padrão de assistência prestada aos clientes e identificar oportunidades. Simultaneamente, dinamizou o programa de turbos remanufaturados, com custo em torno de 60% menor que os novos, ampliou a rede de oficinas autorizadas Garrett, agora com mais de 200 pontos em todo o Brasil, e lançou o programa de postos -padrão para permitir pronto-atendimento aos clientes. Outra ação da Honeywell Turbo Technologies foi estender os contatos com a rede autorizada em países da América do Sul, que possui uma ampla frota de veículos comerciais carentes de manutenção. As visitas permitiram também ampliar as vendas especialmente ao Chile, Colômbia, Peru e Equador.





EVOLUÇÃO - A evolução das empresas da região Nordeste na utilização dos Compósitos reforçados com fibra de vidro (fiberglass), especialmente na indústria de veículos será o tema do seminário que a ABMACO – Associação Brasileira de Materiais Compósitos – promoverá no dia 12 de agosto, em Fortaleza. O evento, a ser realizado no Hotel Blue Tree Premium e com o patrocínio das empresas Fibermaq, Lord, Owens Corning e Reichhold, terá a participação de especialistas nessa atividade em permanente evolução no mercado brasileiro. Além do segmento veicular, no qual os empresários da região se destacam com a construção de buggies e do jipe Troller, os palestrantes vão mostrar as mais modernas técnicas da fibra de vidro para os segmentos náutico, construção civil, energia eólica, aviação, petrolífero, saneamento básico, eletroeletrônico, mármore sintético e lazer, entre outros. O evento contará com a participação de empresas da região, entre os quais, a Troller. Um dos destaques será o modelo da montadora cearense, como exemplo de como a tecnologia pode ajudar a reduzir o tempo em mudanças no design.





NITERÓI - A cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, receberá em breve uma loja da Autoglass, empresa especializada em vidros e acessórios automotivos com forte atuação no mercado segurador. A unidade estará localizada na Alameda São Boaventura, nº 182, Fonseca, num espaço de 700 metros quadrados. No Estado do Rio de Janeiro a Autoglass já possui duas unidades, localizadas na cidade maravilhosa – nos bairros Botafogo e São Cristóvão - e um Centro de Distribuição, também em São Cristóvão. Com esta unidade, no Brasil, a Autoglass passa a contar com 26 lojas e mais de 600 Pontos de Atendimento - PAs. Segundo o gerente executivo da rede Autoglass, Flavio Cezario, além de contar com toda especialização no atendimento e troca de vidros automotivos em geral, os clientes terão à disposição o serviço móvel que realizará os atendimentos onde o cliente estiver. A loja oferecerá uma vasta linha de acessórios para veículos como: CD MP3/DVDs, higienização para ar refrigerado, película de segurança e controle solar, palhetas, faróis, lanternas, alarmes, tapetes, e outros. A expectativa é movimentar cinco mil peças de vidros no primeiro ano de funcionamento.






INVESTIMENTO - A ACAV (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus) acaba de investir cerca de R$ 1 milhão na Rede de Concessionários Volkswagen Caminhões e Ônibus. Os recursos foram concedidos para a compra de equipamentos para atendimento específico do Setor de Peças e Acessórios. “Nosso objetivo é investir na atualização da Rede de Concessionários da marca, estimulando a compra de equipamentos que mantenham a qualidade no atendimento. Para isso, temos um programa de melhoria contínua que busca identificar as necessidades e apontar as soluções. Esta ação de concessão de recursos faz parte deste trabalho”, explica José Carlos Chinaglia, relator de Peças da ACAV. A iniciativa, que aconteceu de 10 de março a 10 de maio, teve a forte participação de toda a Rede VWCO. Foram 145 solicitantes, incluindo concessionários e PAT (Postos de Assistência Técnica).






MOTOCHECK-UP - Na última segunda feira, dia 27, 711 motociclistas fizeram vistoria gratuita de 13 itens de segurança da motocicleta durante a 10ª edição do MotoCkeck-Up, evento organizado pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) em comemoração ao Dia do Motociclista e realizado no Bolsão de Estacionamento da Assembléia Legislativa de São Paulo. A ação conta com o apoio da CET (Companhia de Engenharia e Tráfego), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e da Secretaria de Transportes do município de São Paulo, além do Sindimoto-SP. “Queríamos presentear os amantes dos veículos de duas rodas com este incentivo à segurança. Todos os stands ficaram cheios o dia inteiro, uma prova do sucesso deste primeiro dia de evento”, conta Moacyr Alberto Paes, diretor executivo da Abraciclo.Charles de Souza, motofretista, compareceu ao evento pela 3ª vez. “Esse check-up facilita a nossa vida, que é muito corrida. Não temos como deixar a moto o dia inteiro na revisão. Eu sempre participo do evento em busca dessa agilidade e de manter a mecânica da minha motocicleta em dia”, conta.





RECORDE - A VI Competição Formula SAE BRASIL-PETROBRAS, que será realizada de 6 a 8 de novembro, no Campo de Provas da Goodyear, em Americana, SP, bateu recorde de inscrições. Dezenove equipes de carros tipo fórmula, projetados e construídos por mais de 250 estudantes de engenharia, de instituições de ensino de seis Estados do País e da Venezuela, irão participar da competição. Em 2008 foram 15 equipes. Para a SAE BRASIL, o crescimento do número de equipes é fruto da contribuição que o Projeto Fórmula SAE oferece ao complementar a formação acadêmica e aproximar os participantes do ambiente profissional, que é o mundo do automobilismo. “Exemplo disso é que já temos ex-participantes da competição atuando em equipes de F1, Stock Car e Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, e a expectativa é que cada vez mais estudantes consigam atingir seus objetivos”, diz Leandro Siqueira, diretor geral do Comitê Organizador Fórmula SAE.






HISTÓRIA - Carros de corrida de todos os tempos foram destaque do Auto Show Collection da última terça-feira, dia 28, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. A partir das 19 horas os apaixonados por antigomobilismo poderão ver mais de 25 modelos que fizeram história no esporte a motor. Também será lançado nesse dia a nova marca do evento, que até então se chamava Auto Show Veículos Antigos e Especiais. Entre os destaques estão: Alfa Romeo 1974, que participou das provas da Fórmula Classic; Gordini III e Passat TS 1976, da Copa Clássicos de Competição; e Fuscas das provas FLTT de arrancada. Além disso, os visitantes poderão conferir o Lotus 1969, NSU 1962, Speedster 1929, a reprodução de uma Maserati 1947, usada por Chico Landi em provas na Europa e diversos carros da equipe Maserati de Competição como o BMW 1967, Puma 1976, BMW 2004, entre outros. O evento contará também com o Opala que foi pilotado por Wilson Fittipaldi nas provas de Stock Car no final da década de 80. Está confirmada a participação de ex-pilotos que fizeram parte da primeira equipe Willys de competição como Bird Clemente, Luiz Pereira Bueno, Geraldo Meirelles, Francisco Lameirão, Carol Figueiredo, Jan Balder, Anísio Campos e Luiz Evandro ‘Águia’ Campos.




FISCAL - A Dealer Administration System (ou DAS), especialista em soluções de TI para a gestão de negócios das empresas concessionárias de veículos automotores, com atuação no Brasil e México, anuncia uma parceria com a Magic Software Brasil para o fornecimento da tecnologia
iBOLT para a emissão e integração de Nota Fiscal Eletrônica com o portal da Receita Federal do Brasil, eliminando tempo e custos adicionais com desenvolvimento de aplicação específica. O acordo prevê o fornecimento do módulo Nota Fiscal Eletrônica a partir do iBOLT no software Auto Plus, sistema de gestão para concessionárias de veículos automotores criado para controle e gestão de serviços, peças, assistência técnica, estoque e vendas de veículos, com módulo de Call Center e CRM e comunicação com fabricantes. O iBOLT irá funcionar como ferramenta de integração e execução dos processos envolvendo a emissão, geração do arquivo XML, assinatura digital, transmissão ao SEFAZ, contingência, gerenciamento, guarda das informações e controle dos dados relativos a NF-e, sendo responsável pelo tratamento das informações com o portal da NF-e junto ao SEFAZ pela verificação do status de cada processo junto à secretaria da Fazenda, além de verificar se estes serviços estão disponíveis ao contribuinte.




RECONHECIMENTO - Como parte da estratégia de integração entre a América do Sul e a América do Norte no fornecimento de produtos globalizados, a MWM INTERNATIONAL Motores, líder no desenvolvimento de tecnologia Diesel no Mercosul e afiliada do norte–americano Navistar Engine Group, desenvolve e produz hoje no Brasil três plataformas de motores: as famílias Sprint, NGD e Acteon de 4 e 6 cilindros. De acordo com o diretor de Engenharia e Desenvolvimento do Produto da empresa, Marcelo Geoffroy, em 2005 houve a proposta para criar um Centro Mundial de Desenvolvimento de Motores no Brasil que suportasse o crescimento da empresa. “A MWM INTERNATIONAL atingiu seu objetivo e hoje responde por mais de 40% do desenvolvimento tecnológico do Grupo, exporta tecnologia para países como México, China, Estados Unidos e Índia, além de contar com o reconhecimento da corporação que considera a área um centro de competência técnica”, afirma o diretor.





MAIS LUZ - Dirigir à noite exige muita atenção e cuidados redobrados dos motoristas, afinal os obstáculos tornam-se mais perigosos e podem passar despercebidos. Por essa razão, a OSRAM desenvolveu a linha de lâmpadas NIGHT BREAKERTM, que emitem até 90% mais luz e são 10% mais branca - 3.500 Kelvin, quando comparadas às lâmpadas comuns. Dessa maneira é garantido mais conforto e segurança aos condutores, que são capazes de antecipar reações e evitar acidentes decorrentes da fadiga visual. Com o cone de luz estendido, o campo de iluminação torna-se mais amplo e permite ao condutor visualizar objetos com antecedência. Além disso, seu revestimento de anel azul (blue ring) patenteado garante menor ofuscamento para o motorista, já que o facho de luz focado com clareza direciona a luz exatamente onde é preciso. A Linha de lâmpadas NIGHT BREAKERTM pode substituir qualquer tipo similar de lâmpadas halógenas e são completamente de acordo com os requisitos de iluminação da resolução N° 227 do Contran.





DEBATE - O futuro do pós-tratamento. Este é o tema da palestra da Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos, durante o 6º Fórum SAE Brasil de tecnologias de motores diesel 2009, que acontecerá em 06 de agosto, em Curitiba (PR). Durante a apresentação, que será ministrada por Stephan Blumrich, diretor da unidade de Catalisadores Automotivos da Umicore, serão abordadas diversas tecnologias como catalisador de oxidação, sistemas integrados de catalisador de oxidação e filtro catalisado de partículas e sistemas SCR (Catalisador de Redução Seletiva) com ou sem catalisador de amônia. Na oportunidade, Blumrich também mostrará os resultados de testes realizados no Centro de Tecnologia de Emissões Veiculares, da Umicore, situado em Americana (SP). Sob as condições brasileiras de circulação, as análises comparam catalisadores extrudados e com camada catalítica aplicada. Outro destaque será a apresentação de sistemas combinados para atender as futuras legislações, após o Euro 5, bem como os principais resultados desses desenvolvimentos.




LINHA COMPLETA - a Bosch leva para a Rio Parts seu portfólio completo de equipamentos de testes, com destaque para a linha de scanners automotivos da família KTS. O objetivo é mostrar ao segmento de reparação as tecnologias que podem facilitar o dia-a-dia na oficina mecânica e auxiliar em um diagnóstico rápido e preciso. Além dos scanners, os visitantes do evento poderão conhecer outros equipamentos de testes, como o analisador de emissões BEA, a linha undercar, as recicladoras de ar condicionado, o teste de injetores diesel EPS 200 e o Scanner Diesel SDC 701, entre outros. Desde 1988, a Bosch tem apoiado continuamente o uso de sistemas eletrônicos na indústria automotiva, fornecendo às oficinas mecânicas uma ampla gama de equipamentos de testes e softwares de diagnósticos. Desde o lançamento do primeiro scanner automotivo da família KTS, em 1988, mais de 100 mil diferentes produtos desta linha foram vendidos em todo o mundo. KTS 200 o mais recente lançamento da linha no Brasil, o scanner de diagnóstico de sistemas eletrônicos KTS 200 é compacto e pesa menos de um quilo. Além disso, é fácil de manusear e possui teclas de operação para destros e canhotos, possibilitando a operação com apenas uma das mãos. Mais informações sobre a linha de equipamentos de teste da Bosch podem ser obtidas pelo site http://www.bosch.com.br/ ou pelo SAC (11) 2126-1950.




POWERTRAIN - Nos dias 24 e 25 de agosto, os principais expoentes globais em powertrain estarão reunidos em Campinas, SP, durante o VII Seminário SAE BRASIL de Powertrain. Realizado no Clube da Bosch, o encontro abordará as novas tecnologias aplicadas a componentes da transmissão e a motores de combustão interna do ciclo Otto, além do aumento da eficiência do veículo e a redução do consumo de combustível e das emissões. Uma exposição com últimos desenvolvimentos da indústria da área ilustrará o encontro. “O seminário mostrará as novas tecnologias de uma área da indústria cada vez mais requisitada para o desenvolvimento de soluções que causem menos impactos ao meio ambiente. Daí, a importância do evento”, ressalta Thomas Schmidt, chairman do seminário, organizado pela Seção Regional Campinas da SAE BRASIL.






DEZ ANOS - Pelo décimo ano consecutivo o turbo Garrett foi considerado o preferido por motoristas autônomos e de empresas transportadoras de cargas e de passageiros. Produzido pela Honeywell Turbo Technologies, recebeu mais de 30 mil votos em eleição promovida pela entidade Trio International Distinction. O turbo Garrett mantém-se como o melhor do mercado desde 1999, quando o concurso foi instituído com a finalidade de eleger as melhores empresas e os produtos de diferentes atividades industriais, comerciais e de serviços. A eleição é feita por votação espontânea dos leitores de diferentes publicações especializadas do País. No setor de transportes, a votação foi centralizada na revista O Carreteiro, uma das mais tradicionais do mercado brasileiro do setor.






ELÉTRICOS - Presente desde a década de 50 no mercado e em busca constante de inovação, eficiência, tecnologia, qualidade e durabilidade, a Club Car oferece mais de 40 modelos de veículos elétricos utilitários para passageiros, prática de golf e passeios off-road que atendem as exigências e necessidades de cada cliente. É notório o aumento de demanda por pequenos meios de transporte pelos segmentos de hotelaria e indústria, facilitando a logística e movimentação de pessoas ou cargas. Para a Nova Equipotel 2009, a empresa irá expor veículos elétricos inteligentes com sistema regenerativo que possibilita diversas regulagens de velocidade e freio motor. Ainda para a Feira, a Club Car irá disponibilizar um transfer na área do estacionamento no Anhembi e um carro circulando dentro do Pavilhão para demonstrações.





SANTA CATARINA - A Suzuki Veículos inaugurou na quinta-feira, 30, sua primeira concessionária em Santa Catarina. A Saveiro, como é chamada a nova loja, fica em Itajaí, na rodovia Osvaldo, número 600, e comercializará desde o início veículos como o Grand Vitara 2.0, Grand Vitara V6 e Jimny. “Santa Catarina é um dos estados mais importantes do País e por isso marcar presença na região era uma de nossas prioridades com relação à Rede de concessionárias”, diz Alfredo Sestini Filho, diretor-presidente da Suzuki Veículos Brasil. Outra maneira de conhecer os carros da marca é visitar o Shopping Blumenau, onde durante o mês de agosto inteiro haverá veículos Suzuki em exposição.





DECANO - A Itapemirim está comemorando o aniversário de dez anos de criação da primeira revista de bordo rodoviária do país. Com uma média mensal de cerca de 220 mil exemplares distribuídos, a revista "Na Poltrona" é hoje uma importante ferramenta de relacionamento com os clientes da empresa, sendo também valorizada como mídia pelo mercado publicitário. A revista surgiu como um folheto, colocado nas poltronas dos ônibus, e hoje é uma publicação mensal com 66 páginas. Produzida em parceria com a RMC Editora, todos os meses são publicadas matérias sobre destinos turísticos, lazer, gastronomia, passatempos, responsabilidade social eserviços. A edição comemorativa, que está sendo distribuída em todas as linhas em que a empresa opera pelo país, traz um retrospecto sobre a revista e destaca dez atrações pelo Brasil, além de uma entrevista com o empresário Camilo Cola, fundador do Grupo Itapemirim.





OUTRO NÍVEL - Acompanhando as novas tendências do mercado de motores e lubrificantes, a Bardahl, fabricante brasileira de aditivos e lubrificantes automotivos e industriais, moderniza seu óleo lubrificante Maxoil Sintético SAE 5W30 elevando o nível de desempenho API SL para API SM. Em relação ao API SL, o nível de desempenho API SM apresenta os seguintes avanços técnicos: é mais resistente à queda ou ao aumento de viscosidade, protege o trem de válvula contra corrosão e desgaste e controla a formação de depósitos nos pistões (em anexo gráfico sobre os níveis de desempenho). Entre os benefícios de uma boa lubrificação estão a economia de combustível, o aumento da vida útil das peças do motor e a diminuição dos níveis de emissão de gases poluentes. A melhoria de desempenho dos óleos lubrificantes responde às necessidades dos novos motores, cada vez mais compactos e potentes, e que trabalham sob muito calor e pressão, exigindo maior desempenho dos óleos lubrificantes. Hoje, o API SF é o menor nível de desempenho comercializaido no Brasil.





ROUPA NOVA - Como parte do seu processo de atualização das embalagens, iniciado ano passado, a Corteco - divisão de reposição da Freudenberg-NOK, o maior fabricante de vedações do mundo - traz mais uma novidade ao mercado. As linhas de retentores e selos de hastes de válvulas passam a ser embaladas pelo sistema flow pack. "Em 2008, fizemos a primeira grande mudança, ao trazer para o Brasil o padrão mundial de embalagens da Corteco. Agora, damos mais um importante passo com a tecnologia flow pack, oferecendo uma solução prática, resistente, inviolável e com novas possibilidades de exposição", destaca Eryka Yared, Gerente de Marketing. Produzidas em plástico resistente, as embalagens flow pack garantem máxima proteção aos retentores e selos Corteco durante o transporte, armazenagem e manuseio. Também economizam espaço no estoque e podem ser apresentadas em displays exclusivos, criados pela marca para a sua rede de varejistas.





TRAINEE - A partir de hoje, dia 1º de agosto, estarão abertas as inscrições para o programa de trainee 2010 da Robert Bosch. Os interessados podem inscrever-se pelo site http://www.bosch.com.br/ até o próximo dia 31 de agosto. Há 11 vagas disponíveis para atuação nas fábricas da Bosch instaladas em Campinas-SP. Neste ano, para se candidatar, a pessoa interessada deve ser formada ou estar cursando o último ano do ensino superior em um dos seguintes cursos: Engenharia Mecânica/Mecatrônica; Engenharia Elétrica/Eletrônica; Engenharia de Produção; Administração; Administração com ênfase em Logística ou Comércio Exterior. Também são pré-requisitos a fluência no idioma inglês e a disponibilidade para viagens nacionais e internacionais. Pós-graduação, concluída ou em andamento, é um quesito desejável. As competências avaliadas pela Bosch em um trainee são: orientação para resultados, orientação para o futuro, cooperação, comunicação, visão generalista e características de liderança. O programa de trainee Bosch tem duração de dois anos, divididos em módulos de quatro a seis meses em diferentes áreas, com a possibilidade de realização de um módulo no exterior.





CURSO 4x4 - Com o aumento da procura por veículos 4x4, o consumidor apaixonado por modelos off-road nem sempre sabe explorar todas as potencialidades que um veículo deste segmento pode proporcionar. Pensando nisso, a Toyota convidou a piloto de rali Helena Deyama para dar dicas seguras de direção 4x4 e, assim, estimular o consumidor a fazer melhor uso do sistema 4x4 dos modelos picape Hilux e utilitário esportivo SW4. Pesquisa da montadora estima que, em média, os proprietários de modelos com tração nas quatro rodas, principalmente os residentes em centros urbanos, utilizam o recurso durante menos de 15% do tempo em que detêm a picape ou o utilitário esportivo. Feliz com o convite, Helena espera conseguir transmitir todo seu conhecimento. “Para mim é muito gratificante a oportunidade oferecida pela Toyota, em parceria com a OGZ, de compartilhar minha experiência como piloto de rali nestas dicas de técnicas para off-road”, declara a piloto, que tem 15 anos de experiência em competições, tendo disputado dez etapas do Rali dos Sertões.






AS PRIMEIRAS - A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) recebeu as oito primeiras unidades do VW 15.210 4X4, agora chamado pelo Exército de VOP2 5QT. A sigla indica que o veículo é do tipo operacional militarizado, capaz de transportar cinco toneladas em qualquer tipo de terreno. Outros seis caminhões seguirão para a mesma força, que possui uma das maiores frotas do Brasil: são 11.000 veículos operacionais de diferentes portes. Já a Aeronáutica receberá seu primeiro VW 15.210 4X4 em abril próximo.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.