Por Raul Machado Carvalho
Uma revolução e inovação no conceito dos crash tests: – no futuro, eles também serão virtuais. Esse é um novo projeto que está sendo desenvolvido pela Ford Motor Company, uma das empresas com mais tradição em inovações, em parceria com a Universidade Wake Forest e a Virginia Tech, nos Estados Unidos. Já se passaram três anos de pesquisas e levantamento de dados do futuro sistema automatizado para simulações de crash tests. A idéia inicial é proporcionar aos estudiosos dos processos de segurança da Ford, recursos de como melhor entender as forças de colisão. E o estudo começa pela segurança das mulheres grávidas.
Os modelos desenvolvidos por computação mostram como as estruturas do esqueleto, órgãos internos e cérebro, são afetadas por uma colisão frontal - muito mais graves, no caso de grávidas ao volante. Os dados coletados pela Virginia Tech-Wake Forest University School of Biomedical Engineering ajudarão os pesquisadores da Ford em relação a importantes informações sobre o comportamento das mulheres grávidas e seus bebês dentro de um carro e como melhorar suas condições de sobrevivência em caso de colisão. O projeto é um bom exemplo de colaboração entre uma indústria e uma universidade, trabalhando juntas para desenvolver importantes pesquisas com o objetivo de se alcançar maior segurança nos automóveis.
A grande vantagem do projeto de dummies virtuais, segundo a Ford, é que os modelos computadorizados são muito mais “humanos” pois permitem uma análise mais completa de todas as condições e reações simuladas que acontecem “por baixo da pele”, isto é, no interior do corpo do boneco, durante uma colisão. Com os novos recursos pode-se entender e melhor avaliar a biomecânica das mulheres grávidas e desenvolver modelos virtuais muito mais eficazes para os testes de impacto.
A idéia de modelos computadorizados de corpo humano, que simulam os seres humanos em detalhe, é um projeto para ajudar os pesquisadores a melhor entender o que acontece num acidente. As pesquisas da Ford nesta área estão criando modelos virtuais do corpo humano com todos os detalhes de cabeça, pescoço, abdômen, tórax, coluna lombar e pelve além de extremidades superiores e inferiores, assim como os órgãos internos do tórax e abdômen além de representações detalhadas dos ossos e todos os tecidos moles do corpo.
O projeto voltado para os dommies que representam mulheres grávidas está sendo desenvolvido com novos métodos e técnicas de informações sobre a geometria interna de uma grávida com recursos de ressonância magnética e tomografia computadorizada, incluindo o tamanho exato e a localização do útero, placenta e feto.
Enquanto não surge um novo aplicativo de segurança para proteger a vida de motoristas e acompanhantes dentro do automóvel, resultante desse projeto, a Ford enfatiza suas preocupações em reduzir algumas conseqüências graves nos milhares de acidentes que acontecem.
O primeiro passo é a utilização adequada do cinto de segurança, especialmente pelas mulheres grávidas: elas devem dirigir sempre com o cinto de segurança devidamente apertado, dentro do que o conforto permitir e o encosto do banco na posição vertical. A parte do cinto que cobre o ombro deve se posicionar no meio do ombro e no meio do peito. Como se trata de um assunto de grande interesse para a indústria automobilística, a Ford Motor Company criou um site no qual qualquer pessoa pode oferecer sugestões nas questões de segurança – www.fordnewideas.com
Os modelos desenvolvidos por computação mostram como as estruturas do esqueleto, órgãos internos e cérebro, são afetadas por uma colisão frontal - muito mais graves, no caso de grávidas ao volante. Os dados coletados pela Virginia Tech-Wake Forest University School of Biomedical Engineering ajudarão os pesquisadores da Ford em relação a importantes informações sobre o comportamento das mulheres grávidas e seus bebês dentro de um carro e como melhorar suas condições de sobrevivência em caso de colisão. O projeto é um bom exemplo de colaboração entre uma indústria e uma universidade, trabalhando juntas para desenvolver importantes pesquisas com o objetivo de se alcançar maior segurança nos automóveis.
A grande vantagem do projeto de dummies virtuais, segundo a Ford, é que os modelos computadorizados são muito mais “humanos” pois permitem uma análise mais completa de todas as condições e reações simuladas que acontecem “por baixo da pele”, isto é, no interior do corpo do boneco, durante uma colisão. Com os novos recursos pode-se entender e melhor avaliar a biomecânica das mulheres grávidas e desenvolver modelos virtuais muito mais eficazes para os testes de impacto.
A idéia de modelos computadorizados de corpo humano, que simulam os seres humanos em detalhe, é um projeto para ajudar os pesquisadores a melhor entender o que acontece num acidente. As pesquisas da Ford nesta área estão criando modelos virtuais do corpo humano com todos os detalhes de cabeça, pescoço, abdômen, tórax, coluna lombar e pelve além de extremidades superiores e inferiores, assim como os órgãos internos do tórax e abdômen além de representações detalhadas dos ossos e todos os tecidos moles do corpo.
O projeto voltado para os dommies que representam mulheres grávidas está sendo desenvolvido com novos métodos e técnicas de informações sobre a geometria interna de uma grávida com recursos de ressonância magnética e tomografia computadorizada, incluindo o tamanho exato e a localização do útero, placenta e feto.
Enquanto não surge um novo aplicativo de segurança para proteger a vida de motoristas e acompanhantes dentro do automóvel, resultante desse projeto, a Ford enfatiza suas preocupações em reduzir algumas conseqüências graves nos milhares de acidentes que acontecem.
O primeiro passo é a utilização adequada do cinto de segurança, especialmente pelas mulheres grávidas: elas devem dirigir sempre com o cinto de segurança devidamente apertado, dentro do que o conforto permitir e o encosto do banco na posição vertical. A parte do cinto que cobre o ombro deve se posicionar no meio do ombro e no meio do peito. Como se trata de um assunto de grande interesse para a indústria automobilística, a Ford Motor Company criou um site no qual qualquer pessoa pode oferecer sugestões nas questões de segurança – www.fordnewideas.com
Fonte: http://www.fordparatodos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.