quinta-feira, 11 de março de 2010

Rally do Mèxico - Vitória de Sébastien Loeb


Fonte: Ford para todos (www.fordparatodos.com.br)

Sébastien Loeb (Citroën C4) venceu, neste domingo. o Rally do México, 2 ª etapa do Campeonato Mundial (WRC), disputado na região de Leon, obtendo a sua 55.ª vitória no World Championship (WRC), incluindo quatro triunfos no México (2006, 2007, 2008 e 2010). A prova do México foi a única a ser disputada nas Américas neste ano, pois a etapa da Argentina ficou fora do calendário da FIA. Mikko Hirvonen da equipe BP Ford Abu Dhabi World Rally Team, com o Focus RS, até então líder do campeonato, não foi feliz no México e com o quarto lugar, seguido de Latvala, em 5º, outro membro da equipe oficial da Ford, ambos ficaram fora do pódio e Hirvonen passou para a segunda colocação na classificação do campeonato. Após um rally desastroso na Suécia, Petter Solberg dominou o primeiro dia do Rally do México, ao volante do seu C4 privado, desde a primeira especial. Beneficiado por uma boa posição de partida, o norueguês venceu 5 das 9 etapas especiais disputadas; No chamado Rally Bi-Centenário, que comemora os 200 anos da Independência do México, Sébastien Ogier surpreendeu a todos, ao ser o piloto que mais incomodou Petter Solberg. O jovem francês venceu 4 especiais no primeiro dia, terminando a etapa em segundo a apenas 15s do piloto da Noruega. Enquanto isso, Sébastien Loeb, principal piloto da Citroën não conseguiu alcançar melhor posição do que o terceiro lugar a apenas 12,5s de Ogier. Daniel Sordo, outro piloto da esquadra francesa, chegou a andar na terceira posição nas duas primeiras especiais mas foi ultrapassado na classificação por Loeb, ficando a 40,8s do líder. Jari-Matti Latvala foi o melhor piloto da Ford, na etapa de sexta-feira, obtendo a quinta posição, a 1 minuto de Petter Solberg. Mesmo com a desvantagem de ter sido o primeiro a largar e “abrir a estrada”, enfrentando duros trechos de cascalho solto, o Ford Focus oficial de Mikko Hirvonen, pareceu não estar competitivo nas grandes altitudes, onde se disputaram as especiais do Rally do México. Hirvonen terminou a etapa em sexto, a mais de 1m31,5s do líder. A estreia de Ken Block, piloto americano da Monster World Rally Team com Ford Focus WRC não foi muito má. O americano chegou a estar muito perto de Matthew Wilson mas perdeu quase dois minutos na sétima especial, caindo para o décimo lugar. Kimi Räikkönen, ex-campeão mundial de Fórmula 1, tentando a sorte no mundial de rally foi o piloto mais azarado da etapa. Mesmo assim, fez alguns tempos muito bons em alguns trechos. Após ter dado um toque numa pedra, durante a primeira especial, que danificou a direção do carro, o finlandês foi obrigado a parar cerca de 35 minutos com um problema elétrico na bomba de combustível, devido a uma conexão que se soltou. No final da sétima especial, Räikkönen capotou a alta velocidade, ficando fora do rally.


Como na sexta-feira, o segundo dia do Rally do México amanheceu claro e seco e as 7 h, com o sol nascendo sobre Leon, as equipes saíram do parque fechado para enfrentar o desafio dos pisos de cascalho solto nas colinas ao norte e leste da cidade. A etapa de abertura do sábado, Ibarilla, foi a mais longa do rally com 29,90 quilômetros e também provou ser a mais dramática do evento provocando o abandono de três duplas top 10. Dani Sordo, quarto colocado, com o C4 WRC foi o primeiro a abandonar depois de bater em pedras exatamente no quilômetro 22,9. Em seguida foi a vez da dupla Matthew Wilson/Scott Martin sair da pista com o Ford Focus WRC e ficar preso numa vala a apenas dois quilômetros do fim da etapa. O estreante da Monster World Rally Team, Ken Block, também com Ford Focus WRC foi a terceira vítima do difícil circuito mexicano. O americano abandonou com a quebra da suspensão do seu carro. A etapa foi ganha pelo piloto da equipa Citroën Total de Sébastien Loeb, que aproveitou sua posição inicial de terceiro no circuito para seguir a trilha do seu colega Sebastien Ogier, em segundo lugar na classificação geral e a 15 segundos do líder. A equipe BP Ford Abu Dhabi World Rally Team, com o Focus RSl de Mikko Hirvonen, ficou em sexto-lugar na classificação geral, atrás do companheiro de equipe Latvalla, em quinto a 1m01.2s. No domingo, a competitividade dos carros da Citroën aumentou e conseguiram o 1-2-3, isto é, Loeb, Petter Solberg e Sébastien Ogier no pódio do Rally do México. Loeb deixa o México com seis pontos à frente de Hirvonen, na classificação geral do campeonato, de acordo com o novo sistema de pontos implementado pela Fia desde o início da temporada 2010. O piloto da Ford, Mikko Hirvonen (4.º), e Jari-Matti Latvala (5.º), ficaram afastados do pódio desde o início, numa prova monopolizada pelos pilotos da Citroën. Hirvonen e Latvala apenas aproveitaram a quebra de Dani Sordo no sábado, quando o espanhol corria em quarto lugar. Mesmo assim, a equipe BP Ford Abu Dhabi World Rally lidera o campeonato de fabricantes com 67 pontos contra 61 da Citroën Total Wordl Rally Team. A próxima etapa do Mundial de Rally será o Rally da Jordânia de 1 a 3 de abril.


Classificação da etapa do México:

1 – Sébastien Loeb (Fra) e Daniel Elena (Mon) – Citroën C4
2 – Petter Solberg (Nor) e Phil Mills (GBR) – Citroën C4 – a 24.2s
3 – Sébastien Ogier (Fra) e Julien Ingrassia (Fra) – Citröen C4 – a 25.3s
4 – Mikko Hirvonen (Fin) e Jarmo Lehtinen (Fin) – Ford Focus – a 1m47.5s
5 – Jari-Matti Latvala (Fin) e Miikka Anttila (Fin) – Ford Focus – a 2m15.1s
6- Henning Solberg (Nor) e Llka Minor (Aut) – Ford Focus – a 2m48s
7 – Federico Villagra (Arg) e Jorge Perez (Arg) – Ford Focus – a 10m13.4s
8 – Xevi Pons (Esp) e Alex Haro (Esp) – Ford Fiesta s2000
9 – Martin Prokop – Ford Fiesta S2000
10 – Armindo Araújo (Por) – Mitsubishi Lancer

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