quarta-feira, 7 de abril de 2010

BMW Série 1 híbrido a caminho


Pioneira na introdução e estudos de veículos híbridos, a BMW está desenvolvendo o novo Série 1 híbrido que concilia as células de combustível com um motor a gasolina. A novidade fica por conta do motor a combustão, movido a gasolina, tracionar apenas as rodas dianteiras, inédito mas também polemica solução na marca alemã, já confirmado pela própria montadora, quando anunciou que seus futuros modelos compactos terão tração dianteira. O motor é de quatro cilindros e trabalha em conjunto com outro motor elétrico movido uma pilha de combustível que funciona a hidrogénio. Esse sistema usa a tecnologia fuel-cell hybrid, que faz parte do programa EfficientDynamics da BMW, com zero-emissões no ambiente urbano. As células de combustível funcionam como fonte auxiliar do motor eléctrico, ideal para quando se circula a baixa velocidade e no tráfego urbano. As baterias (pack fuel-cell) estão localizadas na dianteira (foto acima) , junto ao motor de combustão. Numa próxima etapa a ideia é aumentar a autonomia do modo elétrico, que tem 82Kw (110cv), que as vezes atua de diferencial traseiro, ativa as rodas posteriores, enquanto o motor a gasolina de 88 kW (118cv) faz mover as rodas dianteiras. O lançamento não foi confirmado pela BMW, mas garante que os testes estão já numa fase bastante avançada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.