sábado, 3 de abril de 2010

Rápidas do final de semana

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.


MELHOR MÊS - A Volkswagen do Brasil registrou em março seu recorde histórico de vendas de carros e comerciais leves, totalizando 69.474 unidades, volume 60,9% superior às vendas da marca no mês de fevereiro. No mercado de carros, especificamente, as vendas atingiram 61.097 unidades no mês. O resultado deu a empresa a liderança nesse mercado, com uma participação de 22,3%. O volume de março representa um crescimento da ordem 62% em relação ao mês anterior. As vendas de carros correspondem a mais de 80% das vendas totais de veículos no mercado brasileiro. "No mês que a empresa está completando 57 anos de presença no País, tivemos um resultado histórico, graças principalmente a uma moderna linha de produtos, que está trazendo muitas vantagens para os consumidores. Para esse ano reservamos ainda 13 novidades para fortalecer a presença da marca nesse competitivo mercado", afirma Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil. O Gol continua firme na liderança, com 29.342 unidades e uma participação de 10,7% nas vendas totais de carros no mercado brasileiro. O modelo Fox é o segundo automóvel mais vendido da marca, atingindo em março 15.076 unidades, mantendo-se no quinto lugar entre os veículos mais vendidos do País. A picape Saveiro, que foi totalmente renovada em agosto, atingiu seu melhor resultado de vendas, com 5.095 unidades em março, contribuindo significativamente para o desempenho da marca no período.


PROMOVER O ELÉTRICO - A Aliança Renault-Nissan e a Acciona assinaram nesta semana um acordo de colaboração, com o objetivo de promover o desenvolvimento do veículo elétrico na Espanha. O acordo foi assinado por Jean-Pierre Laurent, Presidente da Renault Espanha S.A. e Manuel de la Guardia, Conselheiro Geral da Nissan Iberia S.A., representantes da Aliança Renault-Nissan, e por Carmen Becerril, Presidente da Acciona Energía. Segundo os termos do acordo, a Acciona contribuirá com suas experiência para o desenvolvimento de uma rede de recarga inteligente e fornecerá serviços associados, assim como a energia de origem renovável. Este desenvolvimento será feito de acordo com as previsões da Aliança Renault-Nissan para a comercialização de veículos elétricos. Por sua parte, a Aliança Renault-Nissan garantirá a compatibilidade da rede com os veículos elétricos e seus sistemas de navegação, a fim de localizar os pontos de recarga disponíveis. A Aliança Renault-Nissan incluirá o sistema de recarga na oferta comercial associada ao veículo. Assim, por conta deste acordo, as duas empresas se associaram para se tornar um Operador de Mobilidade Elétrica.

GARANTIA INÉDITA - A Michelin acaba de estender o sucesso da garantia contra danos acidentais do XZE2+ para toda sua linha de pneus com câmara. Os consumidores que adquirirem os produtos, entre 5 de abril e 30 de setembro desse ano, serão contemplados com a garantia gratuita para cobertura de qualquer dano acidental ocorrido na primeira vida útil, como furos, penetrações, rasgos, quebra da carcaça ou bolhas no flanco, causadas por impactos. A Michelin garante a superioridade de sua carcaça em ações como esta, com a ampliação do benefício para toda a linha de pneus com câmara. “Desde agosto de 2009, o modelo XZE2+ conta com a garantia gratuita para compras até o dia 31 de março. O grande sucesso da campanha nos levou a estender o benefício para toda a gama de pneus com câmara, uma forma também de fidelizar este importante grupo de clientes. Uma pesquisa realizada no ano passado com o transportador autônomo apontou que metade dos usuários espera por algum tipo de garantia no pneu novo, o que se explica pelo receio de perder um investimento de cerca de R$ 1.300,00, considerado alto por este público”, destaca Maria Luiza de Carvalho, diretora de Marketing de Pneus de Carga para a Michelin América do Sul.

PARA O CESVI - A Ford realizou entrega de dois Ford Ka para o Centro de Experimentação e Segurança Viária - CESVI Brasil, com sede em São Paulo. A ação faz parte da parceria da empresa com a entidade, como forma de apoio ao desenvolvimento de tecnologia de segurança na área automobilística. O evento foi promovido na fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, SP, com a presença de Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul, e Antonio Taranto, diretor de Serviço ao Cliente, que entregaram os veículos a José Aurelio Ramalho, diretor executivo de Operações do CESVI. Os dois Ford Ka doados para o CESVI serão utilizados nos estudos de segurança e reparabilidade desenvolvidos pelo centro, que servem de apoio para as companhias seguradoras e demais segmentos do setor automotivo. "Esses veículos são muito importantes para nós, pois são a matéria-prima para o CESVI realizar ainda mais programas na área de reparação e segurança veicular. Com isso, a Ford está contribuindo para a sociedade brasileira, pois todos esses estudos geram índices para aumentar a segurança dos veículos e o aprimoramento das normas de trânsito, em benefício dos usuários", disse José Aurélio Ramalho. O CESVI realiza diversos tipos de testes - desde os mais simples à destruição dos carros em "crash-tests" - e produz índices que avaliam a visibilidade, segurança em enchente e custo de reparação dos veículos.


PARA O TRÂNSITO - A Michelin lança dia 5 de abril, no Centro Interescolar Estadual Miécimo Silva, no Rio de Janeiro, a versão virtual do jogo educativo “Na Pista do Melhor Caminho”, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Estarão presentes à cerimônia o Governador do Estado, Sérgio Cabral; a Secretária de Estado de Educação, Tereza Porto; o Presidente do Detran, Fernando Avelino; e o Presidente da Michelin América do Sul, Jean-Philippe Ollier. Participam diretamente do projeto, que tem como público-alvo estudantes do Ensino Médio, a Secretaria de Estado de Educação, o Detran e a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Com o objetivo de reforçar os conhecimentos sobre normas, riscos e dispositivos de segurança no trânsito para jovens que estão prestes a obter sua carteira de motorista, a versão virtual do jogo “Na Pista do Melhor Caminho” foi desenvolvida para tratar questões relacionadas à mobilidade, a partir de conceitos de responsabilidade social. O projeto piloto do jogo servirá como ferramenta pedagógica para, inicialmente, cerca de 55 escolas estaduais, sensibilizando aproximadamente 50 mil estudantes", segundo a Secretaria de Educação. O jogo também será igualmente aplicado nas escolas do SESI.

PRIMEIRA VEZ - A marca Ferrari participará pela primeira vez do Salão do Carro e Acessórios em São Paulo. Representante oficial da marca, o Grupo Via Itália terá um estande de 48 m² no evento, onde comercializará produtos e acessórios oficiais do merchandising Ferrari como bonés, chaveiros, jaquetas e mochilas. Para as mulheres haverá leggings e camisetas. E ainda terá a linha baby, com macacões vermelhos para as crianças. Fundado em 1996 e sediado em São Paulo, o Grupo Via Italia é um nome reconhecido no setor de luxo. É responsável pela importação, distribuição e serviços de pós-venda das marcas Ferrari, Maserati e Lamborghini em todo o território nacional. Na divisão de merchandising, a empresa é agente importador e distribuidor desde 1999. A empresa possui filiais independentes para cada divisão e ainda uma equipe de profissionais de vendas e técnica para cada uma das marcas. O show room das marcas Ferrari e Maserati e a Boutique Ferrari ficam na Av. Brasil, 1769, Jd. América. Já o show room e a boutique da Lamborghini ficam na Av. Europa, 110, Jd. Europa, São Paulo.

PARA 70% - A Honeywell Transportation Systems anunciou que será a responsável pelo fornecimento de 70% dos motores do segmento de veículos comerciais leves produzidos pela indústria automobilística dos Estados Unidos a partir do ano que vem. Para esse projeto, aliado ao programa norte-americano de redução de consumo de combustível e de emissão de gases poluentes, a Honeywell desenvolveu um novo sistema de sobrealimentação Garrett para o motor Ford Power Stroke 6,7 litros dos modelos F-250 e F-350 voltados para aplicações severas. Além da Ford, a Honeywell também ampliará o seu volume de fornecimento de turbos para os motores a diesel dos veículos comerciais da General Motors. O novo motor Ford Power Stroke, com 6,7 litros, será alimentado por um turbo VNT Dual Boost com rotores de geometria variável e duplo compressor montado sobre o mesmo eixo. Essa configuração permite rápido enchimento das câmaras de combustão e, além de ampliar o desempenho em qualquer regime de rotação, reduz o consumo de gasolina e a emissão de gases poluentes.

PELA INTERNET - A Ford lançou este mês seu sistema de agendamento on-line de serviços de oficina, a Agenda Ford, iniciativa inédita na indústria automobilística nacional. A ferramenta está disponível no site www.ford.com.br e em todos os Distribuidores Ford, onde o cliente pode escolher a data e hora de atendimento e até o consultor técnico que vai verificar a manutenção necessária no veículo, no distribuidor Ford de sua preferência. "A Ford é a primeira montadora no Brasil a ter uma agenda nacional de serviço, integrando todos os distribuidores. No mundo, também não encontramos nada igual. Além da comodidade de oferecer o horário mais conveniente para o cliente, a Agenda Ford contribui para dar total transparência no atendimento e no serviço. É uma ferramenta inovadora e poderosa, que nos orgulhamos muito de ter desenvolvido para aumentar a satisfação do cliente", diz Antonio Taranto, diretor de Serviço ao Cliente da Ford. O agendamento de oficina na Rede Ford já era feito por telefone, por meio do Centro de Atendimento Ford ou diretamente com o distribuidor. Entre as vantagens do novo sistema estão a segurança e rapidez proporcionadas pela agenda única para todo o Brasil, além da praticidade de todo o processo ser comandado pelo próprio cliente, pela internet, na hora que desejar.

ROBERTO CARLOS - Depois da reforma do Calhambeque, agora é a vez da restauração de mais um clássico da coleção do rei Roberto Carlos: o Cadillac vermelho. O automóvel, que pertencia ao ex-piloto Emerson Fittipaldi, está sendo todo equipado e ganhará um sistema do som de alta tecnologia, todo fornecido pela H-Buster - empresa líder no segmento de áudio e vídeo automotivo. Para que o cantor possa desfrutar suas músicas preferidas com qualidade, a empresa instalará no veículo dois pares do kit duas vias MB-540, com 180W de potência cada, além de um subwoofer de 10 polegadas com 600W. Para amplificar o sinal de áudio e melhorar tons e nuances, receberá um módulo de 4 canais (HBM-4400) e outro de dois canais (HBM-2400), e um DVD player HBD-D3000AVN double din com GPS integrado. O aparelho com tecnologia de ponta possui tela TFT-LCD widescreen de 6.1 polegadas touch screen; bluetooth para funções de telefonia celular; leitor de pen drive, USB; conexão SWC (Steering Wheel Control) para controle das funções no volante; mecanismo e sistema eletrônico anti-impacto; função LOUD para reforço de graves e agudos, e equalizador com quatro ajustes. O automóvel equipado estará em exposição, ao lado do Calhambeque, no 5ª Salão do Carro e do Acessório, que será realizado de 17 a 21 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, e será entregue ao cantor pelo amigo Fittipaldi durante o evento.

MAIS DE 33% - De acordo com levantamento da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), o saldo do crédito das carteiras de Leasing e CDC (Crédito Direto ao Consumidor) para aquisição de automóveis a prazo pelas pessoas físicas cresceu 10,9% em fevereiro ante o mesmo mês do ano passado, saltando de R$ 144,5 bilhões para os atuais R$ 160,2 bilhões. Esse valor representa 33,5% do total do crédito destinado às pessoas físicas pelo Sistema Financeiro Nacional. No mês de fevereiro, o saldo total das operações de CDC registrou crescimento de 20% em comparação ao mesmo período de 2009 e alcançou a marca de R$ 97,8 bilhões. Já a carteira de Leasing apresentou uma leve queda de 0,8% em relação a fevereiro do ano passado e encerrou o mês com saldo de R$ 62,4 bilhões. A taxa média de juros praticada pelos bancos das montadoras associados à Anef fechou fevereiro em 1,40% ao mês (18,16% ao ano) ante 1,70% ao mês (22,42% ao ano) sobre o mesmo período do ano passado. Em relação ao mês de janeiro de 2010, a taxa de juros permaneceu inalterada.

ELEITA A MELHOR - ZF foi eleita, pela 5ª vez consecutiva, pelos leitores da publicação especializada em veículos automotores Auto Motor Und Sport, a melhor transmissão para automóveis de 2010. Desde que o prêmio foi criado, a fabricante alemã venceu todas as edições. As modernas transmissões com 6, 7 e 8 velocidades podem proporcionar até 11% de economia de combustível (modelo de 8 marchas com sistema Liga/desliga incorporado) em relação aos modelos automáticos convencionais. "Ficamos satisfeitos ao saber que os consumidores reconhecem a qualidade das transmissões ZF. Normalmente, produtos como a transmissão não estão entre os itens mais lembrados entre os proprietários de automóveis. Por isso que estamos tão orgulhosos de ter recebido este prêmio mais uma vez", afirma o Dr. Gerhard Wagner, do Grupo Executivo da Divisão de Transmissões para Carros de Passeio do Grupo ZF.

MAIS MACIA - Um caminhão pesado com capacidade para tracionar mais de 45 toneladas de carga, equipado com um inédito sistema de embreagem com esforço de acionamento mais macio que um automóvel de passeio. Essa realidade acaba de chegar ao mercado brasileiro de veículos comerciais com a nova família Iveco Stralis NR (New Range), lançada há uma semana no Brasil com três opções de tração (4X2, 6X2 e 6X4), duas de câmbio, quatro de eixo traseiro e cabinas de teto alto e baixo, permitindo mais de 60 configurações diferentes ao mercado. Os modelos de 460cv e 410cv já saem configurados de fábrica com esforço de acionamento do pedal de embreagem de apenas 8kg, o que, na prática, significa a metade do esforço exigido por um caminhão normal. Trata-se de um projeto tão revolucionário que conquistou a primeira patente registrada na matriz italiana da Iveco em nome do Centro de Desenvolvimento de Produtos Iveco de Sete Lagoas, MG. “Oferecer de série um pedal com nível de esforço de 8kg num caminhão extrapesado é algo inédito no mundo automotivo. Esse nível de conforto vai gerar maior produtividade ao motorista”, afirma Renato Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco Latin America.

DESTACA INOVAÇÃO - Reinventar processos para manter os clientes sempre satisfeitos foi um dos assuntos abordados durante o 9º Encontro Nacional dos Gerentes de Peças da Rede VWCO. No evento, a ACAV (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus) ressaltou que a inovação é fundamental para atingir o sucesso e a liderança no mercado. Com o tema “Novos Tempos, Novas Prioridades”, o encontro, dedicado aos gerentes de peças, demonstrou que o cliente, mais do que um bom produto, procura também por um excelente atendimento após a compra. Por esse motivo, a ACAV destacou a importância da área de peças e mostrou sua busca, continuamente, pelas melhores opções para toda a Rede. A Fábrica marcou presença no encontro destacando a união da VWCO e da MAN Latin America. A MAN apresentou ainda as ações que serão desenvolvidas para os concessionários em 2010 e os treinamentos para vendedores de peças de toda a Rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.