Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.
TOYOTA TRILHAS - Como forma de despertar o interesse da população para a preservação do meio ambiente, a Toyota, com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, realiza o projeto “Toyota Trilhas da Natureza”, hoje, 15 de maio, na cidade de Guaíba (RS). Com diversas atrações culturais e educativas ao longo do dia, o público poderá participar ativamente de oficinas socioambientais e assistir a espetáculos infantis. O evento terá como destaque o show da banda Paralamas do Sucesso, além de apresentações das bandas locais Johnny Hood, Rootstock, Edu Lima & Banda, além de uma apresentação da Orquestra de Câmara da Ulbra, com regência do maestro Tiago Flores e participação do cantor e compositor nativista Luiz Carlos Borges. “A realização do Toyota Trilhas da Natureza reforça o compromisso e a preocupação da Toyota em prover cultura e educação ambiental, disseminando nossa política de preservação e preocupação com o meio ambiente. Por meio das atividades interativas, a população poderá absorver esses importantes conceitos de sustentabilidade. E a Fundação Toyota do Brasil, que completou um ano em abril, está desempenhando um importante papel neste evento, no apoio às atividades que acontecerão”, afirma Luiz Carlos Andrade Jr., vice-presidente sênior da Toyota Mercosul.
AO RITMO - A Honeywell Turbo Technologies encerrou o primeiro quadrimestre de 2010 com o dobro do volume produzido em relação ao registrado no ano passado e superou em 10% o que havia atingido em 2008, quando a indústria automobilística obteve as suas melhores marcas, antes da crise internacional. A informação foi prestada por José Rubens Vicari, diretor-geral da empresa, que atribui a recuperação do mercado aos programas de incentivo do governo e à força da economia brasileira. De janeiro a abril deste ano, a empresa alcançou a produção de 80 mil turbos Garrett para atender aos pedidos das montadoras. De acordo com Vicari, a Honeywell comemora a forte recuperação dos negócios também no segmento de reposição, com crescimento em torno de 70% comparado a 2009 e igual aos volumes de 2008.
TALENTO VOLKSWAGEN - A Volkswagen, mais uma vez, dá aos estudantes de todo o Brasil a chance de expor sua criatividade. De 17 de maio a 30 de julho, os universitários poderão se inscrever no Talento Volkswagen de Design 2010. Direcionado aos alunos dos cursos de Desenho Industrial, Moda e Arquitetura, o projeto tem o objetivo de selecionar estagiários para o Centro de Design da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). As inscrições poderão ser feitas, gratuitamente, pelo site www.vw.com.br/design. O tema da 12ª edição do projeto é "Customize". Considerando as tendências de moda, design, consumo, lifestyle e necessidades dos clientes, os participantes devem propor como será o design do novo Volkswagen com flexibilidade total para a individualização.
CAMPANHA INÉDITA - A Troller coloca no ar nesta sexta-feira (14 de maio) sua primeira campanha de varejo em TV a cabo para anunciar a promoção de venda do utilitário Troller T4 com taxa zero, para pagamento em 12 meses e 50% de entrada. O filme, recheado com cenas de ação do T4 em pistas off-road, será exibido até o final de maio, quando se encerra a promoção, e pode ser visto também no site da marca, www.troller.com.br. "A presença na TV é uma novidade que reflete o momento de crescimento da Troller no mercado. Este mês comemoramos o marco de 10.000 veículos emplacados, volume significativo para um produto que atende nicho específico de clientes, voltado para o fora de estrada", diz Rodrigo Lourenço, gerente geral da Troller. "A promoção de varejo com taxa zero chega para incrementar essa tendência positiva de vendas, agregando facilidades no crédito". Do total de 10.000 unidades emplacadas desde o início de produção da Troller, em 1997, cerca de 40% foram vendidas após a incorporação ao grupo Ford, em 2007. A mudança trouxe um novo aporte de tecnologia e recursos para os processos de produção, desenvolvimento e qualidade do produto e solidificou o crescimento da marca no País.
NA METADE - Marca registrada de todas as edições do Rally Internacional dos Sertões, a dificuldade para máquinas e pilotos está presente em todo tipo de terreno. E no levantamento para a 18ª edição da maior aventura do fora de estrada brasileiro, o diretor técnico Edu Sachs, da Dunas Race, tem se esforçado para elevar o nível do desafio para os competidores. Desde o último dia 5, Sachs está passando por locais e mapeando trajetos que deverão compor o percurso da edição deste ano, que acontece entre os dias 10 e 21 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE). E até o momento, metade das dez etapas do rali já foi mapeada. "O quarto dia tem todo tipo de terreno. Começa com descidas de serra com poucas erosões, seguindo por estradas bem travadas com pontes de toras e muitas pedras. A parte final é mais bonita, porém com trechos bem apertados em fazendas e travessias de rios com pedras e areia", descreveu. "O nível está muito bom. Ainda tivemos que bolar alguns desvios por causa de pontes que estavam caídas", afirmou.
MELHOR REPARAÇÃO - O Fiat Palio foi o carro mais recomendado pelos profissionais da área de reparação de todo o Brasil aos seus clientes. A pesquisa realizada pela CINAU (Central de Inteligência Automotiva) com reparadores de todo o Brasil, trouxe o resultado que desbancou um legado de 10 anos da concorrência, recompensando o Fiat Palio com 10,6% das respostas positivas, contra 7,4% do Volkswagen Gol e 5,2% do Toyota Corolla. A confiança na marca, a relação custo-benefício do modelo e o acesso a informação técnica são os três principais motivos para o voto do reparador. Além de ter sido bem avaliada nestes quesitos, a Fiat foi considerada a melhor fabricante na avaliação sobre Tecnologia. A Fiat também teve seus modelos eleitos como os melhores em três das sete categorias avaliadas, sob o ponto de vista de reparação. Os carros são divididos em: até 1.0 litro, de 1.1 a 1.5 litro, de 1.6 a 1.9 litro, de 2.0 a 2.4 litros, acima de 2.4, picape leve e picape pesada. Dentre estas, a Fiat compete em apenas quatro categorias.
2 ANOS - A Scuderia Iveco completará dois anos de participação no Campeonato Sul-Americano e Brasileiro da Fórmula Truck neste domingo, 16, na prova de Caruaru, (PE), que será realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna. A Iveco também vai aproveitar a terceira etapa do campeonato deste ano para apresentar novidades no motor, no sistema de freios e novos defletores de seus caminhões de corrida. O piloto do Iveco Stralis 88, Beto Monteiro, será o único pernambucano e representante do Nordeste a largar na prova, marcada para as 14h. Nesta etapa de Caruaru, a Scuderia Iveco experimentará diversas modificações realizadas no motor Iveco-FPT Cursor 13. “Fizemos alterações que aumentaram a potência, principalmente nas retomadas e na velocidade final dos Stralis”, revela Marcelo Sakurai, engenheiro de produto da equipe. Outra alteração é no sistema de refrigeração do motor, especialmente preparado para a prova. “Tradicionalmente faz muito calor em Caruaru”, explica o engenheiro. Os caminhões Stralis também estreiam em Pernambuco um novo sistema de freios, com diferentes tipos de regulagens. A Scuderia Iveco completa seus dois anos de Fórmula Truck marcados como um período de aprendizado e evoluções dentro e fora das pistas. “Somos a equipe mais nova na competição e ainda estamos em fase de desenvolvimento de nossas potencialidades. O ano de 2008 foi difícil e complicado, como é para qualquer iniciante. Mas, em 2009, já obtivemos resultados interessantes: cinco pódios, o quarto lugar entre as equipes e dois pilotos entre os 10 primeiros colocados”, afirma Marco Piquini. (Foto: Marcus Lauria)
NO AUTOMOBILISMO - A Poliron, empresa 100% nacional e entre as líderes na indústria de cabos e multicabos, mais uma vez está na torcida pelo automobilismo brasileiro. Após estrear com sucesso na temporada 2009 da Copa Stock Car, a empresa prossegue com o patrocínio na categoria, agora com a equipe AMG Motorsport (3M/Poliron/Chevrolet), representada pelos pilotos Átila Abreu e Gustavo Sondermann, e também na Fórmula Truck, no apoio ao bicampeão Felipe Giaffone. "A escolha pelo patrocínio nas categorias automobilísticas leva em consideração a alta tecnologia e precisão nas pistas, características que nós da Poliron também valorizamos no desenvolvimento de nossos produtos", afirma a diretora de marketing Flavia Chammas, satisfeita com os resultados do patrocínio na última temporada.
CAMPANHA HOGGAR - “O que a gente leva da vida é a vida que a gente leva”. A partir deste conceito, a Peugeot do Brasil criou uma série de ações de marketing para o Hoggar, um dos mais importantes lançamentos da Marca em 2010. Às vésperas do lançamento comercial do Hoggar, a primeira picape compacta da Marca, a Peugeot do Brasil inicia uma ampla campanha de marketing. Com a assinatura “Leve sua vida”, que exprime a postura do público-alvo do segmento de picapes, a Marca procura atrair o consumidor por meio de uma série de peças publicitárias que destacam os atributos do produto e valorizam seu estilo de vida. Elas seguem uma linha de comunicação com foco neste perfil de consumidor que, conforme apontam as pesquisas, possui uma personalidade forte e de maneira autêntica procura viver de acordo com suas próprias vontades e valores.
AS MELHORES - A embreagem SACHS e a linha de produtos remanufaturados SACHS R conquistaram o Prêmio Mérito Reconhecido 2010 por terem sido eleitas, mais uma vez, as mais conhecidas e melhores do mercado brasileiro nos segmentos de transporte de cargas e de passageiros. Líder em vendas de embreagens automotivas, a ZF Sachs foi pioneira no Brasil no processo de remanufatura de embreagens, que além de economizar energia e recursos naturais, garante os mesmos padrões de qualidade e de confiabilidade. As embreagens SACHS contam com exclusivo suporte técnico-comercial presente em todo o País, que garante forte apoio aos clientes. Essa atuação das equipes de campo e a qualidade dos serviços prestados, junto com a durabilidade e originalidade do produto, são consideradas determinantes na construção da confiança que os frotistas têm na marca.
EMPLACAMENTO CAI - Os dados de emplacamento das 22 marcas filiadas à Abeiva – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores – Aston Martin, Audi, BMW, Chana, Chery, Chrysler, Dodge, Effa Changhe, Effa Hafei, Hafei Motor, JAC, Jaguar, Jeep, Jinbei, Kia Motors, Land Rover, Pagani, Porsche, Spyker, SsangYong, Suzuki e Volvo, mostram queda de 13,98% em abril em relação ao mês anterior. Foram 7.497 unidades contra 8.716 veículos em março último. Na comparação com igual período de 2009, porém, em abril último as 22 marcas associadas à Abeiva anotaram crescimento de 190%. Foram 7.497 unidades do mês passado contra 2.585 veículos em igual período de 2009. No primeiro quadrimestre de 2010, os dados de emplacamento das 22 marcas mostram que a alta foi de 195,6%. O acumulado de janeiro e abril de 2010 registra 26.708 unidades contra os 9.034 veículos dos primeiros quatro meses de 2009. Ao considerar somente as 14 marcas associadas em abril de 2009 ante os resultados de abril deste ano, os dados de emplacamento indicam aumento de 149,2%. Foram emplacadas 6.441 unidades, em abril deste ano, contra 2.585 veículos de abril de 2009. Ao considerar também somente as 14 marcas associadas no primeiro quadrimestre de 2009, os dados de emplacamento mostram que houve aumento de 150,8%. Foram emplacadas 22.658 unidades, no primeiro quadrimestre de 2010, contra 9.034 veículos do primeiro quadrimestre do ano passado.
MAIS EM 2010 - A Effa Motors está revendo para cima as metas de vendas de todos os seus veículos para 2010. Entre janeiro e abril, a empresa já comercializou 1.005 unidades no mercado nacional, quase 10% acima dos 914 carros faturados durante todo o ano de 2009. Diante desse bom desempenho, a Effa está ampliando suas importações para este ano e prevê vender 6.500 veículos até dezembro – um volume 54% superior às projeções definidas pela marca no início do ano, que previam a comercialização de 4.200 carros. “Os veículos da Effa Motors oferecem uma excepcional relação custo-benefício e o consumidor está descobrindo esta vantagem. Além disso, estamos ampliando, mês a mês, nossa rede de concessionárias, o que também contribui bastante com a elevação das vendas”, explica Clairto Acciarto, diretor comercial da Effa Motors. A rede Effa conta hoje com 55 revendas e a meta é chegar a 90 pontos até dezembro. O Grupo Effa iniciou suas operações no mercado nacional em maio de 2008, importando o automóvel M100 e sua linha de utilitários. As vendas da marca foram de 581 veículos em 2008. Desde então, a empresa já investiu cerca de US$ 25 milhões no Brasil e na fábrica uruguaia dos veículos Lifan, inaugurada em abril. As vendas da Lifan no mercado brasileiro devem ser iniciadas em junho, numa rede de concessionárias exclusiva.
NO VELOPARK - Três anos depois de se apresentar no autódromo de Santa Cruz do Sul, o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil volta a correr no Rio Grande do Sul. No sábado, 15 de maio, acontece a prova 5 da categoria 997, enquanto o domingo, 16, terá a prova 6 da 997 e a prova 3 da Light 996. Os líderes do campeonato chegaram ao primeiro lugar da tabela de diferentes maneiras. O ex-motociclista Alexandre Barros fez uso da regularidade para liderar a 997 com dois segundos e dois terceiros lugares nas quatro provas anteriores, enquanto André Posses venceu as duas provas da Light 996 em 2010. Inaugurado há apenas duas semanas, o Velopark é um complexo automobilístico dotado de autódromo, kartódromos, lojas e restaurantes. O traçado do Velopark será novidade para os pilotos, o que torna ainda mais difícil apontar favoritos em um campeonato tão competitivo quanto o Porsche GT3 Cup. Apontar os preferidos do público, entretanto, é tarefa fácil: os irmãos Miguel e Daniel Paludo e Felipe Johannpeter, todos gaúchos. Eles disputam a categoria 997 e Miguel, atual bicampeão da categoria, aproveitará uma brecha no campeonato Nascar Camping World East, nos Estados Unidos, para correr pela primeira vez de Porsche em seu estado natal.
VIRADA CULTURAL – No próximo domingo, 16, durante a Virada Cultural – ação promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo desde 2005 - uma exposição de carros antigos invade o Parque Dom Pedro II. O evento gratuito, que vai expor cerca de 80 carros e abrigar uma feira temática, acontece no pátio do estacionamento do Catavento, no centro da capital paulista, entre 9h e 16h. Neste dia a entrada do Catavento é gratuita, para todos os visitantes. Organizado pelo site Negócios Antigos e com apoio da Associação dos Proprietários de Veículos Antigos do Estado de São Paulo, a exposição traz veículos antigos de diferentes clubes de automóveis como o Fordinho (Fords antigos de 1920 a 1929), MP Lafer, Chevrolet, Fusca e Nick (carros antigos da Dacon). O evento também conta com um encontro do Clube das Lambretas, que traz cerca de 25 exemplares da clássica motocicleta. Outros destaques são os carros de personalidades como o Ford que pertenceu ao poeta Mario de Andrade e viaturas antigas de órgãos oficiais e militares. Além da exposição, uma feira com peças para veículos antigos, camisetas, miniaturas e outros produtos referentes a automóveis antigos, deve levar muitos fãs destas relíquias ao Catavento. Como chegar: informações no www.cataventocultural.org.br/mapas.asp (Fotos: Bernardo Berenstein)
TRANSMISSÃO LIMPA - A Comlurb, empresa que regulamenta a coleta de lixo na cidade do Rio de Janeiro, desde o ano passado trás nos seus editais técnicos de licitação o item que obriga que os novos caminhões de coleta sejam equipados com transmissão totalmente automática. A medida foi tomada visando atender uma série de requisitos, entre eles, a maior produtividade do caminhão, o menor custo de manutenção e a operação mais silenciosa, este último ressaltado com mais ênfase, porque proporciona maior conforto acústico para a população no momento da coleta. As primeiras unidades equipadas com transmissões totalmente automáticas foram feitas para as empresas cariocas Ouro Verde e Julio Simões (Stralu). A entrega dos 59 caminhões VW 17.250E Worker com transmissões totalmente automáticas foi presenciada pelo prefeito Eduardo Paes, que elogiou o fato dos motoristas não precisarem mais “trocar de marcha”, numa clara alusão às transmissões automáticas Allison. Os motivos que levaram a Comlurb a tomar essa decisão foram óbvios: veículos mais silenciosos, pois a compactação é feita em uma rotação menor do motor. Além disso, as trocas de marcha são obrigatoriamente efetuadas nas faixas de rotações pré-programadas pela fábrica, o que reduz ruído, consumo, emissões, além de prolongar a vida útil do motor; outro motivo importante é o fato do motorista deixar de fazer aproximadamente quatro mil mudanças de marchas por turno, portanto, fica menos estressado e dirige com as duas mãos no volante, proporcionando maior segurança para a operação.
LINHA RENOVADA - A Rodabrill, empresa de soluções em limpeza automotiva, lança no mercado o Rodabrill Tuning, nova linha de produtos com embalagem exclusiva em forma de carrinhos especiais para colecionar. São quatro embalagens diferentes que trazem os tradicionais produtos da marca: Lava Autos, Lava Autos com Cera, Cera Líquida e Pneu Pretinho, de fácil aplicação e agora com design exclusivo. O Rodabrill Tuning estará disponível em kits com duas unidades dentro de um caminhão cegonha e também será vendido separadamente. “O design dos produtos é inédito no segmento de limpeza automotiva. Os clientes vão continuar usufruindo da qualidade reconhecida dos produtos Rodabrill e ainda colecionar as embalagens”, diz Henrique Caran, Diretor Geral da Rodabrill e do Grupo Interbrilho. Foram criados quatro modelos diferentes, mas a empresa pretende lançar novas embalagens. “A ideia é lançar novos modelos e cores de embalagens para nossos consumidores colecionarem”, completa Caran.
DESIGN INOVADOR - A Pioneer, líder mundial no segmento de som automotivo, apresenta novos modelos da Linha 2010. Os CD players DEH-4280SD e DEH-5280SD oferecem o que há de mais moderno em conectividade e design no mercado. O DEH–5280SD destaca-se entre os novos modelos por seu design requintado. A conectividade é outro ponto forte do aparelho que conta com entradas frontais USB e auxiliar, além da entrada para cartão SD, facilitando ainda mais a conexão de MP3 players, pen-drives e demais dispositivos compatíveis. Ele também apresenta função RDS (exibe informações no display vindas de emissoras de rádio) e interface para reprodução das músicas contidas num iPod ou iPhone, via USB . A novidade Pioneer ainda possui 3 saídas RCA (High-Volt) e equalizador gráfico de 5 bandas, permitindo o ajuste das frequências do som, de acordo com o interior do carro. O DEH-5280SD possui display OEL azul com animações e detalhes azulados nos botões que conferem um conjunto harmonioso ao aparelho. Ele reproduz os formatos MP3, WMA, AAC iTunes ® e WAV. Já o DEH-4280SD mostra-se uma excelente opção para quem deseja um modelo de design arrojado com o máximo da conectividade a um preço mais acessível. Ele possui o que há de mais moderno em conexões como as entradas USB e auxiliar, ambas frontais, além da entrada para cartões SD, ampliando o leque de opções para o consumidor. O preço sugerido para o DEH-4280SD é de R$ 529,00 e R$ 599,00 para o DEH-5280SD. Para mais informações, acesse www.pioneer.com.br ou entre em contato pelo SAC 0800-600-5725.
APOSTA CERTA - A ZF SACHS, fabricante de componentes e sistemas de embreagens pertencente ao Grupo ZF, lança a promoção “Aposta Certa SACHS” para proprietários de oficinas mecânicas e reparadores que adquirirem kits de embreagem SACHS para a linha leve fabricados a partir de janeiro deste ano. Entre os dias 17 de maio e 30 de julho, os participantes que mais acertarem palpites sobre resultados dos jogos da Copa do Mundo de 2010 poderão ganhar muitos prêmios. Para participar é necessário cadastrar no hotsite da promoção (www.apostacertasachs.com.br), o código RG presente na etiqueta da embalagem SACHS. Os participantes receberão um ponto no ato do cadastramento de cada produto adquirido e ganharão o direito de apostar no resultado de um jogo. A cada palpite certo, o apostador marca mais um ponto. O total acumulado poderá ser trocado por prêmios exclusivos do catálogo SACHS, como camisetas alusivas ao Brasil e aos demais times do "Brasileirão", porta-chuteiras, bolas, mochilas e jaquetas com o mote de futebol. Os três participantes que acumularem mais pontos serão premiados ao final da campanha com um videogame Nintendo Wii com o jogo Wii Sports, e kits com camisetas oficiais da seleção brasileira.
MELHOR DISTRIBUIDORA - Com o resultado recorde de vendas no atacado de 26.061 veículos, a Kia Motors do Brasil foi a melhor distribuidora de 2009 da região América do Sul, Central e do Caribe. O prêmio foi recebido por José Luiz Gandini, presidente da importadora brasileira, na última quarta-feira, 5 de maio, durante Convenção Mundial da Kia Motors Corporation, que aconteceu na ilha de Jeju, na Coreia do Sul. O desempenho de vendas de 2009 possibilitou à Kia Motors do Brasil conquistar o título de melhor distribuidora regional pela segunda vez consecutiva. Em 2008, a importadora brasileira comercializou no atacado 20.900 unidades. Ainda em relação ao ano passado, a Kia Motors recebeu também o título "Distributor of Distinction" em reconhecimento à excelente performance em vendas e marketing relativo ao novo veículo Kia Soul. Nos 17 anos de atuação da Kia Motors do Brasil, a empresa recebeu outros dois títulos: em 1997 e 2000 como melhor distribuidora do mundo.
MAIOR VENCEDORA - A Ford tornou-se a maior vencedora da história do Campeonato Mundial de Rally com nova vitória do Ford Focus RS, desta vez na Nova Zelândia. Foi a 75ª conquista da marca na categoria, mostrando a força da marca e do Focus, um dos principais produtos na mais difícil competição de veículos de fábrica. "Este é um marco histórico do qual todos da Ford certamente podem se orgulhar", disse John Fleming, presidente e CEO da Ford Europa. "A Ford tem uma história no automobilismo e continua a ter forte presença nas competições em âmbito global." Essa vitória representa também importante conquista na trajetória do Ford Focus e reflete a excepcional qualidade do seu projeto, tanto em termos de dirigibilidade e desempenho como de resistência. Por ser disputada em diferentes condições de pista, altitude e temperatura, essa competição é, na prática, um campo de provas. Nela, o Focus é exigido ao máximo, sem concessões, e o resultado tem demonstrado o acerto desse produto também nas ruas dos continentes onde é produzido e comercializado, incluindo a América do Sul.
NOVO DIRETOR - Com mais de 30 anos de experiência em cargos executivos e de liderança nas áreas de Vendas, Marketing, Planejamento Estratégico, Peças de Reposição, Assistência Técnica, Serviços e Atendimento ao Cliente, de três grandes montadoras, Ricardo Strunz, 56, é o novo diretor geral da CN Auto, importadora oficial das vans Topic e minivans Towner, respectivamente das chinesas Jinbei e Hafei Motor. Strunz chega ao comando da CN Auto com a responsabilidade de atingir, em 2010, vendas no atacado de 5.000 unidades, entre as duas marcas, e também de fechar o ano com rede de 60 concessionárias autorizadas. Adicionalmente será responsável pela expansão das marcas representadas pelo Grupo no Brasil, a médio prazo. Ao iniciar suas operações em agosto de 2008, a CN Auto comercializou 370 unidades naquele ano (358 Towner e 12 Topic). No ano passado, a importadora chegou a 1.728 unidades (1.534 Towner e 194 Topic). No primeiro quadrimestre do ano, a CN Auto já chegou a 1.273 unidades (1.221 Towner e 52 Topic). “Com essa totalização, a CN Auto é a mais importante importadora entre as marcas chinesas”, sustenta Ricardo Strunz. “Com a ampliação da rede de concessionárias para 60 pontos de atendimento, nossa expectativa é de superar a previsão de 5.000 unidades em 2010”, complementa.
200 EMPREGADOS - A General Motors do Brasil anunciou nesta segunda-feira (10/05/2010), a decisão de contratar novos 200 empregados para as unidades da empresa em São Caetano do Sul (região do ABCD paulista) e de Mogi das Cruzes (região do Alto Tietê). Deste número, 130 são para São Caetano e 70 para Mogi. O processo de seleção e recrutamento tem início imediato. Estas novas contratações inserem-se no plano global de investimentos da GM, de R$ 5 bilhões, para o período de 2008 a 2012, que prevê um programa de renovação da atual linha de veículos Chevrolet, a modernização das fábricas e o aumento da capacidade produtiva, além da nacionalização de peças com fornecedores brasileiros. "A GM tem um compromisso com o Brasil. Nossa visão é de que a economia brasileira continuará crescendo de forma sustentável e a GM tem um plano consistente de investimentos que vão permitir a renovação do portifólio Chevrolet, com o objetivo de oferecer ao consumidor brasileiro os melhores veículos, com tecnologia de ponta, qualidade e segurança”, destaca Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.
TOYOTA TRILHAS - Como forma de despertar o interesse da população para a preservação do meio ambiente, a Toyota, com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, realiza o projeto “Toyota Trilhas da Natureza”, hoje, 15 de maio, na cidade de Guaíba (RS). Com diversas atrações culturais e educativas ao longo do dia, o público poderá participar ativamente de oficinas socioambientais e assistir a espetáculos infantis. O evento terá como destaque o show da banda Paralamas do Sucesso, além de apresentações das bandas locais Johnny Hood, Rootstock, Edu Lima & Banda, além de uma apresentação da Orquestra de Câmara da Ulbra, com regência do maestro Tiago Flores e participação do cantor e compositor nativista Luiz Carlos Borges. “A realização do Toyota Trilhas da Natureza reforça o compromisso e a preocupação da Toyota em prover cultura e educação ambiental, disseminando nossa política de preservação e preocupação com o meio ambiente. Por meio das atividades interativas, a população poderá absorver esses importantes conceitos de sustentabilidade. E a Fundação Toyota do Brasil, que completou um ano em abril, está desempenhando um importante papel neste evento, no apoio às atividades que acontecerão”, afirma Luiz Carlos Andrade Jr., vice-presidente sênior da Toyota Mercosul.
AO RITMO - A Honeywell Turbo Technologies encerrou o primeiro quadrimestre de 2010 com o dobro do volume produzido em relação ao registrado no ano passado e superou em 10% o que havia atingido em 2008, quando a indústria automobilística obteve as suas melhores marcas, antes da crise internacional. A informação foi prestada por José Rubens Vicari, diretor-geral da empresa, que atribui a recuperação do mercado aos programas de incentivo do governo e à força da economia brasileira. De janeiro a abril deste ano, a empresa alcançou a produção de 80 mil turbos Garrett para atender aos pedidos das montadoras. De acordo com Vicari, a Honeywell comemora a forte recuperação dos negócios também no segmento de reposição, com crescimento em torno de 70% comparado a 2009 e igual aos volumes de 2008.
TALENTO VOLKSWAGEN - A Volkswagen, mais uma vez, dá aos estudantes de todo o Brasil a chance de expor sua criatividade. De 17 de maio a 30 de julho, os universitários poderão se inscrever no Talento Volkswagen de Design 2010. Direcionado aos alunos dos cursos de Desenho Industrial, Moda e Arquitetura, o projeto tem o objetivo de selecionar estagiários para o Centro de Design da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). As inscrições poderão ser feitas, gratuitamente, pelo site www.vw.com.br/design. O tema da 12ª edição do projeto é "Customize". Considerando as tendências de moda, design, consumo, lifestyle e necessidades dos clientes, os participantes devem propor como será o design do novo Volkswagen com flexibilidade total para a individualização.
CAMPANHA INÉDITA - A Troller coloca no ar nesta sexta-feira (14 de maio) sua primeira campanha de varejo em TV a cabo para anunciar a promoção de venda do utilitário Troller T4 com taxa zero, para pagamento em 12 meses e 50% de entrada. O filme, recheado com cenas de ação do T4 em pistas off-road, será exibido até o final de maio, quando se encerra a promoção, e pode ser visto também no site da marca, www.troller.com.br. "A presença na TV é uma novidade que reflete o momento de crescimento da Troller no mercado. Este mês comemoramos o marco de 10.000 veículos emplacados, volume significativo para um produto que atende nicho específico de clientes, voltado para o fora de estrada", diz Rodrigo Lourenço, gerente geral da Troller. "A promoção de varejo com taxa zero chega para incrementar essa tendência positiva de vendas, agregando facilidades no crédito". Do total de 10.000 unidades emplacadas desde o início de produção da Troller, em 1997, cerca de 40% foram vendidas após a incorporação ao grupo Ford, em 2007. A mudança trouxe um novo aporte de tecnologia e recursos para os processos de produção, desenvolvimento e qualidade do produto e solidificou o crescimento da marca no País.
NA METADE - Marca registrada de todas as edições do Rally Internacional dos Sertões, a dificuldade para máquinas e pilotos está presente em todo tipo de terreno. E no levantamento para a 18ª edição da maior aventura do fora de estrada brasileiro, o diretor técnico Edu Sachs, da Dunas Race, tem se esforçado para elevar o nível do desafio para os competidores. Desde o último dia 5, Sachs está passando por locais e mapeando trajetos que deverão compor o percurso da edição deste ano, que acontece entre os dias 10 e 21 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE). E até o momento, metade das dez etapas do rali já foi mapeada. "O quarto dia tem todo tipo de terreno. Começa com descidas de serra com poucas erosões, seguindo por estradas bem travadas com pontes de toras e muitas pedras. A parte final é mais bonita, porém com trechos bem apertados em fazendas e travessias de rios com pedras e areia", descreveu. "O nível está muito bom. Ainda tivemos que bolar alguns desvios por causa de pontes que estavam caídas", afirmou.
MELHOR REPARAÇÃO - O Fiat Palio foi o carro mais recomendado pelos profissionais da área de reparação de todo o Brasil aos seus clientes. A pesquisa realizada pela CINAU (Central de Inteligência Automotiva) com reparadores de todo o Brasil, trouxe o resultado que desbancou um legado de 10 anos da concorrência, recompensando o Fiat Palio com 10,6% das respostas positivas, contra 7,4% do Volkswagen Gol e 5,2% do Toyota Corolla. A confiança na marca, a relação custo-benefício do modelo e o acesso a informação técnica são os três principais motivos para o voto do reparador. Além de ter sido bem avaliada nestes quesitos, a Fiat foi considerada a melhor fabricante na avaliação sobre Tecnologia. A Fiat também teve seus modelos eleitos como os melhores em três das sete categorias avaliadas, sob o ponto de vista de reparação. Os carros são divididos em: até 1.0 litro, de 1.1 a 1.5 litro, de 1.6 a 1.9 litro, de 2.0 a 2.4 litros, acima de 2.4, picape leve e picape pesada. Dentre estas, a Fiat compete em apenas quatro categorias.
2 ANOS - A Scuderia Iveco completará dois anos de participação no Campeonato Sul-Americano e Brasileiro da Fórmula Truck neste domingo, 16, na prova de Caruaru, (PE), que será realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna. A Iveco também vai aproveitar a terceira etapa do campeonato deste ano para apresentar novidades no motor, no sistema de freios e novos defletores de seus caminhões de corrida. O piloto do Iveco Stralis 88, Beto Monteiro, será o único pernambucano e representante do Nordeste a largar na prova, marcada para as 14h. Nesta etapa de Caruaru, a Scuderia Iveco experimentará diversas modificações realizadas no motor Iveco-FPT Cursor 13. “Fizemos alterações que aumentaram a potência, principalmente nas retomadas e na velocidade final dos Stralis”, revela Marcelo Sakurai, engenheiro de produto da equipe. Outra alteração é no sistema de refrigeração do motor, especialmente preparado para a prova. “Tradicionalmente faz muito calor em Caruaru”, explica o engenheiro. Os caminhões Stralis também estreiam em Pernambuco um novo sistema de freios, com diferentes tipos de regulagens. A Scuderia Iveco completa seus dois anos de Fórmula Truck marcados como um período de aprendizado e evoluções dentro e fora das pistas. “Somos a equipe mais nova na competição e ainda estamos em fase de desenvolvimento de nossas potencialidades. O ano de 2008 foi difícil e complicado, como é para qualquer iniciante. Mas, em 2009, já obtivemos resultados interessantes: cinco pódios, o quarto lugar entre as equipes e dois pilotos entre os 10 primeiros colocados”, afirma Marco Piquini. (Foto: Marcus Lauria)
NO AUTOMOBILISMO - A Poliron, empresa 100% nacional e entre as líderes na indústria de cabos e multicabos, mais uma vez está na torcida pelo automobilismo brasileiro. Após estrear com sucesso na temporada 2009 da Copa Stock Car, a empresa prossegue com o patrocínio na categoria, agora com a equipe AMG Motorsport (3M/Poliron/Chevrolet), representada pelos pilotos Átila Abreu e Gustavo Sondermann, e também na Fórmula Truck, no apoio ao bicampeão Felipe Giaffone. "A escolha pelo patrocínio nas categorias automobilísticas leva em consideração a alta tecnologia e precisão nas pistas, características que nós da Poliron também valorizamos no desenvolvimento de nossos produtos", afirma a diretora de marketing Flavia Chammas, satisfeita com os resultados do patrocínio na última temporada.
CAMPANHA HOGGAR - “O que a gente leva da vida é a vida que a gente leva”. A partir deste conceito, a Peugeot do Brasil criou uma série de ações de marketing para o Hoggar, um dos mais importantes lançamentos da Marca em 2010. Às vésperas do lançamento comercial do Hoggar, a primeira picape compacta da Marca, a Peugeot do Brasil inicia uma ampla campanha de marketing. Com a assinatura “Leve sua vida”, que exprime a postura do público-alvo do segmento de picapes, a Marca procura atrair o consumidor por meio de uma série de peças publicitárias que destacam os atributos do produto e valorizam seu estilo de vida. Elas seguem uma linha de comunicação com foco neste perfil de consumidor que, conforme apontam as pesquisas, possui uma personalidade forte e de maneira autêntica procura viver de acordo com suas próprias vontades e valores.
AS MELHORES - A embreagem SACHS e a linha de produtos remanufaturados SACHS R conquistaram o Prêmio Mérito Reconhecido 2010 por terem sido eleitas, mais uma vez, as mais conhecidas e melhores do mercado brasileiro nos segmentos de transporte de cargas e de passageiros. Líder em vendas de embreagens automotivas, a ZF Sachs foi pioneira no Brasil no processo de remanufatura de embreagens, que além de economizar energia e recursos naturais, garante os mesmos padrões de qualidade e de confiabilidade. As embreagens SACHS contam com exclusivo suporte técnico-comercial presente em todo o País, que garante forte apoio aos clientes. Essa atuação das equipes de campo e a qualidade dos serviços prestados, junto com a durabilidade e originalidade do produto, são consideradas determinantes na construção da confiança que os frotistas têm na marca.
EMPLACAMENTO CAI - Os dados de emplacamento das 22 marcas filiadas à Abeiva – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores – Aston Martin, Audi, BMW, Chana, Chery, Chrysler, Dodge, Effa Changhe, Effa Hafei, Hafei Motor, JAC, Jaguar, Jeep, Jinbei, Kia Motors, Land Rover, Pagani, Porsche, Spyker, SsangYong, Suzuki e Volvo, mostram queda de 13,98% em abril em relação ao mês anterior. Foram 7.497 unidades contra 8.716 veículos em março último. Na comparação com igual período de 2009, porém, em abril último as 22 marcas associadas à Abeiva anotaram crescimento de 190%. Foram 7.497 unidades do mês passado contra 2.585 veículos em igual período de 2009. No primeiro quadrimestre de 2010, os dados de emplacamento das 22 marcas mostram que a alta foi de 195,6%. O acumulado de janeiro e abril de 2010 registra 26.708 unidades contra os 9.034 veículos dos primeiros quatro meses de 2009. Ao considerar somente as 14 marcas associadas em abril de 2009 ante os resultados de abril deste ano, os dados de emplacamento indicam aumento de 149,2%. Foram emplacadas 6.441 unidades, em abril deste ano, contra 2.585 veículos de abril de 2009. Ao considerar também somente as 14 marcas associadas no primeiro quadrimestre de 2009, os dados de emplacamento mostram que houve aumento de 150,8%. Foram emplacadas 22.658 unidades, no primeiro quadrimestre de 2010, contra 9.034 veículos do primeiro quadrimestre do ano passado.
MAIS EM 2010 - A Effa Motors está revendo para cima as metas de vendas de todos os seus veículos para 2010. Entre janeiro e abril, a empresa já comercializou 1.005 unidades no mercado nacional, quase 10% acima dos 914 carros faturados durante todo o ano de 2009. Diante desse bom desempenho, a Effa está ampliando suas importações para este ano e prevê vender 6.500 veículos até dezembro – um volume 54% superior às projeções definidas pela marca no início do ano, que previam a comercialização de 4.200 carros. “Os veículos da Effa Motors oferecem uma excepcional relação custo-benefício e o consumidor está descobrindo esta vantagem. Além disso, estamos ampliando, mês a mês, nossa rede de concessionárias, o que também contribui bastante com a elevação das vendas”, explica Clairto Acciarto, diretor comercial da Effa Motors. A rede Effa conta hoje com 55 revendas e a meta é chegar a 90 pontos até dezembro. O Grupo Effa iniciou suas operações no mercado nacional em maio de 2008, importando o automóvel M100 e sua linha de utilitários. As vendas da marca foram de 581 veículos em 2008. Desde então, a empresa já investiu cerca de US$ 25 milhões no Brasil e na fábrica uruguaia dos veículos Lifan, inaugurada em abril. As vendas da Lifan no mercado brasileiro devem ser iniciadas em junho, numa rede de concessionárias exclusiva.
NO VELOPARK - Três anos depois de se apresentar no autódromo de Santa Cruz do Sul, o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil volta a correr no Rio Grande do Sul. No sábado, 15 de maio, acontece a prova 5 da categoria 997, enquanto o domingo, 16, terá a prova 6 da 997 e a prova 3 da Light 996. Os líderes do campeonato chegaram ao primeiro lugar da tabela de diferentes maneiras. O ex-motociclista Alexandre Barros fez uso da regularidade para liderar a 997 com dois segundos e dois terceiros lugares nas quatro provas anteriores, enquanto André Posses venceu as duas provas da Light 996 em 2010. Inaugurado há apenas duas semanas, o Velopark é um complexo automobilístico dotado de autódromo, kartódromos, lojas e restaurantes. O traçado do Velopark será novidade para os pilotos, o que torna ainda mais difícil apontar favoritos em um campeonato tão competitivo quanto o Porsche GT3 Cup. Apontar os preferidos do público, entretanto, é tarefa fácil: os irmãos Miguel e Daniel Paludo e Felipe Johannpeter, todos gaúchos. Eles disputam a categoria 997 e Miguel, atual bicampeão da categoria, aproveitará uma brecha no campeonato Nascar Camping World East, nos Estados Unidos, para correr pela primeira vez de Porsche em seu estado natal.
VIRADA CULTURAL – No próximo domingo, 16, durante a Virada Cultural – ação promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo desde 2005 - uma exposição de carros antigos invade o Parque Dom Pedro II. O evento gratuito, que vai expor cerca de 80 carros e abrigar uma feira temática, acontece no pátio do estacionamento do Catavento, no centro da capital paulista, entre 9h e 16h. Neste dia a entrada do Catavento é gratuita, para todos os visitantes. Organizado pelo site Negócios Antigos e com apoio da Associação dos Proprietários de Veículos Antigos do Estado de São Paulo, a exposição traz veículos antigos de diferentes clubes de automóveis como o Fordinho (Fords antigos de 1920 a 1929), MP Lafer, Chevrolet, Fusca e Nick (carros antigos da Dacon). O evento também conta com um encontro do Clube das Lambretas, que traz cerca de 25 exemplares da clássica motocicleta. Outros destaques são os carros de personalidades como o Ford que pertenceu ao poeta Mario de Andrade e viaturas antigas de órgãos oficiais e militares. Além da exposição, uma feira com peças para veículos antigos, camisetas, miniaturas e outros produtos referentes a automóveis antigos, deve levar muitos fãs destas relíquias ao Catavento. Como chegar: informações no www.cataventocultural.org.br/mapas.asp (Fotos: Bernardo Berenstein)
TRANSMISSÃO LIMPA - A Comlurb, empresa que regulamenta a coleta de lixo na cidade do Rio de Janeiro, desde o ano passado trás nos seus editais técnicos de licitação o item que obriga que os novos caminhões de coleta sejam equipados com transmissão totalmente automática. A medida foi tomada visando atender uma série de requisitos, entre eles, a maior produtividade do caminhão, o menor custo de manutenção e a operação mais silenciosa, este último ressaltado com mais ênfase, porque proporciona maior conforto acústico para a população no momento da coleta. As primeiras unidades equipadas com transmissões totalmente automáticas foram feitas para as empresas cariocas Ouro Verde e Julio Simões (Stralu). A entrega dos 59 caminhões VW 17.250E Worker com transmissões totalmente automáticas foi presenciada pelo prefeito Eduardo Paes, que elogiou o fato dos motoristas não precisarem mais “trocar de marcha”, numa clara alusão às transmissões automáticas Allison. Os motivos que levaram a Comlurb a tomar essa decisão foram óbvios: veículos mais silenciosos, pois a compactação é feita em uma rotação menor do motor. Além disso, as trocas de marcha são obrigatoriamente efetuadas nas faixas de rotações pré-programadas pela fábrica, o que reduz ruído, consumo, emissões, além de prolongar a vida útil do motor; outro motivo importante é o fato do motorista deixar de fazer aproximadamente quatro mil mudanças de marchas por turno, portanto, fica menos estressado e dirige com as duas mãos no volante, proporcionando maior segurança para a operação.
LINHA RENOVADA - A Rodabrill, empresa de soluções em limpeza automotiva, lança no mercado o Rodabrill Tuning, nova linha de produtos com embalagem exclusiva em forma de carrinhos especiais para colecionar. São quatro embalagens diferentes que trazem os tradicionais produtos da marca: Lava Autos, Lava Autos com Cera, Cera Líquida e Pneu Pretinho, de fácil aplicação e agora com design exclusivo. O Rodabrill Tuning estará disponível em kits com duas unidades dentro de um caminhão cegonha e também será vendido separadamente. “O design dos produtos é inédito no segmento de limpeza automotiva. Os clientes vão continuar usufruindo da qualidade reconhecida dos produtos Rodabrill e ainda colecionar as embalagens”, diz Henrique Caran, Diretor Geral da Rodabrill e do Grupo Interbrilho. Foram criados quatro modelos diferentes, mas a empresa pretende lançar novas embalagens. “A ideia é lançar novos modelos e cores de embalagens para nossos consumidores colecionarem”, completa Caran.
DESIGN INOVADOR - A Pioneer, líder mundial no segmento de som automotivo, apresenta novos modelos da Linha 2010. Os CD players DEH-4280SD e DEH-5280SD oferecem o que há de mais moderno em conectividade e design no mercado. O DEH–5280SD destaca-se entre os novos modelos por seu design requintado. A conectividade é outro ponto forte do aparelho que conta com entradas frontais USB e auxiliar, além da entrada para cartão SD, facilitando ainda mais a conexão de MP3 players, pen-drives e demais dispositivos compatíveis. Ele também apresenta função RDS (exibe informações no display vindas de emissoras de rádio) e interface para reprodução das músicas contidas num iPod ou iPhone, via USB . A novidade Pioneer ainda possui 3 saídas RCA (High-Volt) e equalizador gráfico de 5 bandas, permitindo o ajuste das frequências do som, de acordo com o interior do carro. O DEH-5280SD possui display OEL azul com animações e detalhes azulados nos botões que conferem um conjunto harmonioso ao aparelho. Ele reproduz os formatos MP3, WMA, AAC iTunes ® e WAV. Já o DEH-4280SD mostra-se uma excelente opção para quem deseja um modelo de design arrojado com o máximo da conectividade a um preço mais acessível. Ele possui o que há de mais moderno em conexões como as entradas USB e auxiliar, ambas frontais, além da entrada para cartões SD, ampliando o leque de opções para o consumidor. O preço sugerido para o DEH-4280SD é de R$ 529,00 e R$ 599,00 para o DEH-5280SD. Para mais informações, acesse www.pioneer.com.br ou entre em contato pelo SAC 0800-600-5725.
APOSTA CERTA - A ZF SACHS, fabricante de componentes e sistemas de embreagens pertencente ao Grupo ZF, lança a promoção “Aposta Certa SACHS” para proprietários de oficinas mecânicas e reparadores que adquirirem kits de embreagem SACHS para a linha leve fabricados a partir de janeiro deste ano. Entre os dias 17 de maio e 30 de julho, os participantes que mais acertarem palpites sobre resultados dos jogos da Copa do Mundo de 2010 poderão ganhar muitos prêmios. Para participar é necessário cadastrar no hotsite da promoção (www.apostacertasachs.com.br), o código RG presente na etiqueta da embalagem SACHS. Os participantes receberão um ponto no ato do cadastramento de cada produto adquirido e ganharão o direito de apostar no resultado de um jogo. A cada palpite certo, o apostador marca mais um ponto. O total acumulado poderá ser trocado por prêmios exclusivos do catálogo SACHS, como camisetas alusivas ao Brasil e aos demais times do "Brasileirão", porta-chuteiras, bolas, mochilas e jaquetas com o mote de futebol. Os três participantes que acumularem mais pontos serão premiados ao final da campanha com um videogame Nintendo Wii com o jogo Wii Sports, e kits com camisetas oficiais da seleção brasileira.
MELHOR DISTRIBUIDORA - Com o resultado recorde de vendas no atacado de 26.061 veículos, a Kia Motors do Brasil foi a melhor distribuidora de 2009 da região América do Sul, Central e do Caribe. O prêmio foi recebido por José Luiz Gandini, presidente da importadora brasileira, na última quarta-feira, 5 de maio, durante Convenção Mundial da Kia Motors Corporation, que aconteceu na ilha de Jeju, na Coreia do Sul. O desempenho de vendas de 2009 possibilitou à Kia Motors do Brasil conquistar o título de melhor distribuidora regional pela segunda vez consecutiva. Em 2008, a importadora brasileira comercializou no atacado 20.900 unidades. Ainda em relação ao ano passado, a Kia Motors recebeu também o título "Distributor of Distinction" em reconhecimento à excelente performance em vendas e marketing relativo ao novo veículo Kia Soul. Nos 17 anos de atuação da Kia Motors do Brasil, a empresa recebeu outros dois títulos: em 1997 e 2000 como melhor distribuidora do mundo.
MAIOR VENCEDORA - A Ford tornou-se a maior vencedora da história do Campeonato Mundial de Rally com nova vitória do Ford Focus RS, desta vez na Nova Zelândia. Foi a 75ª conquista da marca na categoria, mostrando a força da marca e do Focus, um dos principais produtos na mais difícil competição de veículos de fábrica. "Este é um marco histórico do qual todos da Ford certamente podem se orgulhar", disse John Fleming, presidente e CEO da Ford Europa. "A Ford tem uma história no automobilismo e continua a ter forte presença nas competições em âmbito global." Essa vitória representa também importante conquista na trajetória do Ford Focus e reflete a excepcional qualidade do seu projeto, tanto em termos de dirigibilidade e desempenho como de resistência. Por ser disputada em diferentes condições de pista, altitude e temperatura, essa competição é, na prática, um campo de provas. Nela, o Focus é exigido ao máximo, sem concessões, e o resultado tem demonstrado o acerto desse produto também nas ruas dos continentes onde é produzido e comercializado, incluindo a América do Sul.
NOVO DIRETOR - Com mais de 30 anos de experiência em cargos executivos e de liderança nas áreas de Vendas, Marketing, Planejamento Estratégico, Peças de Reposição, Assistência Técnica, Serviços e Atendimento ao Cliente, de três grandes montadoras, Ricardo Strunz, 56, é o novo diretor geral da CN Auto, importadora oficial das vans Topic e minivans Towner, respectivamente das chinesas Jinbei e Hafei Motor. Strunz chega ao comando da CN Auto com a responsabilidade de atingir, em 2010, vendas no atacado de 5.000 unidades, entre as duas marcas, e também de fechar o ano com rede de 60 concessionárias autorizadas. Adicionalmente será responsável pela expansão das marcas representadas pelo Grupo no Brasil, a médio prazo. Ao iniciar suas operações em agosto de 2008, a CN Auto comercializou 370 unidades naquele ano (358 Towner e 12 Topic). No ano passado, a importadora chegou a 1.728 unidades (1.534 Towner e 194 Topic). No primeiro quadrimestre do ano, a CN Auto já chegou a 1.273 unidades (1.221 Towner e 52 Topic). “Com essa totalização, a CN Auto é a mais importante importadora entre as marcas chinesas”, sustenta Ricardo Strunz. “Com a ampliação da rede de concessionárias para 60 pontos de atendimento, nossa expectativa é de superar a previsão de 5.000 unidades em 2010”, complementa.
200 EMPREGADOS - A General Motors do Brasil anunciou nesta segunda-feira (10/05/2010), a decisão de contratar novos 200 empregados para as unidades da empresa em São Caetano do Sul (região do ABCD paulista) e de Mogi das Cruzes (região do Alto Tietê). Deste número, 130 são para São Caetano e 70 para Mogi. O processo de seleção e recrutamento tem início imediato. Estas novas contratações inserem-se no plano global de investimentos da GM, de R$ 5 bilhões, para o período de 2008 a 2012, que prevê um programa de renovação da atual linha de veículos Chevrolet, a modernização das fábricas e o aumento da capacidade produtiva, além da nacionalização de peças com fornecedores brasileiros. "A GM tem um compromisso com o Brasil. Nossa visão é de que a economia brasileira continuará crescendo de forma sustentável e a GM tem um plano consistente de investimentos que vão permitir a renovação do portifólio Chevrolet, com o objetivo de oferecer ao consumidor brasileiro os melhores veículos, com tecnologia de ponta, qualidade e segurança”, destaca Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.