A saga da BMW M3 é conhecida por todos que curtem o modelo esportivo e ao mesmo tempo discreto. Desde o primeiro modelo, criado em 1985, conhecido pela denominação do fabricante como M3 E30 os lendários modelos da série 3 com o sobrenome Motorsport se tornariam lendários e com personalidade marcante. Nestes 25 anos de existência no mercado automotivo mundial, as quatro gerações do modelo tiveram marcados em suas histórias a sigla “M”. Todos os M3 foram construídos usando como base o tradicional modelo da série 3, com alterações significativas no motor, chassi, aerodinâmica e desing, se destacando dos demais. O M3 original, o primeiro de todos, possui um motor com quatro cilindros, sendo vendido como um coupê ou conversível, em 1992 foi substituído pela nova geração, a E36, que já possuía sob o capô o motor seis cilindros em linha e pela primeira vez, com versão sedan de quatro portas, além do conversível.
Em seguida chegou à terceira geração, em 2000, conhecida por E46, com um novo motor de seis cilindros, mais revigorado, com 3.2 litros com potência máxima de 343 cv, com duas versões, coupê ou conversível. Nesse intervalo de tempo surgiram várias versões especiais do E46, como o controverso M3 GTR, ou o M3 CSL, cerca de 110 kg mais leve que o original E46. Já mais recente geração do esportivo alemã (E90/92/93), que foi apresentada em 2007, também volta a ser produzida na versão sedan de quatro portas, com um potente motor V8 de 4 litros, com 420 cv. Uma edição especial do E92, o GTS, limitado a 99 unidades, foi lançada em maio deste ano, dotada de um novo motor de 4,4 litros, 444 cv de potência e um preço de €115.000 no mercado alemão. De qualquer forma o M3 E30 é considerado como um ícone máximo de carro esportivo por várias publicações do ramo automotivo.
Veja os melhores vídeos do legado M3:
BMW M3 25th Anniversary: Parte 1 com os E30 e E36:
BMW M3 25th Anniversary: Parte 2 com os E36 e E46:
BMW M3 25th Anniversary: Parte 3 com os E46 e E90:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.