sexta-feira, 30 de julho de 2010

Avaliação – Citroën C4 Pallas Exclusive 2.0 Flex automático 2010


Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Lançado em 2007, o C4 Pallas não sofreu nenhuma alteração significativa desde então. Em 2009, no Salão de Xangai, na China, o sedan da Citroën foi reestilizado, com a dianteira retocada, exibindo linhas mais suaves, idênticas a do C4 hatch europeu e uma traseira de desenho inédito, que lembra a do C5, modelo mais luxuoso da marca francesa. No entanto o modelo 2010, importado da Argentina trás apenas duas novidades na parte interna: o conta-giros que saiu da posição que ficava, sobre a coluna de direção, e passou a fazer parte do painel digital central, como nos monovolumes da linha C4 Picasso e Grand C4 Picasso. Uma outra mudança foi a nova entrada USB para o sistema de som, que fica camuflada por uma tampinha junto ao freio de mão. De resto, tudo igual, nem uma nova roda com um novo desenho a Citroën se preocupou em acrescentar a linha 2010.



Outra novidade é o novo tom de pintura oferecido como opcional, a Gris Cendré, um cinza pérola que tende a ficar marrom dependendo da iluminação. Por fora o C4 Pallas mantém as mesmas linhas conservadoras, como o teto em forma de arco, que continua chamando atenção, suas linhas misturam cantos retos e arredondados, transmitindo uma harmonia ao conjunto da carroceria. A versão avaliada pelo CarPoint News foi a Exclusive completa, com todos os opcionais oferecidos pela montadora. O conforto interno é excelente e achar a posição de dirigir é fácil, o modelo oferece bancos em couro com ajuste elétrico, volante com ajuste de altura e profundidade e retrovisores elétricos. O ar-condicionado digital de duas zonas dá conta do recado e deixa o ambiente interno bem acolhedor. Os materiais do painel e portas são agradáveis ao toque e não existem rebarbas ou qualquer problema nos encaixes das peças plásticas, ponto para a Citroën. Silencioso e espaçoso o C4 Pallas não fica devendo nada aos seus concorrentes.




Equipado com rodas de liga leve aro 16, freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento), EBD (distribuição da força de frenagem entre as rodas) e AFU (auxílio à frenagem de emergência), air bags frontais, o C4 Palllas Exclusive transmite muita segurança nas retas, quanto, onde foi sentida uma pequena flutuação na carroceria, apenas em velocidades mais elevadas (acima dos 130 km/h), o sedan se saiu bem nas curvas e em manobras mais bruscas durante o trânsito pesado da cidade. O conjunto da suspensão deixa o carro bem suave diante das imperfeições do solo, mas em ruas muito esburacadas foi sentida uma batida seca nos amortecedores dianteiros, dando a impressão de que o conjunto ia desmontar. As medidas do C4 Pallas são generosas: são 4,77 metros de comprimento, com 2,71 m de entre-eixos e 1,77 na largura, que com a ajuda dos sensores de estacionamento da dianteira e traseira auxiliam nas manobras. Seu porta-malas tem capacidade para 580 litros e acomoda bem as cargas sem aperto e conta com o auxílio de uma rede protetora para manter tudo no lugar.


O C4 Pallas está equipado com o potente motor 2.0 litros 16v Flex que produz 151 cv (a 6.000 giros) e torque de 21,3 kgfm (a 4.000 rpm) com etanol e 143 cv (a 6.000 rpm), com torque de 20,41 kgfm (a 4.000 rpm), auxiliado por um câmbio automático (AL4) de quatro marchas que permite mudanças sequenciais por toques na alavanca, que foram pouco usadas durante a avaliação. O câmbio tem o modo Sport deixam as trocas mais agressivas, porém o consumo fica mais elevado. O C4 Pallas avaliado foi utilizado durante todo o tempo em percurso urbano, com o ar-condicionado ligado o tempo todo, com isso seu consumo ficou em 6,0 km/l abastecido com gasolina comum, permitindo rodar apenas 250 km com o tanque cheio.



O C4 Pallas 2010 tem preço inicial de R$ 58.990 na sua versão de entrada, com câmbio manual, chegando a R$ 63.830 na versão intermediaria, com câmbio automático e custando R$ 69.930 na top de linha Exclusive, com câmbio automático. A versão avaliada era completa e estava equipada com o kit Pack Technologie, que incluem controle de estabilidade ESP e quatro air bags extras ao duplo frontal, faróis de xenônio autodirecional, sensores de estacionamento e de chuva, que aumentam o valor em R$ 5.350, juntando os R$ 950 da pintura metálica o carro sai por R$ 76.230. Seus principais rivais são o Chevrolet Vectra, que custa R$ 58.167, o Toyota Corolla que tem preço inicial de R$ 60.980 e o Honda Civic que sai a R$ 68.160.




FICHA TÉCNICA:

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, flex, 1.997 cm³ de cilindrada
Potência: 143 cv (gasolina) a 151 cv (álcool) a 6.000 rpm
Torque: 20,41 kgfm (gasolina) 21,63 kgfm (álcool) a 4.000 rpm
Câmbio: automático, de quatro velocidades
Suspensão: dianteira independente tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira independente, com travessa deformável e barra estabilizadora
Freios: a disco nas quatro rodas, com ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e AFU (auxílio à frenagem de urgência)
Dimensões: 4,77 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,51 m de altura e 2,71 m de entreeixos
Peso: 1.366 kg (manual) e 1.409 (automático)
Tanque: 60 litros
Porta-malas: 580 litros
Preço: R$ 69.930 (preço básico) e R$ 76.230 (modelo avaliado)


30 comentários:

  1. Muito boa a materia Marcus, porem 6 km/l com gasolina é média para carro v6 !!! e com alcool qnt sera que faria? 4 km/l? é complicado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu no alcool faz 3.5 com ar desligado

      Excluir
    2. Obrigado, mas foi essa média que consegui fazer, rodei somente nas ruas, não peguei estrada.

      Excluir
    3. Comprei meu C4 Pallas glx 2010/2011 faz pouco tempo e nao sei direito o consumo dele ainda, o marcador de consumo muda demais, mas tenho abastecido no alcool e tem sido razoavel, fazendo em torno de 5 a 6 km por litro. Tenho que testa-lo na estrada ainda e vou viajar de 110 a 120 km/h e calcular com o tanque cheio no começo e no fim do percuso. Sei que em teoria, ele vai ser muito economico na estrada. De qualquer forma, vale a pena ter esse carro, pelo Status e conforto que ele traz. Quem estiver pensando so em economia de combustivel...eh melhor comprar um Fiat Uno.

      Excluir
  2. O carro e lindo super futuristico no interior e tal + esse consumo nao tem como aguentar.

    ResponderExcluir
  3. se o carro faz 6 km/l e o tanque é de 60 litros tem que fazer 360 km, tem algo errado ai, é o computador de bordo ou o teste, que se fez no modo Sport e normal, estou querendo comprar um, ja viagem em um, estrada e cidade ele rodou 543 km ate chegar na reserva. é um carro fino demais, o conforto e prazer pra dirigir que nenhum outro carro tem, quer economia e um pouco de conforto compra um polo 1.6 ou quer economia compra um carro mil, mas nunca tera a mesma satisfaçao.

    ResponderExcluir
  4. Tenho um, na cidade estou com média de 8,5km/l e na estrada já cheguei a 12,5km/l mais a maioria das vezes ele faz 11,7km/l

    ResponderExcluir
  5. Tenho um também. Ele faz na cidade a média de 8 a 8.5 km/l. Na estrada ele pode até fazer 12 km/l. Somente nesse sentido que a avaliação ficou ruim, no mais, está ótimo.

    O carro é muito bom e não me arrependo em nada de tê-lo comprado.

    ResponderExcluir
  6. Esses caras são doidos ou então não sabem avaliar carro, eu tenho um Exclusive automatico e nunca vi carr mais economico, ja tirei o consumo inumeras vezes e sempre ficou nesta marca:

    Com ar e no modo manual (trocando as marchas com baixa rotação)
    Cidade = 8,5 km/l
    Estarada = 13 km/l Média de 110 km/h

    Com ar e no automatico
    Cidade 8 km/l
    Estarda 12,5 km/l - media de 110 km/h

    sem ar e no modo manual (trocando as marchas com baixa rotação)
    Cidade = 9,5 km/l
    Estarada = 14,5 km/l Média de 110 km/h

    sem ar e no automatico
    Cidade 8,5 km/l
    Estarda 14 km/l - media de 110 km/h

    Podem seguir esta marcação, pois eu garanto, tirei mais de 30 consumos desconsiderando o Comp. de bordo e sim atraves do abastecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei um 2008 48 mil km rodados, na cidade congestionada SP náo passa de 5.5 km/l gasolina

      Excluir
    2. O carro foi avaliado por uma semana, somente nos centros urbanos, talvez por isso o consumo ficou alto.

      Excluir
  7. Não sei da onde tiraram esses numeros

    Com Ar no modo automatico
    cidade = 8,5 km por litro
    Estrada = 12 km por litro a 120 km por hora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola meu nome e jefferson estou qerendo compra um ano 2010 oqe vc achha

      Excluir
  8. Estou para comprar um C4 Pallas Automático, mas estou com receio por causa do consumo. Algume pode informar o consumo real???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um exclusive 2009/2010. nada a reclamar a nao ser o consumo e a suspensão um pouco barulhenta na traseira. No restante nota 10, até em termos de assistência técnica sempre foi tudo tranquilo, o carro nunca apresentounum problema e já fiz a revisão dos 40.000km.

      Excluir
    2. Tb tenho vontade de comprar um pallas exclusive completo automatico, porem tenho medo do cambio AL4 e da assistencia da citroen aqui em SP. Quanto ao consumo não vejo problemas, pois estou saindo de um Jetta 2.5 170cv que faz com ar na cidade 9km/l e na estrada faz 13km/l

      Excluir
  9. Esse foi o consumo registrado em nosso teste.

    ResponderExcluir
  10. Meus colegas eu gostaria fe comprar um C4 2008/09 mas tô com receio por conta do consumo na cidade e de sua manutenção,por isso eu gostaria de saber com td a franquesa de vcs que possuem,qual o real consumo na cidade e a realidade com relação a manutenção. Pra mim só me enteressa um carro q faça no minimo 8 km/l na gasolina. Agradeço desde já...

    ResponderExcluir
  11. BOM DIA QUEM TA FALANDO AI QUE O CARRO E ECONOMICO ESTA MENTINDO.....O C4 PALLAS AUTOMATICO NO ALCOOL FAZ 4KM NA CIDADE E NA RODOVIA 6KM LITRO NA GASOLINA FAZ 5 NA CIDADE E NA PISTA 11KM LITRO NO MOSTRADOR DIGITAL...E PODEM CONFIRMAR NO MANUAL DO PROPIETARIO FOLHAS 46 EU ACHO LA FALA QUE O MOSTRADOR NAO E CORRETO QUE TEM QUE DIVIDIR POR EX .12KM POR LIRO DIVIDE SE POR 100KM QUE VAI DAR 8 KM POR LITRO DE GASOLINA NA ESTRADA PODEM CONFERIR NO MANUAL DO PROPIETARIO SE EU ESTIVER MENTINDO QUE ME MOSTRE PROVAS ALCONTRARIA POR QUE TENHO UM C4 PALLAS AUTOMATICO BEBERRAO E COM DEFEITO NO CANBIO AUTOMATICO NAO CONPRE ESTE CARRO VAI CE ARREPENDER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso ai comprei um 2008 e so faz 5 na cidade e 12 na estrada gasolina

      Excluir
  12. Deus do Céu! EU não sei se choro pelos erros de Portugues, Pela ignorancia matemática ou pela falta de adequação social! Meu filho, quer andar de carro? Tenha dinheiro, para aguentar, não só o consumo, mas tambem outros gastos. O mostrador do computador de bordo aponta a medida em litros por 100 km. Os índices apontados pelos outros colaboradores estão certos para Gasolina (não uso álcool). Quanto ao Portugues, sem chance! Gosto muito do C4 Pallas, tenho um 2010, com 40.000km, nao me dá problemas sou apaixonado pelo carro. Na verdade hoje ele é da minha esposa. Dirijo uma C180, mas adoro viajar no C4!

    ResponderExcluir
  13. Tenho um na cidade faz 7.5 com o ar
    e estrada 10.2 com o ar ligado...
    Carro bom mas consumo um pouco alto,tenho uma amigo que tem uma BMW 320i V6 que fazia a mesma media...

    ResponderExcluir
  14. Olá a todos, vou deixar meu relato aqui para que tirem suas conclusões, comprei em 2011 um C4 pallas exclusive, gosto muito do carro porém seu consumo é bem acima dos padrões normais de carros que já tive com Vectra e Megane, na cidade com etanol a média é 3.5km por litro, com gasolina a média é 4.0 km por litro, na estrada a média é 12km por litro. Gosto muito do carro o conforto é sensacional mas considero que há um alto consumo. Com 20.000 km foi necessária a troca total do câmbio automático, mas feito pela garantia o que não me gerou nenhum custo como também satisfação pelo ocorrido. Existem bons carros no mercado, mas com todos os opcionais e tecnologia encontrados no C4 os valores subiriam pelo menos 30%.

    ResponderExcluir
  15. Tenho um C4 pallas Excl. Tech Aut. 2010, realmente se vc não tem dinheiro para abastecer não compre, principalmente se vc não sabe dirigir ele vai gastar muito. O meu faz entre 8km/l e 8,5/l na cidade e nem precisa falar neh, ele faz mais na estrada.
    Resumindo, parem de pesquisar e olhem para a sua conta bancária se tiver R$ comprem o carro é ótimo.

    ResponderExcluir
  16. Só tem citroen quem pode ter, quem fala mal do citroen e porque não pode comprar

    ResponderExcluir
  17. Confirmo - Carro não é beberrão, comprei o carro faz poucos meses e não me arrependi, modelo 2010 flex com 40 mil km, Morro em SP e quase sempre nos finais de semana vou para o interior rodo uma média de 200km ida/volta. Já tirei inúmeras vezes o calculo e o consumo fica em torno de 12km/h na estrada. Ná ultima vez com o carro na reserva, coloquei R$40,00 gasolina 14 litros + R$30,00 álcool 16 litros, média de velocidade 100km/h e consegui voltar somando 218 km e não entrou na reserva. Quando escolhi o carro, gostei do modelo, conforto e espaço para minha família e consegui me surpreender com o consumo. Adorei fiz uma ótima compra e não me arrependi. Fica aqui meus comentários.

    ResponderExcluir

Comente, opine.