Por Marcus Lauria (texto e fotos)
Porto Real/RJ – A convite da PSA Peugeot Citroën, o CarPoint News teve a oportunidade de participar de um fato histórico do Grupo francês aqui no Brasil. O início da produção do Aircross no complexo industrial de Porto Real, na região Sul do Estado do Rio de Janeiro. O modelo será lançado oficialmente no país em setembro e o CarPoint News deve estar presente no lançamento, que vai acontecer no Pier Mauá, famoso ponto turístico da Cidade Maravilhosa. “Estamos muito felizes e orgulhosos com a produção local do Citroën Aircross. Ela demonstra nosso compromisso com o país e nossa vontade de continuar a crescer de forma consolidada”, afirma Ivan Ségal, diretor geral da Citroën do Brasil. O Aircross fabricado no Brasil também vai abastecer os mercados de países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Costa Rica e outros a serem definidos. A montadora espera com o lançamento do Aircross incrementar em 1% a participação de mercado da marca, hoje estabilizada em torno de 2,5%.
No início serão oferecidas aos consumidores apenas duas versões de acabamento do modelo "aventureiro", e em 2011 será lançada a versão “civil”, com as versões GL, GLX e Exclusive, com preços entre R$ 55 mil e R$ 65 mil (estimados). As projeções das vendas do Aircross são muito animadoras, a Citroën deverá representar cerca de 2.500 unidades mensais a mais nas projeções da marca para o último trimestre, que vai ampliar a presença da marca no Brasil para algo em torno de 3,5%. “Os nossos resultados este ano estão sendo bastante positivos – afirma Ségal - com vendas de 36.246 unidades no segmento de automóveis e comerciais leves no primeiro semestre, o que representa um crescimento de 14,56% sobre as 31.639 unidades emplacadas no mesmo período de 2009”. Com isso, a Citroën espera superar a barreira de 85 mil unidades no Brasil, crescendo cerca de 24% sobre as 69.302 unidades vendidas em 2009. O Aircross tem 4,28 metros de comprimento por 1,72 metro de largura e 1,69 metro de altura. O entre-eixos mede bons 2,54 metros.
O novo Aircross possui um acabamento "aventureiro", tendência sendo seguida por todas as montadoras depois do sucesso de vendas dos modelos da Fiat, que ideu o start a esse segmento no Brasil, com o Palio Adventure e logo em seguida o Strada Adventure. O Aricross exibe muitos apliques cromados e plásticos discretamente espalhados pela carroceria, o modelo mostrou um design bem atraente, apesar de um certo exagero como os enormes retrovisores cromados, que não combinaram muito bem com as maçanetas de mesmo acabamento. O SUV Compacto Premium da marca chegou para revolucionar o mercado do segmento mostrado capricho no acabamento interno, de boa qualidade. “O Citroën Aircross acumula todo o nosso conhecimento e expertise na criação e desenvolvimento de veículos. É um carro que vai surpreender o mercado por sua qualidade, tanto a construtiva quanto a percebida pelo comprador”, afirma Christophe Happe, diretor responsável pelo projeto. Todas as versões serão equipadas com o já conhecido motor 1.6 litros flex de 113 cv quando utilizando etanos e 110 cv com gasolina no tanque. A Citroën não divulgou os preços e nem a ficha técnica do modelo, que só será divulgada no lançamento oficial, em setembro deste ano. Segundo a assessoria de imprensa da marca, o Aircross vai concorrer diretamente com o Ford Ecosport 1.6 Flex Freestyle, além dos já conhecidos Volkswagen CrossFox e Fiat Idea Adventure.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.