Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.
ENTRE OS DOIS - O Ford Focus é o carro médio que registrou maior crescimento e já está entre os dois mais vendidos da categoria, uma das mais disputadas do mercado brasileiro. Produto que oferece a maior variedade de opções ao consumidor, o Focus teve em junho novo recorde, com 3.079 unidades emplacadas, que mostra a boa aceitação do modelo. "Esse crescimento foi impulsionado por uma série de fatores, principalmente pela maior oferta do produto e também das melhores opções de motores Flex do País: o Sigma 1.6 e Duratec 2.0. Além disso, o design, a ampla lista de equipamentos de série, a dirigibilidade, os 3 anos de garantia e o preço atrativo no segmento foram reconhecidos como atributos diferenciados do produto pelo nosso cliente", diz Adriana Carradori, gerente de Produto da marca. A valorização desse conjunto, altamente competitivo e reconhecido pela imprensa especializada, é apontada também nas pesquisas com os consumidores. "O cuidado no desenvolvimento do Ford Focus trouxe vantagens que o colocam como o melhor da categoria. Prova disso são as opiniões dos proprietários registradas no blog Focus Comments (www.focuscomments.com.br), que recebeu mais de 700 comentários em cerca de dois meses, sendo 80% deles com pontuação máxima para o carro", afirma Adriana Carradori.
34 ANOS - Uma trajetória pautada pela inovação, por produtos de alta qualidade e pelo trabalho em parceria com os fornecedores, rede de concessionários e os milhares de colaboradores de uma das maiores fábricas de automóveis do mundo. Assim pode ser definida a história da Fiat Automóveis, que completa hoje 34 anos de atuação no Brasil, e renova o seu compromisso de continuar inovando sempre, visando a sustentabilidade do negócio e a liderança de resultados. Ao celebrar a data, o presidente da Fiat na América Latina, Cledorvino Belini, lembrou que este ano a empresa completa um dos seus maiores ciclos de investimentos no País, com um total de R$ 5 bilhões entre 2008 e 2010, destinados à ampliação da capacidade produtiva, ao desenvolvimento de novos processos, tecnologias e de novos produtos, entre os quais o Novo Uno é a demonstração mais expressiva do pleno entendimento dos anseios dos consumidores – um carro que criou um novo conceito no mercado brasileiro a partir da recriação de um ícone da indústria automobilística nacional, em bases totalmente inovadoras. “Estamos prontos para desafios cada vez maiores”, afirmou Belini, ao agradecer a confiança com que os consumidores têm valorizado a Fiat. Desde 1976, quando foi inaugurada a fábrica de Betim, em Minas, a Fiat já produziu cerca de 11,8 milhões de unidades, dos quais três milhões foram exportados para todos os continentes do mundo. Em 2009, a Fiat obteve um novo recorde de vendas e foi novamente líder no mercado brasileiro de veículos, com um total 737 mil veículos emplacados. Foi o oitavo ano na liderança desde 2001, com uma participação de 24,5% do mercado de automóveis e veículos comerciais leves, ou uma em cada quatro unidades.
MENOR CUSTO - A Ford Transit é o utilitário com o menor custo de reparo do mercado brasileiro. Essa avaliação, que confirma as pesquisas comparativas da empresa, foi anunciada pelo Cesvi Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária - entidade que produz indicadores para as companhias seguradoras e para o mercado. A Transit, veículo da Ford lançado recentemente no Brasil e que já é um sucesso na Europa, venceu o troféu Car Group 2010 como o utilitário com melhor índice de reparabilidade em seu segmento. "É importante destacar que este levantamento comparativo com outros produtos do segmento leva em consideração, no caso de um acidente, não apenas o custo do reparo, mas também o tempo de serviço. A avaliação com os veículos utilitários, feita de acordo com padrões internacionais, inclui valor da mão de obra, das peças de reposição e o coeficiente de danos. Todos esses itens são fundamentais para um veículo de trabalho, razão pela qual reforçamos nossa posição de que a Transit é a melhor opção no seu segmento. Mais que um prêmio, o Car Group pode ser uma referência significativa quando o consumidor vai adquirir um veículo específico para o seu negócio", afirma Silvio Fedele, gerente de Serviços da Ford Caminhões.
IVECO E ONG - A Iveco dá mais um passo rumo à sustentabilidade com o encerramento das oficinas culturais promovidas pelo Próximo Passo, programa de sustentabilidade da montadora, e organizada pela ONG Favela É Isso Aí, na comunidade Cidade de Deus, em Sete Lagoas (MG). No dia 9 de julho os alunos que participaram das oficinas de Desenho Animado e Videodocumentário participarão da solenidade de formatura, às 18h30, na Casa de Cultura, em Sete Lagoas. Para Júnea Sá Fortes, coordenadora do Próximo Passo, esse é um motivo de comemoração, tanto para Iveco quanto para a comunidade. “Esse foi mais um passo dado em busca do desenvolvimento social e cultural da Cidade de Deus. A Iveco acredita na potencialidade do bairro e de seus moradores e, por isso, vai continuar promovendo ações em prol da comunidade”, destaca. Cada oficina teve duração de 20 horas, com a participação de 10 alunos na turma de Desenho Animado e 17 na de Videodocumentário. Na primeira oficina, os jovens puderam criar suas próprias histórias, tendo a possibilidade de filmar e editar pequenos movimentos de desenhos com a técnica de Stop Motion. Como resultado, três pequenos experimentos de animação, feitos a partir de fotos produzidas pelos próprios jovens que foram geradas na Oficina de Fotografia, realizada em maio de 2009. Já para a oficina de Vídeo, os alunos puderam entrevistar moradores do bairro Cidade de Deus em um passeio pelas ruas em diferentes momentos, destacando sempre as belezas particulares da comunidade. O vídeo final reuniu os resultados das outras oficinas, com duração de 15 minutos. Os alunos e seus familiares terão a oportunidade de assisti-lo pela primeira vez durante a solenidade de formatura.
SOBRE O TURBO - A Honeywell Turbo Technologies vai utilizar as feiras do Carreteiro e do Caminhoneiro, que serão realizadas neste mês (em que se comemora o Dia do Motorista), para avaliar o nível de conhecimento dos profissionais do transporte rodoviário sobre o sistema de turboalimentação de motores. Nos dois mais importantes eventos da categoria, a empresa promoverá um levantamento do conhecimento dos profissionais do setor de transporte por intermédio de perguntas sobre instalação, manutenção, lubrificação, desempenho e economia de combustível, entre outras questões. O objetivo é estabelecer uma ação para transmitir aos motoristas de caminhões informações que possam ajudá-los a tornar as viagens mais rápidas, seguras, menos agressivas ao meio ambiente e também com melhor retorno financeiro. A ação também vai ajudar a empresa a conhecer o nível de durabilidade do sistema de turboalimentação dos veículos, assim como a imagem da marca junto a esses profissionais em termos de produtos e serviços de assistência técnica. Os participantes receberão brindes da empresa e também concorrerão ao sorteio de prêmios, entre os quais, turbos Garrett.
PRÊMIO IDEA - Mais uma vez a parceria exclusiva entre a PADO e a BMW DesignWorks USA rende grandes conquistas, desta vez, internacional. Os cadeados para moto, resultados desta parceria e desenvolvidos especialmente para o mercado de duas rodas, conquistaram o Prêmio International Design Excellence Award - IDEA Award - um dos mais consagrados e disputados prêmios de design do mundo, considerado um passaporte VIP para o bom desempenho no mercado internacional. A PADO conquistou bronze, sendo que a última edição do prêmio obteve mais de 1500 concorrentes, de 25 países, além dos norte-americanos, com 204 premiados. Os cadeados para moto apresentam design com a ergonomia ideal, tornando-o pratico para o dia a dia e estão disponíveis no mercado com dois modelos inéditos - Stone e Rock - que atendem todas as motos, desde as de menores cilindradas até as de alta performance. Os novos cadeados para moto foram desenvolvidos especialmente para se fixarem diretamente no disco de freio, localizado na roda. “Um dos grandes diferencias da PADO no mercado de ferragens é que sempre buscamos criar produtos que atendam diversos segmentos e, além disso, que também ofereçam segurança, qualidade, praticidade e, acima de tudo, tranquilidade para o consumidor”, afirma Alexandre Zanatta, diretor comercial e de marketing da PADO. “A conquista de mais este prêmio é resultado dos nossos investimentos em grandes parcerias e também do cuidado que temos em desenvolver produtos que atendam as reais necessidades dos nossos clientes. É gratificante ganhar mais este reconhecimento internacional”, completa o executivo.
BUSCA O PENTA - Os experientes Guido Salvini, Weidner Moreira e Fernando Chwaigert, da equipe Salvini Racing, disputarão com muita garra a edição 2010 do Rally Internacional dos Sertões. Em 2003, eles conquistaram o primeiro lugar na Geral, e são tricampeões na categoria T4.2 - caminhões pesados (2006, 2007 e 2009), desta forma, o objetivo é defender o título conquistado e chegar a quinta vitória entre os gigantes. Para conquistar o "penta" na 18ª edição do maior rali disputado no Brasil, além da experiência, a equipe contará com um Mercedes-Benz Atego 1725, 2010, 0 km. "O veículo não tem grandes modificações, apenas o aprimoramos para encarar as adversidades de um rali cross-country. Ainda, contaremos com um Mercedes-Benz 2425 para apoio exclusivo, que nos garantirá um pronto e bom atendimento", comentou Salvini, piloto oficial da Mercedes-Benz. "Neste ano completarei dez participações no Rally dos Sertões, e estou muito satisfeito pelo reconhecimento da marca em apostar em nós. Graças a Deus, sempre conquistamos excelentes resultados nas competições que participamos", salientou. Para obter mais fotos e informações sobre a Salvini Racing, acesse o site www.salviniracing.com.br
RESULTADOS COMERCIAIS - As vendas do Grupo Renault tiveram um aumento de 21,6%, em um mercado mundial em progressão de 16,0%. O Grupo teve um aumento em sua participação de mercado de 3,9%. No primeiro semestre de 2010, o Grupo Renault teve um aumento em suas vendas mundiais e em sua participação de mercado, estimulados no segundo semestre de 2009. Este aumento de participação de mercado aconteceu em 12 de seus 15 principais mercados. Todas as marcas contribuíram para o aumento das vendas do Grupo: a marca Renault teve um aumento de 19,9%, a Dacia, de 18,2% e a Renault Samsung Motors, de 61,0%. “Ficamos felizes com os resultados do primeiro semestre de 2010. O Grupo Renault apresentou uma alta em volume e em participação de mercado em todas as regiões do Grupo e em suas três marcas, a Renault, a Dacia e a Renault Samsung Motors. Esta performance se explica principalmente pela excelente dinâmica comercial criada pela renovação das linhas de produtos de nossas três marcas e pelas diferentes medidas de apoio ao setor automobilístico, das quais o grupo soube bem tirar partido” declarou Jérôme Stoll, Diretor Mundial do Comércio e Veículos Utilitários.
TEM RECORDE - A Ford Caminhões fechou o primeiro semestre de 2010 com crescimento de 43,5% sobre o mesmo período de 2009 e o total de 12.619 unidades negociadas, conquistando participação de 18% no competitivo mercado nacional. Esse bom resultado teve como destaque o desempenho de junho, mês em que a Ford registrou recorde de vendas com 3.171 unidades comercializadas para a rede. "Tivemos um excelente semestre e um mês de junho muito forte. Nos emplacamentos, segundo o Renavam, a marca somou 2.411 unidades e teve uma participação de 18,7%. Excluindo o segmento de extrapesados, no qual a Ford Caminhões não atua, a participação cresce para 24,4%. O fechamento de grandes vendas, principalmente para o segmento da construção civil, contribuiu para isso", diz Charles Camargo, gerente nacional de Vendas da Ford Caminhões. O mercado de caminhões como um todo negociou 12.800 unidades em junho. "A expectativa é que a indústria atinja volume superior a 140.000 unidades em 2010 e estamos preparados para acompanhar o crescimento", enfatiza Charles Camargo.
MELHOR REPARABILIDADE - A Volkswagen recebeu quatro premiações do Cesvi Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária - que divulgou o Car Group 2010 dos veículos, índice que avalia o custo e o tempo de reparo de um veículo. Das doze categorias avaliadas pelo Cesvi, quatro foram conquistadas por modelos da Volkswagen: o Novo Fox na categoria hatch compacto, a Nova Saveiro em picape compacta, o Polo Sedan em sedan compacto, além do SpaceFox na SW compactos. Os veículos Volkswagen são equipados com sistemas de segurança importantes para se obter o melhor índice de reparo, como fechadura anti-furto, abertura interna sem acionamento de pino trava e imobilizador eletrônico IMMO IV, entre outros. "Com esse excelente resultado, a Volkswagen reforça ainda mais o seu compromisso com o consumidor no sentido de buscar o menor custo de reparação de seus carros, o que acaba refletindo em um dos melhores valores de seguro em sua categoria", afirma Fabrício Biondo, gerente executivo de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.
CHECKAUTO EVITA - O site da Checkauto - www.checkauto.com.br - registrou, nas consultas veiculares realizadas pelos seus usuários, uma redução de 2% das restrições em maio deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2009. Dos automóveis pesquisados, 88% apresentaram respostas que de alguma forma alteram o valor final do bem, representando mais de R$ 16 milhões de prejuízo evitado. O montante corresponde a uma economia de R$ 79 a cada R$ 1 investido por pesquisa. Em junho, foi mais de R$ 1 milhão de prejuízo evitado somente de veículos identificados com a restrição de roubo e furto em aberto, o que representou uma queda de 19% na comparação com abril. Um dos itens mais relevantes nas consultas realizadas neste mês é alienação e arrendamento, ou seja, veículos em nome de terceiros, que representou 45%.
TECNOLOGIA BLUETOOTH - A DSW Automotive, empresa especializada em acessórios automotivos, está lançando no mercado brasileiro um novo DVD player, o modelo DS8710. Além do design moderno e elegante, o produto apresenta inúmeros recursos tecnológicos de última geração, como tela digital de 3 polegadas no próprio painel do aparelho, Bluetooth, sistema touch screen, controle remoto, frente removível, entrada USB, entrada AV traseira, entrada traseira para câmera de ré, slot para cartão de memória e rádio AM/FM. O aparelho é totalmente compatível com MP3, DVD, CD e VCD e pode transmitir TV digital se operar juntamente com um receptor de TV digital. Seu preço final para o consumidor ficará em torno de R$ 520,00. O modelo vem complementar a linha de DVDs players da DSW Automotive. Nos próximos meses, a empresa vai ampliar ainda mais sua linha de produtos voltados para os segmentos de áudio, vídeo e entretenimento automotivo - incluindo, por exemplo, DVDs players com telas digitais maiores, centrais multimídias, telas LCD de diversas dimensões e um encosto de cabeça com tela de LCD.
BENEFÍCIOS A SEGURADOS - Tempo de férias e de inverno, excelente para os que preferem viajar com a família na época mais fria do ano. Quem já tem o destino traçado e optou por ir de carro, deve fazer uma revisão no veículo antes de pegar a estrada. Foi pensando nisso que a Autoglass, em parceria com a SulAmérica, desenvolveu um especial pacote de facilidades para os seus segurados. Os benefícios vão desde descontos especiais na compra de produtos, até uma série de serviços automotivos gratuitos, como o reparo e cristalização do para-brisa, lubrificação da canaleta, regulagem de farol, aplicação de produto no reservatório do limpador do para-brisa (aditivo) e conferência de luzes do automóvel. Na compra de palhetas e troca de luzes, os segurados contarão com descontos exclusivos. Os benefícios serão disponibilizados nas 25 lojas com bandeira Autoglass espalhadas pelo país. Nas lojas Autoglass, além de vidros automotivos, estão disponíveis ao consumidor acessórios e peças para todo tipo de veículo, como: faróis, lanternas, retrovisores, películas de controle solar e segurança para vidro, palhetas, som automotivo, alarmes, entre outros.
LINHA DE PRODUÇÃO - A Monroe Axios, líder na produção de borrachas e componentes para suspensão, anuncia investimento de US$ 1,6 milhão em sua linha de produção no Brasil. O valor foi destinado à aquisição de maquinário, contratação de mão de obra qualificada com a abertura de 100 novos postos de trabalho, desenvolvimento de novas tecnologias e modernização das embalagens de seus produtos. “Esse investimento é importante, pois buscamos continuamente a melhoria de nossos processos para atender a crescente demanda do mercado”, diz Luiz Oya, gerente de Engenharia de Processos da Monroe Axios. A demanda pelos produtos Monroe Axios cresceu 20% neste ano em relação a 2009, em decorrência de alguns fatores como o anúncio do fim da isenção do IPI para veículos novos e o consequente aumento nas vendas de automóveis zero-quilômetro.
BLOG OFICIAL - Entrou no ar esta semana o blog oficial da empresa líder no Brasil em acessórios para personalização de veículos automotores, a Keko. O diário virtual pode ser acessado através do endereço www.keko.com.br/blog A nova ferramenta de comunicação leva assinatura da agência SPR Comunicação e vai contemplar entrevistas com personalidades, informar sobre tendências de personalização e destacar as últimas novidades do cenário automobilístico. A primeira entrevista publicada será a do garoto propaganda da marca, o medalhista olímpico César Cielo. Com o objetivo de consolidar uma comunicação clara e transparente entre a empresa e o consumidor – fortalecendo ainda mais a rede de relacionamentos de ambos, a Keko está lançando também seu Twitter (http://twitter.com/kekoacessorios) e um canal no Youtube (www.youtube.com/user/KekoAcessorios), que terá vídeos sobre a marca.
RECONSTRUÇÃO DO HAITI - A Renault, na França, em parceria com a RCI Banque – grupo financeiro pertencente ao Grupo Renault - contribuirão para as operações de reconstrução do Haiti, que atualmente se recupera de um terremoto que devastou boa parte do país. As empresas estão doando 10 unidades do Novo Master 2.5 dCi 16V que atuarão em diferentes frentes de trabalho, ajudando a população local nesta importante fase. São três Novos Master Ambulância (uma na configuração UTI Móvel e duas Simples Remoção) e sete Novo Master Minibus para transporte de passageiros, todos fabricadas no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. Os modelos embarcaram, em contêineres, no Porto de Paranaguá (Paraná) e chegaram recentemente ao país caribenho. “A palavra solidariedade está presente no DNA da marca Renault e de seus colaboradores”, afirma Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil, destacando que, passada a primeira etapa de trabalho emergencial, o Haiti passa por um momento de reconstrução e é nessa fase que a Renault entra para colaborar com a população local. Os veículos - que partiram do Porto de Paranaguá (PR) para Porto Príncipe - refletem a versatilidade da linha de comerciais leves fabricada pela Renault no Complexo Ayrton Senna, no Paraná.
PROVA NOTURNA - Em quatro anos de existência, esta será a primeira vez que o Carioca Off-Road realizará uma prova noturna; a 4ª etapa da temporada 2010, acontecerá no dia 24 de julho, juntamente com o tradicional Rally da Meia Noite da cidade de Volta Redonda, RJ. "Apesar do nome sugestivo, a largada ocorrerá no final da tarde e se estenderá pela noite. A chegada dos competidores será a partir das 21 horas, na Praça Brasil, onde uma grande festa estará a espera das duplas", explicou o diretor técnico, Cristiano Serpa. Para compensar a dificuldade ocasionada pela escuridão (pouca visibilidade), a Pro Rally Rio - promotora do evento - promete poupar um pouco nos balaios e pegadinhas ao longo do percurso, que terá aproximadamente 100 quilômetros. "Em contrapartida, vamos propor um rali bastante técnico para os pilotos", alertou Serpa. O levantamento do roteiro será finalizado nos próximos dias.
CONQUISTA SEGMENTO - Com modelos desenvolvidos especialmente para o segmento de turismo, a Volare, líder nacional na fabricação de miniônibus, mantém crescimento de sua participação nos serviços de transfers e receptivos. Em 2009, apesar da retração do mercado nacional, a empresa aumentou a sua participação com o desenvolvimento de veículos sofisticados e com recursos avançados, como a disponibilidade de acesso sem fio à Internet. “Com o maior investimento em turismo que vem ocorrendo no Brasil nos últimos anos, decidimos pelo desenvolvimento de versões específicas para atender esse crescente mercado", destaca Nelson Gehrke, diretor-executivo da marca. “A expectativa para os próximos anos é ainda melhor, com a realização de eventos internacionais aqui no País, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”, finaliza. Os cinco modelos - V5, V6, V8, W8 e W9 – disponíveis para turismo oferecem conforto, eficiência e segurança para os usuários. Com capacidade de 12 até 32 passageiros, são equipados com os mais sofisticados e modernos equipamentos e inovações tecnológicas, como acesso sem fio à Internet (wireless) e sistema de radionavegação (GPS), que proporciona facilidade na escolha de caminhos alternativos para evitar o trânsito congestionado das grandes cidades brasileiras.
PROJETA CRESCIMENTO - O Consórcio Iveco, que completará 12 anos de atividades em novembro de 2010, está com uma expectativa positiva para o segundo semestre de 2010. Com o aquecimento do mercado nacional de veículos comerciais, a administradora de consórcio da marca tem o objetivo de alcançar 33% de crescimento até o final do ano. Um patamar que possibilitará a comercialização de 1.600 cotas e resultará no recorde de quantidade de consórcios vendidos e de volume de crédito em um só ano pela instituição. Além disso, o Consórcio Iveco comemora o sucesso da ação “Olé Espanha”, o lançamento da promoção “Europa do seu jeito” e a marca histórica de 7.500 veículos entregues aos seus consorciados. Na opinião de Adriano Bruni, gerente de Operações do Consórcio Iveco, neste ano, o mercado começou com uma resposta muito forte. “No primeiro quadrimestre registramos um aumento de cerca de 30% nas operações. A economia vem se portando bem e o transportador procura as melhores alternativas de crédito”, afirma. “O segundo semestre, tradicionalmente, gera volumes maiores de negócios. Tudo isso, vem nos motivando a almejar um crescimento de 33% sobre as vendas de cotas de consórcio em comparação a 2009”, completa o gerente. Ainda de acordo com Bruni, a expectativa da instituição prevê uma comercialização de cerca de 1.600 cotas ao longo de 2010. “A Iveco vem renovando sua gama e lançando novos produtos. Em virtude da marca ter a gama mais moderno do mercado, a procura pelo Consórcio Iveco tem crescido”.
COM ALTA - Com queda de 0,42% em junho, a segunda do ano, a Inflação do Carro da Agência AutoInforme fechou o semestre com alta de apenas 0,24%, um índice bem abaixo dos registrados nos anos anteriores. Foi o menor índice do primeiro semestre desde que a Inflação do Carro começou a ser calculada, em 2003 (veja o gráfico). A lona de freio e o álcool combustível foram os itens que mais caíram de preço no mês. A lona teve uma queda de 6,22%, enquanto álcool ficou 5,01% mais barato. O combustível acumula uma queda de 16,08% este ano. O óleo do motor e o estacionamento mensal foram os itens da cesta de produtos e serviços que mais subiram em junho: o óleo ficou 9,31% no mês e o estacionamento 2,80%. No acumulado de janeiro a junho o óleo do motor já subiu 23,43% e estacionar o carro está 20,35% mais caro este ano.
QUATRO PRÊMIOS - Há dez anos a Revista Quatro Rodas produz uma edição especial, intitulada de Melhor Compra, selecionando aos leitores as melhores opções de compra separadas por faixa de preço e categoria. Em 2010, além de sete indicações – carros que figuraram entre os três finalistas – a Chevrolet ganhou o título de Melhor Compra em quatro faixas de preço, totalizando 11 veículos selecionados nas mais diferentes categorias. Neste ano, além de sete indicações – carros que figuraram entre os três finalistas – a Chevrolet faturou o título de Melhor Compra em quatro faixas de preço, totalizando 11 veículos selecionados nas mais diferentes categorias. O Chevrolet Agile LT, em seu ano de estréia no Melhor Compra levou a faixa de carros nacionais que custam entre R$ 35.000 e R$ 40.000. Dentre os itens que o fizeram vencedor, está a excelente relação custo/benefício, já que a versão LT, oferecida ao preço de R$ 35.439, oferece faróis com acendimento automático, direção hidráulica, computador de bordo e piloto automático, itens inimagináveis em carros desta faixa de preço. Além disso, o Chevrolet Agile agrada pelo desenho, excelente espaço interno, pelo motor 1.4 bicombustível e pelo porta-malas de 327 litros – o maior do segmento.
RADIADORES DE ALUMÍNIO - A Behr Brasil acaba de concluir o projeto para substituição de várias aplicações de radiadores de cobre-latão pela mais recente tecnologia em alumínio disponível no mundo. Embora os radiadores de alumínio já fossem utilizados em plataformas recentes, mais de 60% do mercado ainda utilizava a tecnologia anterior em cobre. Pioneira neste desenvolvimento no País, a implantação da fabricação da nova geração de radiadores de alumínio na Behr Brasil foi impulsionada, entre outros fatores, pelo aumento do custo do cobre, em relação ao alumínio, e a oferta do cobre manufaturado, que não acompanha a demanda e o crescimento do mercado global. A nova geração de trocadores de calor também apresenta uma tecnologia mais desenvolvida que os projetos originalmente concebidos em cobre-latão. Com o valor mais competitivo e maiores benefícios, a tendência é expandir a utilização do alumínio para todas as linhas de radiadores para veículos comerciais durante 2011.
NOVOS CENTROS - A Bridgestone, maior fabricante mundial de pneus e detentora da marca Firestone, está encerrando o primeiro semestre de 2010 com um crescimento significativo em sua rede oficial de revendedores. Entre janeiro e junho, foram abertas 27 novas lojas especializadas em veículos de passeio e caminhonetes em todo o território nacional. A Rede já soma 500 Centros Automotivos, com presença em todos os estados. A previsão da empresa é de que outras 33 lojas sejam inauguradas até dezembro, totalizando 60 novos Centros Automotivos em todo o Brasil. Se este número se confirmar, a expansão da Rede registrará um ritmo de cinco novas lojas por mês, em média. "O consumidor encontra em nossa rede uma gama variada de produtos, com o suporte completo de serviços para o seu veículo. Nossos pontos de venda seguem um padrão de comunicação visual internacional e, neles, o consumidor encontra conforto, conveniência e um atendimento de alta qualidade", afirma Marco Antonio Carneiro, diretor de Vendas e Marketing da Bridgestone do Brasil. "Nosso objetivo com o crescimento da rede é atender à demanda de regiões de grande potencial comercial e reforçar a presença da marca Bridgestone em pontos estratégicos", conclui.
ENTRE OS DOIS - O Ford Focus é o carro médio que registrou maior crescimento e já está entre os dois mais vendidos da categoria, uma das mais disputadas do mercado brasileiro. Produto que oferece a maior variedade de opções ao consumidor, o Focus teve em junho novo recorde, com 3.079 unidades emplacadas, que mostra a boa aceitação do modelo. "Esse crescimento foi impulsionado por uma série de fatores, principalmente pela maior oferta do produto e também das melhores opções de motores Flex do País: o Sigma 1.6 e Duratec 2.0. Além disso, o design, a ampla lista de equipamentos de série, a dirigibilidade, os 3 anos de garantia e o preço atrativo no segmento foram reconhecidos como atributos diferenciados do produto pelo nosso cliente", diz Adriana Carradori, gerente de Produto da marca. A valorização desse conjunto, altamente competitivo e reconhecido pela imprensa especializada, é apontada também nas pesquisas com os consumidores. "O cuidado no desenvolvimento do Ford Focus trouxe vantagens que o colocam como o melhor da categoria. Prova disso são as opiniões dos proprietários registradas no blog Focus Comments (www.focuscomments.com.br), que recebeu mais de 700 comentários em cerca de dois meses, sendo 80% deles com pontuação máxima para o carro", afirma Adriana Carradori.
34 ANOS - Uma trajetória pautada pela inovação, por produtos de alta qualidade e pelo trabalho em parceria com os fornecedores, rede de concessionários e os milhares de colaboradores de uma das maiores fábricas de automóveis do mundo. Assim pode ser definida a história da Fiat Automóveis, que completa hoje 34 anos de atuação no Brasil, e renova o seu compromisso de continuar inovando sempre, visando a sustentabilidade do negócio e a liderança de resultados. Ao celebrar a data, o presidente da Fiat na América Latina, Cledorvino Belini, lembrou que este ano a empresa completa um dos seus maiores ciclos de investimentos no País, com um total de R$ 5 bilhões entre 2008 e 2010, destinados à ampliação da capacidade produtiva, ao desenvolvimento de novos processos, tecnologias e de novos produtos, entre os quais o Novo Uno é a demonstração mais expressiva do pleno entendimento dos anseios dos consumidores – um carro que criou um novo conceito no mercado brasileiro a partir da recriação de um ícone da indústria automobilística nacional, em bases totalmente inovadoras. “Estamos prontos para desafios cada vez maiores”, afirmou Belini, ao agradecer a confiança com que os consumidores têm valorizado a Fiat. Desde 1976, quando foi inaugurada a fábrica de Betim, em Minas, a Fiat já produziu cerca de 11,8 milhões de unidades, dos quais três milhões foram exportados para todos os continentes do mundo. Em 2009, a Fiat obteve um novo recorde de vendas e foi novamente líder no mercado brasileiro de veículos, com um total 737 mil veículos emplacados. Foi o oitavo ano na liderança desde 2001, com uma participação de 24,5% do mercado de automóveis e veículos comerciais leves, ou uma em cada quatro unidades.
MENOR CUSTO - A Ford Transit é o utilitário com o menor custo de reparo do mercado brasileiro. Essa avaliação, que confirma as pesquisas comparativas da empresa, foi anunciada pelo Cesvi Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária - entidade que produz indicadores para as companhias seguradoras e para o mercado. A Transit, veículo da Ford lançado recentemente no Brasil e que já é um sucesso na Europa, venceu o troféu Car Group 2010 como o utilitário com melhor índice de reparabilidade em seu segmento. "É importante destacar que este levantamento comparativo com outros produtos do segmento leva em consideração, no caso de um acidente, não apenas o custo do reparo, mas também o tempo de serviço. A avaliação com os veículos utilitários, feita de acordo com padrões internacionais, inclui valor da mão de obra, das peças de reposição e o coeficiente de danos. Todos esses itens são fundamentais para um veículo de trabalho, razão pela qual reforçamos nossa posição de que a Transit é a melhor opção no seu segmento. Mais que um prêmio, o Car Group pode ser uma referência significativa quando o consumidor vai adquirir um veículo específico para o seu negócio", afirma Silvio Fedele, gerente de Serviços da Ford Caminhões.
IVECO E ONG - A Iveco dá mais um passo rumo à sustentabilidade com o encerramento das oficinas culturais promovidas pelo Próximo Passo, programa de sustentabilidade da montadora, e organizada pela ONG Favela É Isso Aí, na comunidade Cidade de Deus, em Sete Lagoas (MG). No dia 9 de julho os alunos que participaram das oficinas de Desenho Animado e Videodocumentário participarão da solenidade de formatura, às 18h30, na Casa de Cultura, em Sete Lagoas. Para Júnea Sá Fortes, coordenadora do Próximo Passo, esse é um motivo de comemoração, tanto para Iveco quanto para a comunidade. “Esse foi mais um passo dado em busca do desenvolvimento social e cultural da Cidade de Deus. A Iveco acredita na potencialidade do bairro e de seus moradores e, por isso, vai continuar promovendo ações em prol da comunidade”, destaca. Cada oficina teve duração de 20 horas, com a participação de 10 alunos na turma de Desenho Animado e 17 na de Videodocumentário. Na primeira oficina, os jovens puderam criar suas próprias histórias, tendo a possibilidade de filmar e editar pequenos movimentos de desenhos com a técnica de Stop Motion. Como resultado, três pequenos experimentos de animação, feitos a partir de fotos produzidas pelos próprios jovens que foram geradas na Oficina de Fotografia, realizada em maio de 2009. Já para a oficina de Vídeo, os alunos puderam entrevistar moradores do bairro Cidade de Deus em um passeio pelas ruas em diferentes momentos, destacando sempre as belezas particulares da comunidade. O vídeo final reuniu os resultados das outras oficinas, com duração de 15 minutos. Os alunos e seus familiares terão a oportunidade de assisti-lo pela primeira vez durante a solenidade de formatura.
SOBRE O TURBO - A Honeywell Turbo Technologies vai utilizar as feiras do Carreteiro e do Caminhoneiro, que serão realizadas neste mês (em que se comemora o Dia do Motorista), para avaliar o nível de conhecimento dos profissionais do transporte rodoviário sobre o sistema de turboalimentação de motores. Nos dois mais importantes eventos da categoria, a empresa promoverá um levantamento do conhecimento dos profissionais do setor de transporte por intermédio de perguntas sobre instalação, manutenção, lubrificação, desempenho e economia de combustível, entre outras questões. O objetivo é estabelecer uma ação para transmitir aos motoristas de caminhões informações que possam ajudá-los a tornar as viagens mais rápidas, seguras, menos agressivas ao meio ambiente e também com melhor retorno financeiro. A ação também vai ajudar a empresa a conhecer o nível de durabilidade do sistema de turboalimentação dos veículos, assim como a imagem da marca junto a esses profissionais em termos de produtos e serviços de assistência técnica. Os participantes receberão brindes da empresa e também concorrerão ao sorteio de prêmios, entre os quais, turbos Garrett.
PRÊMIO IDEA - Mais uma vez a parceria exclusiva entre a PADO e a BMW DesignWorks USA rende grandes conquistas, desta vez, internacional. Os cadeados para moto, resultados desta parceria e desenvolvidos especialmente para o mercado de duas rodas, conquistaram o Prêmio International Design Excellence Award - IDEA Award - um dos mais consagrados e disputados prêmios de design do mundo, considerado um passaporte VIP para o bom desempenho no mercado internacional. A PADO conquistou bronze, sendo que a última edição do prêmio obteve mais de 1500 concorrentes, de 25 países, além dos norte-americanos, com 204 premiados. Os cadeados para moto apresentam design com a ergonomia ideal, tornando-o pratico para o dia a dia e estão disponíveis no mercado com dois modelos inéditos - Stone e Rock - que atendem todas as motos, desde as de menores cilindradas até as de alta performance. Os novos cadeados para moto foram desenvolvidos especialmente para se fixarem diretamente no disco de freio, localizado na roda. “Um dos grandes diferencias da PADO no mercado de ferragens é que sempre buscamos criar produtos que atendam diversos segmentos e, além disso, que também ofereçam segurança, qualidade, praticidade e, acima de tudo, tranquilidade para o consumidor”, afirma Alexandre Zanatta, diretor comercial e de marketing da PADO. “A conquista de mais este prêmio é resultado dos nossos investimentos em grandes parcerias e também do cuidado que temos em desenvolver produtos que atendam as reais necessidades dos nossos clientes. É gratificante ganhar mais este reconhecimento internacional”, completa o executivo.
BUSCA O PENTA - Os experientes Guido Salvini, Weidner Moreira e Fernando Chwaigert, da equipe Salvini Racing, disputarão com muita garra a edição 2010 do Rally Internacional dos Sertões. Em 2003, eles conquistaram o primeiro lugar na Geral, e são tricampeões na categoria T4.2 - caminhões pesados (2006, 2007 e 2009), desta forma, o objetivo é defender o título conquistado e chegar a quinta vitória entre os gigantes. Para conquistar o "penta" na 18ª edição do maior rali disputado no Brasil, além da experiência, a equipe contará com um Mercedes-Benz Atego 1725, 2010, 0 km. "O veículo não tem grandes modificações, apenas o aprimoramos para encarar as adversidades de um rali cross-country. Ainda, contaremos com um Mercedes-Benz 2425 para apoio exclusivo, que nos garantirá um pronto e bom atendimento", comentou Salvini, piloto oficial da Mercedes-Benz. "Neste ano completarei dez participações no Rally dos Sertões, e estou muito satisfeito pelo reconhecimento da marca em apostar em nós. Graças a Deus, sempre conquistamos excelentes resultados nas competições que participamos", salientou. Para obter mais fotos e informações sobre a Salvini Racing, acesse o site www.salviniracing.com.br
RESULTADOS COMERCIAIS - As vendas do Grupo Renault tiveram um aumento de 21,6%, em um mercado mundial em progressão de 16,0%. O Grupo teve um aumento em sua participação de mercado de 3,9%. No primeiro semestre de 2010, o Grupo Renault teve um aumento em suas vendas mundiais e em sua participação de mercado, estimulados no segundo semestre de 2009. Este aumento de participação de mercado aconteceu em 12 de seus 15 principais mercados. Todas as marcas contribuíram para o aumento das vendas do Grupo: a marca Renault teve um aumento de 19,9%, a Dacia, de 18,2% e a Renault Samsung Motors, de 61,0%. “Ficamos felizes com os resultados do primeiro semestre de 2010. O Grupo Renault apresentou uma alta em volume e em participação de mercado em todas as regiões do Grupo e em suas três marcas, a Renault, a Dacia e a Renault Samsung Motors. Esta performance se explica principalmente pela excelente dinâmica comercial criada pela renovação das linhas de produtos de nossas três marcas e pelas diferentes medidas de apoio ao setor automobilístico, das quais o grupo soube bem tirar partido” declarou Jérôme Stoll, Diretor Mundial do Comércio e Veículos Utilitários.
TEM RECORDE - A Ford Caminhões fechou o primeiro semestre de 2010 com crescimento de 43,5% sobre o mesmo período de 2009 e o total de 12.619 unidades negociadas, conquistando participação de 18% no competitivo mercado nacional. Esse bom resultado teve como destaque o desempenho de junho, mês em que a Ford registrou recorde de vendas com 3.171 unidades comercializadas para a rede. "Tivemos um excelente semestre e um mês de junho muito forte. Nos emplacamentos, segundo o Renavam, a marca somou 2.411 unidades e teve uma participação de 18,7%. Excluindo o segmento de extrapesados, no qual a Ford Caminhões não atua, a participação cresce para 24,4%. O fechamento de grandes vendas, principalmente para o segmento da construção civil, contribuiu para isso", diz Charles Camargo, gerente nacional de Vendas da Ford Caminhões. O mercado de caminhões como um todo negociou 12.800 unidades em junho. "A expectativa é que a indústria atinja volume superior a 140.000 unidades em 2010 e estamos preparados para acompanhar o crescimento", enfatiza Charles Camargo.
MELHOR REPARABILIDADE - A Volkswagen recebeu quatro premiações do Cesvi Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária - que divulgou o Car Group 2010 dos veículos, índice que avalia o custo e o tempo de reparo de um veículo. Das doze categorias avaliadas pelo Cesvi, quatro foram conquistadas por modelos da Volkswagen: o Novo Fox na categoria hatch compacto, a Nova Saveiro em picape compacta, o Polo Sedan em sedan compacto, além do SpaceFox na SW compactos. Os veículos Volkswagen são equipados com sistemas de segurança importantes para se obter o melhor índice de reparo, como fechadura anti-furto, abertura interna sem acionamento de pino trava e imobilizador eletrônico IMMO IV, entre outros. "Com esse excelente resultado, a Volkswagen reforça ainda mais o seu compromisso com o consumidor no sentido de buscar o menor custo de reparação de seus carros, o que acaba refletindo em um dos melhores valores de seguro em sua categoria", afirma Fabrício Biondo, gerente executivo de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.
CHECKAUTO EVITA - O site da Checkauto - www.checkauto.com.br - registrou, nas consultas veiculares realizadas pelos seus usuários, uma redução de 2% das restrições em maio deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2009. Dos automóveis pesquisados, 88% apresentaram respostas que de alguma forma alteram o valor final do bem, representando mais de R$ 16 milhões de prejuízo evitado. O montante corresponde a uma economia de R$ 79 a cada R$ 1 investido por pesquisa. Em junho, foi mais de R$ 1 milhão de prejuízo evitado somente de veículos identificados com a restrição de roubo e furto em aberto, o que representou uma queda de 19% na comparação com abril. Um dos itens mais relevantes nas consultas realizadas neste mês é alienação e arrendamento, ou seja, veículos em nome de terceiros, que representou 45%.
TECNOLOGIA BLUETOOTH - A DSW Automotive, empresa especializada em acessórios automotivos, está lançando no mercado brasileiro um novo DVD player, o modelo DS8710. Além do design moderno e elegante, o produto apresenta inúmeros recursos tecnológicos de última geração, como tela digital de 3 polegadas no próprio painel do aparelho, Bluetooth, sistema touch screen, controle remoto, frente removível, entrada USB, entrada AV traseira, entrada traseira para câmera de ré, slot para cartão de memória e rádio AM/FM. O aparelho é totalmente compatível com MP3, DVD, CD e VCD e pode transmitir TV digital se operar juntamente com um receptor de TV digital. Seu preço final para o consumidor ficará em torno de R$ 520,00. O modelo vem complementar a linha de DVDs players da DSW Automotive. Nos próximos meses, a empresa vai ampliar ainda mais sua linha de produtos voltados para os segmentos de áudio, vídeo e entretenimento automotivo - incluindo, por exemplo, DVDs players com telas digitais maiores, centrais multimídias, telas LCD de diversas dimensões e um encosto de cabeça com tela de LCD.
BENEFÍCIOS A SEGURADOS - Tempo de férias e de inverno, excelente para os que preferem viajar com a família na época mais fria do ano. Quem já tem o destino traçado e optou por ir de carro, deve fazer uma revisão no veículo antes de pegar a estrada. Foi pensando nisso que a Autoglass, em parceria com a SulAmérica, desenvolveu um especial pacote de facilidades para os seus segurados. Os benefícios vão desde descontos especiais na compra de produtos, até uma série de serviços automotivos gratuitos, como o reparo e cristalização do para-brisa, lubrificação da canaleta, regulagem de farol, aplicação de produto no reservatório do limpador do para-brisa (aditivo) e conferência de luzes do automóvel. Na compra de palhetas e troca de luzes, os segurados contarão com descontos exclusivos. Os benefícios serão disponibilizados nas 25 lojas com bandeira Autoglass espalhadas pelo país. Nas lojas Autoglass, além de vidros automotivos, estão disponíveis ao consumidor acessórios e peças para todo tipo de veículo, como: faróis, lanternas, retrovisores, películas de controle solar e segurança para vidro, palhetas, som automotivo, alarmes, entre outros.
LINHA DE PRODUÇÃO - A Monroe Axios, líder na produção de borrachas e componentes para suspensão, anuncia investimento de US$ 1,6 milhão em sua linha de produção no Brasil. O valor foi destinado à aquisição de maquinário, contratação de mão de obra qualificada com a abertura de 100 novos postos de trabalho, desenvolvimento de novas tecnologias e modernização das embalagens de seus produtos. “Esse investimento é importante, pois buscamos continuamente a melhoria de nossos processos para atender a crescente demanda do mercado”, diz Luiz Oya, gerente de Engenharia de Processos da Monroe Axios. A demanda pelos produtos Monroe Axios cresceu 20% neste ano em relação a 2009, em decorrência de alguns fatores como o anúncio do fim da isenção do IPI para veículos novos e o consequente aumento nas vendas de automóveis zero-quilômetro.
BLOG OFICIAL - Entrou no ar esta semana o blog oficial da empresa líder no Brasil em acessórios para personalização de veículos automotores, a Keko. O diário virtual pode ser acessado através do endereço www.keko.com.br/blog A nova ferramenta de comunicação leva assinatura da agência SPR Comunicação e vai contemplar entrevistas com personalidades, informar sobre tendências de personalização e destacar as últimas novidades do cenário automobilístico. A primeira entrevista publicada será a do garoto propaganda da marca, o medalhista olímpico César Cielo. Com o objetivo de consolidar uma comunicação clara e transparente entre a empresa e o consumidor – fortalecendo ainda mais a rede de relacionamentos de ambos, a Keko está lançando também seu Twitter (http://twitter.com/kekoacessorios) e um canal no Youtube (www.youtube.com/user/KekoAcessorios), que terá vídeos sobre a marca.
RECONSTRUÇÃO DO HAITI - A Renault, na França, em parceria com a RCI Banque – grupo financeiro pertencente ao Grupo Renault - contribuirão para as operações de reconstrução do Haiti, que atualmente se recupera de um terremoto que devastou boa parte do país. As empresas estão doando 10 unidades do Novo Master 2.5 dCi 16V que atuarão em diferentes frentes de trabalho, ajudando a população local nesta importante fase. São três Novos Master Ambulância (uma na configuração UTI Móvel e duas Simples Remoção) e sete Novo Master Minibus para transporte de passageiros, todos fabricadas no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. Os modelos embarcaram, em contêineres, no Porto de Paranaguá (Paraná) e chegaram recentemente ao país caribenho. “A palavra solidariedade está presente no DNA da marca Renault e de seus colaboradores”, afirma Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil, destacando que, passada a primeira etapa de trabalho emergencial, o Haiti passa por um momento de reconstrução e é nessa fase que a Renault entra para colaborar com a população local. Os veículos - que partiram do Porto de Paranaguá (PR) para Porto Príncipe - refletem a versatilidade da linha de comerciais leves fabricada pela Renault no Complexo Ayrton Senna, no Paraná.
PROVA NOTURNA - Em quatro anos de existência, esta será a primeira vez que o Carioca Off-Road realizará uma prova noturna; a 4ª etapa da temporada 2010, acontecerá no dia 24 de julho, juntamente com o tradicional Rally da Meia Noite da cidade de Volta Redonda, RJ. "Apesar do nome sugestivo, a largada ocorrerá no final da tarde e se estenderá pela noite. A chegada dos competidores será a partir das 21 horas, na Praça Brasil, onde uma grande festa estará a espera das duplas", explicou o diretor técnico, Cristiano Serpa. Para compensar a dificuldade ocasionada pela escuridão (pouca visibilidade), a Pro Rally Rio - promotora do evento - promete poupar um pouco nos balaios e pegadinhas ao longo do percurso, que terá aproximadamente 100 quilômetros. "Em contrapartida, vamos propor um rali bastante técnico para os pilotos", alertou Serpa. O levantamento do roteiro será finalizado nos próximos dias.
CONQUISTA SEGMENTO - Com modelos desenvolvidos especialmente para o segmento de turismo, a Volare, líder nacional na fabricação de miniônibus, mantém crescimento de sua participação nos serviços de transfers e receptivos. Em 2009, apesar da retração do mercado nacional, a empresa aumentou a sua participação com o desenvolvimento de veículos sofisticados e com recursos avançados, como a disponibilidade de acesso sem fio à Internet. “Com o maior investimento em turismo que vem ocorrendo no Brasil nos últimos anos, decidimos pelo desenvolvimento de versões específicas para atender esse crescente mercado", destaca Nelson Gehrke, diretor-executivo da marca. “A expectativa para os próximos anos é ainda melhor, com a realização de eventos internacionais aqui no País, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”, finaliza. Os cinco modelos - V5, V6, V8, W8 e W9 – disponíveis para turismo oferecem conforto, eficiência e segurança para os usuários. Com capacidade de 12 até 32 passageiros, são equipados com os mais sofisticados e modernos equipamentos e inovações tecnológicas, como acesso sem fio à Internet (wireless) e sistema de radionavegação (GPS), que proporciona facilidade na escolha de caminhos alternativos para evitar o trânsito congestionado das grandes cidades brasileiras.
PROJETA CRESCIMENTO - O Consórcio Iveco, que completará 12 anos de atividades em novembro de 2010, está com uma expectativa positiva para o segundo semestre de 2010. Com o aquecimento do mercado nacional de veículos comerciais, a administradora de consórcio da marca tem o objetivo de alcançar 33% de crescimento até o final do ano. Um patamar que possibilitará a comercialização de 1.600 cotas e resultará no recorde de quantidade de consórcios vendidos e de volume de crédito em um só ano pela instituição. Além disso, o Consórcio Iveco comemora o sucesso da ação “Olé Espanha”, o lançamento da promoção “Europa do seu jeito” e a marca histórica de 7.500 veículos entregues aos seus consorciados. Na opinião de Adriano Bruni, gerente de Operações do Consórcio Iveco, neste ano, o mercado começou com uma resposta muito forte. “No primeiro quadrimestre registramos um aumento de cerca de 30% nas operações. A economia vem se portando bem e o transportador procura as melhores alternativas de crédito”, afirma. “O segundo semestre, tradicionalmente, gera volumes maiores de negócios. Tudo isso, vem nos motivando a almejar um crescimento de 33% sobre as vendas de cotas de consórcio em comparação a 2009”, completa o gerente. Ainda de acordo com Bruni, a expectativa da instituição prevê uma comercialização de cerca de 1.600 cotas ao longo de 2010. “A Iveco vem renovando sua gama e lançando novos produtos. Em virtude da marca ter a gama mais moderno do mercado, a procura pelo Consórcio Iveco tem crescido”.
COM ALTA - Com queda de 0,42% em junho, a segunda do ano, a Inflação do Carro da Agência AutoInforme fechou o semestre com alta de apenas 0,24%, um índice bem abaixo dos registrados nos anos anteriores. Foi o menor índice do primeiro semestre desde que a Inflação do Carro começou a ser calculada, em 2003 (veja o gráfico). A lona de freio e o álcool combustível foram os itens que mais caíram de preço no mês. A lona teve uma queda de 6,22%, enquanto álcool ficou 5,01% mais barato. O combustível acumula uma queda de 16,08% este ano. O óleo do motor e o estacionamento mensal foram os itens da cesta de produtos e serviços que mais subiram em junho: o óleo ficou 9,31% no mês e o estacionamento 2,80%. No acumulado de janeiro a junho o óleo do motor já subiu 23,43% e estacionar o carro está 20,35% mais caro este ano.
QUATRO PRÊMIOS - Há dez anos a Revista Quatro Rodas produz uma edição especial, intitulada de Melhor Compra, selecionando aos leitores as melhores opções de compra separadas por faixa de preço e categoria. Em 2010, além de sete indicações – carros que figuraram entre os três finalistas – a Chevrolet ganhou o título de Melhor Compra em quatro faixas de preço, totalizando 11 veículos selecionados nas mais diferentes categorias. Neste ano, além de sete indicações – carros que figuraram entre os três finalistas – a Chevrolet faturou o título de Melhor Compra em quatro faixas de preço, totalizando 11 veículos selecionados nas mais diferentes categorias. O Chevrolet Agile LT, em seu ano de estréia no Melhor Compra levou a faixa de carros nacionais que custam entre R$ 35.000 e R$ 40.000. Dentre os itens que o fizeram vencedor, está a excelente relação custo/benefício, já que a versão LT, oferecida ao preço de R$ 35.439, oferece faróis com acendimento automático, direção hidráulica, computador de bordo e piloto automático, itens inimagináveis em carros desta faixa de preço. Além disso, o Chevrolet Agile agrada pelo desenho, excelente espaço interno, pelo motor 1.4 bicombustível e pelo porta-malas de 327 litros – o maior do segmento.
RADIADORES DE ALUMÍNIO - A Behr Brasil acaba de concluir o projeto para substituição de várias aplicações de radiadores de cobre-latão pela mais recente tecnologia em alumínio disponível no mundo. Embora os radiadores de alumínio já fossem utilizados em plataformas recentes, mais de 60% do mercado ainda utilizava a tecnologia anterior em cobre. Pioneira neste desenvolvimento no País, a implantação da fabricação da nova geração de radiadores de alumínio na Behr Brasil foi impulsionada, entre outros fatores, pelo aumento do custo do cobre, em relação ao alumínio, e a oferta do cobre manufaturado, que não acompanha a demanda e o crescimento do mercado global. A nova geração de trocadores de calor também apresenta uma tecnologia mais desenvolvida que os projetos originalmente concebidos em cobre-latão. Com o valor mais competitivo e maiores benefícios, a tendência é expandir a utilização do alumínio para todas as linhas de radiadores para veículos comerciais durante 2011.
NOVOS CENTROS - A Bridgestone, maior fabricante mundial de pneus e detentora da marca Firestone, está encerrando o primeiro semestre de 2010 com um crescimento significativo em sua rede oficial de revendedores. Entre janeiro e junho, foram abertas 27 novas lojas especializadas em veículos de passeio e caminhonetes em todo o território nacional. A Rede já soma 500 Centros Automotivos, com presença em todos os estados. A previsão da empresa é de que outras 33 lojas sejam inauguradas até dezembro, totalizando 60 novos Centros Automotivos em todo o Brasil. Se este número se confirmar, a expansão da Rede registrará um ritmo de cinco novas lojas por mês, em média. "O consumidor encontra em nossa rede uma gama variada de produtos, com o suporte completo de serviços para o seu veículo. Nossos pontos de venda seguem um padrão de comunicação visual internacional e, neles, o consumidor encontra conforto, conveniência e um atendimento de alta qualidade", afirma Marco Antonio Carneiro, diretor de Vendas e Marketing da Bridgestone do Brasil. "Nosso objetivo com o crescimento da rede é atender à demanda de regiões de grande potencial comercial e reforçar a presença da marca Bridgestone em pontos estratégicos", conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.