Por www.fordparatodos.com.br
Com cinco provas para terminar o WRC 2010, já há uma grande agitação pela próxima temporada do Campeonato Mundial de Rally. A Ford, por exemplo, esta em fase final de preparação do Fiesta S2000 WRC que defenderá a marca em 2011. A equipe Ford levou o Fiesta S2000, na primeira semana de agosto, para avaliações em Portugal, onde rodou durante 4 dias em testes de asfalto e de terra, com a pilotagem de Matthew Wilson e Henning Solberg. O Fiesta WRC se baseia no S2000 da marca, equipado com motor 1.6L Turbo que, ainda, não esta em sua versão final de competição. A Citroen vai com o DS3WRC e há a possibilidade da Mini disputar algumas provas em 2011 para preparar o novo Mini Countryman WRC para a temporada de 2012. O carro recém-lançado, terá motor 1.6 litro, quatro cilindros turbinado, desenvolvido pela BMW Motorsport. Dessa forma a Mini pretende reeditar os sucessos que obteve na década de sessenta com o Mini Cooper S. Tudo indica que o Mundial de Rally esta pronto para um novo “boom” na categoria com a participação de novas marcas. Não há dúvidas que o WRC é uma grande vitrine de Marketing para a venda de automóveis, pois o espectador vê o “seu” carro numa competição espetacular que inclui chuva, asfalto, lama, terra, enfim, em todos os tipos de pisos. Seria de se imaginar que a Toyota, marca que mais vende no mundo e que já disputou o WRC de 1973 a 1999, a Volkswagen, terceira colocada global em vendas, que correu com o Golf em 1987,a Saab, de 1973 a 1979, também se entusiasmem com a idéia e voltar a participar da temporada 2012. Seriam ótimas companhias para a Ford que participa desde 1973 até agora e Citroen, de 1999 a 2010, o que, caso se confirme, daria um novo colorido à modalidade nos próximos anos. Outras marcas que já disputaram o WRC foram a Lancia (1974-1992), Audi (1981-1987), Subaru (1993-2005) e Renault (1974-1989). No calendário do WRC 2011 também há novidades. Quatro provas da atual temporada foram rejeitadas pela FIA e os famosos rallys da Grécia e Jordânia foram incluídos. Além disso, o novo Rally de Abu Dhabi e a prova da Turquia também foram retirados do calendário 2011. Os Rallys do Japão, Bulgária, Chipre, Polônia, Noruega, Monte Carlo e Nova Zelândia também ficarão de fora do próximo campeonato mundial. No entanto, a FIA incluiu o Rally de Portugal, da Jordânia e da Argentina, num total de 13 provas das quais as etapas da Alemanha, França e Espanha em piso de asfalto, as três na fase final do campeonato. Curiosamente, nenhum dos dez países mais populosos do Mundo estão incluídos no calendário 2011.
Calendário do WRC 2011:
13 de Fevereiro - Suécia
06 de Março - México
27 de Março - Portugal
17 de Abril - Jordânia
08 de Maio - Itália
29 de Maio - Argentina
19 de Junho - Grécia
31 de Julho - Finlândia
21 de Agosto - Alemanha
11 de Setembro Austrália
02 de Outubro - França
23 de Outubro - Espanha
13 de Novembro – Grã-Bretanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.