quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Automobilistas discutem carreira do engenheiro de competição no Congresso SAE BRASIL



Por Companhia de Imprensa

Diante de tamanha competitividade, desafios, modernas tecnologias e inovações, qual o perfil do profissional de engenharia que o automobilismo de competição precisa atualmente? Qual a formação que o engenheiro deve ter para ingressar nesta carreira promissora? Para responder estas questões, especialistas ligados ao automobilismo de competição participarão no dia 6 de outubro, às 15h, em SP, do Painel de Motorsport do Congresso da SAE BRASIL 2010. Com o tema ‘O perfil do engenheiro para o automobilismo’, o painel, além de traçar um perfil do engenheiro ligado ao Motorsport, também vai explorar as situações rotineiras da atividade profissional. Serão abordados os aspectos envolvidos na escolha da profissão em um País onde a tradição está na formação de pilotos e não de engenheiros. “Sem falar das universidades, que não possuem cursos especializados em engenharia de competição”, ressalta Marlene Gwadera, diretora do comitê de Eventos Especiais, responsável pelo painel. Entre os convidados estará o ex-piloto Maurizio Sala, que ingressou no automobilismo na década de 1970 e já participou de todas as categorias existentes no esporte, como as Mil Milhas Brasileiras, com a conquista do título em 1984, Campeonato Inglês e Japonês de Fómula 3, 24 Horas de Le Mans, entre outros. Além disso, também foi chefe de Equipe Oficial Mitsubishi no VI e VII Rallies dos Sertões, e chefe da Equipe Mitsubishi M.Sala/ BF Goodrich no VII Rally dos Sertões. Também estará presente no encontro o especialista em automobilismo Rodolfo Perdomo, que coordena o curso de engenharia mecânica, com ênfase no automobilismo de competição, da Universidade de Tuiuti, no Paraná. Perdomo também é coordenador do EngMakers Racing Development Program, programa de treinos voltado para jovens pilotos que queiram iniciar carreira em categorias de fórmula e que inclui estágios em diferentes equipes de competição dentro e fora do Brasil. Outro participante será Gustavo Brambilla, engenheiro de Qualidade da Volkswagen do Brasil, que estagiou na equipe da Renault de Fórmula na Inglaterra, após ter sido premiado no concurso de Pesquisa e Desenvolvimento Mundial criado pela Academia Altran de Engenharia (Altran Engineering Academy) em julho de 2008. Competição - Fernando Gonzalez, engenheiro do Departamento de Engenharia de Competição da Mitsubishi Motors do Brasil, vice-diretor do Comitê SAE Projeto Formula SAE BRASIL e membro do Conselho Mundial do Formula SAE, também participará do painel. Gonzalez comentará sobre a contribuição que a Competição Estudantil Formula SAE BRASIL tem dado para a formação de engenheiros de competição no País. Outro participante será o engenheiro mecânico automobilístico Lucas Elias, supervisor técnico e engenheiro de competição na Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Durante a graduação na FEI, Lucas Elias ajudou a sua equipe a conquistar o título de campeã na Competição de Formula SAE BRASIL, no Rio de Janeiro, em 2006. “Os palestrantes irão contar suas experiências nesta área e orientar os estudantes sobre o que é preciso conhecer para ingressar de forma segura na carreira, além de proporcionar uma visão desse mercado e o direcionamento de seu futuro”, afirma a diretora. Marlene Gwadera adianta que o painel também focará as diferenças entre os mercados brasileiro e europeu, principalmente o tradicional mercado inglês, que forma engenheiros especializados e possui grande número de categorias, mesmo amadoras. Mediado pelo jornalista Wagner Gonzalez, da Confederação Brasileira do Automobilismo (CBA), o painel é um dos 20 eventos temáticos do 19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que será realizado de 5 a 7 de outubro, este ano sob o comando do engenheiro Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil. O congresso contará ainda com a apresentação de 140 trabalhos técnicos (“papers”), elaborados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades, sobre as diversas áreas da mobilidade. Além dos “papers” e painéis, o Congresso SAE BRASIL 2010 reunirá em sua mostra tecnológica as principais marcas nacionais e estrangeiras na área da mobilidade, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do setor, que irão apresentar tecnologias e serviços em seu estado de arte, em mais de 130 estandes. Egon Feichter destaca que o maior objetivo do Congresso e Exposição SAE BRASIL é expor e debater as competências da engenharia brasileira e seus desafios visando soluções inovadoras para a mobilidade do futuro. Outro escopo é reunir as novidades tecnológicas desenvolvidas pelas principais empresas nacionais e internacionais do setor na exposição de tecnologias. “É no Congresso e Exposição SAE BRASIL que as montadoras, sistemistas e demais empresas do setor revelam os avanços tecnológicos que reservam para o futuro da mobilidade brasileira”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.