sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Avaliação – Renault Logan 1.6 8v Hi-Torque Expression 2010


Por Marcus Lauria (texto e fotos)

O novo Logan, como a Renault chama o leve face-lift feito no sedan de entrada da marca, foi lançado em maio deste ano com alguns retoques estéticos, principalmente na parte externa, que ajudaram a melhorar aquela imagem robusta e ultrapassada que o modelo transmitia. Claro que o Logan não mudou da “água para o vinho”, como diz o ditado popular, mas as mudanças fizeram bem a imagem do carro. As alterações se destacam mais na parte dianteira, onde foram instalados novos faróis, de formato trapezoidal, ficando maiores em relação ao modelo anterior, que agora tem as luzes indicativas de direção acopladas as lentes de vidro. Também foi acrescentado uma nova grade com filetes horizontais na cor cinza, com uma régua cromada sobre a grade, que é um dos destaques na área frontal. Na versão avaliada pelo CarPoint News, a Expression, os faróis de neblina trazem moldura com acabamento preto, instalados nas extremidades do novo pára-choque, com desenho mais agressivo.


Na parte traseira as mudanças foram mais discretas, o Logan ganhou nova tampa do porta-malas, com spoiler integrado, além do novo para-choque, que agora aloja a placa, recurso muito usado pelas montadoras nacionais para indicar as mudanças dos modelos. As lanternas foram renovadas, mantendo a mesma posição vertical. Na versão avaliada, foi aplicado um friso cromado na extremidade da tampa do porta-malas. O festival de cromados tem sua razão, segundo o Designer-Chefe do Renault Design América Latina (RDAL), Vincent Pedretti: “Detectamos que os clientes queriam um automóvel com aparência mais sofisticada e dinâmica, o que serviu de base para as mudanças”, justifica. Visto de lado, nada mudou, apenas foram instalados alguns frisos cromados e maçanetas na cor da carroceria, assim como os retrovisores, quando estes forem elétricos.



Por dentro, a Renault resolveu dar uma atenção maior ao Logan, que teve melhorias no material do painel e a adoção de plásticos e tecidos de padrão superior, mas nem tanto assim, mesmo com a adoção da nova forração interna e as das portas, que passaram a ser iguais ao do seu “primo” Sandero, a qualidade ainda é primária, com plásticos duros e não agradáveis ao toque dos dedos. Na versão Expression, o interior apresenta melhorias, como manopla de câmbio, maçanetas internas e saídas de ar com acabamento na cor alumínio. A versão avaliada ainda tinha o volante revestido em couro com o logotipo Renault cromado, que é opcional. O quadro de instrumentos ganhou um novo grafismo, a iluminação na cor âmbar foi mantida, assim como os indicadores digitais de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento. Os botões de acionamento dos vidros elétricos foram instalados nas portas, melhorando a hergonomia interna, mas pecou na posição do botão de acionamento dos retrovisores elétricos que ficaram sob o freio-de-mão, dificultando o manejo.



Seu tamanho é sua maior virtude, seu entre-eixos é de 2,63 metros, que garante um excelente aproveitamento do espaço interno, detalhe que deixa motorista e passageiros bem confortáveis, cabendo cinco adultos sem aperto. O Logan mede 1,74 metro de largura e 1,53 metro de altura, fator que deixa as pessoas mais altas à vontade dentro do carro. Seu porta-malas tem capacidade de carga para 510 litros, espaço de sobra para uma viagem mais longa com até cinco ocupantes. Mas o acabamento com ferros à mostra define a precariedade do projeto, que merecia mais atenção neste quesito.




O Logan Expression está equipado com um motor 1.6 8V Hi-Torque, com sistema flex, que gera 95 cv de potência máxima com álcool e 92 cv com gasolina, seu torque em baixas rotações: são 14,1 mkgf (álcool) e 13,7 mkgf (gasolina) a 2.850 rpm, faixa de rotação. Segundo a montadora sua velocidade máxima é de 175 km/h (álcool) e 173 km/h (gasolina), e a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 11,8 segundos (álcool) e 12,2 segundos (gasolina). O motor fica devendo nas retomadas e nas acelerações mais bruscas, mesmo com o auxílio do acelerador eletrônico, sem cabos ou conexões mecânicas. A suspensão, recebeu um tratamento especial da Renault e passa bem por buracos e valetas sem afetar muito quem está no interior do veículo, nas curvas mais fechadas é possível perceber que o “novo” Logan ficou mais firme e seguro, transmitindo mais confiança para quem dirigi o sedan da marca. O interior também recebeu um tratamento acústico melhor, comparado ao modelo anterior, ficando mais silencioso. Um curiosidade, é que na tampa do porta-malas estão as inscrições 1.6 Hi-Flex, mas no site da marca o motor é chamado de Hi-Torque.



O modelo avaliado, parte de R$ 32.690e pode chegar ao preço de R$ 42.440 se foram incluídos todos os opcionais. A Renault oferece garantia total de fábrica de três anos ou 100.000 quilômetros (o que primeiro ocorrer). Além de garantir valores fixos nas revisões através dos programas “Revisão com Preço Fechado” e “Pacote de Preço Fechado”. O Logan tem sete opções de cores, sendo duas sólidas (Vermelho Vivo e Branco Glacier) e cinco metálicas (Preto Nacré, Cinza Acier, Bege Angorá, Azul Crepúsculo e Prata Etoile), que custa R$ 900 a mais para o bolso. A versão topo de linha Expression oferece quatro pacotes de opcionais, o Pack Conf 1: Ar condicionado + direção hidráulica + volante regulável em altura + travas elétricas com controle por rádio freqüência + vidros elétricos dianteiros + sistema CAR (travamento automático a partir de 6 km/h) + faróis de neblina e computador de bordo. Pack Conf 2: Rádio MP3 com comando satélite + vidros elétricos traseiros + retrovisores elétricos na cor da carroceria + alarme. Pack Segurança: Air bag duplo + freios ABS + volante em couro + terceiro apoio de cabeça traseiro + cinzeiro nômade e por fim, o Pack Roda, com as rodas de liga leve aro 15”.


FICHA TÉCNICA:

Origem: Brasil

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, de 1.598cm³ de cilindrada, que desenvolve potências de 92cv (g)/95cv (a) a 5.250rpm e torques máximos de 13,7kgfm (g)/14,1kgfm a 2.850rpm

Pneus: 185/65 R15

Dimensões: Entre-eixos: 2,63 m; comprimento: 4,28 m; largura: 1,74 m, mala: 510l

Peso: 1.080 quilos

Suspensões/Rodas: Dianteira, independente, McPherson, com triângulos inferiores e barra estabilizadora; traseira, semi-independente, com barra estabilizadora/ liga leve 6 x 15 polegadas

Direção: Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Freios: Discos dianteiros ventilados e tambores na traseira

10 comentários:

  1. Pow, muito legal a avaliação do Logan, parabéns.

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  2. Realmente o carro melhorou a aparencia, porem poderiam ter melhorado a aparencia dos botoes no painel, ter colocado repetidores laterais já que o pisca foi para na frente do carro e quem estiver ao lado não ira ver a mesma ligada durante o dia.
    A retirada do motor 1.6 16v tambem foi outro tiro no pé ao meu ver.

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  3. Carrinho legal, mas eu não compraria um. Também achei vacilo tirar o 1.6 16v.

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  4. Boa matéria! To pegando o meu na concessionária amanhã, espero ter feito uma boa compra (Pois depois de pesquisar achei que é o melhor custo/benefício do mercado).

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  6. valeu, muito boa a avaliação, parabéns, só fiquei na dúvida se o carro tem uma boa performance em relação ao consumo de combustível, no mais, conseguiu tirar as minhas dúvidas sobre este carro abs márcio gallo

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  7. to querendo compra mas tenho duvida vale a pena 2012 ta 37900,00 ou um agile?

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  8. São dois carros bons, o Logan é sedã e o Agile um hatch, só precisa saber de sua necessidades para escolher o carro.

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  9. Adorei a matéria estou adquirindo um esta semana e foi muito gratificante saber destas informações principalmente sabendo que estou comprando o top de linha do modelo com retrovisores elétricos, abs, air bag, roda de liga e som original, versão 1.6 8v.
    Olhei em outros site que o consumo e ótimo com media de 11.00 na cidade e 14.9 na estrada isto e uma ótima noticia pois como sua capacidade e de 50 litros consigo rodar mais de 700 km top de +++++

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