terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ford desiste de produzir o Kuga nos Estados Unidos


Por www.fordparatodos.com.br

A Ford Motor Company tinha um plano para produzir o Kuga, um SUV “Premium”, atualmente fabricado na Alemanha, em sua unidade industrial de Louisville, Kentucky, nos Estados Unidos, ao lado da linha do irmão gêmeo mecânico, o Escape, com o objetivo de reduzir custos. A idéia era produzir o Kuga, a partir de 2011, nos Estados Unidos para aproveitar as vantagens de custos trabalhistas mais baixos e dólar mais fraco no cenário que se desenhou no início de 2009, quando foi tomada a decisão de aprovar o projeto. Todavia, com o Euro em queda e a pressão da UAW – United Auto Workers – o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Automobilística de lá, a Ford abandonou o plano e decidiu continuar a produzir o Kuga na fábrica de Saarlouis, na Alemanha. O projeto de produzir o Kuga na América estava vinculado a operações de taxa de câmbio e a negociações de concessões por parte do Sindicato para a redução de custos da empresa. Mas, nem mesmo a oferta de abertura de novos postos de trabalho convenceu os líderes sindicais a colaborar o que resultou na desistência da empresa no projeto. Para analistas do mercado, as exigências e a postura do poderoso sindicato na “defesa do trabalhador”, às vezes pode se tornar num grande prejuízo para a classe, tendo em vista que boa parte da indústria automobilística mundial esta globalizada e um novo automóvel de marca americana, por exemplo, pode ser produzido em qualquer subsidiária fora dos Estados Unidos. No caso da Ford, em especial, com o conceito do One Ford, isto é, plataformas globais que permitirão a produção de veículos muito semelhantes em diversos mercados, esse processo, além de buscar a redução de custos, poderá se tornar viável, tendo em vista que a empresa esta se estruturando para alcançar maior rentabilidade para seus acionistas, com maior flexibilidade, dentro de uma nova política que promove uma estratégia inovadora no mercado. Desde o início de 2010, o Ford Kuga, produzido na Alemanha, é vendido no mercado argentino como modelo “premium”. O utilitário esportivo é equipado com motor 2.5 turbo de 200 cv, com tração integral e opções de câmbio manual e automático. Por enquanto, a empresa descarta a produção do veículo na fábrica de Pacheco, na Argentina, onde é montado o Focus, importado pela Ford Brasil. O Kuga utiliza a mesma plataforma do Focus e dividem diversos componentes, por isso, existe a perspectiva de, num ponto futuro, também ser produzido no país vizinho. Quando isso acontecer, o modelo poderá ser exportado para o Brasil onde ocuparia uma faixa intermediária entre o Ecosport e o Edge. No último Salão de Genebra, em março de 2010, o Crossover da Ford reforçou sua reputação de principal veículo de sua classe com uma versão equipada com motor 2.0 litros, Diesel Duratorq TDCi, incluindo em sua bagagem maior potência e velocidade e menor nível de emissão de poluentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.