Por www.fordparatodos.com.br
Com uma significativa vantagem de 15.7s sobre o 2º colocado, Peter Solberg, da Noruega, o francês Sébastien Ogier, com Citroen C4 WRC venceu o Rally do Japão, disputado nos dias 10, 11 e 12 de setembro. Foi a segunda vitória de Ogier no mundial de rally e a primeira como piloto oficial da equipe francesa. Solberg conseguiu o segundo lugar apesar da quebra de um amortecedor do C4 WRC no trecho final do domingo. Ele ficou feliz com o resultado pois participou gripado e não esperava ter a chance de disputar a liderança da prova. Os dois Ford Focus WRC estiveram em condições de brigar pelas primeiras posições mas ambos tiveram problemas mecânicos. No sábado, Jarí-Matti Latvala chegou a liderar a prova mas, um problema na transmissão fez com que o finlandês concluísse apenas em 3º lugar. O líder do campeonato, Sébastien Loeb teve uma de suas atuações mais francas no mundial 2010. No primeiro dia da prova foi quem abriu a “estrada” e, depois, não conseguiu mais se recuperar no cronômetro. Mas, tem tudo para garantir o título da atual temporada na próxima etapa do calendário – o Rally da França – de 30 de setembro a 3 de outubro e comemorar em sua “casa”. No último dia foi a vez do piloto da Ford Kimi Raikonen sair da pista e abandonar, depois que Matthew Wilson fez o mesmo. Os cinco primeiros no primeiro dia foram, pela ordem: Petter Solberg (Citroen), seguido por Mikko Hirvone (Ford), a 3,7s; Sébastien Ogier (Citroen), a 5,4s; Dani Sordo (Citroen), a 15,3s e Latvala (Ford) a 30.7s. Solberg começou o sábado na liderança, 9.4s à frente do finlandês Hirvonen, e, embora penalizado em 10 segundos, pela direção da prova, mesmo assim, conseguiu controlar a 2ª etapa e chegar com 3.7 s de vantagem sobre o Ford Focus de Hirvonen. Latvala, da Ford, chegou a ocupar a 4ª posição, mas na última especial teve o semi-eixo dianteiro quebrado, ficando com tração apenas em três rodas e caiu para o quinto lugar.
Classificação final do Rally do Japão 2010
1- Sébastien Ogier – Citroen – 3h10m26.4s
2- Peter Solberg – Citroen + 15.7s
3- Jarí-Matti Latvala – Ford + 26.0s
4- Dani Sordo – Citroen + 35.2s
5- Sébastien Loeb – Citroen + 53.3s
6- MikkoHirvonen – Ford + 1m13.5s
7- Henning Solberg – Ford + 3m03.1s
8- Federico Villagra – Ford + 10m17.9s
9- Jarí Ketomas – Ford + 14m47.1s
10- Martin Prokop – Ford + 15m20.8s
Classificação do Mundial de Rally 2010 – pilotos após 10 etapas
1 – S.Loeb – Citroen – 201 pontos
2 – S.Ogier – Citroen -158
3 - J.Latvala – Ford – 132
4 – P.Solberg – Citroen – 118
5 – D. Sordo – Citroen – 107
6 – M. Hirvonen – Ford – 94
7 – M. Wilson – Ford – 56
8 – H. Solberg – Ford – 31
9 – F. Villagra – Ford – 30
10 – K. Raikkonen – Citroen - 21
Classificação do Mundial de Rally 2010 – fabricantes – após a 10ª etapa – Japão
1 – Citroen – 345 pontos
2 – Ford – 250
3 – Citroen Jr. – 183
4 – Stobart Ford – 130
5 – Munchi’s Ford - 46
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.