Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.
FULL MOTOR - Neste domingo (10/10), na TV Bandeirantes RJ, às 10 horas, o programa FULL MOTOR vai apresentar o novo Audi A8, a nova Chevrolet Montana, o aniversário do BMW Clube do Rio de Janeiro, o comercial do Chevrolet Opala SS4 no quadro “Memória da propaganda” e as emoções do Racing Festival, com o Trofeo Línea realizado em Curitiba (PR). O programa FULL MOTOR tem direção e apresentação de João Mendes e patrocínio da FULL PNEUS (www.fullpneus.com.br).
PAPER TOYS - Para celebrar o Dia das Crianças, a Sunset criou para a Fiat Automóveis presentear seus clientes e o público em geral uma nova coleção de paper toys baseada no universo infantil. Através de e-mail marketing personalizado e interativo, os clientes poderão baixar os paper toys. O público em geral também terá acesso aos bonequinhos através do site www.fiat.com.br. Além disso, a ação permite o compartilhamento via twitter. O próprio e-mail traz um link para tweet automático. A peça remete à infância e mostra como é bom combinar brincadeiras com fantasias. Deste modo, convida a montar uma coleção de toy arts inspirada em personagens alusivos ao universo infantil, que são facilmente identificados por adultos e crianças. Foram criados oito modelos de paper toys. Pais e filhos poderão imprimir, montar e brincar com o cachorrinho, a boneca de pano, o urso de pelúcia, o robô, o astronauta, o jogador de futebol, o super-herói e o monstrinho.
VOCÊ SABIA? - QUE em 2006, o Salão teve como tema “Paixão, Emoção e Evolução”. A 24ª edição comparou-se a duas mostras memoráveis: a de 1976, quando o Brasil recebeu a Fiat, quarta montadora a instalar-se em solo nacional; e a de 1990, ano da abertura do mercado brasileiro, quando os modelos importados começaram a freqüentar as ruas do País de forma mais intensa. Os destaques dessa edição ficaram por conta dos modelos superesportivos e os carros-conceito. QUE a 13ª edição Salão, em 1984, comemorou a produção de 15 milhões de automóveis - desde o início da fabricação no País. Foram apresentados o Lean Machine, da GM, e o Probe 4, da Ford. Outros lançamentos: o VW Santana Tecno II, e a linha Fiat Uno. Pela primeira vez, a Gurgel passou a expor na área das montadoras grandes, lançando a Carajás e a Van MC-1000. QUE em 1994, a grande novidade do 18º Salão foi a confirmação do Mercosul como um dos maiores mercados mundiais para a indústria automobilística. Já se consolidava a época de ouro dos “populares” (carros com motor 1.0), iniciada com o Uno Mille, da Fiat. Foi nesta edição que a Volkswagen mostrou o Gol 1.0 Plus. Representando os importados estreavam no mercado os Bughatti, Lamborghini, Jaguar e Lótus.
ÔNIBUS HÍBRIDO - A Tata Marcopolo Motors Ltd., joint venture da Marcopolo e Tata Motors, fez a entrega dos primeiros ônibus híbridos Elétrico/GNV desenvolvidos para transporte público de Nova Delhi, na Índia. A Delhi Transport Corporation (DTC), maior empresa de ônibus da cidade, adquiriu quatro unidades do modelo Starbus que começaram a operar durante a realização do evento esportivo Commonwealth Games 2010, que se realizam entre 4 e 10 de outubro. A entrega dos ônibus aconteceu no final de setembro e contou com a presença da ministra-chefe da Delhi, Sheila Dikshit; do presidente de veículos comerciais da Tata Motors, Ravi Pisharody; do presidente da Tata Motors Índia, PM Telang, e de representantes do governo e da DTC. O Starbus possui motorização híbrida paralela composta por um motor de combustão interna, movido a GNV, e outro elétrico, com sistema de armazenamento de energia regenerativa. Essa tecnologia utiliza a geração de energia elétrica de forma simultânea, por intermédio dos dois motores para o deslocamento do veículo. O sistema também reutiliza a energia gerada nas frenagem para recarregar a bateria.
NO VELOPARK - Depois de correr em solo argentino no mês passado, a Scuderia Iveco desembarca num autódromo não muito distante de Buenos Aires, para participar da 8ª etapa do Campeonato Sulamericano e Brasileiro de Fórmula Truck. A prova, que será realizada no domingo 10 de outubro, acontecerá pela primeira vez no Velopark, em Nova Santa Rita, município a 27 km de distância de Porto Alegre (RS). Os caminhões Iveco Stralis receberam ajustes na suspensão, amortecedores, entre outros itens, e ganharam maiores capacidades de tração e frenagem para estarem plenamente adaptados às características do novo autódromo. Qualquer autódromo novo gera expectativa e ansiedade nos pilotos. “Por não conhecermos a pista, fica difícil fazermos um prognóstico. A Scuderia Iveco sempre entra para buscar o pódio e desta vez não será diferente”, afirma Beto Monteiro, o pernambucano que pilota o Stralis 88. “O circuito é curto e possui duas grandes retas e curvas “em baixa”. Numa pista reduzida os caminhões terão tempos bem próximos. O público terá emoção do começo ao fim”, completa Cristiano da Matta, mineiro e o primeiro brasileiro ex-piloto de F-1 a dirigir um caminhão de corrida, que pilota o Stralis 33.
MINI FUSCA - A Sampa Mini Fusca, revenda autorizada da KM Motors, tem sua primeira loja em São Paulo, no bairro de Pinheiros. Com atendimento personalizado, cada cliente pode customizar e encomendar sua mini réplica de um dos clássicos do automobilismo, o fusca, com motorização, cores e acabamento de sua preferência. Com a aproximação do dia das crianças, o mini fusca é uma ótima sugestão de presente que é atração não só para os filhos, mas para pais também, com 2,23m de comprimento, 1,02m de largura e 0,98m de altura. Entre suas características estão freios nas rodas traseiras, amortecedores hidráulicos reguláveis, limitador de velocidade, banco do motorista regulável, cintos de segurança, faróis, piscas, lanternas, buzina, espelhos retrovisores entre outros. O diferencial fica por conta da pintura automotiva que pode ser as cores de fábrica da Volkswagem. O carro chefe da Sampa Mini Fusca é o modelo “Herbie”, inspirado no filme “Se Meu Fusca Falasse”, de 1969. Vendas: vendas@minifusca.net / Site: www.minifusca.net / Contatos: (11) 2361-2041 / 2043
MAIS PROCURADO - O Ford Fusion é o sedã de luxo mais procurado no portal WebMotors, de acordo com as buscas realizadas pelos internautas ao longo do mês. O ranking registrou 147 mil buscas pelo modelo no período. A pesquisa do portal WebMotors foi realizada com milhares de internautas durante o último mês, no sistema de buscas da página, onde é possível selecionar o modelo do veículo procurado, seja automóvel, moto ou utilitário. O segundo carro mais procurado, de acordo com a pesquisa, é Volkswagen Jetta, que recebeu 109 mil buscas no mês passado. O Chevrolet Omega ficou na terceira posição do sedã de luxo e recebeu 84 mil acessos, seguido do automóvel Honda Accord, que obteve 46 mil buscas. Com 41 mil buscas, o Hyundai Azera ficou na quina posição do mês de setembro. Os modelos que ficaram entre o sexto e nono lugar são Chrysler 300C (32 mil pesquisas), Citroen C5 (31 mil buscas), Mercedes-Benz C200 K (21 mil) e o Chevrolet Malibu com 20 mil procuras. A décima posição registrou o Toyota Camry (19 mil acessos), no ranking dos sedãs luxuosos mais procurado no portal WebMotors. Para outras informações sobre marcas e modelos mais procurados estão disponíveis no portal: www.webmotors.com.br.
EM PELOTAS - Dando prosseguimento ao seu plano de contínua expansão da rede de concessionárias no País, a Iveco abriu mais uma revenda na região Sul do Brasil, desta vez na cidade Pelotas (RS). Trata-se da Super Iveco, um empreendimento que pertence à empresa gaúcha Supergruppo, com 65 anos de tradição no estado e forte atuação no segmento de revenda de tratores com a marca New Holland. Esta é a 12ª concessionária Iveco aberta na região Sul desde 2007, quando a expansão da rede da marca começou. Desde então, a empresa já inaugurou 42 novas concessionárias no País. Segundo Orlando Merluzzi, diretor de Desenvolvimento e Gestão de Rede da Iveco, a localização da nova casa é estratégica: fica na BR 392, na altura do Km 64. Com investimentos de R$ 10 milhões, a Super Iveco possuí 5,5 mil m2 de área construída e 1,8 mil m2 de área coberta, incluindo show room, área de acessórios e componentes, ampla oficina com seis boxes para todo tipo de caminhão, estacionamento e pátio externo. Há ainda salas de espera confortáveis e até dormitórios com adequada estrutura para pernoite, se o serviço realizado no caminhão assim exigir do motorista.
3,5 MILHÕES - O Honda Fit fez história ao atingir a expressiva marca de 3,5 milhões de unidades vendidas mundialmente. Somente no Japão, o modelo, que é conhecido como Honda Jazz em alguns países, chegou a 1,5 milhão de unidades comercializadas. O resultado retrata um veículo que revolucionou o segmento dos monovolumes. Mostrou-se um modelo moderno, confortável e dotado de elevada tecnologia. Apresentado oficialmente em 2001, ele está em sua segunda geração e é comercializado em 115 países. No Brasil, o Honda Fit começou a ser produzido em 2003 e já superou a casa das 300 mil unidades emplacadas. O New Fit, como é chamada sua nova geração em território nacional, é considerado um dos veículos mais bem avaliados do setor automotivo. Mas a linha Fit não para por aí. A Honda anunciou para outubro o início da produção de sua versão híbrida, o mais novo ecologicamente correto da marca. O veículo é equipado com o mesmo motor do Honda Insight, um propulsor a gasolina de 1.3l e outro elétrico. Na Europa, estará disponível para comercialização em 2011.
INICIATIVA GLOBAL - O Richard Armstrong, diretor da Fundação e Museu Solomon R. Guggenheim, e Frank-Peter Arndt, membro do Conselho Administrativo da BMW AG, anunciaram hoje uma colaboração de longo prazo que englobará seis anos de atividades programadas, engajando pessoas nas maiores cidades do mundo e inspirando a criação de uma visão de vanguarda em termos de conceitos e designs para a vida urbana. A iniciativa vai engajar uma nova geração de líderes em arquitetura, arte, ciência, design, tecnologia e educação, que lidarão com os desafios das cidades de amanhã por meio do diagnóstico das realidades das cidades de hoje. Uma estrutura móvel inovadora que viaja de cidade em cidade, o Laboratório BMW Guggenheim reunirá pensadores ambiciosos do mundo todo e será um lugar público para o compartilhamento de idéias e soluções práticas para as maiores questões que afetam a vida urbana. Haverá três diferentes Laboratórios BMW Guggenheim, cada um com seu próprio arquiteto, designer gráfico e tema, e cada um deles viajando para três das maiores cidades ao redor do mundo. Os Laboratórios BMW Guggenheim viajarão separadamente, em ciclos de dois anos consecutivo, por um período total previsto de seis anos.
MINI ART NIGHTS - Interação e arte deram o tom da noite desta quarta-feira no aconchegante atelier da Graziela Pinto que abriu as suas portas para os convidados do MINI. Inúmeras obras coletivas foram produzidas pelos vips a partir das técnicas da artista plástica que fez questão de, com toda a sua simpatia, dar consultoria aos convidados. Todas as obras tiveram inspiração no MINI, e, com tanta criatividade, colas, tesouras, tintas e muitas esferas – marca registrada de Graziela Pinto - e adereços, o resultado não poderia ser melhor. Com seu olhar romântico e contemporâneo, a estilista Cecília Echenique customizou um MINI com ares de noiva. Já a jornalista especialista em moda e comportamento, Ana Cury, produziu uma réplica do MINI com o glamour do dourado e pérolas. Os convidados imprimiram suas personalidades nas telas e réplicas, o ambiente ganhou um colorido a mais, os resultados foram surpreendentes. As edições anteriores contaram como o diretor paulista Maurício Eça e com o grafiteiro Eduardo Kobra e Gustavo Rosa.
MAIOR QUEDA - O Preço de Verdade do carro zero confirmou uma nova tendência de queda iniciada há três meses. Os preços praticados nas concessionárias e no mercado paralelo caíram 0,96% em setembro, conforme o índice AutoInforme/Molicar, que calcula a evolução do preço real das 930 versões de carro zero – nacionais e importadas – vendidas no Brasil. Foi a maior queda de preço desde dezembro de 2008, no auge da crise econômica (veja gráfico). No acumulado do ano o balanço ainda é positivo: de janeiro a setembro o preço do carro subiu 1,72%, mas a tendência de queda deve continuar, a julgar pela curva do gráfico e das condições do mercado. As concessionárias estão abastecidas e por isso fazem promoções para desovar o estoque. Algumas empresas oferecem viagens, milhagem, crédito de combustível, mas principalmente descontos. A proximidade do início do Salão do Automóvel também interfere nos preços: muita gente está esperando o evento para checar as novidades e, se for o caso, mudar a opção de compra. Adicione a isso a queda do dólar em relação ao real, que diretamente provoca a queda dos carros importados, faturados pela moeda estadunidense, mas também afeta a produção nacional, que depende em grande parte de componentes importados.
PROTEÇÃO EXTRA - Os motores de automóveis trabalham em condições severas de uso e estão sujeitos a apresentar desgaste com o passar do tempo. A baixa compressão, queima de óleo inadequada, aumento na emissão de fumaça, perda de potência e maior consumo de combustível são problemas frequentes enfrentados por motoristas. A medida em que se utiliza um veículo, são formados contaminantes que, posteriormente, são absorvidos pelo óleo lubrificante e causam sua deterioração. Isso impede que o óleo desempenhe com eficiência sua tarefa de lubrificar, resfriar e proteger as peças do motor. Em razão disso, a DRAFT desenvolveu o “Aditivo Para Óleo Lubrificante” com exclusiva fórmula concentrada anti-desgaste, anti-oxidante e anti-corrosivos de última geração. Essa fórmula proporciona máxima proteção ao motor, formando uma película protetora e aderente as peças, reduzindo o desgaste e proporcionando maior vida útil ao óleo e ao motor. A utilização do aditivo é o segredo para que os proprietários de veículos reduzam os gastos com manutenção, melhorem o desempenho do motor e economizem no consumo e troca das peças. O consumidor pode encontrar o “Aditivo para Óleo Lubrificante DRAFT” em todo o Brasil, nos postos de gasolinas, trocas de óleo, auto peças e nas principais redes de hipermercados, como Atacadão, Carrefour, Condor , Extra e Makro.
INCORPORA AIRBAGS E ABS - A Volkswagen do Brasil está se antecipando às normas que prevêem a obrigatoriedade da instalação de airbags frontais e freios ABS em todos os automóveis vendidos no Brasil a partir de 2014. A linha 2011 do Fox Prime, Golf Sportline, Polo Sportline, Polo Sedan Comfortline e CrossFox já conta com os dois itens de segurança como itens de série. Até o fim de 2010, a legislação brasileira determina um indice de 8% de aplicação de airbag frontal e freio ABS nos modelos produzidos por cada marca. Atualmente, cerca de 20% dos carros vendidos pela Volkswagen contam com sistema de freios ABS e airbags frontais, percentual que é ainda maior nos modelos topo de linha. A disponibilidade do equipamento de série, além do aumento dos níveis de segurança, irá beneficiar os clientes da marca por tornar os modelos mais competitivos no momento da revenda. Os primeiros modelos a receber os equipamentos como itens de série são versões topo de linha, bastante completas. O Fox Prime traz, entre outros itens, direção hidráulica, faróis de neblina e imobilizador eletrônico. O CrossFox, versão off road do Fox, além de ter suspensão elevada e pneus de uso misto, traz direção hidráulica, travas elétricas com acionamento por controle remoto, vidros elétricos, estribos laterais e estepe na tampa do porta-malas.
IMPULSIONA CRESCIMENTO - A Nissan do Brasil comercializou 3.239 carros durante o mês de setembro, um aumento de 37,65% comparado ao mesmo mês de 2009. No acumulado, a companhia vendeu de janeiro a setembro deste ano 23.067 veículos, um aumento de 40,98% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com o lançamento neste mês da linha 2011, a família Livina liderou o ranking de vendas da Nissan com uma marca recorde de 1.500 carros, entre os modelos Livina, Grand Livina e X-Gear. Já no acumulado do ano, estes veículos somam 9.045 unidades vendidas. Outro recorde de vendas foi da Nissan Frontier, que teve 760 unidades comercializadas e alcançou 7,1% de participação no mercado das pick ups médias. “Estamos investindo em ações que beneficiam diretamente o consumidor final como os feirões de novos Nissan, que só em Belo Horizonte vendeu quatro vezes mais no último mês”, explica Abelardo Pinto, diretor de Vendas da Nissan do Brasil. “Ações em pontos de venda e participação em eventos setoriais nos proporcionam apresentar melhor nossos produtos principalmente a relação do ótimo custo benefício que oferecemos”, completa o diretor em relação à promoções como Desafio Livina e participações em eventos como Expointer, no Rio Grade do Sul, e Taxi Point, em São Paulo. Entre os demais modelos comercializados pela marca estão Tiida Hatch, com 457 unidades, Tiida Sedan, com 221, e Sentra, com 282.
POWERFRAME PARA BATERIAS - A Johnson Controls, maior fabricante mundial de baterias automotivas, anuncia o lançamento, no Brasil, da sua tecnologia patenteada PowerFrame para a fabricação das grades de baterias automotivas. A PowerFrame proporciona mais energia à bateria, reduz a possibilidade de falhas prematuras, aumenta o fluxo elétrico e diminui sensivelmente o impacto ambiental da produção deste componente. “A tecnologia PowerFrame chega ao mercado brasileiro após ter alcançado enorme sucesso nos Estados Unidos e em países europeus”, explica Carlos Zaim, Carlos Zaim, vice-presidente e diretor-geral da Johnson Controls Power Solutions para a América do Sul. "O lançamento desta avançada tecnologia é mais uma prova do compromisso da empresa em investir na América do Sul para manter nossa posição de liderança neste mercado que cresce rapidamente." Baterias fabricadas com a tecnologia PowerFrame de grades são mais resistentes à corrosão e, portanto, mais duráveis. Cada grade PowerFrame é projetada para permitir o melhor fluxo elétrico em razão da utilização de modelagem de software moderno para o seu desenho. Isso permite um estado de alta condutividade elétrica, impede a corrosão e circuitos-curtos, aumenta a resistência à vibração e garante uma bateria com carga e descarga mais eficientes.
VELAS SUPER PLUS - Agora os proprietários dos veículos Fiesta 1.0 Flex; Fiesta Sedan 1.0 Flex; Focus 1.6 16V Flex; Focus Sedan 1.6 16V Flex; Ka 1.0 8V Flex; Fit 1.4 8V Flex e Pajero TR4 2.0 16V Flex podem contar com a tecnologia das velas de ignição Super Plus Bosch. A empresa está disponibilizando para o mercado de reposição os modelos Sp 45 e Sp 46 de velas para atender as especificações técnicas desses veículos. A vela Super Plus possui eletrodo-massa fabricado em liga de níquel-ítrio e conta com a novidade da cavidade em formato de “V”, denominada V-Groove (do termo “ranhura”, em inglês) - que facilita a ignição sob quaisquer condições e garante partidas mais seguras e rápidas para carros movidos a gasolina, álcool, flex e Gás Natural Veicular (GNV). Nos veículos flex, sua performance de partida chega a ser até dois segundos mais rápida e eficiente que a de uma vela comum, contribuindo inclusive para maior vida útil do componente, melhorando o desempenho do motor e reduzindo o nível de emissões de CO2. Outra novidade das velas Super Plus é a nova geometria especial no pé do isolador, que agora está mais fino. Esta nova configuração confere à vela maior elasticidade térmica e permite atingir a temperatura ideal de trabalho em até dois segundos mais rápido que a vela convencional. Isto garante melhor rendimento em motores multicombustíveis e redução do efeito de carbonização. Essas inovações estão presentes em toda a linha de velas Super Plus.
NA INTERNET - O micro-ônibus urbano Mascarello Agrale MA 7.9 é o ônibus mais clicado no WebPesados, primeiro portal especializado em classificados online de máquinas e veículos pesados, de acordo com o ranking de setembro divulgado pelo site www.webpesados.com.br .Na segunda e terceira posições do ranking ficaram os micro-ônibus Comil Bello e Marcopolo Volare W8. Durante as buscas realizadas ao longo do mês de setembro, o urbano Ford B-1618 aparece na quarta colocação, entre os cinco mil veículos pesados anunciados no site. Em quinta lugar, o ônibus mais procurado no ranking do portal WebPesados foi o micro-ônibus Marcopolo Fratello XL VW8120 OD, seguido dos modelos rodoviário Volkswagen 9.150 thunder, micro-ônibus Marcopolo Volare W9 e rodoviário Volvo B10M. A nona posição ficou com o ônibus urbano Caio Vitoria. Para fechar o ranking dos ônibus mais clicados pelos internautas, o rodoviário Scania 113. O site WebPesados é o maior portal de máquinas e veículos pesados da internet brasileira. Para outras informações acesse o site: www.webpesados.com.br.
PARA O VOYAGE - A Volkswagen está realizando uma nova ação para divulgar o sedã Voyage. Trata-se do Best Drive Express, um test drive que deve surpreender os consumidores que buscam os serviços de um ponto de táxi em São Paulo. Para participar da ação, é preciso ter sorte e encontrar exatamente o ponto de táxi que está participando da campanha. O ponto fica em uma rua de grande movimento da capital paulistana, não revelada para manter o fator surpresa. Ao solicitar uma corrida – pessoalmente ou por telefone – o passageiro é informado sobre a ação promocional e convidado a fazer o teste num Voyage. Ao aceitar e concordar com os termos de responsabilidade e de uso de imagem, o interessado poderá, ele próprio, conduzir o carro até seu destino. Durante o percurso, enquanto o convidado experimenta o carro, os promotores interagem com o motorista, orientando-o a experimentar os atributos do Voyage, para conhecer os diferenciais do modelo na categoria. Durante o trajeto, os promotores procuram criar um clima divertido e informativo, estimulando uma boa experiência ao volante.
NOVOS PRODUTOS - A Quanta Tecnologia Eletrônica, líder em soluções de rastreamento veicular e também fabricante de acessórios automotivos da linha Radar, apresenta sete novos produtos no 26º Salão Internacional do Automóvel 2010, que acontece entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. E são eles: o Radar Super Auto; o autorrádio EcoSound; o primeiro alarme de moto da Radar RD 10000; a nova geração de alarmes automotivos, a linha RD 8000 Aton; o alarme de entrada da marca - RD 8000 Special; o Radar Navegador DIN de 7” com a opção portátil também de 7”e a Sirene Piezo Elétrica. O maior evento do setor automotivo da América Latina será um marco para a história da Quanta. A empresa entra em uma nova fase, mudando sua estratégia de Marketing, além de estrear o novo logo da linha Radar – está mais estiloso e contemporâneo. “Houve uma mudança na política interna e hoje o foco da empresa é o mercado atacadista. Estamos trabalhando de maneira intensa para fazer com que a Quanta se torne referência quando o assunto é eletrônica embarcada em veículos”, afirma Silvio Cirelli, diretor da Quanta Tecnologia Eletrônica.
PLANO PRODUTOR - A unidade Audi Eurobike de Porto Alegre oferece aos produtores rurais a oportunidade de adquirir os modelos da marca com 8% de desconto, trata-se do Plano Produtor. Para que o desconto seja concedido o produtor precisa apresentar documentos comprobatórios de terras, certificado de cadastro do imóvel (CCIR/DECA), cartão de inscrição estadual do INCRA, cópia de nota fiscal de Produtor Rural e comprovante de endereço da propriedade rural. A Eurobike, em dois meses, já vendeu dez carros com este formato. Produtores rurais de outros estados que apresentarem os documentos exigidos também podem comprar na Eurobike de Porto Alegre.
PARA MOTOS - A IRA, uma das principais fabricantes de pneus para motos de baixa cilindrada do País, apresenta no Salão da Motocicleta 2010 toda a sua linha de produtos, com destaque para os pneus com design diferenciado da IRA Motoparts. A empresa também vai realizar o lançamento oficial da IRA Design, marca especializada em roupas para motociclistas. O público vai conferir a coleção inovadora de jaquetas e conjuntos impermeáveis, capacetes, bauletos e malharia da marca. Para entreter o público, a IRA preparou atrações especiais, como o “Giro Irado”, looping em duas rodas, e a exposição de uma moto de 150 cc customizada por Fabiano Depercia, o Caju, um dos designers mais conhecidos no Brasil. O Salão da Motocicleta ocorre de 5 a 10 de outubro, no pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Os pneus da IRA Motoparts apresentam estrutura reforçada, durabilidade, segurança e preços acessíveis. Além disso, é possível encontrar o modelo que mais se ajusta a necessidade do condutor como conforto e dirigibilidade; alta performance; segurança e desempenho, entre outros. A IRA Motoparts possui nove modelos de pneus para motos de 100 cc a 250 cc, que são comercializados em diversas revendas distribuídas pelo País. As dimensões disponíveis são: 80/100-14 (traseiro), 60/100-17 (dianteiro), 2.75-18 (dianteiro), 90/90-18 (traseiro), 2.75-18 (dianteiro), 90/90-18 (traseiro), 80/100-18 (dianteiro), 100/80-17 (dianteiro) e 130/70-17 (traseiro).
PROGRAMA TRANSFORMAR - O Transformar, um inovador programa de treinamento de motoristas de caminhão criado pela Volvo do Brasil, é o grande vencedor do Prêmio Interno de Segurança do Grupo Volvo, distinção global que destaca as melhores e mais interessantes iniciativas que estejam promovendo ações ou desenvolvendo projetos de segurança do produto ou de trânsito nos países onde a companhia está presente. O programa da unidade brasileira competiu com mais de 20 projetos, passando pela rigorosa avaliação de um comitê com representantes e especialistas de várias áreas de diferentes empresas da corporação. “Além de produzir os veículos mais seguros do mundo, estamos indo além e investindo em treinamento comportamental dos motoristas. A ideia é trabalhar o lado psicológico para que eles adotem uma postura de antecipação e evitem acidentes”, afirma o presidente da Volvo do Brasil, Roger Alm.
CLIENTE Nº1 - A Pirelli lança hoje a promoção Cliente Nº1 na sua Rede Oficial de Revendedores, que tem mais de 600 pontos de venda distribuídos por todo o Brasil. Até o dia 30 de novembro, os consumidores que comprarem entre dois e cinco pneus da marca e que fizerem serviços de montagem, alinhamento e balanceamento na loja terão direito a bônus de até R$ 175,00 em pneus. Além de beneficiar o consumidor, a Pirelli também está atenta às questões ambientais. E, desta forma, o bônus está atrelado também à seguinte condição: os pneus antigos devem ser deixados na revenda para que recebam a destinação correta. Para participar, o cliente deverá acessar o hotsite da promoção www.pirellipneus.com.br/clientenumero1 antes de se dirigir a uma das revendas Pirelli e efetuar seu cadastro. No portal, ele poderá consultar os modelos que gostaria de adquirir e que fazem parte da promoção, preencher os campos da carta bônus e enviar a solicitação. No período de 15 dias, a contar a partir da data da ativação do bônus, o consumidor poderá ir até a Revenda Oficial Pirelli de sua preferência e apresentar a carta bônus impressa, o CPF, além de um documento de identificação para efetuar suas compras.
ABS ESPECÍFICO - A partir de amanhã, dia 05, até quinta-feira, dia 07, a Bosch mostra no Congresso SAE as últimas novidades em tecnologias automotivas, entre elas as de segurança veicular. Os destaques são a nova versão do ESP - Programa Eletrônico de Estabilidade e o ABS 9, desenvolvido especialmente para motocicletas. A Bosch fabrica ABS - Sistema Antibloqueio de Frenagem - para motos desde 1994, sempre com base na tecnologia desenvolvida para os carros. Agora, os engenheiros do Centro d e Competência da Bosch no Japão desenvolveram a geração 9 desse sistema que, mais leve e menor, é específica para os veículos de duas rodas. Esse ABS é cerca de 60% mais leve e tem a metade do tamanho da primeira geração, criada na década de 90. O tamanho e o custo reduzido possibilitam que, no futuro, o ABS seja instalado também em motos de pequena cilindrada. Esse ano a Bosch foi homenageada pela ADAC - a maior associação automobilística da Europa pelo grande potencial apresentado pelo ABS para motos na prevenção de acidentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.