sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tensionador: para que serve mesmo ???

Por Assessoria de Imprensa Dayco Brasil (Paula Skoretzky - Mtb 28.707)
Foto: Divulgação

O mais novo anunciante do blog CarPoint News começa hoje a divulgar suas matérias com dicas de mecânica de automóveis, com um espaço reservado exclusivamente para a Dayco Brasil, empresa especializada em correias dentadas, tensionadores e polias. Maiores informações podem ser obtidas em sua página do Facebook: www.facebook.com/daycobrasil. Confira abaixo o primeiro texto enviado pela DAYCO POWER TRANSMISSION.


Todo brasileiro gosta de três coisas: futebol, mulher e.... carro. Isso é fato...e baseado nisso, a partir dessa semana começaremos a falar um pouco de alguns componentes desse bem tão admirado por todos.


Iniciaremos pelo tensionador... o que é, onde fica e para que serve um tensionador.

Localizado no motor de qualquer veículo, ele é constituído por vários outros componentes como polia, embuchamentos, rolamentos, mola de aço e fita autolubrificante. Sua responsabilidade está em manter a correta tensão na correia dentada do motor, aquela que controla a árvore de manivelas (virabrequim) e o consequente sincronismo pela entrada e saída de ar dos pistões, ou seja...sem ela o motor não funciona...(mas isso é assunto para um outro post). A importância do bom funcionamento do tensionador é tão importante quanto o da correia, uma vez que ele é que mantém a correia funcionando sincronizadamente. É certo que a correia dentada, como todo componente, tem uma vida útil estimada...assim como o tensionador. Para quem já tem por costume fazer a manutenção preventiva em seu veículo, antecipando-se à quebras e gastos, sabe que quando troca-se a correia, recomenda-se substituir também o tensionador, para que o conjunto continue funcionando como deve funcionar...sincronizado como um relógio!...sem nem atrasar e nem se adiantar ao tempo de rotação do motor. Desde outubro do ano passado, já tem-se inclusive uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) tratando dessa recomendação preventiva. Portanto, sempre que fizer a revisão da correia, peça para o seu mecânico de confiança revisar também o tensionador. Para sua segurança, da sua família e para a boa conservação do motor do seu carro.

Para maiores informações:

Contato: imprensa@daycobrasil.com.br
Dúvidas e Sugestões: Entre em contato pelo SAT - 0800 772 0033 ou pelo e-mail promocaotecnica@daycobrasil.com.br


6 comentários:

  1. Eu sempre troco o tensionador junto à correia dentada. É igual o caso da troca de óleo, vale a pena nao fazer economia porca e trocar o filtro.

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  2. COm certeza Dipley, com a Dayco dando essas dicas, com certeza a manutenção do seu automóvel estará sempre em dia.

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  3. Explicação bastante oportuna a sua companheiro Dipley, ultimamente temos nos deparado com reportagens sobre o tema de manutenção preventiva dos componentes de sincronismo onde a nossa classe foi rotulada por um repórter oportunista, incompetente e sensacionalista chamado Boris Feldman de "reparadores picaretas" ao procedermos a substituição casada de correias sincronizadoras com os seus tensores e guias.
    É inconcebível do ponto de vista técnico adotarmos a substituição de uma correia sincronizadora após bilhões de ciclos e no mínimo não declinarmos a possibilidade sequer de que os componentes como os rolamentos dos tensores e guias com lubrificação blindada e o próprio desgaste natural pelo demasiado uso possam suportar mais uma mesma quantidade de ciclos.
    Parabenizamos Vsa. e a sua matéria elucidativa e colocamos a nossa page à disposição para mais matérias e temas contundentes como este que tem feito muitos companheiros ficarem infelizes e furiosos pois não conseguiram captar o teor maldoso e sensacionalista de um péssimo profissional de comunicação.
    Abraços de: WS

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  4. jose denicol reparador automotivo19 de outubro de 2010 às 21:26

    sou reparador a 24 anos ja quebrei a cara em querer aproveitar um rolamento tensor de correia dentada achando que o mesmo estava bom . o veiculo fez 600 km e desgastou toda correia na banda lateral e estourou a correia , entortando todas as valvulas. checando o rolamento o mesmo ate que estava bom mas o corpo do tencionador estava com folga fazendo a correia trabalhar desalinhada, forçamdoa contra a polia da bomba da bomba agua e causando desgaste lateral da correia. resumindo teve que pagar o preju. nunca mais aproveitei tensionador. recomendo sempre a troca casada e qdo a bomba dagua é acionada pela correia do comando também troca a mesma.

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  5. Nunca imaginei para que servia isso kkkk obrigado pela dica.

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